Publicidade

15 Exercícios sobre Produção de Texto, com gabarito

Exercícios sobre Produção de texto, com gabarito. Nesta postagem você poderá conferir uma série de questões de língua portuguesa, de provas de concursos públicos, sobre a produção textual. As questões são sugeridas para estudos, simulados, elaboração de provas e testes e atividades de aula.

Série de Exercícios sobre Produção de texto.

Questões objetivas sobre produção de texto


1. (Ituporanga 2009) Acerca das múltiplas dimensões que interferem e orientam a produção e a recepção de um texto, relacione a coluna 2 com a coluna 1.

Coluna 1

I. dimensão linguística
II. dimensão textual
III. dimensão discursiva
IV. dimensão cognitivo-conceitual

Coluna 2

( ) associada aos conceitos sobre o mundo e suas
inter-relações.
( ) relacionada aos interlocutores.
( ) vinculada aos recursos da língua.
( ) ligada à configuração do texto em gêneros discursivos ou em sequências.

Marque a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) I – III – I V– II
b. ( ) II – IV – I – III
c. ( ) IV – II – I – III
d. ( ) IV – III – I – II


2. (Camboriú 2015) Aponte a alternativa correta.

a. ( ) Gêneros do discurso são tipos relativamente estáveis de enunciados.
b. ( ) Gêneros textuais e Tipologia textual, na prática, são dois conceitos iguais para o ensino da gramática normativa, ao falante, em situações reais.
c. ( ) Solicitar aos alunos a produção de um determinado gênero textual não é diferente de pedir a ele a produção de um determinado “tipo” de texto.
d. ( ) Gêneros textuais são constructos teóricos definidos por propriedades linguísticas na norma culta.
e. ( ) Os tipos textuais são utilizados todas as vezes que os falantes estão inseridos em alguma situação comunicativa.

Publicidade

3. (Camboriú 2015) Sobre Gêneros do Discurso e Tipologia Textual, assinale a alternativa correta.
a. ( ) A narração, a descrição e a dissertação são gêneros textuais e mesmo fora do contexto escolar têm existência como tal.
b. ( ) Mesmo antes de serem constituídos, ou seja, por gênese, os gêneros carregam em si, ao mesmo tempo, uma relativa estabilidade e um caráter flexível e plástico.
c. ( ) Os gêneros textuais, uma vez constituídos, não podem se alterar já que foram projetados para uma interação social específica.
d. ( ) As tipologias textuais norteiam as interações sociais e, ao mesmo tempo, são por elas norteadas; apresentam flexibilidade para a organização dos enunciados; servem de baliza para o dizer social e para a interpretação desse dizer.
e. ( ) O gênero do discurso surge por meio de enunciados individuais que materializam uma situação de interação e que se movimentam em direção a uma regularidade.


4. (São José 2014) Com relação a produção de texto, indique a opçãocorreta, considerando os padrões de textualidade segundo a concepção de Beaugrande e Dressler.
a. ( ) intencionalidade, discursividade, foricidade, intertextualidade, coesão, coerência, referenciação
b. ( ) coesão, coerência, referenciação, sequenciação, interação, padronização, pragmaticidade 
c. ( ) coesão, coerência, aceitabilidade, gramaticalidade, polifonia, intertextualidade, contextualização
d. ( ) coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, intertextualidade
e. ( ) contextualização, progressão referencial, sequenciação, hipertextualização, foricidade, coesão, coerência

5 O que caracteriza a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo?
a) Uso predominante de diálogos.
b) Exposição de opiniões sem argumentação.
c) Introdução, desenvolvimento e conclusão.
d) Narrativa de eventos sequenciais.

6 Qual é a função da introdução em um texto dissertativo?
a) Desenvolver argumentos.
b) Sintetizar as ideias principais.
c) Apresentar o tema e a tese.
d) Finalizar o texto.

7 O que é uma tese em um texto argumentativo?
a) Resumo das ideias secundárias.
b) Ponto de vista central defendido.
c) Conclusão do texto.
d) Detalhamento de exemplos.

