Implementação de Educação Inclusiva para portadores de Necessidades Especiais. Pesquisadora de Portugal analisou as Condições da Implementação de Classificação Internacional de Funcionamento, Deficiência e Saúde, versão para crianças e jovens em Educação. Tema de grande importância para efetivação da Educação Inclusiva para portadores de Necessidades Especiais no Brasil.
Implementação de Educação Inclusiva para portadores de Necessidades Especiais
Segundo a pesquisa refletindo as tendências internacionais para a implementação de educação inclusiva, Portugal promulgou uma lei de educação especial (Lei nº 3/2008) em 2008, definindo mudanças substanciais na prática educacional. Uma das mudanças mais importantes consistiu em determinar que a elegibilidade para serviços de educação especial seja baseada no perfil de funcionamento dos alunos documentados com a Classificação Internacional de Funcionamento, Deficiência e Saúde, versão para crianças e jovens (ICF-CY, WHO, 2007).
O estudo descrito neste manuscrito pertence a um projeto mais amplo e consistiu na administração de uma pesquisa para uma amostra nacionalmente representativa de 551 profissionais, para examinar os fatores que consideraram mais influentes para a facilidade percebida no uso do ICF-CY, bem como identificar a medida em que os grupos profissionais e a inscrição no treinamento se relacionam com a opinião sobre o uso do ICF.
Metodologia utilizada pelos pesquisadores
Para o recrutamento de amostras, 414 grupos de escolas foram selecionados aleatoriamente, estratificados de acordo com a distribuição de escolas nas diferentes Direções Regionais de Educação em Portugal. A pesquisa consistiu em questões demográficas e 49 itens dimensionados, avaliados em uma escala de Likert de 4 pontos em que os entrevistados avaliaram:
(i) a facilidade percebida no uso de ICF-CY;
(ii) seu nível de conhecimento sobre aspectos conceituais e processuais inerentes à implementação da Lei, bem como, em relação aos papéis desempenhados definidos;
(iii) até que ponto suas escolas apresentaram condições de colaboração;
(iv) a importância das variáveis contextuais como condições valiosas para o uso do ICF-CY.
Publicidade
Resultados da Pesquisa
Os resultados mostraram que o estabelecimento de mecanismos de colaboração e interdisciplinaridade foram condições centrais para atender a abrangência e rigor que definem uma avaliação baseada em ICF-CY. Da mesma forma, a consideração de diversas origens e necessidades de grupos profissionais em termos de conhecimento precisa ser um requisito central para implementar uma abordagem informada ICF-CY. Uma implicação importante para os programas de treinamento é ter um foco expandido em demonstrações sobre como o ICF-CY pode ser usado para apoiar a implementação de perspectivas sócio-ecológicas e inclusivas. A consideração de diversas origens e necessidades de grupos profissionais em termos de conhecimento precisa ser um requisito central para a implementação de uma abordagem informada ICF-CY. Uma implicação importante para os programas de treinamento é ter um foco expandido em demonstrações sobre como o ICF-CY pode ser usado para apoiar a implementação de perspectivas sócio-ecológicas e inclusivas. A consideração de diversas origens e necessidades de grupos profissionais em termos de conhecimento precisa ser um requisito central para a implementação de uma abordagem informada ICF-CY. Uma implicação importante para os programas de treinamento é ter um foco expandido em demonstrações sobre como o ICF-CY pode ser usado para apoiar a implementação de perspectivas sócio-ecológicas e inclusivas.
Veja também:
Veja também:
Texto sobre inclusão escolar, inclusão na escola, educação especial inclusiva, inclusão social nas escolas, educação inclusiva na escola.
Confira a Publicação Original da Pesquisa: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2018.00020/abstract
Manuela Sanches-Ferreira, Mónica Silveira-Maia, Silvia Alves and Rune SimeonssonConditions for Implementing the ICF-CY in Education: the Experience in Portugal. Disponível em < https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2018.00020/abstract > Acessado em 12/03/2018.
Distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License (CC BY) .
Por Blog Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
0 comentários:
Postar um comentário