30 Estratégias para Compreensão de Textos

Para o professor de Língua Portuguesa e Literatura as atividades de compreensão e interpretação de texto estão mais presentes em sua prática escolar, contudo leitura e compreensão de textos é inerente a qualquer área do conhecimento, inclusive exatas, seja na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou superior. Como compreender um texto? Nesta postagem confira algumas estratégia para a elaboração de um plano de aula sobre compreensão de texto.

30 Estratégias para Compreensão de Textos

30 Estratégias para Compreensão de Textos

Reconhecimento do texto, previsão e conhecimento prévio


  1. Forneça informações e idéias para o aluno construir significado a partir de alguns de textos e tipos de texto familiar, desconhecidos
  2. Peça ao aluno para identificar algumas questões explícitas do texto como: quem / o quê / quando / porquê / como.
  3. Refletir sobre a utilidade do texto selecionado e o seu propósito específico
  4. Basear-se no conhecimento prévio de tópicos familiares e estruturas do texto.
  5. Integração de novas ideias e informações com a compreensão existente.

Leia também: 7 Dicas para Elaborar Exercícios de Interpretação de Texto

 Leitura crítica e análise de texto


  1. Identificar os propósitos e públicos-alvo de uma série de textos familiares e alguns desconhecidos
  2. Reconhecer que as palavras e as escolhas gramaticais podem ter matizes particulares de significado em diferentes contextos
  3. Reconhecer que os autores selecionam estrutura, tom e linguagem para atingir fins específicos
  4. Interpretar e extrapolar informações a partir de textos que contenham gráficos e diagramas
  5. Entender por que é importante identificar quem criou um texto e começar a considerar
  6. a validade da fonte
  7. Identificar alguns significados implícitos e desenhar inferências simples , por exemplo, inferir a posição de um autor de um desenho animado usado para ilustrar um texto
  8. Selecione e aplique uma série de estratégias de leitura conforme apropriado para o propósito e tipo


Navegação de texto


  1. Reconhecer as estruturas e características distintivas de uma gama de tipos de texto familiares
  2. Começar a usar o conhecimento de estruturas de texto e recursos, por exemplo, cabeçalhos, parágrafos ou pontuação, como uma ajuda para digitalização


Estratégias de Compreensão


  1. Usando uma gama de estratégias para facilitar a compreensão, por exemplo, criando uma imagem mental, lendo adiante ou sublinhando as sentenças do tópico
  2. Auto-monitoramento de leitura para sentido e precisão , e selecionando a partir de uma série de estratégias para ajudar compreensão quando o significado é perdido, por exemplo, auto-correção ou leitura em voz alta
  3. Usando estratégias explícitas para fazer conexões entre informações e idéias durante a leitura, por exemplo fazendo anotações de margem ou diagramas simples


Decodificação e fluência na compreensão do texto


  1. Ler textos familiares fluentemente e automaticamente, reconhecendo a maioria das palavras do dia-a-dia e algumas vocabulário especializado
  2. Reconhecer quando palavras desconhecidas são essenciais para o significado e usar uma variedade de estratégias de decodificação para identificá-los, por exemplo, silabificação, padrões de ortografia ou analogia


Padrões de sintaxe e linguagem fundamentais para a compreensão do texto


  1. Prever o significado de palavras desconhecidas considerando as palavras, frases e frases; verificação cruzada de que isso faz sentido sintático e semântico
  2. Reconhecendo frases introdutórias que indicam uma opinião ou um fato está sendo oferecido
  3. Identificar alguns dispositivos de sinalização, incluindo aqueles que se referem a palavras ou frases em cláusulas anteriores ou frases, por exemplo, embora, quando, se, enquanto, em segundo
  4. Reconhecer que a pontuação é usada para esclarecer o significado e reduzir a ambiguidade


Complexidade do texto

  1. Compreender textos familiares de complexidade limitada que podem incorporar gráficos, tabelas e gráficos
  2. Compreender os textos que requerem a integração de várias ideias e informações e algumas
  3. inferência
  4. Identificar as principais mensagens em textos que incorporam algumas frases complexas e compostas e cláusulas dependentes, e que podem usar alguma linguagem abstrata e a voz passiva
  5. Compreender textos sobre assuntos familiares que incorporam alguma linguagem abstrata e uso do voz passiva

Referências
https://www.qcaa.qld.edu.au/downloads/portal/syllabuses/snr_literacy_short_course_18_syll.pdf



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.