Exercícios de História para o Ensino Fundamental, com Gabarito.

Exercícios de História para Ensino Fundamental

  • Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas.
  • Exercícios de História O Egito antigo
  • Exercícios de História Idade Média
  • Exercícios de História Economia e sociedade colonial açucareira
  • Exercícios de História A Revolução Francesa
  • Exercícios de História Escravidão
  • Exercícios de História A Grande Depressão
  • Exercícios de História A segunda Guerra Mundial
  • Exercícios de História A distensão do Regime militar: de Geisel a Sarney
  • Exercícios de História Oriente Médio
  • Exercícios de História Terrorismo
  • Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas.
  • Exercícios de História sobre a Guerra do Contestado.
  • Exercícios sobre o Continente Americano

Leia também: Exercícios de História Revolução Industrial



Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas.


Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas, com gabarito. Acompanhe as questões objetivas sobre o conflito conhecido como Guerra dos Emboabas para aulas do ensino fundamental. Sugerido para provas, testes, preparação e estudos.

1) A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de:
xa) 1707 a 1709
a) 1804 a 1809
a) 1907 a 2007
a) 1500 a 1600

2) Sobre a Guerra dos Emboaba é INCORRETO afirmar que:
a) foi uma luta pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. 
b) O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos (bandeirantes paulistas) e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. 
c) Os paulistas descobriram a região das minas e, por esta razão, reclamava a exclusividade de explorá-las. 
xd) O grupo de forasteiros composto de portugueses provenientes e migrantes das demais partes do Brasil descobriram a região que nunca havia sido acessada.

3) São personagens de destaques nos grupos da Guerra dos Emboabas:
xa) O ex-bandeirante Manuel de Borba Gato pelos paulistas, pelos emboabas Manuel Nunes Viana,
a) O poeta Manuel Bandeira pelos paulistas, pelos emboabas Manuel de Macedo
a) O ex-bandeirante Manuel Nunes Viana  pelos paulistas, pelos emboabas Manuel de Borba Gato
a) O Marques de Pombal  pelos paulistas, pelos emboabas Padre Anchieta


4) Alguns eventos ocorreram após a Guerra dos Emboabas, EXCETO:
A) Regulamentação da distribuição de lavras entre emboabas e paulistas.
b) Regulamentação da cobrança do quinto.
c) Cisão da Capitania de São Vicente em Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e Capitania do Rio de Janeiro, ligadas diretamente à Coroa em (3 de novembro de 1709).
xd) São Paulo é rebaixada à Vila enquanto Ouro Preto tornando-se cidade

5) Sobre o termo emboabas é CORRETO afirmar que:
a) O termo é proveniente do termo da língua inglesa mbóaba, 
xb) Originalmente, o termo designava as aves com pernas cobertas de penas. 
c) Foi designado pelos forasteiros aos paulistas que usavam calças e sapatos, 
d) se refere a uma fruta típica da região



Exercícios sobre a Crise de 29 a Grande Depressão. Acompanhe as questões de história sobre o período conhecido como a Crise de 29 a Grande Depressão. Sugerido para aulas de história do ensino fundamental e ensino médio, vestibular e ENEM.




Questões objetivas de história sobre a Crise de 29 a Grande Depressão



32. (Brusque 2014)A crise econômica de 1929 repercutiu de maneira desastrosa na Europa, em especial na Alemanha, onde produziu um desemprego em massa e a ruína de milhares de agricultores e pequenos empreendedores.
Podemos apontar entre as consequências desta crise naquele país:
a. ( ) O fortalecimento do Partido Social Democrata, graças ao combate aos movimentos radicais.
b. ( ) O fortalecimento do movimento espartaquista que chegou ao poder liderado por Rosa Luxemburgo.
c. ( ) O golpe da cervejaria através do qual os partidários de Adolf Hitler são expulsos de Munique.
d. ( ) A derrota de Hitler nas eleições parlamentares e a sua prisão, durante a qual escreveu Mein Kampf.
e. ( X ) O enfraquecimento do liberalismo e a radicalização política que fortaleceu o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Exercícios sobre a Crise de 29 a Grande Depressão
2) Sobre a Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929 é INCORRETO afirmar que:
a) foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, 
b) termina somente no período da Segunda Guerra Mundial. 
xc) A Grande Depressão, contudo não pode ser considerada como um dos piores e o mais longos períodos de recessão econômica do século XX em comparação, por exemplo com a crise do petróleo.
d)  Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo o medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

3) Analise os itens sobre a crise de 29

I - O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, 
II - Em 24 de outubro os valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, e tornou-se notícia em todo o mundo com o crash da bolsa (conhecido como Terça-Feira Negra).
III -  Milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. 

Estão corretos:

xa) Os itens I, II e III
b) Somente I e II
c) Somente I e III
d) Somente II e III

4) Sobre os efeitos da Grande Depressão não podemos afirmar que: 
a) Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. 
b) Outros países, além dos Estados Unidos foram duramente atingidos pela Grande Depressão como a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. 
xc) Países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil não sofreram com a Grande Depressão porque não mantinham relações comerciais com os atingidos.
d) Praticamente não houve abalo na União Soviética com a Crise de 29, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para novas tecnologias sendo assim não afetada. 


5) Para reduzir os efeitos negativos da Grande Depressão que atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. 
xa) o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal.
b) Na Crise de 29 o Presidente americano George Bush aprovou o consenso de Washington
c) Durante a Grande Depressão o Presidente americano Bill Clinton aprovou uma série de medidas conhecidas como a Nova Era.
d) o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como Neoliberalismo.

6) Assinale a alternativa ERRADA
A) O ano de 1933 pode ser considerado o ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos. 
b) em 1933 as taxas de desemprego eram 
c) Grande deflação - queda do preço dos produtos e custo de vida em geral. Entre 1929 e 1933, os preços dos produtos industrializados não-perecíveis em geral nos Estados Unidos caíram em cerca de 25%.
xd) Já o preço de produtos agropecuários subiram, por causa do excedente da produção destes produtos - primariamente trigo. A quantidade destes produtos à venda supriu a demanda, o que causou menos impacto para a população. 



Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial. Confira as questões de história referentes ao período da segunda guerra mundial sugeridas para aulas de ensino fundamental e ensino médio.

Exercícios de História sobre a Segunda Guerra Mundial


1. (Criciúma 2014) A invasão da Polônia em 1939, a Batalha da Inglaterra, o Eixo Roma-Berlim-Tóquio e a Batalha de Stalingrado são episódios da:

a. ( ) Guerra da Coreia.
b. ( ) Guerra da Crimeia.
c. ( ) Guerra do Vietnam.
d. ( ) Primeira Guerra Mundial.
e. ( X ) Segunda Guerra Mundial.



2. Nome do plano adotado pelos Estados Unidos para reconstruir a Europa pós Segunda Guerra Mundial:
a. ( ) Big Stick
b. ( ) Reagean
c. ( ) New Deal
d. ( X ) Marshall
e. ( ) Destino Manifesto


3. (Palhoça 2015) A “Lista de Schindler” e outras obras cinematográficas têm revelado os horrores do Holocausto, ou Shoá (em hebraico).
Assinale a alternativa correta a respeito deste acontecimento.
a. ( ) É assim conhecido o processo de conversão compulsória ao cristianismo dos judeus alemães, conduzido pela Igreja Alemã por imposição das autoridades nazistas.
b. ( ) Trata-se da internação compulsória de milhares de judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová e outras minorias em campos de trabalho onde foram mantidos até o final da Segunda Guerra Mundial.
c. ( ) Foi a perseguição sistemática aos comerciantes que viviam na Alemanha e nos territórios ocupados pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, a quem foram subtraídas propriedades e confiscadas altas importâncias em dinheiro, joias e mercadorias.
d. ( X ) Foi a perseguição sistemática aos judeus que viviam na Alemanha e nos territórios ocupados pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, levando à morte cerca de 4 milhões de judeus (além de milhares de outros indesejáveis na ótica nazista).
e. ( ) Assim são denominados os atos de violência contra os judeus, que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich.




Questões Objetivas sobre Egito Antigo


Exercícios de História sobre o Antigo Egito. Série de questões sobre o Antigo Egito para o Ensino Fundamental e Ensino Médio tratando de temas como poder dos faraós, sociedade egípcia, crenças e divindades, impérios e mistérios. Sugeridos para provas, testes, trabalhos e atividades de história.