8 Na produção textual, o que são os conectivos?
a) Elementos visuais.
b) Palavras ou expressões que conectam as ideias.
c) Personagens principais.
d) Fatos narrados.

9 Qual é a principal diferença entre texto dissertativo e narrativo?
a) O primeiro apresenta apenas fatos, enquanto o segundo defende uma tese.
b) O primeiro narra eventos, enquanto o segundo expõe argumentos.
c) O primeiro é mais curto que o segundo.
d) O segundo utiliza apenas diálogos.

10 O que caracteriza um bom parágrafo em um texto?
a) Apresentar apenas uma frase.
b) Abordar vários temas simultaneamente.
c) Apresentar uma ideia principal e desenvolvê-la.
d) Ser independente, sem relação com o restante do texto.

11 Qual é a importância da revisão em um processo de produção textual?
a) Adicionar mais ideias ao texto.
b) Corrigir erros gramaticais e de pontuação.
c) Aumentar o número de páginas do texto.
d) Mudar o foco principal do texto.

12 O que é coesão textual em um texto?
a) A conexão lógica entre as partes do texto.
b) A variedade de palavras utilizadas.
c) A extensão do texto.
d) A ausência de argumentos.

13 Qual é a função da conclusão em um texto dissertativo?
a) Apresentar o tema.
b) Introduzir novos argumentos.
c) Sintetizar as ideias principais e reforçar a tese.
d) Desenvolver a narrativa.

14 O que caracteriza a linguagem formal em um texto?
a) Uso de gírias e expressões coloquiais.
b) Emprego de termos técnicos e cultos.
c) Linguagem simplificada.
d) Narrativa em primeira pessoa.

Gabarito

  1. a
  2. b
  3. e
  4. d
  5. c) Introdução, desenvolvimento e conclusão.
  6. c) Apresentar o tema e a tese.
  7. b) Ponto de vista central defendido.
  8. b) Palavras ou expressões que conectam as ideias.
  9. b) O primeiro narra eventos, enquanto o segundo expõe argumentos.
  10. c) Apresentar uma ideia principal e desenvolvê-la.
  11. b) Corrigir erros gramaticais e de pontuação.
  12. a) A conexão lógica entre as partes do texto.
  13. c) Sintetizar as ideias principais e reforçar a tese.
  14. b) Emprego de termos técnicos e cultos.

Exercícios sobre Produção de Texto, com gabarito




Leia o  Texto - 15 de setembro de 1862.
Tirei hoje do fundo da gaveta, onde jazia a minha pena de cronista. A coitadinha estava com um ar triste, e pareceu-me vê-la articular por entre os bicos, uma
tímida exprobração. Em roda do pescoço enrolavam-se uns fios tenuíssimos, obra dessas Penélopes que andam pelos tetos das casas e desvãos inferiores dos móveis. Limpei-a, acariciei-a, e, como o Abencerragem ao seu cavalo, disse-lhe algumas palavras de animação para a viagem que tínhamos de fazer. Ela, como pena obediente, voltou-se na direção do aparelho de escrita, ou, como diria o tolo de Bergerac, do receptáculo dos instrumentos da imoralidade. Compreendi o gesto mudo da coitadinha, e passei a cortar as tiras de papel, fazendo ao mesmo tempo as seguintes reflexões, que ela parecia escutar com religiosa atenção:
— Vamos lá; que tens aprendido desde que te encafuei entre os meus esboços de prosa e de verso? 
Necessito mais que nunca de ti; vê se me dispensas as tuas melhores ideias e as tuas mais bonitas palavras; vais escrever nas páginas do Futuro. Olha para que te guardei! Antes de começarmos o nosso trabalho, ouve amiga minha, alguns conselhos de quem te preza e não te quer ver enxovalhada … Não te envolvas em polêmicas de nenhum gênero, nem políticas, nem literárias, nem quaisquer outras; de outro modo verás que passas de honrada a desonesta, de modesta a pretensiosa, e em um abrir e fechar de olhos perdes o que tinhas e o que eu te fiz ganhar. O pugilato das ideias é muito pior que o das ruas; tu és franzina, retrai-te e fecha-te no círculo dos teus deveres, quando couber a tua vez de escrever crônicas. Seja entusiasta para o gênio, cordial para o talento, desdenhosa para a nulidade, justiceira sempre, tudo isso com aquelas meias-tintas tão necessárias aos melhores efeitos da pintura.
Comenta os fatos com reserva, louva ou censura, como te ditar a consciência, sem cair na exageração dos extremos. E assim viverás honrada e feliz.
[…]
ASSIS, Machado de. Obra Completa, Rio de Janeiro: Edições W. M.
Jackson, 1938. Disponível em < http://machado.mec.gov.br/images/
stories/pdf/cronica/macr03.pdf> Acessado em 28 de janeiro de 2014.



