Publicidade

Resenha do Livro "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett

Resenha do Livro "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett



Resenha do Livro "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett

"Viagens na Minha Terra" é uma obra escrita pelo autor português Almeida Garrett durante o século XIX. Este livro é considerado um marco na literatura portuguesa, e sua narrativa mistura elementos de romance, ensaio e crônica de viagem.

Contexto Histórico e Literário:

A obra foi escrita em uma época marcada pelo romantismo, um movimento literário que enfatizava a emotividade, a subjetividade e a busca pela identidade nacional. "Viagens na Minha Terra" é uma das principais obras desse período e reflete as inquietações e aspirações da sociedade portuguesa da época.

Estrutura da Obra:

O livro possui uma estrutura única e inovadora para a época. É uma narrativa de viagem que se passa na região de Santarém, Portugal, mas é também uma reflexão sobre a condição humana, política e social do país. A narrativa é entrelaçada com diálogos, ensaios e observações do autor.

Temas e Tópicos Relevantes:


Identidade Nacional: Almeida Garrett explora a identidade cultural e histórica de Portugal, buscando compreender suas raízes e desafios no contexto europeu.
Política e Sociedade: O autor faz críticas mordazes à política e à sociedade portuguesa de sua época, abordando questões como a burocracia, a corrupção e a falta de liderança.
Religião e Espiritualidade: A obra também explora questões religiosas, especialmente através do personagem Frei Dinis, que representa a fé e a espiritualidade.

Estilo Literário:

Almeida Garrett é conhecido por seu estilo literário eloquente e poético. Ele utiliza uma linguagem rica em metáforas e imagens, criando uma atmosfera lírica que cativa o leitor.

Narrativa e Estrutura do Livro:

A narrativa é construída em forma de diário de viagem, em que o autor descreve suas observações e encontros. Além disso, intercala a narrativa com ensaios e reflexões mais amplas sobre a sociedade e a cultura portuguesas.

Personagens Memoráveis:

Os personagens de "Viagens na Minha Terra" são ricos em complexidade e profundidade, com destaque para Frei Dinis, personagem que representa a espiritualidade e a fé, e o autor-narrador, que se questiona e observa o mundo ao seu redor.

Interpretações e Debates:

A obra tem sido objeto de debates e análises críticas ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito à visão do autor sobre Portugal e sua relação com a Europa.

Impacto e Legado:

"Viagens na Minha Terra" é uma obra que teve um impacto duradouro na literatura portuguesa, influenciando muitos escritores subsequentes. Ela é considerada uma das obras mais importantes do romantismo em Portugal.
Publicidade

Conclusão:

"Viagens na Minha Terra" é uma obra-prima da literatura portuguesa que transcende o gênero de narrativa de viagem para explorar temas profundos relacionados à identidade, política e sociedade de Portugal. A escrita poética de Almeida Garrett e sua capacidade de introspecção tornam esta obra uma leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a literatura e a cultura portuguesas do século XIX.

Download do livro original aqui

Livros Grátis
Veja também
  1. Historias Sem Data de Machado de Assis
  2. Dom Casmurro de Machado de Assis | Baixar Gratis em PDF
  3. Dicionario de João Fernandes Autor: Francisco Gomes de Amorim
  4. +50 Livros para Leitura, Vestibular, ENEM e Concursos


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.