1. (São José 2013) Assinale a alternativa em que são indicadas unicamente algumas das consequências do surgimento da agricultura.
a. ( ) O desenvolvimento do pastoreio, a construção de palafitas e a invenção do fogo.
b. ( ) A domesticação de animais, o pastoreio, a cerâmica e o surgimento de aldeias.
c. ( ) A construção de palafitas, a dependência da caça, a origem da família e do Estado.
d. ( ) A domesticação de animais, a dependência da coleta de frutos e raízes e a construção das primeiras palafitas.
e. ( ) O surgimento da cerâmica e da metalurgia e a dependência do nomadismo para a sobrevivência dos grupos humanos.

2. (Tubarão 2012) Algumas das civilizações da Antiguidade Oriental são conhecidas como “potâmicas”, em virtude do seu desenvolvimento ter sido dependente de grandes rios.
Assinale a alternativa que indica uma civilização que pode ser assim considerada.
a. ( ) Banto
b. ( ) Bérbere
c. ( ) Egípcia
d. ( ) Grega
e. ( ) Romana

3. (Tijucas 2011) O politeísmo foi base das religiões da maioria dos povos da antiguidade.
Assinale a alternativa que identifica a civilização à qual, segundo a tradição, devemos a crença monoteísta.
a. ( ) Grega
b. ( ) Fenícia
c. ( ) Hebraica
d. ( ) Romana
e. ( ) Hitita


Gabarito das questões objetivas de Egito Antigo

1 B  2 C   3 C


Conheça a Tabela do Panteão Egípcio

Responda as questões discursivas de história sobre Antigo Egito


1 - Explique de que forma a sociedade egípcia foi estruturada?

Como uma pirâmide. No topo estavam os deuses, como Ra, Osíris e Ísis. 

2 - Para os egípcios qual era o papel desses Deuses?

Acreditavam que os deuses controlavam o universo. Portanto, era importante mantê-los felizes. Eles poderiam fazer o Nilo transbordar, causar fome ou até mesmo trazer a morte.

3 - O que se entende por pirâmide social egípcia?

Na pirâmide social do antigo Egito, o faraó e os associados à divindade estavam no topo, e servos e escravos formavam o fundo.

4 - Descreva o significado dos Faraós no Egito Antigo.


  • Seus líderes, chamados faraós, eram considerados deuses em forma humana. 
  • Eles tinham poder absoluto sobre seus súditos. 
  • Depois que os faraós morreram, enormes pirâmides de pedra foram construídas como suas tumbas. 
  • Os faraós foram enterrados em câmaras dentro das pirâmides.


5 - No Egito Antigo quais eram os poderes dos Faraós?

Como povo do Egito acreditava que seus faraós eram deuses, eles confiaram seus governantes com muitas responsabilidades. A proteção estava no topo da lista. O faraó dirigiu o exército em caso de ameaça externa ou conflito interno. Todas as leis foram promulgadas a critério do faraó. Cada fazendeiro pagava impostos na forma de grãos, que eram armazenados nos armazéns do faraó. Este grão foi usado para alimentar as pessoas no caso de uma fome.

6 - Qual era o papel do Vizir na estrutura social?

O faraó nomeou um ministro-chefe chamado vizir como supervisor. O vizir assegurou que os impostos fossem cobrados.  Trabalhando com o vizir foram escribas que mantiveram registros do governo. Esses funcionários de alto nível tinham dominado uma habilidade rara no Egito antigo - eles podiam ler e escrever.

7 - Relacione os aspectos religiosos no Antigo Egito.

A religião era um tema central na cultura egípcia antiga e cada cidade tinha sua própria divindade. Inicialmente, essas divindades eram animais; mais tarde, eles assumiram aparências e comportamentos humanos. Sentado aqui está Thoth, o deus do aprendizado e da sabedoria, carregando um cetro simbolizando o poder mágico.

8 - Como eram os exércitos do Egito Antigo?

Soldados lutaram em guerras ou reprimiram revoltas domésticas. Durante longos períodos de paz, os soldados também supervisionavam os camponeses, agricultores e escravos que estavam envolvidos na construção de estruturas como pirâmides e palácios.

9 - Explique como se formavam as classes sociais.


  • Trabalhadores qualificados, como médicos e artesãos, compunham a classe média. 
  • Os artesãos fabricavam e vendiam jóias, cerâmica, produtos de papiro, ferramentas e outras coisas úteis.  
  • Os comerciantes e lojistas que vendiam esses bens ao público.
  • No fundo da estrutura social estavam escravos e fazendeiros. 
  • A escravidão se tornou o destino daqueles capturados como prisioneiros de guerra. Além de serem forçados a trabalhar em projetos de construção, os escravos trabalhavam a critério do faraó ou dos nobres.

10 - Descreva a agricultura no Antigo Egito


Os agricultores cuidavam dos campos, criavam animais, mantinham canais e reservatórios em bom estado, trabalhavam nas pedreiras e construíam os monumentos reais. Os agricultores pagavam impostos que podiam chegar a 60% de sua colheita anual - isso é muito feno!

11 - O que é uma dinastia?


É um poderoso grupo ou família que mantém sua posição por vários anos. 

12 - A história do antigo Egito é dividida em quais períodos principais?


  • o Reino Antigo (cerca de 2.700-2.200 aC), 
  • o Império do Meio (2.050-1.800 aC) e 
  • o Império Novo (cerca de 1.550 a 1.100 aC). 

13 - O que se entende por o Alto Egito e o Baixo Egito?

Começando em cerca de 4.000 aC, toda a sociedade egípcia existia em nesses dois reinos. 

14 - Como ocorreu a unificação dos Reinos?

Por volta de 3.100 aC, Menes, o rei do Alto Egito, iniciou a longa série de dinastias conquistando o Baixo Egito. Ele unificou as regiões e construiu sua capital em Memphis, perto da fronteira desses dois reinos. 


15 - Caracterize o Antigo Império.

Aproximadamente 300 anos depois que Menes uniu o Egito, seus governantes formaram um governo central no qual detinham o poder supremo. Este foi o começo do Antigo Reino. O fim do Antigo Império foi marcado por guerras civis entre faraós e nobres.

16 - O que marcou o Médio Império? 

Montuhotep II (2.007-1.956 AC), um faraó da décima primeira dinastia, foi o último governante do Antigo Império e o primeiro governante do Reino do Meio. Ele e seus sucessores restauraram a ordem política, lembrado como uma época de artes florescentes, particularmente na fabricação de jóias, mas ao longo reinado da prosperidade deu lugar a problemas antigos: fracassos de colheitas, problemas econômicos, lutas de poder dinásticas e invasores estrangeiros.

17 - Quais são os aspectos do Novo Império?

Os primeiros faraós do Novo Império expulsaram os hicsos. O Novo Reino é lembrado como uma época de renascimento na criação artística, mas também como o fim da regra dinástica. Este período também foi marcado por padres corruptos e roubos de túmulos por funcionários do governo.


18 - O que Tutancâmon representa para a história do Antigo Egito?

Tutancâmon pode ser o mais famoso dos faraós do Egito por causa da descoberta de seu túmulo intocado em 1922. Os túmulos dos faraós mais proeminentes foram saqueados, mas o local de descanso de Tut e seus tesouros de ouro escaparam das mãos de saqueadores. Ele governou por nove anos, tentou pacificar os padres e foi responsável por alguns projetos de construção modestos.

19. Como foi a transição religiosa no antigo Egito?

Um famoso faraó do novo período foi Amenhotep IV, que desencadeou uma revolução religiosa. Antes do governo de Amenhotep, o Egito era uma sociedade politeísta que acreditava em muitos deuses, o mais importante chamado Amon. Mas Amenhotep acreditava apenas em Aton, o deus do sol. A crença em apenas um deus (monoteísmo) era uma noção radical. Para mostrar sua devoção a Aton, o faraó mudou seu nome para Akenhaton ("aquele que é leal a Aton"). Akenhaton mudou sua capital de Tebas, onde Amon era adorado, para Tell el Amarna.

20. Qual foi o legado de Ramsés?

Ramsés II, ou Ramsés, o Grande, foi outro governante importante durante este período. Ramsés não só construiu uma grande família, como também construiu dois templos em Abu Simbel, um salão coberto de pilares gigantes em Karnak, adições no Templo de Luxor e o Ramesseum, um complexo composto de dois templos e um palácio.


Exercícios de Historia sobre a Redemocratização do Brasil. Atividades sobre redemocratização, Nova Republica, questões sobre diretas já e outros temas. Para aulas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com gabarito. 




Exercícios de história sobre a redemocratização no Brasil


35. (Criciúma 2014) Em outubro de 2002, o eleitorado brasileiro foi chamado para escolher seus novos representantes na Câmara dos Deputados, uma parte do Senado, Deputados estaduais e o novo Presidente da República que sucederia Fernando Henrique Cardoso.
Nessa ocasião foi eleito Presidente da República:
a. ( ) José Sarney.
b. ( ) Tancredo Neves.
c. ( ) Ulysses Guimarães.
d. ( X ) Luiz Inácio Lula da Silva.
e. ( ) Fernando Collor de Melo.


33. (Brusque 2013) Em março de 1983 foi apresentado à Câmara dos Deputados em Brasília um projeto de emenda constitucional de autoria do deputado Dante de Oliveira.
A partir dessa iniciativa os partidos da oposição (os principais eram PT, PMDB e PDT) mobilizaram a população, nascendo um formidável movimento que culminou com a eleição de Tancredo Neves.
Assinale a alternativa que indica o movimento em questão.
a. ( ) Lula lá
b. ( X ) Diretas Já
c. ( ) Fora Collor
d. ( ) Queremismo
e. ( ) Pão, terra e propriedade


28. (Fraiburgo 2011) Assinale a alternativa correta.
a. ( X ) No final de 1989, realizou-se a primeira eleição direta para Presidente da República desde 1964, tendo sido eleito Fernando Collor de Mello.
b. ( ) Tancredo Neves, eleito presidente com mais de 20 milhões de votos populares, faleceu antes de tomar posse. Seu vice, José Sarney, assumiu o governo.
c. ( ) Em 1964, um movimento militar declarou vaga a Presidência da República e escolheu para presidente o Marechal Floriano Peixoto, conhecido como o Marechal de Ferro.
d. ( ) O Presidente João Goulart, derrubado pelos militares, tentou voltar ao poder em 1969, quando se realizaram eleições gerais. Foi derrotado pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco.
e. ( ) A República Velha, assim denominado o período dominado pela oligarquia, terminou com a Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932.


Veja 5 Características das Civilizações da Antiguidade



Exercícios de História sobre a Guerra do Contestado. 

Exercícios de História sobre a Guerra do Contestado. Questões e atividades com gabarito. Para aula de história do ensino fundamental e ensino médio.

01. Contestado.
a. ( ) Tratou-se de uma guerra civil entre as forças militares do Paraná e Santa Catarina pelo território conhecido como “Contestado”.
b. ( X ) Foi uma luta sangrenta, ocorrida durante a República Velha, em que tropas estaduais e do Governo Federal enfrentaram grupos de sertanejos empobrecidos e sem-terra, guiados por líderes messiânicos.
c. ( ) Foi um desastre social sertanejo em Santa Catarina. Tropas vindas do Paraná, que disputava o território com o nosso Estado, atacaram a região e dizimaram a população camponesa.
d. ( ) Foi motivada pela invasão do território catarinense e paranaense por jagunços oriundos do Rio Grande do Sul.
e. ( ) Foi uma luta entre as tropas governamentais catarinenses e indígenas que habitavam a região do Contestado, liderados por três monges, João Maria de Agostini, João Maria de Jesus e José Maria



02. (Florianópolis 2012) Conflito armado ocorrido entre 1912 e 1916,
que envolvia disputa de terras ricas em erva-mate e madeira, num entrave entre o governo, o capital estrangeiro e a população cabocla. Os caboclos se organizavam em torno de sucessivos monges que fundavam cidades santas, circunstância que deu um caráter messiânico à disputa.
Trata-se:
a. ( ) Canudos na Bahia
b. ( ) Pinheirinho no Rio Grande do Sul
c. ( X ) Contestado em Santa Catarina
d. ( ) Muckers no Rio Grande do Sul
e. ( ) Caldeirão de Santa Cruz no Ceará


Exercícios de história sobre a Revolução Francesa.


Exercícios de história sobre a Revolução Francesa. Sugeridos para 8º ano. Questões sobre revolução francesa com perguntas e respostas, simulado para o ensino fundamental e ensino médio.


01. (São José 2013) Leia as afirmações abaixo sobre a Revolução Francesa.

  • 1. O primeiro estado proclamou-se em Assembleia Nacional.
  • 2. O povo de Paris tomou a fortaleza da Bastilha.
  • 3. O rei tentou fugir da França, mas foi preso. Mais tarde foi executado.
  • 4. A Revolução trouxe, em curto prazo, a paz interna e externa bem como a melhoria das
  • condições de vida para toda a população.
  • 5. Napoleão Bonaparte assumiu plenos poderes por meio de um golpe de Estado.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Exercícios de história sobre a Revolução Francesa.


02. (criciúma 2014) Trata-se da primeira estrofe da Marseillaise (A Marselhesa), canção revolucionária composta por um oficial do exército e que se tornou o hino nacional da França.
“Allons enfants de la Patrie
Le jour de gloire est arrivé
Contre nous de la tyrannie
L’étendard sanglant est levé
L’étendard sanglant est leve”
Podemos identificar entre os episódios do movimento revolucionário durante o qual a Marselhesa se tornou uma canção popular:

  • 1. Proclamação da Assembleia Nacional.
  • 2. A queda da Bastilha.
  • 3. Aprovação da Constituição Civil do Clero.
  • 4. O Reino do Terror.
  • 5. O Golpe do 18 Brumário.

Assinale a alternativa que indica os episódios que efetivamente
ocorreram durante aquele movimento.
a. ( ) Apenas os episódios 1, 2 e 3.
b. ( ) Apenas os episódios 1, 2 e 4.
c. ( ) Apenas os episódios 2, 4 e 5.
d. ( ) Apenas os episódios 1, 2, 3 e 5.
e. ( X ) Os episódios 1, 2, 3, 4 e 5.


3. Sobre a Revolução Francesa analise os seguintes itens:
I.A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França.
II. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. 
III. A sociedade francesa viu privilégios feudais, aristocráticos e religiosos ruírem em um curto período.

Quantos itens estão corretos?
a)1
b)2
xc)3
d)nenhum

4. Não é uma característica da Revolução Francesa:
a) Princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (em português: liberdade, igualdade e fraternidade). 
b) Em meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI.
c) a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio. 
xd) Com crise política, o povo francês estava clamando ao rei Luís XVI a instituição de uma Monarquia Absoluta.


5. O primeiro ano da revolução foi marcado por determinados fatos, exceto;
a) pela proclamação, por membros do Terceiro Estado, do Juramento do Jogo da Péla em junho, 
b) pela Tomada da Bastilha em julho, 
c) pela aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em agosto
xd) e por uma histórica marcha em Paris, que obrigou a corte real a se asilar na Inglaterra.


6. Sobre a Revolução Francesa analise os itens:
I. A Primeira República Francesa foi proclamada em setembro de 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte. 
II. As guerras revolucionárias francesas culminaram com a ascensão de Maximilien Robespierre, dos jacobinos e o Comitê de Salvação Pública
III. Após a queda dos jacobinos e a execução de Robespierre, o Diretório assumiu o controle do Estado francês em 1795 e manteve o poder até 1799.
IV. o Diretório foi substituído pelo Consulado, sob o comando de Napoleão Bonaparte.

Está(ão) correto(s)
a) Somente I e II
b) Somente II e III
xc) I, II, III e IV
d) nenhum item


7. Sobre a Assembleia Nacional (1789) é INCORRETO afirmar que:

a) Estabeleceram a Assembleia Nacional para pressionar a aristocracia a espalhar seu dinheiro uniformemente entre as classes superior, média e baixa. 
b) Na tentativa de manter o controle do processo e evitar a convocação da Assembleia, Luís XVI ordenou o encerramento da Salle des États, onde a Assembleia se reunia
c) Eles se encontraram em um campo de tênis ao lado de Versalhes, onde eles juravam o Juramento do Jogo da Péla (20 de junho de 1789)
xd) Estabeleceram a Assembleia Nacional para pressionar o Rei a dividir seu dinheiro uniformemente com o Clero.

8. A Queda da Bastilha foi um marco da Revolução Francesa sobre o tema analise as sentenças

(   ) Após a Assembleia Nacional, o rei demitiu do ministro Jacques Necker, conhecido por suas posições reformistas. 
(   ) O rei decidiu reagir fechando a Assembleia, mas foi impedido por uma sublevação popular em Paris, reproduzida a seguir em outras cidades e no campo. 
(   )  A burguesia parisiense, temendo que a população da cidade aproveitasse a queda do antigo sistema de governo para recorrer à ação direta, apressou-se a estabelecer um governo provisório local, a Comuna. 
(   ) No dia 14 de julho, populares armados invadiram o Arsenal dos Inválidos, à procura de munições e, em seguida, invadiram a Bastilha, para se apoderar da pólvora lá armazenada. Caiu assim um dos símbolos do Absolutismo. 

