Publicidade

Resenha do Livro: O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós

Title: O crime do padre Amaro scenas da vida devota
Author: José Maria Eça de Queirós

Resenha do Livro "O Crime do Padre Amaro" de José Maria Eça de Queirós

"O Crime do Padre Amaro" é uma obra de Eça de Queirós, considerado um dos maiores escritores portugueses do século XIX. A história se desenvolve em torno de Padre Amaro, um jovem padre recém-chegado à cidade, que se apaixona por uma jovem religiosa, Amélia. O romance entre os dois é condenado pela Igreja e pela sociedade, e desencadeia uma série de eventos dramáticos que levam ao confronto entre a moral e a paixão. "O Crime do Padre Amaro" é uma obra polêmica que aborda questões como a hipocrisia da Igreja, o papel da mulher na sociedade e o conflito entre o desejo e a moralidade.

"Cenas da Vida Devota" é uma coletânea de contos e ensaios de Eça de Queirós, que retratam a vida da classe alta portuguesa do século XIX. Em cada história, o autor critica a hipocrisia e a superficialidade da sociedade, e destaca a importância de valores como a honestidade e a integridade.


Publicidade

"O Crime do Padre Amaro," escrito pelo autor português José Maria Eça de Queirós e publicado em 1875, é uma obra-prima da literatura realista. Este romance, que faz parte do movimento literário do Realismo, apresenta uma crítica mordaz à sociedade e à Igreja Católica em Portugal do século XIX.

Contexto Histórico e Literário:

José Maria Eça de Queirós é um dos principais autores realistas e naturalistas da literatura portuguesa. "O Crime do Padre Amaro" é um exemplo notável desse movimento literário, que buscava retratar a sociedade de forma objetiva, expondo suas hipocrisias e corrupções.

Personagens Principais:

A trama gira em torno de três personagens principais: o Padre Amaro, Amélia e o Dr. Bacelar. O Padre Amaro é um jovem sacerdote que chega a Leiria para cumprir suas funções religiosas. Amélia é uma jovem ingênua e devota que se envolve com o padre. O Dr. Bacelar é um médico que se torna amigo do padre.

Em "O Crime do Padre Amaro", os personagens principais são:

Padre Amaro - um jovem padre, que se apaixona por Amélia.
Amélia - uma jovem religiosa, objeto da paixão de Padre Amaro.
Abbade Irineu - o chefe da paróquia, que tenta proteger a imagem da Igreja.
Em "Cenas da Vida Devota", não há um personagem principal, mas sim uma série de personagens secundários que aparecem em diferentes histórias, cada um representando diferentes aspectos da sociedade portuguesa do século XIX. Alguns desses personagens incluem nobres, comerciantes, sacerdotes, artistas, entre outros.

A Trama:

O romance narra a vida do Padre Amaro, um homem jovem e ambicioso que se torna sacerdote e é designado para uma paróquia em Leiria. Lá, ele conhece Amélia, uma jovem ingênua e devota, filha de uma viúva que o acolhe em sua casa. O Padre Amaro e Amélia iniciam um relacionamento proibido e escandaloso, que vai contra os votos religiosos do padre. Enquanto isso, o Dr. Bacelar, um médico cético, observa o comportamento hipócrita da sociedade e da igreja.

Crítica Social e Religiosa:

O livro é uma crítica feroz à hipocrisia da sociedade portuguesa e à corrupção dentro da Igreja Católica. Eça de Queirós denuncia a falta de moral e os comportamentos reprováveis dos líderes religiosos, enquanto a sociedade fecha os olhos para suas transgressões.

Retrato Realista:

O autor adota uma abordagem realista para descrever a vida em Leiria, apresentando um quadro vívido das condições sociais, da política e da moral da época. Ele não poupa detalhes ao expor a decadência da sociedade e da igreja.

Conflitos e Consequências:

À medida que o relacionamento entre o Padre Amaro e Amélia se desenvolve, os conflitos éticos e morais aumentam. O romance examina as consequências desastrosas desse envolvimento, bem como o destino dos personagens envolvidos.

Estilo Literário:

Eça de Queirós utiliza uma linguagem rica e descritiva, além de um estilo satírico, para criar uma narrativa envolvente que mantém os leitores cativados do início ao fim.

Conclusão:

"O Crime do Padre Amaro" é uma obra literária que transcende seu tempo e continua relevante até os dias de hoje. José Maria Eça de Queirós oferece uma crítica afiada à sociedade e à religião, enquanto pinta um retrato realista da vida em Portugal no século XIX. Este romance é uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam a literatura realista e desejam explorar os temas complexos da moralidade e da hipocrisia

Download do Livro original aqui

Livro: O crime do padre Amaro Cenas da vida devota Autor: José Maria Eça de Queirós

Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.