Publicidade

Resumo de História sobre a Idade da Pedra: Fogo e Ferramentas - Pré-História

Idade da Pedra: Fogo e Ferramentas - Pré-História


Na Idade da Pedra não havia o luxo de ligar a TV, Celular ou acessar a internet. Por outro lado, nossos antepassados tiveram que inventar ferramentas e aproveitar o poder do fogo. Mas, foram os seus experimentos na produção de ferramentas que levaram à TV, telefones celulares e computadores.

Aprender como afiar uma pederneira, prender uma pederneira a um pedaço de madeira para criar uma lança, então entender como usar pederneira em outras peças de madeira para criar ferramentas de escavação foram todos saltos tecnológicos.

Primeiras Tecnologias: Fogo e Ferramentas


Uso do Fogo na Idade da Pedra


Aprender a domar e usar o fogo provou um avanço tecnológico inestimável no desenvolvimento humano. Hoje, na Era da Informação, orientada por computador, não pensamos necessariamente em fogo ou ferramentas como tecnologias. Mas, na verdade tecnologia refere-se à aplicação prática do conhecimento em uma determinada área.

O fogo descontrolado aterrorizou nossos ancestrais e ainda tem o poder de aterrorizar hoje. Incêndios florestais, ou casas sendo queimadas ainda são problemas.

Há um grande debate sobre exatamente quando os humanos controlaram o uso do fogo. Se os primeiros humanos controlaram, como eles começaram um incêndio? Nós não temos respostas definitivas, mas eles podem ter:
  • usado pedaços de pedras de sílex esfregando-as para gerar faíscas.
  • esfregado dois gravetos, gerando calor suficiente para iniciar um incêndio e as condições desses bastões tinham que ser ideais para um incêndio.


As Ferramentas na Idade da Pedra
by Pixabay


Provavelmente, os nossos ancestrais ficaram aterrorizados com o poder do fogo, assim como os animais. No entanto, eles tinham a inteligência para reconhecer que eles poderiam usar o fogo para uma variedade de propósitos.
  • O fogo fornecia calor e luz e mantinha os animais silvestres afastados à noite.
  • O fogo foi útil na caça.
  • Caçadores com tochas poderiam dirigir uma manada de animais pela beira de um penhasco.
  • Cozinhar comida com fogo e preservar carne com fumaça.

Cozinhar melhorou o gosto da comida e a tornou mais fácil de engolir. Isso foi importante para quem não tinha dentes!

As primeiras evidências encontradas em Swartkrans, na África do Sul e em Chesowanja, no Quênia Terra e Amata, na França, sugerem que o fogo foi usado pela primeira vez em lareiras de pedras há cerca de 1,5 milhão de anos. A população anterior, cerca de 2 milhões de anos atrás não tinha habilidades de fabricação de fogo, então esperavam até encontrar algo queimando por uma causa natural para pegar fogo. Uma fogueira noturna se tornou uma rotina. O que antes era conforto e segurança, agora também era uma ocasião social. As pessoas se reuniam em volta do fogo todas as noites para compartilhar histórias da caça e das atividades do dia, para rir e relaxar.

As Ferramentas na Idade da Pedra


Alguns dos materiais preferidos para fabricar ferramentas e armas incluíam obsidiana, pederneira, quartzito e jaspe, porque podiam ser facilmente moldados.

Arqueólogos encontraram ferramentas da Idade da Pedra entre 25.000 e 50.000 anos em todo o mundo. Os mais comuns são:
  • punhais e pontos de lança para caça,
  • machados de mão
  • hélices para cortar carne e
  • raspadores para limpeza de peles de animais.


Outras ferramentas foram usadas para cavar raízes, descascar casca e remover as peles dos animais. Mais tarde, lascas de ossos foram usadas como agulhas e anzóis. Uma ferramenta muito importante para o homem primitivo foi a lasca de sílex. Eles poderiam cortar profundamente em grande jogo para massacrar.

Há aproximadamente 25.000 anos, introduziu-se ferramentas como arco e flecha, anzóis, lanças de peixe e arpões que foram construídos a partir de ossos e chifres de animais. Canoas. Cruzar rios e pescar em águas profundas tornou-se possível.

Os avanços na tecnologia de fabricação de ferramentas levaram a avanços na agricultura. E a agricultura revolucionou o mundo e colocou humanos pré-históricos no rumo da modernidade. Invenções como o arado ajudaram no plantio de sementes. Os humanos não precisavam mais depender da sorte da caça. Seu suprimento de comida tornou-se muito mais certo. Assentamentos permanentes logo se seguiriam. Os animais foram criados para alimentação, bem como para o trabalho. Cabras, por exemplo, eram fontes de leite e carne. Cães foram usados ​​para ajudar na caça de animais selvagens.


Sociedades modernas e civilizadas começaram a surgir em todo o mundo. A vida humana como conhecemos começou a florescer.


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.