10 Questões de Língua Portuguesa da FCC

10 Questões de Língua Portuguesa para concursos públicos elaboradas pela Banca Examinadora Fundação Carlos Chagas - FCC. Questões da prova do Cargo: Analista em Gestão Especializado de Defensoria - Ciências Contábeis no Ano: 2018 para Órgão: DPE/AM de Nível: Superior. Sugeridas para candidatos que se preparam para concursos públicos.

10 Questões de Língua Portuguesa da FCC


10 Questões de Língua Portuguesa da FCC



CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa


Atenção: Considere o texto abaixo para responder às perguntas de números 1 a 9.

As crianças gostam de brincadeiras que sejam imitativas e repetitivas, mas, ao mesmo tempo, inovadoras. Firmam-se no que lhes é conhecido e seguro, e exploram o que é novo e nunca foi experimentado.
O termo “arremedo” pode implicar algum grau de intenção, mas imitar, ecoar ou reproduzir são propensões psicológicas (e até fisiológicas) universais que vemos em todo ser humano e em muitos animais.
Merlin Donald, em Origens do pensamento moderno, faz uma distinção entre arremedo, imitação e mimese: o arremedo é literal, uma tentativa de produzir uma duplicata o mais exata possível.
A imitação não é tão literal quanto o arremedo. A mimese adiciona uma dimensão representativa à imitação. Em geral, incorpora o arremedo e a imitação a um fim superior, o de reencenar e representar um evento ou relação. O arremedo, segundo Donald, é visto em muitos animais; a imitação, em macacos e grandes primatas não humanos; a mimese, apenas no ser humano. A imitação, que tem um papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis, também é importante na pintura e na composição musical e escrita. Todos os artistas jovens buscam modelos durante os anos de aprendizado. Nesse sentido, toda arte começa como “derivada”: é fortemente influenciada pelos modelos admirados e emulados, ou até diretamente imitados ou parafraseados.
Mas por que, de cada cem jovens músicos talentosos ou de cada cem jovens cientistas brilhantes, apenas um punhado irá produzir composições musicais memoráveis ou fazer descobertas científicas fundamentais? Será que a maioria desses jovens, apesar de seus dons, carece de alguma centelha criativa adicional? Será que lhes faltam características que talvez sejam essenciais para a realização criativa, por exemplo, audácia, confiança, pensamento independente?
A criatividade envolve não só anos de preparação e treinamento conscientes, mas também de preparação inconsciente. Esse período de incubação é essencial para permitir que o subconsciente assimile e incorpore influências, que as reorganize em algo pessoal. Na abertura de Rienzi, de Wagner, quase podemos identificar todo esse processo. Há ecos, imitações, paráfrases de Rossini, Schumann e outros − as influências musicais de seu aprendizado. E então, de súbito, ouvimos a voz de Wagner: potente, extraordinária (ainda que horrível, na minha opinião), uma voz genial, sem precedentes.
Todos nós, em algum grau, fazemos empréstimos de terceiros, da cultura à nossa volta. As ideias estão no ar, e nos apropriamos, muitas vezes sem perceber, de frases e da linguagem da época. A própria língua é emprestada: não a inventamos. Nós a descobrimos, ainda que possamos usá-la e interpretá-la de modos muito individuais. O que está em questão não é “emprestar” ou “imitar”, ser “derivado”, ser “influenciado”, e sim o que se faz com aquilo que é tomado de empréstimo.

(Adaptado de: SACKS, Oliver. O rio da consciência. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Cia. das Letras, 2017, ed. digital)

1. Considere as afirmações abaixo.
I. A mimese, prática observada apenas em seres humanos, consiste na recriação de uma determinada situação a partir do arremedo ou da imitação, com a finalidade de reinterpretá-la, conferindo-lhe novo significado.
II. Pode-se observar, a partir das brincadeiras infantis, que as crianças são atraídas tanto pelo familiar e conhecido como pelo inovador e inusitado.
III. A imitação e o arremedo, práticas importantes para certas áreas, como o teatro, são condenáveis quando se trata de uma composição literária, já que, conforme se infere da opinião do autor, podem, nesse caso, constituir plágio.

Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) II.
(D) I e III.
(E) I.