Marque a alternativa correta
xa) V, V, V, V
b) V, F, V V
c) V, v, F, V
d) V, V, V, F

9. A Assembleia Nacional Constituinte na Revolução Francesa:
a) ocorre de 9 de julho de 1795 a 30 de setembro de 1799. 
xb) A reunião do Terceiro Estado se proclamou "Assembleia Nacional" e, pouco depois, "Assembleia Nacional Constituinte". 
c) Sob proposta de aristocratas, a Assembleia manteve todos os privilégios das comunidades e das pessoas, as imunidades provinciais e municipais, as banalidades, e os direitos feudais. 
d) Aprovava-se a solene "Declaração dos direitos humanos" junto a ONU

10.  Considerando a sequência dos acontecimentos referentes a revolução Francesa:

xa)Em agosto de 1792, uma intensa mobilização popular destronou o rei, e depois de elaborar a Carta Magna francesa, a Assembleia Nacional Constituinte dissolveu-se. A Assembleia Legislativa substituiu a Constituinte.
b)A Assembleia Legislativa em agosto de 1792, mobilizou uma intensa revolta popular que destronou o rei, e depois de elaborar a Carta Magna francesa, a Assembleia Nacional Constituinte dissolveu-se. 
a)Em agosto de 1792 a Assembleia Nacional Constituinte dissolveu-se para realizar uma intensa mobilização popular e destronar o rei
a) depois de elaborar a Carta Magna francesa em agosto de 1792, uma intensa mobilização popular destronou o rei, e a Assembleia Nacional Constituinte  substituiu a Assembleia Legislativa que se dissolveu.



Fontes:
FEPESE
REVOLUÇÃO FRANCESA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa&oldid=52785021>. Acesso em: 29 jul. 2018.


Exercícios de História sobre Terrorismo.


Exercícios de História sobre Terrorismo. questões sobre terrorismo 9o ano, Estado Islamico, Al Qaeda e outras. Sugeridas para aulas de história e geografia do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.


1. (São José 2017)No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América tiveram aeronaves comerciais sequestradas, as Torres Gêmeas destruídas e o Pentágono atingido, no que foi denominado “dia de terror” pelo The New York Times (12/set/2001).
Qual grupo terrorista assumiu a autoria desses ataques?
a. ( X ) Al-Qaeda
b. ( ) Talibã
c. ( ) FARC
d. ( ) Hamas
e. ( ) Estado Islâmico


2. (São José 2013) No dia 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York foram destruídas em um atentado terrorista atribuído à organização Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica uma consequência, em curto prazo, desse fato histórico.
a. ( ) A Guerra Civil da Líbia.
b. ( ) A prisão de Saddam Hussein.
c. ( ) A invasão do Kuwait pelo Iraque.
d. ( ) A invasão da Baia dos Porcos, em Cuba.
e. ( X ) A ofensiva militar norte-americana ao Afeganistão.

3. (Tijucas 2011) O ataque às torres gêmeas em Nova Yorque provocou uma onda de temor a novos ataques e nos fez conhecer dezenas de grupos chamados terroristas por tentarem fazer prevalecer seus objetivos políticos de
forma violenta. Um desses grupos é a Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica o líder comumente associado à essa organização.
a. ( ) Reza Pahlevi
b. ( ) Yasser Arafat
c. ( ) Mahmud Abbas
d. ( X ) Osama Bin Laden
e. ( ) Jose Ignacio Juana Chaos



Exercícios de história sobre exercícios sobre a escravidão no Brasil

1. (Florianópolis 2012) O tráfico negreiro foi responsável pela introdução de milhões de africanos trazidos em condições precárias nos navios negreiros ao território brasileiro durante o período da escravidão.
Tratava-se de um negócio complexo e lucrativo que envolvia o comércio local na costa africana com portos localizados ao longo da costa brasileira.
Dentre os locais onde eram realizados o comércio de escravos na África destacam-se:
a. ( ) Mina, Sudão e Camarões.
b. ( ) Guiné, África do Sul, Líbia.
c. ( X ) Angola, Congo e Benguela.
d. ( ) São Tomé, Tunísia e Marrocos.
e. ( ) Madagascar, Egito e Cabo Verde.

2. (Florianópolis 2010) Com relação à mão-de-obra utilizada com maior frequência pelos portugueses durante a colonização
do Brasil, é correto afirmar que foi:
a. ( ) A servidão voluntária dos povos indígenas.
b. ( X ) A de escravos africanos e de índios de corda.
c. ( ) A de indígenas aldeados e escravos alforriados.
d. ( ) A escravidão de africanos e de indígenas assalariados.
e. ( ) A assalariada e a parceria com africanos libertos.


2. (Florianópolis 2010)  Sobre o sistema escravista no Brasil, é correto afirmar:
a. ( ) A escravização dos indígenas foi completamente abandonada com a adoção da escravidão negra.
b. ( ) A alta produtividade dos escravos transferidos da África provocou o desaparecimento do trabalho assalariado.
c. ( X ) O tráfico de escravos reduzia foi essencial à montagem do latifúndio exportador no Brasil colônia.
d. ( ) Os altos custos da escravidão no Brasil levaram os senhores a incentivar a natalidade entre os africanos.
e. ( ) A legislação escravista metropolitana dava o mesmo tratamento aos povos indígenas e africanos.


3. (São José 2015) Assinale a alternativa que indica a estratégia portuguesa, utilizada no continente africano, para a obtenção de escravos.
a. ( ) Desenvolver o comércio com a Senegâmbia
onde havia muitos africanos empobrecidos.
b. ( ) Montar expedições ao Magreb em busca de escravos árabes.
c. ( ) Dominar os chefes locais e tomar os seus escravos.
d. ( X ) Fomentar os conflitos entre os povos africanos para a escravização dos prisioneiros de guerra.
e. ( ) Obter a cooperação dos escravos dos mercadores locais para que lutassem contra os seus senhores e aceitassem o domínio português.


4.  (Florianópolis 2010)Assinale a alternativa correta sobre uma das teses de Gilberto Freyre registrada em Casa Grande & Senzala, relacionada com a escravidão negra no Brasil.
a. ( X ) A cultura negra influenciou, entre outros aspectos, a economia, a miscigenação, o vocabulário, a culinária, a psicologia e se tornou um dos alicerces da sociedade brasileira.
b. ( ) Mesmo tendo sido decisivas na formação étnica da população brasileira, as influências da cultura negra foram nocivas do ponto de vista moral, pois são responsáveis pela sensualidade das mulheres e pela libertinagem masculina.
c. ( ) Os portugueses não estavam habilitados para a realização da epopeia da colonização e fracassaram, pois perderam territórios para os holandeses e franceses.
d. ( ) As influências das culturas negras e indígenas deram origem a uma raça miscigenada e heróis de pouca expressão mundial como Zumbi, Sepé Tiaraju e Floriano Peixoto, prejudicando a imagem do país no exterior.
e. ( ) O excesso de miscigenação ocorrido no Brasil deu origem ao povo brasileiro, que é um misto de europeu, americano e africano, fenômeno que impede a definição de uma identidade.


5. (Camboriú 2015) Analise as afirmativas abaixo.
1. A palavra quilombo (kilombo) é de origem africana e significa acampamento ou fortaleza.
2. Chamamos de quilombos as comunidades originalmente formadas por escravos fugitivos.
3. Nos quilombos os antigos escravos se organizavam de forma econômica, política, religiosa, social e militar.
4. O quilombo brasileiro mais conhecido é o “Quilombo de Palmares”, no atual Estado de Alagoas.
5. O Quilombo de Palmares foi, depois de um século de resistência, destruído por bandeirantes e seu líder Zumbi, morto e decapitado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
d. ( ) Estão certas somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
e. ( X ) Estão certas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


6. (Florianópolis 2015)  Entre os autores que se destacam na análise das influências dos escravos africanos na cultura brasileira destaca-se Gilberto Freyre, que dedicou especial atenção aos capítulos que denominou “o escravo negro na vida sexual e da família do brasileiro”.
Assinale a alternativa correta sobre a obra escrita pelo autor mencionado durante a escravidão no Brasil.
a. ( ) Raízes do Brasil
b. ( X ) Casa Grande & Senzala
c. ( ) Sobrados e Mucambos
d. ( ) Parceiros do Rio Bonito
e. ( ) Brasil Terra de Contrastes


Exercícios de história sobre a Idade Média - Período Medieval

Exercícios de história sobre a Idade Média - Período Medieval. 


1 (Brusque 2013) Durante grande parte do período medieval a Igreja Católica Apostólica Romana teve grande influência na Europa. Nesse período, numerosas vezes, interveio na vida política e regulou a vida das pessoas e dos países.

