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Exercícios de Interpretação de Texto

Exercícios de Interpretação de Texto

LÍNGUA PORTUGUESA

O Texto 1, a seguir, é referência para as questões 01 a 03 e 05.


O dia 1º de outubro foi dedicado ao idoso e o próximo dia 12 é a data das crianças. A proximidade das duas comemorações não foi planejada: o Dia da Criança é comemorado há quase 50 anos e lembra uma promoção de duas empresas que fabricam mercadorias para o público infantil e que criaram, dessa maneira, uma boa circunstância para o aumento de seu lucro. Aliás, é bom dizer que o índice de vendas para esse dia só é menor que o de outras duas datas exploradas comercialmente: o Natal e o Dia das Mães.
O Dia do Idoso, por sua vez, é comemorado no dia 1º há pouco tempo, e a data foi escolhida porque lembra a criação do Estatuto do Idoso. Ainda não há exploração, tampouco efeito comercial, mas creio que não demorará para que isso ocorra. Esse fato não planejado, entretanto, nos dá a oportunidade de pensarmos a respeito das duas fases da vida que são extremidades de um percurso. O que há em comum entre elas?
Em primeiro lugar, a negação de ambas. A infância, tanto quanto a velhice, tem perdi do seu lug ar neste mundo. Já nascemos jovens e continuamos assim até o fim de nossa vida. É interessante perceber que adaptamos até a linguagem coloquial de modo a esconder essas condições da vida. Em relação às crianças, passamos a nos referir a elas como “baixinhos”, “pequenos” e seus correlatos, inclusive em textos jornalísticos, que usam e abusam de tais substitutos. Por certo você já ouviu a frase que afirma que a
criança não é a miniatura de um adulto, não é? Mas essas palavras, que são usadas para suprimir a outra criança, apenas confirmam a tese negada na frase.
Para o velho, reservamos a palavra idoso para situações formais – avisos de atendimento preferencial, por exemplo –, mas elegemos expressões como terceira idade ou melhor idade para ocultar a velhice. Aliás, li um texto escrito por um advogado recentemente que afirmou que ser chamado de velho hoje permite até processo por reparação de dano moral. Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! [...]
Temos orgulho de crianças que se comportam como jovens e de velhos com “espírito jovem”. Deveríamos é ter empatia e respeito com nossa infância e nossa velhice, isso sim. Por tudo isso, e por tudo aquilo que não coube neste texto dizer, poderíamos transformar as duas datas em uma, apenas: o dia dos excluídos.
(Rosely Sayão, Extremidades da vida, FSP, 08/10/09)

01 - Assinale a alternativa que corresponde ao ponto de vista da autora nesse texto.
a) As datas comemorativas Dia da Criança e Dia do Idoso são inúteis, porque foram criadas com interesses comerciais.
b) Termos como “baixinhos” para crianças e “melhor idade” para a velhice são bem-vindos, porque demonstram carinho.
c) É surpreendente que o termo “velho” tenha se transformado em um xingamento passível de processo judicial.
d) As pessoas idosas precisam demonstrar “espírito jovem” para se manter saudáveis.
e) A infância e a velhice têm em comum o fato de serem as fases mais comemoradas da vida.

02 - A frase “Já nascemos jovens e continuamos assim até o fim de nossa vida” (sublinhada no 3º parágrafo do texto):
a) é uma ironia da autora, pois reproduz o senso comum que ela está criticando no texto.
b) expressa a concordância da autora com a ideia de que nos sentimos jovens em qualquer idade.
c) reconhece a verdade de que a juventude é um conceito criado pela publicidade.
d) traduz o sentimento da autora em relação ao respeito que merecem crianças e velhos.
e) é uma declaração que revela o quanto a autora preza pela juventude.

03 - Assinale a alternativa em que a reescrita da expressão destacada mantém o sentido original do texto.
a) ... é comemorado há quase 50 anos ... (linha 2 do primeiro parágrafo) → ...foi celebrado faz quase 50 anos ...
b) ... tampouco efeito comercial (linha 2 do segundo parágrafo) → ... com efeito comercial limitado.
c) Esse fato não planejado, entretanto, ... (linha 1 do terceiro parágrafo) → Esse fato não planejado, não obstante, ...
d) Para o velho, reservamos a palavra idoso... (linha 1 do quinto parágrafo) → Para o velho, deixamos de lado a palavra idoso ...
e) O que há em comum entre elas? (linha 2 do terceiro parágrafo) → O que elas fazem ao mesmo tempo?

Exercícios de Interpretação de Texto

O Texto 2, a seguir, é referência para as questões 04 e 05.

O conceito d e idoso está velho, de acordo com Ana Amélia Camarano, especialista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em envelhecimento populacional. “Hoje que em tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tem por atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós”.
Segundo a pesquisadora, mais do que estabelecer um novo corte, é necessário igualar as idades exigidas nas diversas políticas públicas para os idosos. Ela aponta, ainda, que o Brasil está fora do caminho no que se refere à garantia de boas condições para o envelhecimento.
(Trecho extraído da matéria “Conceito de idoso ficou velho, diz pesquisadora do Ipea”, FSP, 26/06/18)

04 - De acordo com a especialista Ana Amélia Camarano:
a) o idoso de hoje está mais velho do que o de antes.
b) o conceito atual de idoso está inadequado à realidade da população.
c) as políticas públicas devem ser igualadas para todos os idosos.
d) a velhice é difícil para as pessoas com poucos recursos econômicos.
e) uma pessoa de 50 anos de tempos atrás era idosa; hoje, uma de 70 anos não é.
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05 - Embora os textos 1 e 2 abordem o tema da velhice e de seu julgamento social, pertencem a gêneros distintos. Em relação
às suas características, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto 1 é um texto de opinião e traz marcas verbais de 1.ª pessoa.
2. O texto 2 apresenta o tema de forma impessoal.
3. A opinião da especialista citada no texto 2 é apresentada em suas próprias palavras, motivo pelo qual está entre aspas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


Gabarito dos exercícios de interpretação de texto

1.C
2.A
3.C
4.B
5.E

Fonte: UFPR/2019/FMPA


Por Blog Caderno de Educação


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