Publicidade

13 dicas para Interpretação de Texto

Você pode interpretar um texto de uma forma, enquanto o seu professor pode ter uma compreensão diferente. A chave é garantir que estas duas interpretações sejam mais parecidas quanto possível. Você pode desenvolver uma compreensão mútua dos verbos diretivos do texto e calcular uma resposta efetiva usando as seguintes etapas:

6 Dicas de Interpretação de Texto

Dicas de Interpretação de Texto




  1. Examine o texto e o contexto: quem é o autor? Quem é o editor? Onde e quando foi escrito? Que tipo de texto é este?
  2. Examine o texto: qual é o tópico? Quais são as principais idéias?
  3. Que tipos de raciocínio (histórico, psicológico, político, filosófico, científico etc.) são empregados?
  4. Qual metodologia é empregada e qual teoria é desenvolvida?
  5. Como minha leitura do texto pode ser tendenciosa? Estou impondo idéias ou valores do século XXI no texto? E se então, isso é problemático?
  6. Procure o verbo em um dicionário e anote todos os definições.
  7. Liste todos os sinônimos possíveis ou termos relacionados e procure aqueles também; então, veja se algum desses termos sugere uma interpretação mais clara do que a tarefa está pedindo para você fazer.
  8. Procure tirar dúvidas com seu professor, mas não se desanime se ele /ela não estiver disposto a esclarecer ou fornecer informações adicionais; sua interpretação das direções e abordagem subseqüente para cumprir os critérios de atribuição podem ser um dos seus propósitos.
  9. Consulte um site na internet confiável para pesquisa.
  10. Amplie seu conhecimento lendo outros textos sobre o mesmo assunto.
  11. Muitas obras literárias comentam as lutas pelo poder que ocorrem durante o tempo em que foram escritas. Examine outros textos do mesmo período, como diários, registros e instituições, ajuda a entender melhor o trabalho literário
  12. A linguagem influencia a maneira como interpretamos o texto (a dicção de uma peça). Compare "a linguagem dos documentos contemporâneos e das obras literárias" revela "suposições, preconceitos e atitudes culturais ocultas que se relacionam com os dois tipos de
  13. leia o artigo inteiro, começando com o resumo novamente. Não pule as figuras, releia as partes que você não entende. Anote as perguntas que você tiver à medida que avança.

Fonte:
Corrine E. Hinton So You’ve Got a Writing Assignment. Now What? Disponível em <http://writingspaces.org/sites/default/files/hinton--so-youve-got-a-writing-assignment.pdf>  under a Creative Commons License. Acessado em <14/03/18> P.24

Andreia Barros



Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar