Publicidade

Como estudar para Provas Sozinho?



Nesta postagem relacionamos algumas dicas para o aluno se preparar para a realização da avaliação escolar. A maratona de provas pode fazer com que o estudante se perca em seus estudos. A preparação na véspera da prova é fundamental para um bom aproveitamento do exame:

Como estudar para Provas Sozinho?

  1. Saber o quanto do conteúdo foi alcançado com os estudos e rever alguns pontos e notas de aulas.
  2. Reserve tempo suficiente para revisar seus materiais de estudo.
  3. Em geral, os alunos se saem melhor nas questões objetivas quando se preparam como se fosse uma prova discursiva. Tente redigir texto sobre assuntos fundamentais;
  4. Para melhor memorização da memória, tenha uma boa noite de sono na noite anterior; evite a maratona ou sessões de estudo a noite toda.
  5. Não esqueça de comer! Inclua proteínas e evite quantidades excessivas de açúcar e cafeína.
  6. Seja confiante em sua capacidade de ter sucesso! Seja positivo.
  7. Pratique previamente técnicas de relaxamento (como respiração profunda) se você for propenso a ansiedade.
  8. Sente-se em seu assento habitual de estudo para revisar se possível, mas sente-se onde você possa evitar distrações.
  9. Separe todos os materiais necessários, ou seja, lápis, canetas, relógio, etc permitidos para a prova.
  10. Saiba exatamente quanto tempo você precisa para concluir o exame. Faça simulações.
  11. Revise tópicos importantes.
  12.  Planeje como você abordará o exame. Prefira questões fáceis primeiro.
Preparar um Cronograma de Estudos não é uma tarefa fácil. Se o seu objetivo for montar um cronograma de estudos para faculdade, cronograma para o ENEM, cronograma de estudos para o vestibular, cronograma de estudos para concurso, cronograma de estudos para oab ou para qualquer outro motivo uma coisa é certa. Comece agora!



7 maneiras de elaborar um Cronograma de Estudos eficaz

1 - Para se preparar para uma prova planeje um cronograma de atividades equilibradas. 


A vida do estudante tem muitos aspectos que são muito importantes para o sucesso. Você deve considerar isso em seu plano de estudo Alguns aspectos têm requisitos de tempo fixo e alguns são flexíveis. Os mais comuns que você deve considerar são: alimentação, organização, aulas, trabalho, espiritualidade, dormir, recreação, estudo, relaxamento, socialização


2 - Estude em um horário regular e em um lugar regular quando estiver se preparando para uma prova. 

Não há um modelo de cronograma de estudos perfeito. Tudo é adaptação. Estabelecer hábitos de estudo é extremamente importante. Saber o que você vai estudar e economizar muito tempo fazendo decisões e retrair os seus passos para obter os materiais necessários, etc.  Evite generalizações na sua agenda como “estudo”. Faça uma planilha de horarios.

3 - Estude assim que possível após a aula. 

Uma hora de estudos logo após a aula fará o mesmo efeito de várias horas alguns dias depois. Faça um mapa de estudos. Revise notas de aula enquanto elas ainda estão frescas em sua mente. Elabore uma grade de estudos e aproveite enquanto a sua memória ainda é precisa.

4 - Use horas estranhas durante o dia .  

Criar um cronograma exige criatividade. Use Períodos livre dispersos de 1 a 2 horas entre as aulas ou trabalho que são facilmente desperdiçados. Planejando e estabelecendo hábitos de usá-los  irá resultar em tempo livre para recreação em outros momentos da semana. Faça esquemas de estudo e limite seus blocos de tempo de estudo a não mais do que 2 horas em qualquer assunto de cada vez. Depois de  1 a 2 horas de estudo você começa a se cansar rapidamente e sua capacidade de concentrar diminui rapidamente. Fazer uma pausa e depois focar em outro tema fornecerá a mudança necessária para que mantenha sua eficiência.

5 - Providencie uma revisão espaçada para se preparar para a prova.  

Um período semanal regular em que você analisará o estudo realizado em cada um dos seus cursos e certifique-se de estar atualizado. Esta revisão deve ser cumulativa, cobrindo brevemente todo o trabalho feito até agora.

6 - Inclua no seu cronograma o cuidado com a saúde. 

Ao colocar as primeiras coisas em primeiro lugar, você tem certeza de obter o mais importante a cada tempo. Coma refeições bem equilibradas e faça exercícios regularmente. Tire um tempo para boas refeições e exercícios.
Alimentação saudável e exercícios podem melhorar drasticamente sua concentração, humor e aumento seu nível de energia.

7 - Dobrar suas estimativas de tempo. 

A maioria das pessoas tende a subestimar quanto tempo para uma determinada atividade de estudos será necessária. Uma boa regra é estimar quanto tempo você realisticamente acha que vai durar e depois dobrar.
Prova de Matemática, Prova de Português, Prova do ENEM, Conhecimentos Gerais. Provas e mais provas.


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.