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15 Exercícios de Compreensão de Texto para Ensino Fundamental

Exercícios de Compreensão do Texto para Ensino Fundamental


01 - Considere o seguinte texto:
O ensino fundamental no Brasil hoje pode ser considerado universal, com 99,2% das crianças de 6 a 14 an os frequentando a escola, o que representa 26,5 milhões d e estudantes, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (Pnad Contínua), divulgada no final de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, um levantamento da unidade brasileira da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), também produzido com base na PNAD, identificou que, em 2002, apenas 10,7% dos jovens mais pobres do país chegavam ao Ensino Médio na idade adequada, patamar que hoje subiu para 39%. Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços, os números indicam que as desigualdades que antes se manifestavam no acesso à escola pública, agora se revelam dentro dela, com crescentes diferenças nos níveis de aprendizagem, que podem chegar ao equivalente a três anos de escolarização entre crianças da mesma idade.
(Trecho extraído da reportagem “Expansão desigual”, Revista Pesquisa, FAPESP, fev. 2018.)

Assinale a alternativa que está de acordo com as informações do texto.
a) O Brasil tem 26,5 milhões de estudantes em sua rede total de escolas e níveis de ensino.
b) A alta na proporção de crianças de 6 a 14 anos na escola é reconhecida como um avanço.
c) O Ensino Médio é uma etapa frequentada por cerca de 10% da população do país.
d) As desigualdades educacionais no Brasil permanecem iguais às do século XX.
e) Hoje a maioria dos jovens mais pobres do país chega ao Ensino Médio na idade adequada.

02 - Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho mantém o sentido original.
Embora ___ __ avanços, os números indicam que as desigualdades hoje se manifestam dentro da escola.
a) tenha havido.
b) haj am.
c) há.
d) haver em.
e) houv e.

03 - Considere o texto abaixo:
Prezado Colaborador,
A Diretoria da Organização Solidária Flores do Campo estabeleceu, em reunião do dia 28/01/19, as atribuições da equipe de arrecadação:
1. Realizar reuniões mensais;
2. Definir plano de trabalho – com metas e locais de arrecadação para cada trimestre;
3. Discussão da divulgação das campanhas com a Diretoria; e
4. Prestação de contas à comunidade e à Diretoria.
Informamos ainda que a sede social possui sala para as reuniões, que devem ser agendadas com antecedência.
Atenciosamente,

Quanto à adequação à língua escrita padrão e aos preceitos da Redação Oficial, assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes características do texto apresentado:
( ) Apresenta paralelismo sintático entre as atribuições listadas.
( ) Há indicação correta de crase, quando necessária.
( ) A vírgula foi usada indevidamente após “reuniões”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V.
b) F – V – F.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) V – V – V.
__________

04 - Considere o seguinte texto:
O Brasil, com 33.16 1 espécies, e a Co lômbia, com 2 3.104, lideram um levantamento recém-publicado sobre a div ersidade nas Américas d e plantas vascu lares, qu e inc luem a quelas com flores e as samambaias ( Science, 2 2 de dezembro de 2 017). Coordenado por Carmen Ulloa Ulloa, do Jardim Botânico de Missouri, nos Estados Unidos, o trabalho indicou que as Américas abrigam 124.933 espécies de plantas vasculares, distribuídas em 6.227 gêneros e 355 famílias. O total corres ponde a um terço as espécies desse grupo, que compreende a maioria das plantas terrestres já identificadas. Há m ais plantas vasculares n a América do Sul (82.052 espécies, das quais 73.552 são endêmicas) do que na América do Norte (51.241, com 42.941 exclusivas); apenas 8.300 espécies vivem nos dois continentes.
(Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/todas-as-plantas-das-americas-por-enquanto/>.)

Assinale a alternativa que corresponde ao que é afirmado no texto.
a) Brasil, Colômbia e Estados Unidos são os países com maior diversidade de plantas do mundo.
b) O país da América do Sul cuja diversidade de plantas vasculares é maior é a Colômbia.
c) A maioria das plantas terrestres já identificadas por pesquisadores é de plantas vasculares.
d) A maior parte das plantas vasculares que vivem na América do Sul vieram da América do Norte.
e) As espécies que foram objeto da pesquisa divulgada compõem o acervo do Jardim Botânico de Missouri.

05 - Assinale a alternativa em que a ortografia, a concordância e a regência verbal estão de acordo com a língua padrão escrita.
a) Não há mais o que fazer, mas me recuso a acreditar nisso.
b) A dias que não vem ninguém aqui; em outros vêm dezenas de pessoas na mesma hora.
c) O que não faz bem só pode fazer mau.
d) É preciso desconfiar de quem trás a solução na manga.
e) Os benefícios a que a lei se refere não se aplica nesses casos.


Gabarito  dos exercícios de língua portuguesa de interpretação de texto
1.B
2.A
3.B
4.C
5.A

10 Exercícios de Compreensão de Texto de Nível Fundamental

Questões numeradas de 01 a 10

INSTRUÇÃO: Leia este trecho de uma entrevista da revista VEJA com o escritor John Green, autor de A Culpa é das Estrelas, para responder às questões 1, 2, 3 e 4.

“A literatura, então, pode ajudar quem sofre com problemas mentais? A literatura pode nos fazer menos sozinhos, e talvez nos ajude a nos entendermos melhor. Mas não sou a pessoa certa para dizer se meus livros conseguem fazer isso.”

Fonte: Revista VEJA, 08 nov. 2017, p.12.

