Publicidade

UNESCO: 10 Maneiras de Transparência e Responsabilidade na Gestão Pública da Educação

.UNESCO apresenta 10 maneiras de promover a transparência e responsabilidade na gestão pública da educação em matéria publica no site da Organização após Forum de Políticas IIEP 2018.



UNESCO: 10 Maneiras de Transparência e Responsabilidade na Gestão Pública da Educação



Disponibilização de dados na educação

Disponibilização de dados da escola pode promover a responsabilização e combater a corrupção na educação, mas somente quando for usado de forma eficaz e quaisquer abusos punidos de forma eficiente.

Com base no Fórum de Política Internacional, em Manila, organizado pelo Instituto Internacional da UNESCO para o Planejamento Educacional (IIPE-UNESCO) e do Departamento de Educação nas Filipinas, participantes discutiram iniciativas de dados abertos em todo o mundo.  Segundo o site da UNESCO formuladores de políticas nacionais de 15 países e representantes da sociedade civil juntaram-se aos pesquisadores para uma série de discussões sobre a melhor forma de utilizar os dados de nível de escola e para compartilhar informações sobre as iniciativas em curso na Ásia, África e América Latina.




“A corrupção é um dos principais obstáculos à educação de qualidade para milhões de crianças e jovens em todo o mundo. Embora os dados educação aberta tem a capacidade de ser uma virada de jogo real, não podemos parar na divulgação. Políticas e iniciativas de desenvolvimento de capacidades também deveM existir para ajudar a fechar a lacuna entre a informação e como ela realmente é usado para melhorar a qualidade e prestação de serviços de educação “, disse Suzanne Grant Lewis, Diretora IIEP, conforme a matéria citada.



BOLETINS ESCOLARES: Transparência e responsabilidade na educação

Para a UNESCO o acesso do público à informação é amplamente aceito como uma chave para uma maior transparência e responsabilidade na educação. Com os dados abertos, funcionários da educação – e o público em geral - podem monitorar o progresso educacional e identificar os gargalos e práticas ilícitas no sistema.

De acordo com a matéria muitos países estão compartilhando dados de nível escolar através de boletins escolares. Eles podem cobrir muitos aspectos do ambiente escolar de matrícula e desempenho dos alunos, o financiamento, as qualificações dos professores, as condições de facilidade escolar, para materiais como livros didáticos. A informação pode permitir que a comunidade escolar - e, especificamente, os pais - para verificar que a escola recebeu todos os serviços e recursos que ele tinha direito.


Publicidade

RECOMENDAÇÕES PARA PROMOVER A TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Principais recomendações para garantir que Boletins Escolares sejam um forte catalisador para melhorar a transparência e a prestação de contas foram formuladas no final do Fórum. Eles incluíram:

1.   Criar disposições legais para a divulgação de dados escolares;
2.   Formular uma teoria clara de mudança que faz a ligação entre dados e prestação de contas;
3.   Considerar os desequilíbrios de poder e restrições culturais ao projetar uma política de dados escola aberta;
4.   Selecionar dados que são fundamentais para o monitoramento financeiro, gestão, ou a responsabilidade pedagógica;
5.   Priorizar os dados que são relevantes para os alunos e pais para incentivá-los a participar nos esforços de responsabilização das escolas;
6.   Mecanismos de design que permitem “comparações justas” entre as escolas;
7.   Simplificar a apresentação dos dados, mantendo a sua precisão técnica;
8.   Criar uma série de caminhos (online e offline) para os cidadãos de acessarem os dados;
9.   Comités de gestão da escola, professores, pais e grupos comunitários selecionados em como os dados podem ser usados ​​para exigir a responsabilização;
10.               Mecanismos para apresentar uma queixa legal para pais e comunidades.


by Pixabay


FONTE
UNESCO. 10 ways to promote transparency and accountability in education. Disponível em: <http://www.iiep.unesco.org/en/10-ways-promote-transparency-and-accountability-education-4307> Acessado em 31/01/2018..

Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.