Publicidade

Exercícios de História sobre continente americano, com gabarito

Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre continente americano, com gabarito



1. (FEPESE) Analise o texto abaixo:

O Brasil é o maior país em área.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) quinto • do continente americano
b. ( ) quinto • do Mundo
c. ( ) sexto • do Mundo
d. ( ) sexto • da América do Sul
e. ( ) oitavo • do planeta

2. (São José 2014/FEPESE) Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Alguns anos mais tarde Cabral, tentando chegar ao Oriente, aportou em terras atual-mente brasileiras. Não encontrando riquezas,retornou à Europa sem retomar a rota oriental descoberta por Vasco da Gama.
b. ( ) Os espanhóis passaram a controlar o comércio de especiarias com a viagem de Cristóvão Colombo que, no caminho para a Ásia, encon-trou o continente americano.
c. ( ) Vasco da Gama, em 1498, contornando acosta da África chegou a Calicute, possibilitando aos portugueses o controle de uma nova rota no comércio de especiarias.
d. ( ) O comércio com o Oriente foi controlado pelos países ibéricos até o século XVIII.Somente neste século holandeses e ingleses adquiriram a tecnologia necessária às navega-ções pelo Mar Oceano.
e. ( ) As descobertas portuguesas se fizeram por acaso, já que ao final do século XV – diferentemente dos espanhóis – os portugueses não tinham embarcações apropriadas nem dominavam o uso de instrumentos – como o astrolábio – e das cartas de marear.


3. (São José 2015/ FEPESE) Os Estados Unidos representam a grande força política, econômica, militar e cultural da atualidade. É a maior população e o segundo maior país em área do continente americano.Sobre os Estados Unidos, é correto afirmar:

1. O território dos Estados Unidos é o quarto maior do mundo.
2. Nas regiões que correspondem ao norte e ao centro da costa leste, desenvolveram-se colônias de exploração.
3. Atualmente os Estados Unidos estão dividido sem 50 Estados e dois deles não se encontram em terras contínuas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. Assinale a alternativa que indica corretamente o maior país do continente americano em relação aotamanho territorial de sua área.

a. ( ) Canadá
b. ( ) Alasca
c. ( ) Brasil
d. ( ) México
e. ( ) Estados Unidos

5. (São José 2015/ FEPESE) O continente americano se destaca pela grande extensão latitudinal e grande variedade de solos, cli-mas e formações vegetais. Acerca do continente americano, é correto afirmar:

1. A América foi colonizada pelos europeus deforma pacífica que juntaram-se aos milhares de nativos que viviam na região.
2. Inicialmente as terras foram chamadas de Novo Mundo e começaram a ser povoadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI como Espanha,Portugal, Inglaterra, Holanda e França.
3. A América do Sul corresponde a 43% do continente e tem terras nos dois hemisférios, por ser cortada pelo paralelo de Greenwich.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3


6.(Brusque 2009) América do Sul é correto afirmar:

a( ) Localiza-se inteiramente nos hemisférios meridional e ocidental, sendo atravessado tanto pela linha do Equador quanto pelo Trópico de Capricórnio.
b( ) Apresenta uma população absoluta de aproximadamente 350 milhões de pessoas, marcada por uma forte diversidade étnica, concentrada especialmente nas áreas próximas ao litoral,fator que pode ser explicado pelo processo de colonização ocorrido na região.
c( ) Apesar da grande população e do nível de desenvolvimento observado em países como Brasil e Argentina, possui uma população pre-ponderantemente rural, o que explica a pre-dominância da economia no setor primário.
d( ) Tem como limites naturais o mar do Caribe, o oceano Atlântico e o oceano Pacífico, sendo todos os países da região banhados por um destes, o que contribui fortemente para o escoamento dos produtos em direção aos mercados asiáticos e europeus.
e( ) A baixa desigualdade econômica e o respeito à diversidade cultural podem ser explicados pela composição heterogênia da população da região, composta especialmente por grupos indígenas, descendentes de europeus e africanos.




7. (RERIUTABA 2014/Fonoaudiólogo) O continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima do mundo, desde os climas mais frios do Polo Norte e da Patagônia, na América do Sul, com poucas espécies vegetais e animais, até o clima árido com paisagem desértica, onde predominam plantas xerófitas. Essa variedade de climas no continente se deve à sua grande extensão territorial, no sentido norte-sul, além das suas cordilheiras. Em que
alternativa a relação clima-latitude está corretamente expressa?

a) Quanto maior a latitude menor a temperatura.
b) Ao se aproximar dos polos, a latitude diminui e a temperatura aumenta.
c)O continente americano é cortado ao norte pelo Círculo Polar Antártico.
d) Na maior parte da América do Norte, predomina o clima equatorial.

8. (São José 2017)No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América tiveram aeronaves comerciais sequestradas, as Torres Gêmeas destruídas e o Pentágono atingido, no que foi denominado “dia de terror” pelo The New York Times (12/set/2001).
Qual grupo terrorista assumiu a autoria desses ataques?
a. ( ) Al-Qaeda
b. ( ) Talibã
c. ( ) FARC
d. ( ) Hamas
e. ( ) Estado Islâmico



Exercícios de História sobre continente americano, com gabarito


9. (São José 2013) No dia 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York foram destruídas em um atentado terrorista atribuído à organização Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica uma consequência, em curto prazo, desse fato histórico.
a. ( ) A Guerra Civil da Líbia.
b. ( ) A prisão de Saddam Hussein.
c. ( ) A invasão do Kuwait pelo Iraque.
d. ( ) A invasão da Baia dos Porcos, em Cuba.
e. ( ) A ofensiva militar norte-americana ao Afeganistão.

10. (Tijucas 2011) O ataque às torres gêmeas em Nova Yorque provocou uma onda de temor a novos ataques e nos fez conhecer dezenas de grupos chamados terroristas por tentarem fazer prevalecer seus objetivos políticos de
forma violenta. Um desses grupos é a Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica o líder comumente associado à essa organização.
a. ( ) Reza Pahlevi
b. ( ) Yasser Arafat
c. ( ) Mahmud Abbas
d. ( ) Osama Bin Laden
e. ( ) Jose Ignacio Juana Chaos


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.