Entre as proibições da Igreja, uma teve importante influência na vida econômica medieval. Assinale a alternativa que a identifica.
a. ( ) A proibição do pagamento de impostos e taxas ao Estado Nacional.
b. ( X ) A proibição do lucro e dos juros, considerados pecaminosos para os cristãos.
c. ( ) A proibição do pagamento de impostos e taxas aos Domínios Senhoriais.
d. ( ) A interdição à herança e o estímulo à venda de terras aos servos.
e. ( ) A distribuição, a partir do século XI, das terras da Igreja aos camponeses.


2. (Tubarão 2012) Na alta Idade Média, no continente europeu, tomou forma o sistema feudal, durante o qual preponderou uma sociedade onde a mobilidade era praticamente nula.
Assinale a alternativa que identifica o tipo de sociedade característica do feudalismo.
a. ( X ) Estamental
b. ( ) Escravagista
c. ( ) Servidão coletiva
d. ( ) Comunidade primitiva
e. ( ) Modo de produção asiático


3. (Fraiburgo 2011) Assinale a alternativa verdadeira em relação ao período conhecido como Alta Idade Média.
a. ( X ) Na Alta Idade Média reuniram-se as condições para o surgimento do sistema feudal.
b. ( ) Na Alta Idade Média ocorreu o renascimento das atividades urbanas e mercantis.
c. ( ) Esse período foi marcado pela superação do Feudalismo e centralização do poder monárquico.
d. ( ) Nos primeiros séculos do período medieval surge e se afirma a classe dos mercadores, financistas e empreendedores, conhecida como burguesia.
e. ( ) Como consequência da Guerra dos Cem Anos, da Peste Negra e de números fenômenos climáticos, acentuam-se a miséria e os conflitos entre servos e a classe senhorial.


4. (Camboriú 2015) Assinale a alternativa correta com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o período medieval.
a. ( ) A monarquia feudal ditava todos os aspectos da vida das pessoas no mundo medieval.
b. ( X ) A igreja medieval ditava todos os aspectos da vida das pessoas no mundo medieval.
c. ( ) A burguesia medieval tentava ditar todos os aspectos da vida das pessoas no mundo medieval, principalmente os aspectos econômicos.
d. ( ) Os senhores feudais ditavam todos os aspectos da vida das pessoas no mundo medieval.
e. ( ) Os servos de gleba ditavam todos os aspectos da vida das pessoas no mundo medieval.


5. (Palhoça 2015) Os historiadores costumam dividir a Idade Média em dois períodos distintos: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.
Assinale uma característica da Baixa Idade Média.
a. ( ) Início das “invasões bárbaras”.
b. ( ) Formação e consolidação do sistema feudal.
c. ( X ) Renascimento do comércio e da vida urbana.
d. ( ) Êxodo urbano, esvaziamento das cidades e insegurança.
e. ( ) Conquista da Península Ibérica pelos muçulmanos.


6. (Criciúma 2014) Jerusalém, berço das três grandes religiões monoteístas
da história, umbigo do mundo, foi centenas de
vezes invadida, destruída e reconstruída. No período
medieval, a conquista dessa cidade foi o objetivo
declarado de grandes expedições da cristandade
europeia que pretendiam expulsar os muçulmanos
dos lugares santos.
Essas expedições são conhecidas como:
a. ( X ) Cruzadas.
b. ( ) Cruzadas do Ocidente.
c. ( ) Guerra de Reconquista.
d. ( ) Expansão Marítima.
e. ( ) Drang Nach Osten.


7.A Idade Média ou Período Medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV, sobre o tema está INCORRETO afirmar que:
a) Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente
b) Acredita-se que termina durante a transição para a Idade Moderna. 
c) A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna
xd) Frequentemente está dividida em Pequena e Grande Idade Média.

8. Sobre a Baixa Idade Média analise os itens
I. Teve início depois do ano 1000, 
II. Verifica-se na Europa um crescimento demográfico muito acentuado e um renascimento do comércio
III. Inovações técnicas e agrícolas permitem uma maior produtividade de solos e colheitas. 

Quantos itens estão corretos?
a) 1
b) 2
xc) 3
d) nenhum


9. Durante a Baixa Idade Média se consolidam estruturas sociais que dominam a Europa até ao Renascimento. Sobre tais estruturas assina a alternativa INCORRETA
A) o senhorialismo – a organização de camponeses em aldeias que pagam renda e prestam vassalagem a um nobre
b) o feudalismo — uma estrutura política em que cavaleiros e outros nobres de estatuto inferior prestam serviço militar aos seus senhores
c) no feudalismo os nobres de estatuto inferior que prestam serviço  recebem como compensação uma propriedade senhorial e o direito a cobrar impostos em determinado território. 
xd) o senhorialismo – a organização dos nobres em aldeias que pagam renda e prestam vassalagem ao Rei.

10. Qual das alternativas não é uma marca inicial da Idade Média ou Período Medieval?
xa)  A obra do Imperador Nero, 
b) as viagens de Marco Polo
c) a poesia de Dante e Chaucer,  
d) e a edificação das imponentes catedrais góticas estão entre as mais destacadas façanhas deste período.


11. Entre os séculos V e VIII, uma nova vaga de governantes preenche o vazio político deixado pela administração central romana. Sobre o tema assinale a alternativa errada:
a) Os Ostrogodos estabelecem-se na província romana de Itália no fim do século V
b) sob o comando de Teodorico, Os Ostrogodos dão início a um reino notável pela cooperação com Itálicos 
c) Os Visigodos estabelecem o seu reino em grande parte da Península Ibérica, sendo o noroeste peninsular 
xd) Por volta do fim do século VI, este sistema foi substituído por uma república democrática

12. Na Idade Média o clero tinha importância na estrutura social. Sobre o tema analise os itens:
I. O Clero dividia-se entre o secular, parte da comunidade local, e o regular, que vivia numa comunidade fechada.
II. A maior parte dos membros do clero regular, assim como as hierarquias de topo do clero secular, era de origem nobre. 
III. Os párocos locais provinham na maior parte das vezes do povo.

Está(ão correto(s)
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas I e III
xd) I, II e III


13. Sobre as Cruzadas é INCORRETO afirmar que:
a) A primeira Cruzada foi promovida pelo Papa Urbano II durante o Concílio de Clermont em 1095 como resposta a um pedido de ajuda do imperador bizantino I Comneno para conter o avanço muçulmano na região. 
xb) O papa proibiu a distribuição de indulgências a todos os que tomassem parte, tendo para não estimular milhares de pessoas na Europa, de todas as classes sociais a participarem. 
c) Jerusalém foi conquistada pelos cruzados em 1099, tendo também sido estabelecidos vários estados cruzados na região. 
d) No ano de 1204, a Quarta Cruzada conquista a cidade de Constantinopla estabelecendo o que viria a ser o Império Latino de Constantinopla


Referências:
Questões de concursos organizadas pela FEPESE.
IDADE MÉDIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Idade_M%C3%A9dia&oldid=52971384>. Acesso em: 23 ago. 2018.


Exercícios de História do Período Colonial (Brasil Colônia), com gabarito


1. Sistema que era a unidade básica de produção da primeira grande atividade agrícola brasileira no período colonial sendo fundamentado no trabalho escravo e sua produção destinava-se ao mercado estrangeiro.
a. ( ) Capitalismo
b. ( X ) Engenho
c. ( ) Manso Senhorial
d. ( ) Senzala
e. ( ) Lavra

2. A expressão “quilombolas” remete a um importante momento na história do Brasil Colônia.

Assinale a alternativa que o identifica.
a. ( X ) A resistência dos negros à escravidão.
b. ( ) A proibição, pelo Santo Oficio, da prática de música na Senzala.
c. ( ) O desenvolvimento da indústria, no século XVIII, no sudeste do Brasil.
d. ( ) A vinda dos primeiros africanos, a bordo dos quilombos, como eram chamados os navios negreiros.
e. ( ) A destruição do Quilombo dos Palmares, erguido na Serra Dona Francisca, durante a Guerra do Contestado.

3. Sistema que tem como base a grande propriedade, monocultura e trabalho escravo. Sua produção tinha como destino principal o mercado externo.

