Exercícios de História para o Ensino Fundamental, com Gabarito.

Exercícios de História para Ensino Fundamental

  • Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas.
  • Exercícios de História Escravidão
  • Exercícios de História A Grande Depressão
  • Exercícios de História A segunda Guerra Mundial
  • Exercícios de História Terrorismo
  • Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas.
  • Exercícios de História sobre a Guerra do Contestado.
  • Exercícios sobre o Continente Americano



Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre a Guerra dos Emboabas.


Exercícios de História sobre a Guerra dos Emboabas, com gabarito. Acompanhe as questões objetivas sobre o conflito conhecido como Guerra dos Emboabas para aulas do ensino fundamental. Sugerido para provas, testes, preparação e estudos.

1) A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de:
xa) 1707 a 1709
a) 1804 a 1809
a) 1907 a 2007
a) 1500 a 1600

2) Sobre a Guerra dos Emboaba é INCORRETO afirmar que:
a) foi uma luta pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. 
b) O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos (bandeirantes paulistas) e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. 
c) Os paulistas descobriram a região das minas e, por esta razão, reclamava a exclusividade de explorá-las. 
xd) O grupo de forasteiros composto de portugueses provenientes e migrantes das demais partes do Brasil descobriram a região que nunca havia sido acessada.

3) São personagens de destaques nos grupos da Guerra dos Emboabas:
xa) O ex-bandeirante Manuel de Borba Gato pelos paulistas, pelos emboabas Manuel Nunes Viana,
a) O poeta Manuel Bandeira pelos paulistas, pelos emboabas Manuel de Macedo
a) O ex-bandeirante Manuel Nunes Viana  pelos paulistas, pelos emboabas Manuel de Borba Gato
a) O Marques de Pombal  pelos paulistas, pelos emboabas Padre Anchieta


4) Alguns eventos ocorreram após a Guerra dos Emboabas, EXCETO:
A) Regulamentação da distribuição de lavras entre emboabas e paulistas.
b) Regulamentação da cobrança do quinto.
c) Cisão da Capitania de São Vicente em Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e Capitania do Rio de Janeiro, ligadas diretamente à Coroa em (3 de novembro de 1709).
xd) São Paulo é rebaixada à Vila enquanto Ouro Preto tornando-se cidade

5) Sobre o termo emboabas é CORRETO afirmar que:
a) O termo é proveniente do termo da língua inglesa mbóaba, 
xb) Originalmente, o termo designava as aves com pernas cobertas de penas. 
c) Foi designado pelos forasteiros aos paulistas que usavam calças e sapatos, 
d) se refere a uma fruta típica da região



Exercícios sobre a Crise de 29 a Grande Depressão. Acompanhe as questões de história sobre o período conhecido como a Crise de 29 a Grande Depressão. Sugerido para aulas de história do ensino fundamental e ensino médio, vestibular e ENEM.




Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre a Crise de 29 a Grande Depressão




32. (Brusque 2014)A crise econômica de 1929 repercutiu de maneira desastrosa na Europa, em especial na Alemanha, onde produziu um desemprego em massa e a ruína de milhares de agricultores e pequenos empreendedores.

Podemos apontar entre as consequências desta crise naquele país:

a. ( ) O fortalecimento do Partido Social Democrata, graças ao combate aos movimentos radicais.

b. ( ) O fortalecimento do movimento espartaquista que chegou ao poder liderado por Rosa Luxemburgo.
c. ( ) O golpe da cervejaria através do qual os partidários de Adolf Hitler são expulsos de Munique.
d. ( ) A derrota de Hitler nas eleições parlamentares e a sua prisão, durante a qual escreveu Mein Kampf.
e. ( X ) O enfraquecimento do liberalismo e a radicalização política que fortaleceu o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Exercícios sobre a Crise de 29 a Grande Depressão
2) Sobre a Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929 é INCORRETO afirmar que:
a) foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, 
b) termina somente no período da Segunda Guerra Mundial. 
xc) A Grande Depressão, contudo não pode ser considerada como um dos piores e o mais longos períodos de recessão econômica do século XX em comparação, por exemplo com a crise do petróleo.
d)  Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo o medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

3) Analise os itens sobre a crise de 29

I - O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, 
II - Em 24 de outubro os valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, e tornou-se notícia em todo o mundo com o crash da bolsa (conhecido como Terça-Feira Negra).
III -  Milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. 

