Publicidade

La Odisea Homero | Libros Clasicos

Título: La Odisea

Autor: Homero

Categoria: Literatura

Idioma: Espanhol

La Odisea Homero



Homero (em grego: Ὅμηρος, transl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Resenha do Livro "A Odisséia" de Homero


Introdução


"A Odisséia" é uma das mais famosas obras da literatura grega antiga, atribuída ao poeta épico Homero. Escrito por volta do século VIII a.C., o livro é uma sequência da "Ilíada" e narra as aventuras do herói Odisseu (ou Ulisses, na versão latina) enquanto ele tenta retornar para sua terra natal, Ítaca, após a Guerra de Troia. Esta epopeia é uma das principais obras da literatura clássica e uma parte fundamental do cânone da literatura mundial.

Contexto Histórico e Artístico


"A Odisséia" é um dos pilares da literatura grega antiga e um exemplo primoroso da tradição épica. A obra foi transmitida oralmente por gerações antes de ser registrada por escrito, e sua influência pode ser vista em muitas outras narrativas épicas, tanto na Grécia Antiga quanto em culturas posteriores.

Enredo


A história de "A Odisséia" começa dez anos após o fim da Guerra de Troia, quando Odisseu inicia sua jornada de retorno para Ítaca. No entanto, ele enfrenta inúmeras dificuldades e aventuras durante o caminho, incluindo encontros com deuses e criaturas míticas, como a feiticeira Circe e o ciclope Polifemo. Enquanto isso, em Ítaca, sua esposa Penélope aguarda seu retorno, sendo assediada por pretendentes que acreditam que Odisseu está morto.

A narrativa é uma exploração épica das virtudes heróicas, da astúcia de Odisseu, dos desafios que ele enfrenta e do desejo inabalável de retornar à sua terra natal e à sua família.

Temas Centrais


Astúcia e Heroísmo - Odisseu é conhecido por sua astúcia e inteligência, e a história destaca como essas qualidades são tão importantes quanto a força bruta em suas lutas e aventuras.

Lealdade e Amor - A lealdade de Penélope a Odisseu e seu amor duradouro são temas centrais, assim como a determinação de Odisseu em retornar a Ítaca para sua família.

Intervenção Divina - A intervenção dos deuses gregos na vida dos mortais é um elemento recorrente, influenciando o destino de Odisseu e seus companheiros.

Conclusão


"A Odisséia" de Homero é uma obra-prima que continua a cativar leitores de todas as idades e culturas. A epopeia não apenas oferece uma narrativa emocionante e cheia de reviravoltas, mas também explora temas profundos da condição humana, como a coragem, a astúcia, o amor e a determinação.

A influência de "A Odisséia" na literatura e na cultura é inegável, e a epopeia permanece como um testemunho duradouro da riqueza da tradição literária grega. É uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada na mitologia, na literatura clássica ou nas histórias de heróis que enfrentam desafios inimagináveis em busca de seu lar e sua identidade
Homero
LA ODISEA

Canto I. Los dioses deciden en asamblea el retorno de Odiseo
Canto II. Telémaco reúne en asamblea al pueblo de Itaca
Canto III. Telémaco viaja a Pilos para informarse sobre su padre
Canto IV. Telémaco viaja a Esparta para informarse sobre su padre
Canto V. Odiseo llega a Esqueria de los feacios
Canto VI. Odiseo y Nausícaa
Canto VII. Odiseo en el palacio de Alcínoo
Canto VIII. Odiseo agasajado por los feacios
Canto IX. Odiseo cuenta sus aventuras: los Cicones, los Lotófagos, los Cíclopes
Canto X. La isla de Eolo. El palacio de Circe la hechicera
Canto X1. Descensus ad inferos
Canto XII. Las Sirenas. Ercila y Caribdis. La isla del Sol.Ogigia
Canto XIII. Los feacios despiden a Odiseo. Llegada a Itaca
Canto XIV. Odiseo en la majada de Eumeo
Canto XV. Telémaco regresa a Itaca
Canto XVI. Telémaco reconoce a Odiseo
Canto XVII. Odiseo mendiga entre los pretendientes
Canto XVIII. Los pretendientes vejan a Odiseo
Canto XIX. La esclava Euriclea reconoce a Odiseo
Canto XX. La última cena de los pretendientes
Canto XXI. El certamen del arco
Canto XXII. La venganza
Canto XXIII. Penélope reconoce a Odiseo
Canto XXIV. El pacto

La Odisea Homero | Libros Clasicos





Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.