Publicidade

Exercícios sobre Globalização, com gabarito

Confira nesta postagem uma série de exercícios de geografia sobre globalização sugeridos para o ensino fundamental e ensino médio. Com gabarito e respostas.

Exercícios sobre globalização

Questões objetivas sobre globalização 


1. Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos transportes favorecem o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países.
Analise as afirmativas abaixo em relação à globalização e aos avanços tecnológicos.
1. Atualmente o mundo forma um sistema integrado no qual países, cidades, empresas e universidades, por exemplo, encontram-se
interligados.
2. São poucas as transformações no espaço geográfico, em decorrência da globalização da economia.
3. Na economia global, as atividades desenvolvidas pelos mais variados tipos de trabalhadores exigem cada vez menos criatividade e
qualificação.
4. A grande circulação de informações, mercadorias e pessoas fez surgir uma sociedade em que determinados valores são globais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Publicidade
2. A primeira metade do século XX foi marcada por devastadoras guerras entre Estados.
Acerca dos conflitos regionais na ordem global e globalização, analise as afirmativas abaixo:
1. Na globalização, os fluxos de mercadorias, capitais e informações têm caráter regional.
2. A existência de guerra civil em um país desestimula os investimentos internos e estrangeiros, provocando fuga de capitais e reduzindo o crescimento.
3. Entre as áreas de tensão internacional, destacam-se o Grande Oriente Médio, o Leste Europeu e a Federação Russa e o Continente Africano.
4. De modo geral as guerras civis decorrem da fragilidade política dos Estados, incapazes de conter as tensões entre os grupos nacionais, prover segurança ou defender o seu território.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Publicidade
3. Atualmente vivemos no auge da globalização da economia e das comunicações, numa época marcada pelas contradições, pelo individualismo e pelas mudanças. Dentro desse cenário pós-moderno, as escolas devem atuar impondo novos desafios para os educadores.
Acerca do ensino da Geografia, analise as afirmativas abaixo.
1. Antigamente a Geografia fazia parte apenas dos livros didáticos, como se fosse feita para ficar no papel, tendo somente uma utilidade:
servir a interesses militares. Hoje a Geografia, em contrapartida, leva informações também de cunho político às populações que a vêem de uma maneira crítica.
2. A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que se perceba como participante do espaço que estuda onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens que estão inseridos num processo de desenvolvimento.
3. Hoje, o objeto de estudo da Geografia na escola é o espaço geográfico, entendido como espaço social, concreto e em movimento
dinâmico e possível de sucessivas mudanças, à medida que a sociedade também se modifica continuamente.
4. A Geografia na atualidade se preocupa com o meio ambiente, com o aumento populacional, com o fenômeno da urbanização, com a pobreza e a marginalização e com todo o espaço mundial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Publicidade
4. A globalização contemporânea é produto de um longo processo de formação de uma economia de dimensões planetárias. As Grandes Navegações e o colonialismo, as revoluções industriais e a revolução da informação foram momentos cruciais no processo de integração entre países, regiões e lugares do mundo. Analise as afirmativas abaixo em relação à globalização e à economia global.
1. A expansão colonial iniciada no século XVI corresponde a uma etapa importante da formação da economia global, à medida que conecta a Europa e a América e estabelece uma primeira divisão internacional do trabalho.
2. As Grandes Navegações, ocorridas entre os séculos XV e XVI, foram um momento crucial para o início do processo de globalização que se iniciava. Nessa época, a expansão comercial impulsionou potências como Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, França e Holanda para a busca de matérias-primas fora dos limites do
mundo conhecido.
3. O ciclo de inovações tecnológicas, iniciado na Primeira Revolução Industrial, gerou uma nova busca por mercados e matérias-primas,
integrando regiões africanas e asiáticas nos circuitos da produção industrial.
4. A Revolução Informacional, iniciada nas últimas décadas do século XX, intensificou os laços de dependência e integração entre as economias que fundamentam a globalização contemporânea.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

5. Os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia são as principais potências Industriais na atualidade. Em cada uma delas, a herança das velhas aglomerações industriais e o impacto das mudanças tecnológicas produziram paisagens industriais características.
A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e a China, que também vêm se firmando como grandes exportadores de produtos industrializados, integram-se ao mercado mundial a partir de trajetórias muito diferentes.
Acerca da industrialização e globalização desses mercados, analise as afirmativas abaixo:
1. A industrialização estadunidense começou na porção nordeste do país, onde se desenvolveram as indústrias de consumo da Nova Inglaterra, impulsionadas pelos centros comerciais e bancários do Atlântico, como Nova York e Boston.
2. Desde as últimas décadas do século XIX, a expansão industrial no Japão foi fortemente concentrada nas cidades da costa do Atlântico.
3. A Europa foi o berço das primeiras grandes aglomerações industriais do planeta, na maioria polarizadas pela presença de complexos siderúrgicos.
4. A China se tornou uma potência industrial e exportadora nos últimos decênios. A política de liberalização e abertura econômica abriu o país para os investimentos estrangeiros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Publicidade