Assinale a alternativa que indica a atividade econômica do Brasil Colônia a que se referem as informações acima.
a. ( ) A agricultura da soja
b. ( ) A extração do pau Brasil
c. ( ) A produção de biodiesel
d. ( ) A mineração do ouro e dos diamantes
e. ( X ) O cultivo da cana-de-açúcar

4.  No Brasil no século XVIII, dois movimentos ocorridos puseram em xeque o sistema do período colonial e nos quais se percebe influência das ideias do Iluminismo. Assinale a alternativa que indique essas manifestações

a. ( ) Rebelião de Vila Rica e Guerra dos Cabanos
b. ( X ) Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana
c. ( ) Guerra dos Mascates e Revolta dos Alfaiates
d. ( ) Revolta da Chibata e Revolução Praieira
e. ( ) Guerra Farroupilha e Revolução Pernambucana

5. Analise a afirmação abaixo:
O escravo era as mãos e os pés do Senhor de Engenho”.
A afirmação de Antonil, em sua obra Cultura e Opulência do Brasil, deixa clara a importância da mão de obra escrava no período colonial, notadamente na:
a. ( ) Pecuária sulina.
b. ( ) Pecuária nordestina.
c. ( ) Extração da borracha.
d. ( X ) Lavoura de cana de açúcar.
e. ( ) Lavoura cafeeira.

6. Sobre o sistema escravista no Brasil Colônia, é correto afirmar:
a. ( ) Com a adoção da escravidão negra a escravização dos indígenas foi completamente abandonada.
b. ( ) A alta produtividade dos escravos transferidos da África provocou o desaparecimento do trabalho assalariado.
c. ( X ) O tráfico de escravos reduzia foi essencial à montagem do latifúndio exportador no Brasil colônia.
d. ( ) Os altos custos dos escravos negros levaram os senhores a incentivar a natalidade entre os africanos.
e. ( ) A legislação escravista metropolitana dava o mesmo tratamento aos povos indígenas e africanos.

7. Analise as afirmativas sobre a lavoura canavieira no período colonial.

  • 1. A implantação da lavoura canavieira atendeu aos interesses da Metrópole de ocupar economicamente o Brasil e assegurar imensos lucros ao reino lusitano.
  • 2. A lavoura canavieira se assentou no tripé da monocultura, voltada para a exportação e na mão de obra escrava.
  • 3. A lavoura de cana de açúcar visou, prioritariamente, atender às necessidades do mercado interno e, num segundo momento, exportar os seus excedentes.
  • 4. A economia canavieira assegurou o desenvolvimento do Nordeste, a expansão do mercado interno e a acumulação de capitais que permitiu – mais tarde – a industrialização.
  • 5. O crescimento da lavoura canavieira permitiu a formação de uma rica e influente burguesia mercantil na colônia portuguesa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( X ) São corretas somente as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas somente as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) São corretas somente as afirmativas 3 e 5.
d. ( ) São corretas somente as afirmativas 1, 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


8. Relacione as atividades da economia no período colonial com suas consequências no processo histórico brasileiro.

Coluna 1 Atividade econômica
1. Lavoura canavieira
2. Drogas do Sertão
3. Pau-Brasil
4. Pecuária Sulina
5. Mineração

Coluna 2 Consequências
( ) Formação de um mercado interno.
( ) Formação inicial da sociedade brasileira.
Introdução da mão de obra escrava em larga escala.
( ) Povoamento do Planalto Catarinense.
( ) Fundação de feitorias.
( ) Desbravamento da Amazônia

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,  de cima para baixo.
a. ( ) 1 • 5 • 4 • 3 • 2
b. ( ) 3 • 4 • 1 • 5 • 2
c. ( ) 4 • 1 • 3 • 2 • 5
d. ( X ) 5 • 1 • 4 • 3 • 2
e. ( ) 5 • 4 • 1 • 2 • 3


9. Leia o texto:

Senhor [El-Rei D. Manuel], […] E hoje que é sexta-feira,
primeiro dia de maio, saímos em terra com nossa bandeira;
e fomos desembarcar no rio acima […] Até agora
não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra
coisa de metal […] Contudo a terra em si é de muitos
bons ares, frescos e temperados como dos de EntreDouro
e Minho […] Em tal maneira é graciosa que,
querendo a aproveitar-se há nela tudo, por causa das
águas que tem! […] Contudo, o melhor fruto que dela
se pode tirar parece-me que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.

Com base no texto e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo.
  • 1. Os portugueses, desde o descobrimento, buscaram encontrar metais preciosos na terra brasileira.
  • 2. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, prenunciou-se a vocação agrícola das terras brasileiras.
  • 3. Já em 1500 a esquadra de Cabral logrou encontrar ouro na terra descoberta, precisamente nos então chamados Campos de Goiataquazes.
  • 4. Embora no século XVIII tenha se vivido o auge da mineração, as primeiras descobertas de ouro na Colônia já ocorreram no século XVII.
  • 5. A economia da Mineração teve entre outras consequências, além da interiorização do povoamento, o desenvolvimento do comércio interno na colônia.
  • 6. Somente os escravos trabalhavam nas minas de ouro do Brasil, uma vez que não era permitido aos homens livres adentrarem na região da mineração.
  • 7. Entre as consequências do crescimento da mineração podemos apontar a transferência da capital do Estado do Brasil para o Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa que indica todas os itens corretos.
a. ( ) Estão certos apenas os itens 3 e 6.
b. ( ) Estão certos apenas os itens 2, 3, 5 e 7.
c. ( ) Estão certos apenas os itens 2, 4, 5 e 7.
d. ( X ) Estão certos apenas os itens 1, 2, 4, 5 e 7.
e. ( ) Estão certos os itens 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7

10. São características da empresa agrícola montada no Brasil Colônia:
a. ( ) Grandes Propriedades, policultura e trabalho livre.
b. ( X ) Latifúndio, monocultura e trabalho escravo.
c. ( ) Latifúndio, monocultura e trabalho assalariado.
d. ( ) Pequenas propriedades, monocultura e trabalho escravo.
e. ( ) Minifúndio, policultura e trabalho assalariado.


27. (Criciúma 2014) No contexto da Expansão Napoleônica, o governo português transferiu-se para o Brasil.

Está entre as medidas tomadas na antiga Colônia, pelo Príncipe Regente:
a. ( X ) A assinatura do Tratado de Comércio e Navegação que beneficiava, com taxas favorecidas de importação, o comércio inglês.
b. ( ) A abertura dos portos às nações amigas, exceto à Inglaterra, que foi proibida de comerciar com a colônia.
c. ( ) A criação do monopólio comercial que entregava aos ingleses a exclusividade do comércio com o Brasil.
d. ( ) O Pacto Colonial, que proibia à colônia o comércio com outros países além de Portugal.
e. ( ) A dissolução do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves.


Fonte:FEPESE


Exercícios sobre continente americano, com gabarito

Exercícios de História sobre continente americano, com gabarito



1. (FEPESE) Analise o texto abaixo:

O Brasil é o maior país em área.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) quinto • do continente americano
b. ( X ) quinto • do Mundo
c. ( ) sexto • do Mundo
d. ( ) sexto • da América do Sul
e. ( ) oitavo • do planeta

2. (São José 2014/FEPESE) Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Alguns anos mais tarde Cabral, tentando chegar ao Oriente, aportou em terras atual-mente brasileiras. Não encontrando riquezas,retornou à Europa sem retomar a rota oriental descoberta por Vasco da Gama.
b. ( ) Os espanhóis passaram a controlar o comércio de especiarias com a viagem de Cristóvão Colombo que, no caminho para a Ásia, encon-trou o continente americano.
c. ( X ) Vasco da Gama, em 1498, contornando acosta da África chegou a Calicute, possibilitando aos portugueses o controle de uma nova rota no comércio de especiarias.
d. ( ) O comércio com o Oriente foi controlado pelos países ibéricos até o século XVIII.Somente neste século holandeses e ingleses adquiriram a tecnologia necessária às navega-ções pelo Mar Oceano.
e. ( ) As descobertas portuguesas se fizeram por acaso, já que ao final do século XV – diferentemente dos espanhóis – os portugueses não tinham embarcações apropriadas nem dominavam o uso de instrumentos – como o astrolábio – e das cartas de marear.


