Publicidade

Texto para aula de Literatura: O Homem em Os Sertões, de Euclides da Cunha



Divisão da parte que fala sobre o Homem por Euclides da Cunha em Os sertões. A classificação serve como um guia para elaboração de um resumo ou resenha do livro.

O Homem em Os Sertões, de Euclides da Cunha


  • I. Complexidade do problema etnológico no Brasil. 

Nesta parte Euclides da Cunha aborda a Variabilidade do meio físico e sua reflexão na História., além da Ação do meio na fase inicial da formação das raças. O autor de Os Sertões também fala da formação brasileira no Norte.

  • II. Gênese dos jagunços; 

Em gênese dos jagunços Euclides fala de colaterais prováveis dos paulistas. Aborda a Função histórica do rio S. Francisco. Descreve o vaqueiro, mediador entre o bandeirante e o padre. Fala sobre as Fundações jesuíticas na Bahia e das Causas favoráveis à formação mestiça dos sertões, distinguindo-a dos cruzamentos no litoral. Uma raça forte.

  • III. O sertanejo. 

Em sertanejo o escritor de Os Sertões descreve o que chama de Tipos díspares: o jagunço e o gaúcho. Os vaqueiros. Servidão inconsciente; vida primitiva. A vaquejada e a arribada. Tradições. Fala também sobre a seca o insulamento no deserto da religião mestiça: seus fatores históricos e do Caráter variável da religiosidade sertanejo: a Pedra Bonita e Monte Santo. As missões atuais.

  • IV. Antônio Conselheiro, documento vivo de atavismo. 

Euclides da Cunha classifica o ativista como um agnóstico bronco. Grande homem pelo avesso, representante natural do meio em que nasceu. Fala dos Antecedentes de família: os Maciéis e de Uma vida bem auspiciada. Relata sobre Primeiros reveses; e a queda das Peregrinações e martírios, lendas. As prédicas. Preceitos de montanista. Profecias. Um heresiarca do século 2 em plena idade moderna. Tentativa de reação legal. Hégira para o sertão.
Texto para aula de Literatura: Os Sertões de Euclides da Cunha o Homem

  • V. Canudos

Sobre Canudos o autor fala dos antecedentes — aspecto original — e crescimento vertiginoso, Regimen da urbs. Fala sobre o que chama de Polícia de bandidos. Caracteriza a População multiforme. O templo. Estrada para o céu. As rezas. Agrupamentos bizarros. Por que não pregar contra a República ? Uma missão abortada. Maldição sobre a Jerusalém de taipa.


Os sertões de Euclides da Cunha é um livro sobre a guerra de Canudos uma obra clássica da literatura brasileira.Importante leitura para estudantes do Ensino Médio, Vestibular e ENEM.

Fonte:
BRASIL. Os Sertões. Euclides da Cunha. Portal Domínio Público Biblioteca Digital Desenvolvida em Software Livre. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/>  


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.