6. A globalização se manifesta em sentidos múltiplos e contrários, levando riqueza a algumas regiões do mundo e explorando outras ao extremo.
Analise as afirmativas abaixo acerca do tema:
1. A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta, causando uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países.
2. A Revolução Industrial iniciada na Alemanha e espalhada depois para outros países europeus e pelos Estados Unidos, marcou uma nova fase da globalização.
3. O geógrafo Milton Santos chama o período da globalização de mundo interligado (inovações tecnológicas como os celulares e os microcomputadores, além da vasta rede de tecnologias integradas a eles) de técnico-científico-informacional.
4. A globalização partiu de um movimento que chamávamos na época de Grandes Navegações, no século XVI, que abriu aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo, principalmente na América.
5. A corrida armamentista e a corrida espacial promovidas durante a I Guerra Mundial resultaram em avanços tecnológicos largamente aplicados ao mundo moderno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

7. Nas últimas décadas do século XX, o mundo começou a vivenciar mais intensamente um processo conhecido como globalização da economia.
Analise as afirmativas abaixo acerca da economia global:
1. Uma decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta pode provocar reações em cadeia.
2. Há uma rápida expansão dos fluxos financeiros graças ao uso de computadores e satélites, investimentos em bolsas de valores ou pagamentos por mercadorias ou serviços.
3. A partir da segunda metade do século XX, as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços começaram a instalar filiais em
vários países, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Publicidade
8. A globalização tem várias faces. A face histórica, em que, ao longo dos séculos, os povos entraram em contato pacífico ou hostil entre si, por via terrestre ou por meio das navegações; a econômica, movida pela expansão do comércio entre várias regiões; e a das trocas culturais, em que as línguas, religiões e tradições de diversas partes do planeta tomaram contato umas com as outras.
Acerca do fenômeno conhecido como globalização, é correto afirmar:
1. O processo resultou em fusões, intercâmbios enriquecedores e também em conflitos, expostos cotidianamente pela imprensa.
2. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra e espalhada para outros países europeus e para os Estados Unidos, marcou uma nova fase da globalização.
3. A partir dos anos 1970, teve início a revolução técnico-científica informacional, baseada na indústria de microeletrônica, na informática e na tecnologia da informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.


9. O comércio internacional tem sido um dos principais impulsionadores da globalização, fundamental para o aumento da interdependência entre os países.
Acerca da globalização e dos fenômenos decorrentes desse processo, assinale a alternativa correta:
a. ( ) Ao redor do mundo, o que tem acontecido é uma diminuição entre a diferença de salários de todos os setores econômicos.
b. ( ) A globalização equiparou classes sociais, diminuindo as desigualdades entre elas.
c. ( ) Com a globalização, tem diminuído consideravelmente o número de desfavorecidos ao longo de todos os continentes.
d. ( ) A globalização tem aumentado a diferença entre a renda dos países ricos e a dos pobres, aprofundando as desigualdades entre os países e no interior desses.
e. ( ) A lógica da produção do mundo globalizado está na total equiparação dos países ricos e industrializados com os países menos favorecidos pelo sistema.
aqui

10.  Nos dias atuais, com a globalização, a expressão “Fábrica Global” busca sintetizar os novos processos de ordenamento do território fabril, cuja característica principal é:
a) o processo produtivo de bens em diferentes lugares, tendo como suporte de realização as redes técnicas de informação, financiamento e comercialização.
b) a produção de bens em grandes unidades fabris para administrar melhor as relações de trabalho.
c) o processo produtivo em um único ponto do território, para evitar a divisão técnica do trabalho e impedir o desperdício de energia.
d) a produção especializada de bens e serviços em megaempresas, com o objetivo de fortalecer o domínio do mercado interno.
Publicidade

Gabarito dos exercícios sobre globalização


1 - B
2 - E
3 - E
4 - D
5 - C
6 - C
7 - E
8 - E
9 - D
10. A

Exercícios sobre Globalização, com gabarito


Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.