Implementação de Educação Inclusiva para PNE

Implementação de Educação Inclusiva para portadores de Necessidades Especiais. Pesquisadora de Portugal  analisou as Condições da Implementação de  Classificação Internacional de Funcionamento, Deficiência e Saúde, versão para crianças e jovens  em Educação. Tema de grande importância para efetivação da Educação Inclusiva para portadores de Necessidades Especiais no Brasil.

Implementação de Educação Inclusiva para portadores de Necessidades Especiais





Segundo a pesquisa refletindo as tendências internacionais para a implementação de educação inclusiva, Portugal promulgou uma lei de educação especial (Lei nº 3/2008) em 2008, definindo mudanças substanciais na prática educacional. Uma das mudanças mais importantes consistiu em determinar que a elegibilidade para serviços de educação especial seja baseada no perfil de funcionamento dos alunos documentados com a Classificação Internacional de Funcionamento, Deficiência e Saúde, versão para crianças e jovens (ICF-CY, WHO, 2007). 

O estudo descrito neste manuscrito pertence a um projeto mais amplo e consistiu na administração de uma pesquisa para uma amostra nacionalmente representativa de 551 profissionais, para examinar os fatores que consideraram mais influentes para a facilidade percebida no uso do ICF-CY, bem como identificar a medida em que os grupos profissionais e a inscrição no treinamento se relacionam com a opinião sobre o uso do ICF. 


Leia também: A ameaça oculta do estresse dos professores

Metodologia utilizada pelos pesquisadores


Para o recrutamento de amostras, 414 grupos de escolas foram selecionados aleatoriamente, estratificados de acordo com a distribuição de escolas nas diferentes Direções Regionais de Educação em Portugal. A pesquisa consistiu em questões demográficas e 49 itens dimensionados, avaliados em uma escala de Likert de 4 pontos em que os entrevistados avaliaram: 
(i) a facilidade percebida no uso de ICF-CY; 
(ii) seu nível de conhecimento sobre aspectos conceituais e processuais inerentes à implementação da Lei, bem como, em relação aos papéis desempenhados definidos; 
(iii) até que ponto suas escolas apresentaram condições de colaboração; 
(iv) a importância das variáveis ​​contextuais como condições valiosas para o uso do ICF-CY. 





Publicidade

Resultados da Pesquisa


Os resultados mostraram que o estabelecimento de mecanismos de colaboração e interdisciplinaridade foram condições centrais para atender a abrangência e rigor que definem uma avaliação baseada em ICF-CY. Da mesma forma, a consideração de diversas origens e necessidades de grupos profissionais em termos de conhecimento precisa ser um requisito central para implementar uma abordagem informada ICF-CY. Uma implicação importante para os programas de treinamento é ter um foco expandido em demonstrações sobre como o ICF-CY pode ser usado para apoiar a implementação de perspectivas sócio-ecológicas e inclusivas. A consideração de diversas origens e necessidades de grupos profissionais em termos de conhecimento precisa ser um requisito central para a implementação de uma abordagem informada ICF-CY. Uma implicação importante para os programas de treinamento é ter um foco expandido em demonstrações sobre como o ICF-CY pode ser usado para apoiar a implementação de perspectivas sócio-ecológicas e inclusivas. A consideração de diversas origens e necessidades de grupos profissionais em termos de conhecimento precisa ser um requisito central para a implementação de uma abordagem informada ICF-CY. Uma implicação importante para os programas de treinamento é ter um foco expandido em demonstrações sobre como o ICF-CY pode ser usado para apoiar a implementação de perspectivas sócio-ecológicas e inclusivas.


Confira a Publicação Original da Pesquisa:  https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2018.00020/abstract

Manuela Sanches-Ferreira, Mónica Silveira-Maia, Silvia Alves and   Rune SimeonssonConditions for Implementing the ICF-CY in Education: the Experience in Portugal. Disponível em <  https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2018.00020/abstract > Acessado em 12/03/2018. 
Distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License (CC BY) . 



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.