Você pode interpretar um texto de uma forma, enquanto o seu professor pode ter uma compreensão diferente. A chave é garantir que estas duas interpretações sejam mais parecidas quanto possível. Você pode desenvolver uma compreensão mútua dos verbos diretivos do texto e calcular uma resposta efetiva usando as seguintes etapas:
6 Dicas de Interpretação de Texto
- Examine o texto e o contexto: quem é o autor? Quem é o editor? Onde e quando foi escrito? Que tipo de texto é este?
- Examine o texto: qual é o tópico? Quais são as principais idéias?
- Que tipos de raciocínio (histórico, psicológico, político, filosófico, científico etc.) são empregados?
- Qual metodologia é empregada e qual teoria é desenvolvida?
- Como minha leitura do texto pode ser tendenciosa? Estou impondo idéias ou valores do século XXI no texto? E se então, isso é problemático?
- Procure o verbo em um dicionário e anote todos os definições.
- Liste todos os sinônimos possíveis ou termos relacionados e procure aqueles também; então, veja se algum desses termos sugere uma interpretação mais clara do que a tarefa está pedindo para você fazer.
- Procure tirar dúvidas com seu professor, mas não se desanime se ele /ela não estiver disposto a esclarecer ou fornecer informações adicionais; sua interpretação das direções e abordagem subseqüente para cumprir os critérios de atribuição podem ser um dos seus propósitos.
- Consulte um site na internet confiável para pesquisa.
- Amplie seu conhecimento lendo outros textos sobre o mesmo assunto.
- Muitas obras literárias comentam as lutas pelo poder que ocorrem durante o tempo em que foram escritas. Examine outros textos do mesmo período, como diários, registros e instituições, ajuda a entender melhor o trabalho literário
- A linguagem influencia a maneira como interpretamos o texto (a dicção de uma peça). Compare "a linguagem dos documentos contemporâneos e das obras literárias" revela "suposições, preconceitos e atitudes culturais ocultas que se relacionam com os dois tipos de
- leia o artigo inteiro, começando com o resumo novamente. Não pule as figuras, releia as partes que você não entende. Anote as perguntas que você tiver à medida que avança.
Fonte:
Corrine E. Hinton So You’ve Got a Writing Assignment. Now What? Disponível em <http://writingspaces.org/sites/default/files/hinton--so-youve-got-a-writing-assignment.pdf> under a Creative Commons License. Acessado em <14/03/18> P.24
Andreia Barros
Por Blog Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
0 comentários:
Postar um comentário