Estão corretos:

xa) Os itens I, II e III
b) Somente I e II
c) Somente I e III
d) Somente II e III

4) Sobre os efeitos da Grande Depressão não podemos afirmar que: 
a) Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. 
b) Outros países, além dos Estados Unidos foram duramente atingidos pela Grande Depressão como a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. 
xc) Países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil não sofreram com a Grande Depressão porque não mantinham relações comerciais com os atingidos.
d) Praticamente não houve abalo na União Soviética com a Crise de 29, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para novas tecnologias sendo assim não afetada. 


5) Para reduzir os efeitos negativos da Grande Depressão que atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. 
xa) o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal.
b) Na Crise de 29 o Presidente americano George Bush aprovou o consenso de Washington
c) Durante a Grande Depressão o Presidente americano Bill Clinton aprovou uma série de medidas conhecidas como a Nova Era.
d) o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como Neoliberalismo.

6) Assinale a alternativa ERRADA
A) O ano de 1933 pode ser considerado o ápice da Grande Depressão nos Estados Unidos. 
b) em 1933 as taxas de desemprego eram 
c) Grande deflação - queda do preço dos produtos e custo de vida em geral. Entre 1929 e 1933, os preços dos produtos industrializados não-perecíveis em geral nos Estados Unidos caíram em cerca de 25%.
xd) Já o preço de produtos agropecuários subiram, por causa do excedente da produção destes produtos - primariamente trigo. A quantidade destes produtos à venda supriu a demanda, o que causou menos impacto para a população. 



Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial. Confira as questões de história referentes ao período da segunda guerra mundial sugeridas para aulas de ensino fundamental e ensino médio.

Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre a Segunda Guerra Mundial


1. (Criciúma 2014) A invasão da Polônia em 1939, a Batalha da Inglaterra, o Eixo Roma-Berlim-Tóquio e a Batalha de Stalingrado são episódios da:

a. ( ) Guerra da Coreia.
b. ( ) Guerra da Crimeia.
c. ( ) Guerra do Vietnam.
d. ( ) Primeira Guerra Mundial.
e. ( X ) Segunda Guerra Mundial.



2. Nome do plano adotado pelos Estados Unidos para reconstruir a Europa pós Segunda Guerra Mundial:
a. ( ) Big Stick
b. ( ) Reagean
c. ( ) New Deal
d. ( X ) Marshall
e. ( ) Destino Manifesto


3. (Palhoça 2015) A “Lista de Schindler” e outras obras cinematográficas têm revelado os horrores do Holocausto, ou Shoá (em hebraico).
Assinale a alternativa correta a respeito deste acontecimento.
a. ( ) É assim conhecido o processo de conversão compulsória ao cristianismo dos judeus alemães, conduzido pela Igreja Alemã por imposição das autoridades nazistas.
b. ( ) Trata-se da internação compulsória de milhares de judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová e outras minorias em campos de trabalho onde foram mantidos até o final da Segunda Guerra Mundial.
c. ( ) Foi a perseguição sistemática aos comerciantes que viviam na Alemanha e nos territórios ocupados pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, a quem foram subtraídas propriedades e confiscadas altas importâncias em dinheiro, joias e mercadorias.
d. ( X ) Foi a perseguição sistemática aos judeus que viviam na Alemanha e nos territórios ocupados pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, levando à morte cerca de 4 milhões de judeus (além de milhares de outros indesejáveis na ótica nazista).
e. ( ) Assim são denominados os atos de violência contra os judeus, que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich.





Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre a redemocratização no Brasil




35. (Criciúma 2014) Em outubro de 2002, o eleitorado brasileiro foi chamado para escolher seus novos representantes na Câmara dos Deputados, uma parte do Senado, Deputados estaduais e o novo Presidente da República que sucederia Fernando Henrique Cardoso.

Nessa ocasião foi eleito Presidente da República:

a. ( ) José Sarney.
b. ( ) Tancredo Neves.
c. ( ) Ulysses Guimarães.
d. ( X ) Luiz Inácio Lula da Silva.
e. ( ) Fernando Collor de Melo.


33. (Brusque 2013) Em março de 1983 foi apresentado à Câmara dos Deputados em Brasília um projeto de emenda constitucional de autoria do deputado Dante de Oliveira.
A partir dessa iniciativa os partidos da oposição (os principais eram PT, PMDB e PDT) mobilizaram a população, nascendo um formidável movimento que culminou com a eleição de Tancredo Neves.
Assinale a alternativa que indica o movimento em questão.
a. ( ) Lula lá
b. ( X ) Diretas Já
c. ( ) Fora Collor
d. ( ) Queremismo
e. ( ) Pão, terra e propriedade


28. (Fraiburgo 2011) Assinale a alternativa correta.
a. ( X ) No final de 1989, realizou-se a primeira eleição direta para Presidente da República desde 1964, tendo sido eleito Fernando Collor de Mello.
b. ( ) Tancredo Neves, eleito presidente com mais de 20 milhões de votos populares, faleceu antes de tomar posse. Seu vice, José Sarney, assumiu o governo.
c. ( ) Em 1964, um movimento militar declarou vaga a Presidência da República e escolheu para presidente o Marechal Floriano Peixoto, conhecido como o Marechal de Ferro.
d. ( ) O Presidente João Goulart, derrubado pelos militares, tentou voltar ao poder em 1969, quando se realizaram eleições gerais. Foi derrotado pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco.
e. ( ) A República Velha, assim denominado o período dominado pela oligarquia, terminou com a Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932.


Veja 5 Características das Civilizações da Antiguidade



Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre a Guerra do Contestado. 

Exercícios de História sobre a Guerra do Contestado. Questões e atividades com gabarito. Para aula de história do ensino fundamental e ensino médio.

01. Contestado.
a. ( ) Tratou-se de uma guerra civil entre as forças militares do Paraná e Santa Catarina pelo território conhecido como “Contestado”.
b. ( X ) Foi uma luta sangrenta, ocorrida durante a República Velha, em que tropas estaduais e do Governo Federal enfrentaram grupos de sertanejos empobrecidos e sem-terra, guiados por líderes messiânicos.
c. ( ) Foi um desastre social sertanejo em Santa Catarina. Tropas vindas do Paraná, que disputava o território com o nosso Estado, atacaram a região e dizimaram a população camponesa.
d. ( ) Foi motivada pela invasão do território catarinense e paranaense por jagunços oriundos do Rio Grande do Sul.
e. ( ) Foi uma luta entre as tropas governamentais catarinenses e indígenas que habitavam a região do Contestado, liderados por três monges, João Maria de Agostini, João Maria de Jesus e José Maria



02. (Florianópolis 2012) Conflito armado ocorrido entre 1912 e 1916,
que envolvia disputa de terras ricas em erva-mate e madeira, num entrave entre o governo, o capital estrangeiro e a população cabocla. Os caboclos se organizavam em torno de sucessivos monges que fundavam cidades santas, circunstância que deu um caráter messiânico à disputa.
Trata-se:
a. ( ) Canudos na Bahia
b. ( ) Pinheirinho no Rio Grande do Sul
c. ( X ) Contestado em Santa Catarina
d. ( ) Muckers no Rio Grande do Sul
e. ( ) Caldeirão de Santa Cruz no Ceará




Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre Terrorismo.


Exercícios de História sobre Terrorismo. questões sobre terrorismo 9o ano, Estado Islamico, Al Qaeda e outras. Sugeridas para aulas de história e geografia do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.


