Publicidade

Tese da UNB analisa a Formação de Mestres das Bandas Militares

Pesquisa da UNB analisa a Formação de Mestres das Bandas Militares


Uma Dissertação de Mestrado da Universidade de Brasília (UNB) desenvolvida por Ivair Gomes da Silva, Orientado pelo Dr. David Bretanha Junker,  analisou o processo de formação musical dos mestres de bandas militares da Marinha do Brasil : dificuldades e utilização de uma técnica gestual expressiva.

De acordo com Ivair Silva, que em sua carreira na Marinha do Brasil atuou em bandas como a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiro Navais e na Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), dentre outras, o propósito desta pesquisa foi averiguar o processo de formação musical dos mestres de bandas militares da Marinha do Brasil.

O estudo destaca as dificuldades e a possibilidade da utilização de uma técnica gestual expressiva. 

Segundo o mestre "a pesquisa na área de performance musical ganha espaço a cada dia. Os temas voltados para a regência de banda crescem, porém de forma mais tímida"

No vídeo abaixo veja o Regente Ivair à frente da Banda do Grupamento de Fuzileiros
Navais de Brasília (GptFNB) atuando na emblemática Catedral de Brasília.


Segundo o Regente, autor da dissertação, foram emitidas algumas recomendações pertinentes ao aprimoramento dos envolvidos no estudo. A pesquisa foi desenvolvida entre os militares da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB). 

Metodologia da pesquisa


Foi realizado um levantamento de dados entre os componentes da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. 

A coleta de dados dos integrantes da banda ocorreu por intermédio de questionário e entrevista, considerando que foi aplicada a pesquisa-ação como meio metodológico capaz de se obter o resultado desejado. 

O pesquisador relata que foi trabalhada a questão do gestual de regência a fim de obter maior expressividade aplicando a Matriz DJunker.

Para tanto, foi iniciado um trabalho piloto, a princípio com apresentação de um concerto comentado que demonstrou as possibilidades de trabalho a ser realizado com os diversos tipos de bandas existentes atualmente na Marinha do Brasil.

Concluiu-se que as ferramentas de regência utilizadas pela área acadêmica apresentaram-se como meio capaz de viabilizar a construção de uma técnica gestual expressiva na regência dos mestres de banda na MB, sendo recomendada em campo, assim, destinado.

Segundo o estudo, a realidade das atividades de regência relacionadas a atuação desses profissionais é complexa e a abordagem de uma particularidade da regência de tamanha relevância não é aprofundada em cursos internos em função, logicamente, do tempo destinado para a formação desses músicos, mas essas dificuldades podem ser facilmente erradicadas, como demonstra a pesquisa. 

Outro aspecto relatado na pesquisa é que o contexto de atuação é muito diversificado atuando em locais públicos como shopping e escolas que são eficazes na divulgação da Força Militar, mas apresentam dificuldades como acústica,  “delay” de tempo e “ecos”, conforme podemos ver no vídeo em seguida.




No entanto, segundo o regente "o grupo já desenvolveu uma expertise para superar tais situações", porém, conforme ressalta a pesquisa  o desenvolvimento de uma regência musical com gestual apurado e expressivo tem papel de suma importância, na performance da banda militar. 

Foto:youtube


Por fim, o estudo sugere a utilização de ferramentas que possam auxiliar no aperfeiçoamento do processo de formação do regente. Para Ivair é uma "opção efetiva, capaz de prover aprimoramento aos mestres de banda na Marinha do Brasil, com potencial de obter resultados positivos no que se refere ao gestual de regência expressivo."

Fonte: UNB


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.