1. Sobre o texto narrativo, é correto afirmar:
a. ( ) O autor adota a postura de observador.
b. ( ) O autor adota a postura de argumentador.
c. ( ) Não apresenta clímax em sua estrutura nem um desfecho.
d. ( ) Não é fundamental situar o tempo e o espaço físico onde ocorrem os fatos. 
e. ( ) O enredo é prioridade e o pretérito perfeito, o mais-que-perfeito do indicativo e o imperfeito predominam.



2. (São José/FEPESE) Considerando o texto, assinale a opção correta.
a. ( ) O texto mescla elementos descritivos, avaliativos e narrativos e apresenta orientações dadas pelo narrador a sua pena.
b. ( ) O autor, utilizando um tom informal, disserta sobre os desafios e mistérios que envolvem o processo de escrita.
c. ( ) O texto é essencialmente denotativo, objetivo e direto, o que se evidencia pelo uso de diálogos e construções típicas da oralidade.
d. ( ) O autor utiliza o recurso da intertextualidade – remetendo a outros narradores como retórica de apelo ao convencimento –, para satirizar o processo de criação literária da época.
e. ( ) A mensagem final do texto é que o escritor deve assumir um posicionamento firme, belicoso e confrontador, como forma de instaurar polêmicas e orientar a opinião pública.


3. Considerando aspectos linguísticos do texto, indique a alternativa correta.
a. ( ) O autor utiliza recursos estilísticos arcaicos e ininteligíveis, como as expressões “receptáculo dos instrumentos da imoralidade”, “esboços de prosa e de verso” e “o pugilato das ideias”.
b. ( ) Em “Tirei hoje do fundo da gaveta, onde jazia a minha pena de cronista”, o termo sublinhado estabelece uma referência de localização temporal, reforçada pelo uso do advérbio “hoje”.
c. ( ) Em “E assim viverás honrada e feliz.”, o item sublinhado está usado com valor referencial dêitico catafórico.
d. ( ) Há prejuízo sintático e semântico na alteração da construção “Necessito mais que nunca de ti” para “Necessito de ti mais que nunca”.
e. ( ) Em “Limpei-a, acariciei-a, e, como o Abencerragem ao seu cavalo, disse-lhe algumas palavras de animação […]”, os pronomes sublinhados retomam, correferencialmente, “a minha pena de cronista”.

Gabarito

  1. E
  2. A
  3. E

Sobre produção de texto sugerimos os seguintes temas para pesquisa:
  • como fazer uma produção de texto
  • roteiro para produção de texto
  • atividades de interpretação de texto ensino médio
  • projeto produção de texto
  • interpretação de texto ensino fundamental
  • como fazer produção de texto para ensino fundamental
  • leitura e produção de texto




Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


2 comentários:

Sarepta Feitosa disse...

Por que não disponibilizam vagas para geógrafo que também está apto a realizar estas mesmas atividades??

Bio em Rede disse...

É o caso de acionar o Conselho a qual o Geógrafo está vinculado para se manifestar...

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.