1. (São José 2017)No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América tiveram aeronaves comerciais sequestradas, as Torres Gêmeas destruídas e o Pentágono atingido, no que foi denominado “dia de terror” pelo The New York Times (12/set/2001).
Qual grupo terrorista assumiu a autoria desses ataques?
a. ( X ) Al-Qaeda
b. ( ) Talibã
c. ( ) FARC
d. ( ) Hamas
e. ( ) Estado Islâmico


2. (São José 2013) No dia 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York foram destruídas em um atentado terrorista atribuído à organização Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica uma consequência, em curto prazo, desse fato histórico.
a. ( ) A Guerra Civil da Líbia.
b. ( ) A prisão de Saddam Hussein.
c. ( ) A invasão do Kuwait pelo Iraque.
d. ( ) A invasão da Baia dos Porcos, em Cuba.
e. ( X ) A ofensiva militar norte-americana ao Afeganistão.

3. (Tijucas 2011) O ataque às torres gêmeas em Nova Yorque provocou uma onda de temor a novos ataques e nos fez conhecer dezenas de grupos chamados terroristas por tentarem fazer prevalecer seus objetivos políticos de
forma violenta. Um desses grupos é a Al Qaeda.
Assinale a alternativa que indica o líder comumente associado à essa organização.
a. ( ) Reza Pahlevi
b. ( ) Yasser Arafat
c. ( ) Mahmud Abbas
d. ( X ) Osama Bin Laden
e. ( ) Jose Ignacio Juana Chaos



Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre exercícios sobre a escravidão no Brasil

1. (Florianópolis 2012) O tráfico negreiro foi responsável pela introdução de milhões de africanos trazidos em condições precárias nos navios negreiros ao território brasileiro durante o período da escravidão.
Tratava-se de um negócio complexo e lucrativo que envolvia o comércio local na costa africana com portos localizados ao longo da costa brasileira.
Dentre os locais onde eram realizados o comércio de escravos na África destacam-se:
a. ( ) Mina, Sudão e Camarões.
b. ( ) Guiné, África do Sul, Líbia.
c. ( X ) Angola, Congo e Benguela.
d. ( ) São Tomé, Tunísia e Marrocos.
e. ( ) Madagascar, Egito e Cabo Verde.

2. (Florianópolis 2010) Com relação à mão-de-obra utilizada com maior frequência pelos portugueses durante a colonização
do Brasil, é correto afirmar que foi:
a. ( ) A servidão voluntária dos povos indígenas.
b. ( X ) A de escravos africanos e de índios de corda.
c. ( ) A de indígenas aldeados e escravos alforriados.
d. ( ) A escravidão de africanos e de indígenas assalariados.
e. ( ) A assalariada e a parceria com africanos libertos.


2. (Florianópolis 2010)  Sobre o sistema escravista no Brasil, é correto afirmar:
a. ( ) A escravização dos indígenas foi completamente abandonada com a adoção da escravidão negra.
b. ( ) A alta produtividade dos escravos transferidos da África provocou o desaparecimento do trabalho assalariado.
c. ( X ) O tráfico de escravos reduzia foi essencial à montagem do latifúndio exportador no Brasil colônia.
d. ( ) Os altos custos da escravidão no Brasil levaram os senhores a incentivar a natalidade entre os africanos.
e. ( ) A legislação escravista metropolitana dava o mesmo tratamento aos povos indígenas e africanos.


3. (São José 2015) Assinale a alternativa que indica a estratégia portuguesa, utilizada no continente africano, para a obtenção de escravos.
a. ( ) Desenvolver o comércio com a Senegâmbia
onde havia muitos africanos empobrecidos.
b. ( ) Montar expedições ao Magreb em busca de escravos árabes.
c. ( ) Dominar os chefes locais e tomar os seus escravos.
d. ( X ) Fomentar os conflitos entre os povos africanos para a escravização dos prisioneiros de guerra.
e. ( ) Obter a cooperação dos escravos dos mercadores locais para que lutassem contra os seus senhores e aceitassem o domínio português.


