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Exercícios de Geografia sobre Economia e Blocos Econômicos

Exercícios de Geografia sobre Economia e Blocos Econômicos

1. Questões objetivas de geografia sobre economia


1. Recentemente a agência de classificação de risco Standard &Poor’s rebaixou a nota de crédito soberano do Brasil, mas manteve o país com “grau de investimento”.
Assinale a alternativa que indica o significado desta expressão.
a. ( ) Assim são classificadas as economias dos paí-ses em desenvolvimento. Garante-lhes livre acesso a empréstimos dos bancos mundiais e de fomento.
b. ( ) Assim são classificados os países com inflação alta, moeda instável e contas públicas apresentando altos déficits.
c. ( X ) É a classificação dada a países e empresas com histórico de pagamentos em dia e condições financeiras sólidas.
d. ( ) Denominam-se desta maneira os países e as empresas que passam por sérias dificuldades financeiras, mas que pagam juros muito altos, compensando os riscos dos investimentos.
e. ( ) É a classificação dada a países e empresas com histórico de pequenos atrasos, não superiores a 6 meses, nos pagamentos de suas obrigações.
2. Sobre o Mercosul (Mercado Comum do Sul), é correto afirmar:
1. O Mercosul começou sua configuração por volta de 1985, quando Brasil e Argentina iniciaram uma aproximação econômica, demonstrando vontade de estabelecer uma integração bilateral.
2. A aproximação entre os dois maiores e mais populosos países sul-americanos – Brasil e México – desencadeou um processo de integração na região, possibilitando a criação do Mercosul em março de 1991.
3. O Mercosul é um bloco econômico que conta atualmente com Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador e México como países membros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que estão corretas.
a. ( X ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas somente as afirmativas 1 e 2.
e. ( ) São corretas somente as afirmativas 2 e 3

3. Sobre a União Europeia (UE), é correto afirmar:
1. A UE começou a surgir logo após a Segunda Guerra Mundial quando a Europa estava dilacerada e grande parte de seu setor produtivo estava destruído.
2. Os objetivos iniciais da UE eram recuperar a economia dos países-membros, enfraquecidos econômica e politicamente por causa da guerra, espantar o fantasma do comunismo e, simultaneamente, impedir o crescente avanço da influência dos EUA (Estados Unidos da América).
3. O bloco econômico europeu, por ser o mais antigo, serviu também de modelo para a formação dos demais blocos econômicos que hoje atuam no cenário geopolítico mundial, como por exemplo o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a Apec
(Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que são corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) Estão corretas apenas as 1 e 2.
d. ( ) Estão corretas apenas as 1 e 3.
e. ( X ) Estão corretas as 1, 2 e 3.

4. Nas últimas décadas do século XX, o mundo começou a vivenciar mais intensamente um processo conhecido como globalização da economia.
Analise as afirmativas abaixo acerca da economia global:
1. Uma decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta pode provocar reações em cadeia.
2. Há uma rápida expansão dos fluxos financeiros graças ao uso de computadores e satélites, investimentos em bolsas de valores ou pagamentos
por mercadorias ou serviços.
3. A partir da segunda metade do século XX, as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços começaram a instalar filiais em vários países, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

5. O noticiário econômico revela, a cada dia, uma preocupação muito grande do governo e dos empresários brasileiros com a desvalorização da moeda
norte-americana (dólar).
Assinale a alternativa que registra uma das razões dessa preocupação.
a. ( ) A desvalorização do dólar favorece a exportação das mercadorias brasileiras e cria dificuldades para a importação.
b. ( ) A desvalorização do dólar aumenta o custo das viagens dos brasileiros ao exterior, fazendo com que passem a visitar mais os destinos dentro do país.
c. ( X ) A desvalorização do dólar favorece a importação e cria dificuldades para as exportações brasileiras.
d. ( ) A desvalorização da moeda dos Estados Unidos torna mais caros produtos como o bacalhau, o salmão, perfumes e roupas importados.
e. ( ) A queda do valor do dólar tem como consequência o aumento das exportações, o que diminui a oferta de alimentos e bens no Brasil, causando um aumento dos preços das mercadorias e inflação.

Exercícios de Geografia sobre Economia e Blocos Econômicos

2. Exercícios de geografia sobre blocos econômicos. 


Questões objetivas sobre Blocos Econômicos


1. (São José 2017) Especialistas afirmam que os blocos econômicos surgiram na esteira da globalização, com vistas a facilitar o comércio entre os países que deles fazem parte.

O Brasil é membro efetivo de qual bloco econômico?

a. ( ) UE, União Europeia.
b. ( X ) Mercosul, Mercado Comum do Sul.
c. ( ) MCCA, Mercado Comum Centro-Americano.
d. ( ) NAFTA, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
e. ( ) APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.


2. (Florianópolis 2012) O BRICS, grupo de cinco países classificados como em via-desenvolvimento ou emergentes, é composto
por:
a. ( X ) China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.
b. ( ) China, Brasil, Rússia, Índia e Arábia Saudita.
c. ( ) China, Brasil, Rússia, Indonésia e Arábia Saudita.
d. ( ) Coreia do Sul, Brasil, Rússia, Indonésia e África do Sul.
e. ( ) Coreia do Sul, Brasil, República Dominicana e Andorra.

3. (Tijucas 2011) Os mercados mundiais receberam com muita apreensão notícias de certos problemas na chamada “Zona do Euro”.
Assinale a alternativa que indica a razão dessa preocupação.
a. ( ) Os Estados Unidos, em virtude de seus graves problemas internos, deixaram de honrar o pagamento de títulos da sua dívida soberana em poder dos governos da Irlanda, Grécia e Espanha, causando sérios problemas para as
contas púbicas desses países.
b. ( ) Alemanha, França, Itália e Rússia tiveram grandes dificuldades para negociar seus títulos da sua dívida pública no mercado mundial em virtude da expansão incontrolada da sua economia e dos grandes déficits públicos que
vêm acumulando.
c. ( ) Alemanha, França, Itália, Rússia, Portugal e Espanha ameaçaram abandonar a zona do euro e adotar o dólar norte-americano como moeda, caso o Banco Central Europeu não determine a valorização imediata da moeda europeia, tornando os produtos do velho continente mais baratos no mercado externo.
d. ( ) Grécia, Espanha e Portugal lideraram um grupo de países que, em função de seus grandes superávits comerciais e pagamento antecipado das suas dívidas públicas, se tornaram os grandes investidores da zona do euro, desbancando países como a Alemanha e França.
e. ( X ) Grécia, Espanha e Portugal tiveram dificuldades para negociar seus títulos no mercado europeu em virtude da fragilidade das suas economias e de grandes déficits públicos que vêm acumulando.


4. (Camboriú 2015) Na VI Cúpula, realizada em Fortaleza no mês de julho de 2014), foram assinados os acordos constitutivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reservas (ACR) destinado
a prover apoio mútuo aos membros em cenários de flutuações no balanço de pagamentos.
Assinale a alternativa que identifica o mecanismo inter-regional a que se referem as informações acima e os países que dele fazem parte.
a. ( ) IBAS: Índia, Brasil, Argentina e África do Sul.
b. ( X ) BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
c. ( ) CPLP: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
d. ( ) MERCOSUL: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países da América do Sul.
e. ( ) UNASUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.



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