2. No contexto, afirma-se corretamente:
(A) Em o arremedo é literal, uma tentativa de produzir uma duplicata o mais exata possível (3o
parágrafo) há uma crítica enfática à prática de simular.
(B) Esse período de incubação (6o parágrafo) refere-se aos anos de preparo imprescindíveis àqueles destituídos de audácia, confiança e pensamento independente.
(C) A afirmativa Há ecos, imitações, paráfrases de Rossini, Schumann e outros (6o parágrafo) censura o caráter pouco criativo
de Wagner.
(D) O termo “derivada” (4o parágrafo) indica que, durante o período de aprendizagem, os jovens artistas são influenciados por outros artistas e chegam mesmo a imitá-los.
(E) O elemento “a” retoma “cultura” no segmento Nós a descobrimos (último parágrafo).


3. ainda que horrível, na minha opinião (6o parágrafo)
O segmento sublinhado acima estabelece, no contexto, noção de
(A) conclusão.
(B) concessão.
(C) finalidade.
(D) causa.
(E) conformidade.

4. O verbo que, no contexto, pode ser flexionado em uma forma do plural, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, está em:
(A) ... apenas um punhado irá produzir composições musicais memoráveis...
(B) A mimese adiciona uma dimensão representativa à imitação.
(C) A criatividade envolve não só anos de preparação e treinamento conscientes...
(D) ... a maioria desses jovens, apesar de seus dons, carece de alguma centelha criativa...
(E) Merlin Donald, em Origens do pensamento moderno, faz uma distinção entre…

5. Será que lhes faltam características (5o parágrafo)
O segmento que exerce a mesma função sintática do sublinhado acima está também sublinhado em:
(A) As ideias estão no ar.
(B) A mimese adiciona uma dimensão representativa à imitação.
(C) que as reorganize em algo pessoal.
(D) Há ecos, imitações, paráfrases de Rossini.
(E) A criatividade envolve não só anos de preparação e treinamento.

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6. As vírgulas indicam a elipse de um verbo em:
(A) e nos apropriamos, muitas vezes sem perceber, de frases e da linguagem da época.
(B) Todos nós, em algum grau, fazemos empréstimos de terceiros...
(C) O arremedo [...] é visto em muitos animais; a imitação, em macacos e grandes primatas não humanos; a mimese, apenas no ser humano.
(D) Na abertura de Rienzi, de Wagner, quase podemos identificar todo esse processo.
(E) O termo “arremedo” pode implicar algum grau de intenção, mas imitar, ecoar ou reproduzir são propensões [...] universais.

7. A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis... (4o parágrafo)
Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por:
(A) o qual é papel fundamental
(B) cujo papel é fundamental
(C) onde há um papel fundamental
(D) à qual possui um papel fundamental
(E) pelo qual se constitui papel fundamental

8. E então, de súbito, ouvimos a voz de Wagner
Transformando-se o segmento sublinhado acima em sujeito da frase, a forma verbal resultante será:
(A) é ouvido.
(B) se ouvem.
(C) é ouvida.
(D) fomos ouvidos.
(E) foram ouvidas.

9. Afirma-se corretamente:
(A) No segmento que talvez sejam essenciais para a realização criativa, o elemento sublinhado pode ser suprimido, uma vez que se encontra diante da preposição “a”.
(B) Caso o elemento sublinhado em A mimese adiciona uma dimensão representativa à imitação seja substituído por “arte de imitar”, o sinal indicativo de crase deve ser suprimido.
(C) Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento sublinhado em Firmam-se no que lhes é conhecido e seguro pode ser substituído por “à elas”.
(D) Na frase “vemos em todo ser humano e em muitos animais propensões psicológicas, e até fisiológicas, à imitar”, o uso do sinal indicativo de crase é adequado.
(E) O sinal indicativo de crase no segmento fazemos empréstimos de terceiros, da cultura à nossa volta é facultativo e pode ser suprimido.


10. Está correta a redação do seguinte comentário:
(A) Apresentam-se nas brincadeiras de fingir o impulso de imitar, frequentemente usando brinquedos para ensaiar e reprisar relações já existentes.
(B) Constitue um arremedo, a reprodução exata de uma expressão facial, ou a duplicação exata do som de outra ave por um papagaio.
(C) Atraído pela narrativa, não apenas as crianças solicitam e apreciam histórias contadas por adultos, mas também criam as suas próprias.
(D) Inventar histórias e criar mitos são atividades primordialmente humanas e universais, um modo fundamental de tentar compreender o mundo que nos cerca.
(E) No período em que se relega os problemas ao esquecimento e a mente se distrai, parece que existe uma atividade inconsciente capaz de resolver questões por si só.

Gabarito das 10 Questões de Língua Portuguesa da FCC


10 Questões de Língua Portuguesa da FCC




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