QUESTÃO 01

Com esse trecho, podemos afirmar que se trata de uma

A) entrevista de estrela, cujo propósito é a vida das pessoas do mundo do espetáculo.

B) entrevista política, cujo propósito diz respeito à vida dos cidadãos de uma comunidade.

C) entrevista de especialista, que possui um propósito técnico relativo à ciência, sociedade.

D) entrevista cultural, pelo seu propósito, que é tratar do mundo, da vida literária.

E) entrevista de testemunho, por relatar um acontecimento digno de ser tratado na mídia.

QUESTÃO 02

No trecho há uma alternância de vozes: as do entrevistador e do entrevistado. O entrevistador, nesse trecho, representa o papel daquele que

A) tenta conseguir do seu entrevistado respostas a questões misteriosas da criação artística.

B) tenta penetrar na esfera do espaço privado e, assim, entrar na intimidade do entrevistado.

C) tenta tirar o entrevistado do anonimato e fazer com que ganhe notoriedade na sociedade.

D) tenta trazer à luz intenções ocultas e fazer aparecer posições contraditórias do entrevistado.

E) tenta orientar o debate público sobre o tema tratado como se ocupasse o lugar do cidadão.

QUESTÃO 03

Em relação à resposta do entrevistado, ele a conduz de forma

A) racional, de modo a não deixar dúvidas no público leitor.

B) evasiva, por isso mesmo não plenamente engajada.

C) a gerar um sentido de contundência de expert no assunto.

D) irônica, já que a literatura não resolve todos os problemas.

E) a aguçar a curiosidade dos leitores sobre poderes da literatura.

QUESTÃO 04

O termo “talvez”, nesse texto, foi usado para indicar a

A) verificabilidade da ocorrência do fato.

B) impossibilidade da ocorrência do fato.

C) exceção, entre tudo que se diz do fato.

D) utopia em relação à ocorrência do fato.

E) probabilidade de ocorrência do fato.


Exercícios de Interpretação de Texto, com gabarito.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, para responder às questões 5 e 6.

“Em Barcelona, a calmaria das ruas contrasta com a agitação da política. Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, crianças vão à escola acompanhadas dos pais.”

Fonte: Revista VEJA, 8 nov. 2017, p. 60.


QUESTÃO 05

A passagem entre vírgulas em: “Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, [...]”

A) justifica uso de termo anterior a ela.

B) caracteriza uso de termo anterior a ela.

C) explica termo anterior a ela.

D) dá nome ao termo anterior a ela.

E) confere destaque ao termo anterior a ela.

QUESTÃO 06

Nesse texto, as palavras “calmaria” e “agitação” constituem uma

A) prosopopeia.

B) metáfora.

C) hipérbole.

D) metonímia.

E) antítese. 

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 7 e 8.

“Canela fica tão colada a Gramado que nem parece que você mudou de cidade. São apenas seis quilômetros

seguindo pela bonita Avenida das Hortênsias, para ir do centro de uma cidade à outra. Canela é bem mais bucólica

do que sua vizinha badalada, mas tem seu charme. A Catedral de Pedra, por exemplo, é uma das mais belas do

país. Além disso, Canela guarda uma impressionante sequência de parques naturais com trilhas e cachoeiras, como

a Cascata do Caracol, um símbolo da Serra Gaúcha.”

Fonte: Revista Viaje Mais, dezembro de 2019, p. 34.

QUESTÃO 07

No processo de persuasão do leitor, o autor do texto utiliza-se

A) da proximidade que uma cidade tem da outra, além dos seus atrativos naturais.

B) do charme bucólico de uma cidade que ganha da badalação da outra cidade.

C) dos encantos religiosos que prometem aos cristãos muitas orações e passeios.

D) do caminho que dá acesso a Canela como o maior encanto entre as duas cidades.

E) do chamamento, conclamando os amantes da natureza para fazerem trilhas.

QUESTÃO 08

Entre as alternativas abaixo, marque aquela que, no texto, retoma a palavra “Gramado”.

A) Parques naturais.

B) Catedral de pedra.

C) Cascata do caracol.

D) Vizinha badalada.

E) Símbolo da serra gaúcha.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 9 e 10.

No texto, “Quem não se lembra do misterioso assassinato no Museu do Louvre que dá largada à maratona do professor de simbologia Robert Langdon em O Código Da Vinci; ou, ainda, da bela ex-primeira-dama Carla Bruni bancando a guia turística na comédia romântica de Woody Allen Meia-noite em Paris? Prepare a pipoca e viaje por esses filmes que contemplam diversos recantos da Cidade Luz imortalizados nas telonas.”

Fonte: Revista Viaje Mais, dezembro de 2019, p. 71. Adaptado.

QUESTÃO 09

Qual das palavras abaixo possui, no texto acima, sentido conotativo?

A) “misterioso”.

B) “filmes”.

C) “viaje”.

D) “recantos”.

E) “Paris”.

QUESTÃO 10

O uso da interrogativa no texto possui a seguinte função:

A) Dirigir-se apenas àqueles que assistiram aos filmes citados.

B) Interpelar o leitor, utilizando-se de uma estratégia de persuasão.

C) Lembrar a todos os leitores da importância dos filmes clássicos.

D) Estimular a memória dos leitores que não são amantes do cinema.

E) Permitir aos leitores que não conhecem Paris verem-na em filmes


Gabarito

  1. D
  2. A
  3. B
  4. E
  5. C
  6. E
  7. A
  8. D
  9. C
Fonte:  PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (COTEC - FADENOR - São Francisco 2020)

Fonte:  UFPR/FPMA/2019



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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.