3. (São José 2015/ FEPESE) Os Estados Unidos representam a grande força política, econômica, militar e cultural da atualidade. É a maior população e o segundo maior país em área do continente americano.Sobre os Estados Unidos, é correto afirmar:

1. O território dos Estados Unidos é o quarto maior do mundo.
2. Nas regiões que correspondem ao norte e ao centro da costa leste, desenvolveram-se colônias de exploração.
3. Atualmente os Estados Unidos estão dividido sem 50 Estados e dois deles não se encontram em terras contínuas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. Assinale a alternativa que indica corretamente o maior país do continente americano em relação aotamanho territorial de sua área.

a. ( X ) Canadá
b. ( ) Alasca
c. ( ) Brasil
d. ( ) México
e. ( ) Estados Unidos

5. (São José 2015/ FEPESE) O continente americano se destaca pela grande extensão latitudinal e grande variedade de solos, cli-mas e formações vegetais. Acerca do continente americano, é correto afirmar:

1. A América foi colonizada pelos europeus deforma pacífica que juntaram-se aos milhares de nativos que viviam na região.
2. Inicialmente as terras foram chamadas de Novo Mundo e começaram a ser povoadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI como Espanha,Portugal, Inglaterra, Holanda e França.
3. A América do Sul corresponde a 43% do continente e tem terras nos dois hemisférios, por ser cortada pelo paralelo de Greenwich.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( X ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3


6.(Brusque 2009) América do Sul é correto afirmar:

a( ) Localiza-se inteiramente nos hemisférios meridional e ocidental, sendo atravessado tanto pela linha do Equador quanto pelo Trópico de Capricórnio.
b( X ) Apresenta uma população absoluta de aproximadamente 350 milhões de pessoas, marcada por uma forte diversidade étnica, concentrada especialmente nas áreas próximas ao litoral,fator que pode ser explicado pelo processo de colonização ocorrido na região.
c( ) Apesar da grande população e do nível de desenvolvimento observado em países como Brasil e Argentina, possui uma população pre-ponderantemente rural, o que explica a pre-dominância da economia no setor primário.
d( ) Tem como limites naturais o mar do Caribe, o oceano Atlântico e o oceano Pacífico, sendo todos os países da região banhados por um destes, o que contribui fortemente para o escoamento dos produtos em direção aos mercados asiáticos e europeus.
e( ) A baixa desigualdade econômica e o respeito à diversidade cultural podem ser explicados pela composição heterogênia da população da região, composta especialmente por grupos indígenas, descendentes de europeus e africanos.


7. (RERIUTABA 2014/Fonoaudiólogo) O continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima do mundo, desde os climas mais frios do Polo Norte e da Patagônia, na América do Sul, com poucas espécies vegetais e animais, até o clima árido com paisagem desértica, onde predominam plantas xerófitas. Essa variedade de climas no continente se deve à sua grande extensão territorial, no sentido norte-sul, além das suas cordilheiras. Em que
alternativa a relação clima-latitude está corretamente expressa?

xa) Quanto maior a latitude menor a temperatura.
b) Ao se aproximar dos polos, a latitude diminui e a temperatura aumenta.
c)O continente americano é cortado ao norte pelo Círculo Polar Antártico.


d) Na maior parte da América do Norte, predomina o clima equatorial.



Veja também: Egito Antigo: A Vida ao longo do Nilo

Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito

Exercícios de História Sobre o Oriente Médio, com gabarito. Exercícios sobre conflitos no Oriente Médio, Guerra do Golfo, Faixa de Gaza e outros temas sugeridos para o 9º ano do ensino fundamental e para o ensino médio. Para Plano de aula e plano de curso do professor, elaboração de provas, testes, exames e simulados para vestibular e ENEM

1 Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos no Oriente Médio.
a. ( ) A Guerra do Golfo envolveu, inicialmente, o Kuwait e o Iraque, e teve as ações militares deflagradas por disputas territoriais entre dois desses países.
b. ( ) Apesar do destaque dado pela mídia ao islamismo, os conflitos militares presentes no Oriente Médio não envolvem questões religiosas.
c. ( ) Durante o Ramadã os mulçumanos estabelecem um acordo para a“paz provisória”, não sendo registrados ataques ou eventos violentos durante o nono mês do calendário islâmico.
d. ( ) As disputas na Faixa de Gaza, território palestino localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo que faz fronteira com Israel e Egito, são lideradas por membros da Al-Qaeda, que possuem o controle da região.
e. ( X ) A Guerra Civil Libanesa (1975-1990) teve suas origens nas divisões religiosas internas entre os muçulmanos – sunitas e xiitas, que correspondiam
à maioria da população, e os vários grupos cristãos, que controlavam e detinham a hegemonia política.


2 Com apenas seis anos completados em 2017, a guerra civil na Síria teve na chamada Primavera Árabe suas origens, além de outros episódios do complexo contexto geopolítico da região.
Sobre a Primavera Árabe, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Apoiados pela Liga árabe, diversos ditadores fizeram uso da repressão violenta para conter as revoltas populares que compreendem a denominada Primavera Árabe.
b. ( ) Trata-se de um período marcado por revoltas populares contrárias aos regimes ditatoriais no chamado “mundo árabe”, restrito ao Oriente Médio, marcado pela interferência das principais potências ocidentais.
c. ( ) Desencadeou a ocupação de diversas regiões por grupos terroristas, como no caso da Síria, que tem o entorno da Represa de Mossul ocupado pelo Hamas.
d. ( X ) Teve início em 2010, no Oriente Médio e na África, com diversas revoltas populares contrárias aos regimes ditatoriais e que buscavam melhorias sociais para a população.
e. ( ) Tendo como um dos principais eventos a autoimolação do vendedor de rua tunisiano Mohamed Bouazizi, a Primavera Árabe levou à queda do ditador sírio Hafez al-Assad.

3. Identifique, entre as alternativas abaixo, a que pode ser relacionada à sigla “ISIS”.
a. ( ) Grupo religioso sionista, também conhecido como Estado Islâmico do Iraque ou Estado Islâmico (EI) que conquistou parte do território da Síria e do Iraque. Pretende criar um estado laico que controle todo o Oriente Médio.
b. ( ) Grupo religioso xiita, também conhecido como Estado Islâmico (EI). É um grupo jihadista radical que conquistou parte do território da Síria, do Líbano e de Israel e aterroriza o mundo com execuções de estrangeiros.
c. ( ) Grupo religioso sunita, também conhecido como Estado Islâmico (EI). É um grupo jihadista radical que domina os meios de comunicação e a Internet na maioria dos países europeus.
d. ( ) Grupo religioso muçulmano, também conhecido como Estado Islâmico (EI). Conquistou o norte de Israel onde constituiu o Estado Palestino, recentemente reconhecido pelos países ocidentais.
e. ( X ) Também conhecido como Estado Islâmico do Iraque ou Estado Islâmico (EI), é um grupo radical que conquistou parte do território da Síria e do Iraque e aterroriza o mundo com execuções de estrangeiros.

4. Sobre a história das relações complexas dos povos do Oriente Médio, é correto afirmar:
a. ( ) Em 1947 a ONU apresentou a proposta para dividir os territórios da Palestina entre árabes e judeus, que foi rejeitada pelos dois grupos.
b. ( ) A Organização para Libertação da Palestina, criada com liderança de Yasser Arafat, tinha como objetivo a fundação de uma liga de estados árabes para evitar a internacionalização do Canal de Suez.
c. ( X ) Pelos esforços diplomáticos dos principais líderes envolvidos no processo de instalação da paz na Palestina, Itzak Rabin, Shimon Peres
e Yasser Arafat receberam o Prêmio Nobel da Paz, em 1994.
d. ( ) Nos últimos 3 anos, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo passou a aumentar substancialmente o preço do petróleo com o objetivo de provocar crises nos países ocidentais.
e. ( ) No ano de 2014 foi assinado um tratado de paz entre Israel e os Palestinos, que trata também da retirada dos colonos israelense da Faixa de Gaza.

5. No conturbado cenário político do Oriente Médio apareceu um grupo que, segundo os analistas do Pentágono, é extremamente bem organizado, equipado e é capaz de atacar em múltiplos eixos. Segundo alguns analistas, é mais poderoso que a Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica este grupo.
a. ( ) Terra Lliure
b. ( ) Boko Haran
c. ( ) Hizbul Mujahidine
d. ( ) Euzkadi Ta Azkatasuna


e. ( X ) Estado Islâmico – anteriormente conhecido como Isis

6. (São José 2017) Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos no Oriente Médio.

a. ( ) A Guerra do Golfo envolveu, inicialmente, o Kuwait e o Iraque, e teve as ações militares deflagradas por disputas territoriais entre dois desses países.
b. ( ) Apesar do destaque dado pela mídia ao islamismo, os conflitos militares presentes no Oriente Médio não envolvem questões religiosas.
c. ( ) Durante o Ramadã os mulçumanos estabelecem um acordo para a“paz provisória”, não sendo registrados ataques ou eventos violentos durante o nono mês do calendário islâmico.
d. ( ) As disputas na Faixa de Gaza, território palestino localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo que faz fronteira com Israel e Egito, são lideradas por membros da Al-Qaeda, que possuem o controle da região.
e. ( X ) A Guerra Civil Libanesa (1975-1990) teve suas origens nas divisões religiosas internas entre os muçulmanos – sunitas e xiitas, que correspondiam
à maioria da população, e os vários grupos cristãos, que controlavam e detinham a hegemonia política.

7. O Oriente Médio é uma das regiões mais conflituosas do mundo. Sobre a Política no Oriente Médio Diversos fatores contribuem para esse fato, como:

I.  sua própria história e posição no contexto geopolítico mundial, no contato entre três continentes (Europa, Ásia, África); 
II. suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; 
III. a presença de recursos estratégicos no subsolo, como o petróleo e gás.
IV. Existe uma pluralidade de formas de governo; monarquistas

Quantos itens estão corretos?

a)1
b)2
c)3
d)4

8. Sobre a agropecuária no Oriente Médio, assinale a alternativa ERRADA:

xa) é realizada predominantemente de forma moderna, com uso de tecnologia e mecanização, e incorpora até 20% da população economicamente ativa.
b) A atividade econômica tradicional do Oriente Médio é o pastoreio nômade.
c) Destacam-se as criações de carneiros, cabras e camelos em áreas desérticas. d) Na Planície Mesopotâmica, também conhecida como "crescente fértil", cultivam-se frutas, arroz, trigo e cana-de-açúcar, utilizando-se a técnica de irrigação. 

9. Considerando a importância do Petróleo no Oriente Médio analise os itens:

I. Nela, encontra-se uma magnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério. 
II. Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos. 
III. Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, na década de 1960, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Está(ão) correto(s)

a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas I e III
xd) I, II e III

10. Assinale a alternativa ERRADA

a) A região do Oriente Médio é conhecida por ser o berço das três maiores religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo,
b) Para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada, 
c) Jerusalém é a maior questão para as três religiões. 
xd) A região do Oriente Médio é conhecida por ser o berço das três maiores religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e o budismo

11. (Brusque 2014) No mundo em que vivemos são muitas as áreas em conflito. No Oriente Médio árabes, israelenses e palestinos lutam pelo controle dos recursos estratégicos, entre os quais um dos mais escassos, a água. Não obstante os fatores econômicos e políticos tenham importância muito grande, a religião tem influência, por vezes preponderante, neste cenário.


Assinale a alternativa que indica uma das causas do conflito em questão que tem forte influência religiosa.


a. ( ) A libertação do Santo Sepulcro, desde o século VI em poder dos muçulmanos.

b. ( ) A libertação da faixa de Gaza, sob domínio israelense.
c. ( ) A conquista das Colinas do Golã, sob domínio de Russos e Armênios cristãos.
d. ( X ) O controle de Jerusalém, cidade santa para cristãos, judeus e muçulmanos.
e. ( ) A reconquista do deserto da Judeia, onde está erguida Massada, símbolo da luta dos judeus contra os seus opressores.


12. (Camboriú 2015) As expressões e siglas “Al-Fatah”, Sionismo, ANP e Hamas estão associadas a um conflito que se arrasta desde o final da Segunda Guerra Mundial.


Assinale a alternativa que identifica tal conflito.


a. ( ) Invasão do Afeganistão

b. ( ) Guerra do Kosovo
c. ( ) Guerra civil Síria
d. ( X ) Árabe-israelense
e. ( ) Combate ao Taleban (Talibã)



Exercícios de História


01. Kwame Nkrumah era o líder do Bloco de Casablanca (capital do Reino de Marrocos) – onde se realizou a primeira reunião dos Chefes dos Estados africanos – que dava primazia à libertação da África e à construção da unidade do continente africano.
Também integraram este bloco:
xA) Sekou Touré, Modibo Keita, Julius Nyerere.
B) Leopold Senghor, Mamadou Dia, Sekou Touré.
C) Frantz Fanon, Sekou Touré, Felix Houphouet Boigny.
D) Felix Houphouet Boigny, Hailé Selasié, Sekou Touré.
E) Sekou Touré, Cheikh Antah Diop, Leopold Senghor.


02. (IF/PB 2014)Tradicionalmente, a civilização egípcia foi situada por pesquisadores e historiadores no chamado Oriente Próximo, em um esforço para identificá-la mais com povos levantinos e mesopotâmicos do que com povos do continente africano. Com relação a tais povos da Antiguidade, assinale (V) para
Verdadeiro ou (F) para Falso:
( ) O Egito mantinha relações com povos da região da Núbia que viviam ao sul da primeira catarata do Nilo, região que era conhecida como “o país do ouro”.
( ) O reino de Kush reforçou sua autonomia política frente ao Egito faraônico devido à invasão dos hicsos, durante o final do Antigo Império.
( ) Os assírios invadiram o Egito durante o período de declínio do Novo Império, mas sua suserania foi eliminada pelos próprios egípcios, que os venceram posteriormente.
( ) O reino de Kush enfraqueceu-se bastante por volta do século III, tornando-se alvo da conquista de povos vizinhos.
A sequência CORRETA é:
a) V F V F
b) F F V V
c) V V F F
d) F V F V
Xe) V F V V

03. A Mesopotâmia foi o espaço geográfico que na Antiguidade abrigou as primeiras civilizações de que se tem conhecimento: Primeiro os sumérios e na sequência os acádios, os amoritas (amorritas), assírios e os caldeus. Sobre tais civilizações mesopotâmicas, são apresentados os itens a seguir, que podem ser
verdadeiros ou falsos. Leia-os atentamente e responda ao que se pede.
I – Os povos mesopotâmicos tiveram que fazer frente às condições naturais da região, como as inundações nos vales e o clima seco, para propiciar a garantia de suas necessidades de sobrevivência. Diques e barragens foram construídos, bem como canais de irrigação para levar água de rios como o Tigre, o Eufrates, o Jordão e o Indo, para lugares mais distantes, destinados ao cultivo agrícola.
II – Durante o Domínio babilônio, no governo do rei Hamurábi, consagrou-se a divisão da sociedade em três grandes categorias: awilum, muschkenum e escravos. A categoria dos mushkenum era representada pelos homens livres de média posição, que trabalhavam como servidores nos palácios, artesãos ou pequenos comerciantes.
III – O domínio neobabilônico (assírio) sobre a Mesopotâmia não durou muito tempo. Em 1509 a.C. os babilônios (acádios), conquistaram as cidades-estados, integrando-as ao seu império.
IV – O artesanato e o comércio mesopotâmicos atingiram um alto grau de desenvolvimento, com seus negociantes organizando caravanas que iam do norte da África para o sudoeste da Europa, buscando ou levando produtos, como lã, tecidos, cevada e minerais, entre outras mercadorias.
V – Para alcançar as vantagens terrenas, os mesopotâmicos submetiam-se aos rituais religiosos, comandados pelos sacerdotes, os quais faziam dos templos o centro de toda religiosidade. Estes Templos podiam abrigar também o celeiro e as oficinas, integrando, inclusive, a torre do zigurate.

Assinale a alternativa:
a) Se somente o item I for verdadeiro.
Xb) Se somente os itens II e V forem verdadeiros.
c) Se os itens II, III, IV e V forem verdadeiros.
d) Se somente o item V for verdadeiro.
e) Se os itens I, II e V forem falsos. 


04. (Itajái UNISOCIESC 2017) No século XX, em um contexto que abrangeu situações como a Primeira Guerra Mundial, a Crise de 1929, a Segunda Guerra Mundial, juntamente com a Guerra Fria contribuíram para o fim dos impérios coloniais na Ásia e na África. Sobre o processo de independência das áreas coloniais, é INCORRETO afirmar que:
(A) Na Índia o processo teve início na década de 1920, pelo Partido do Congresso e as lideranças de Mahatma Gandhi e Jawarhalal Nerhu.
X(B) Na década de 1950 iniciaram os movimentos separatistas em Angola, Moçambique e Guiné portuguesa, contexto de criação do MPLA, FNLA e UNITA. Mediante o Acordo de Alvor em 1975 e reconhecimento de independência por Portugal, os grupos militantes uniram-se para estabelecer o governo local.
(C) Sukarno conduziu o movimento de independência da Indonésia; a Holanda reconheceu a independência em 1949.
(D) Na Indochina, como resistência à ocupação japonesa, em 1941 formou-se um movimento nacionalista liderado por Ho Chi Minh. Após a derrota japonesa e a proclamação de independência da República Democrática do Vietnã, os franceses tentaram recolonizar a região, originando a Guerra da Indochina.

(E) O domínio inglês sobre o Egito (seu protetorado) terminou em 1936, embora o Canal de Suez continuasse sob controle britânico.



Fontes:
Pravas de Concursos FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos http://novosite.fepese.org.br/
MÉDIO ORIENTE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=M%C3%A9dio_Oriente&oldid=52917217>. Acesso em: 16 ago. 2018. 


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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.