4.  (Florianópolis 2010)Assinale a alternativa correta sobre uma das teses de Gilberto Freyre registrada em Casa Grande & Senzala, relacionada com a escravidão negra no Brasil.
a. ( X ) A cultura negra influenciou, entre outros aspectos, a economia, a miscigenação, o vocabulário, a culinária, a psicologia e se tornou um dos alicerces da sociedade brasileira.
b. ( ) Mesmo tendo sido decisivas na formação étnica da população brasileira, as influências da cultura negra foram nocivas do ponto de vista moral, pois são responsáveis pela sensualidade das mulheres e pela libertinagem masculina.
c. ( ) Os portugueses não estavam habilitados para a realização da epopeia da colonização e fracassaram, pois perderam territórios para os holandeses e franceses.
d. ( ) As influências das culturas negras e indígenas deram origem a uma raça miscigenada e heróis de pouca expressão mundial como Zumbi, Sepé Tiaraju e Floriano Peixoto, prejudicando a imagem do país no exterior.
e. ( ) O excesso de miscigenação ocorrido no Brasil deu origem ao povo brasileiro, que é um misto de europeu, americano e africano, fenômeno que impede a definição de uma identidade.


5. (Camboriú 2015) Analise as afirmativas abaixo.
1. A palavra quilombo (kilombo) é de origem africana e significa acampamento ou fortaleza.
2. Chamamos de quilombos as comunidades originalmente formadas por escravos fugitivos.
3. Nos quilombos os antigos escravos se organizavam de forma econômica, política, religiosa, social e militar.
4. O quilombo brasileiro mais conhecido é o “Quilombo de Palmares”, no atual Estado de Alagoas.
5. O Quilombo de Palmares foi, depois de um século de resistência, destruído por bandeirantes e seu líder Zumbi, morto e decapitado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
d. ( ) Estão certas somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
e. ( X ) Estão certas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.


6. (Florianópolis 2015)  Entre os autores que se destacam na análise das influências dos escravos africanos na cultura brasileira destaca-se Gilberto Freyre, que dedicou especial atenção aos capítulos que denominou “o escravo negro na vida sexual e da família do brasileiro”.
Assinale a alternativa correta sobre a obra escrita pelo autor mencionado durante a escravidão no Brasil.
a. ( ) Raízes do Brasil
b. ( X ) Casa Grande & Senzala
c. ( ) Sobrados e Mucambos
d. ( ) Parceiros do Rio Bonito
e. ( ) Brasil Terra de Contrastes






Exercícios sobre continente americano, com gabarito

Exercícios de História para o Ensino Fundamental sobre continente americano, com gabarito



1. (FEPESE) Analise o texto abaixo:

O Brasil é o maior país em área.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) quinto • do continente americano
b. ( X ) quinto • do Mundo
c. ( ) sexto • do Mundo
d. ( ) sexto • da América do Sul
e. ( ) oitavo • do planeta

2. (São José 2014/FEPESE) Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Alguns anos mais tarde Cabral, tentando chegar ao Oriente, aportou em terras atual-mente brasileiras. Não encontrando riquezas,retornou à Europa sem retomar a rota oriental descoberta por Vasco da Gama.
b. ( ) Os espanhóis passaram a controlar o comércio de especiarias com a viagem de Cristóvão Colombo que, no caminho para a Ásia, encon-trou o continente americano.
c. ( X ) Vasco da Gama, em 1498, contornando acosta da África chegou a Calicute, possibilitando aos portugueses o controle de uma nova rota no comércio de especiarias.
d. ( ) O comércio com o Oriente foi controlado pelos países ibéricos até o século XVIII.Somente neste século holandeses e ingleses adquiriram a tecnologia necessária às navega-ções pelo Mar Oceano.
e. ( ) As descobertas portuguesas se fizeram por acaso, já que ao final do século XV – diferentemente dos espanhóis – os portugueses não tinham embarcações apropriadas nem dominavam o uso de instrumentos – como o astrolábio – e das cartas de marear.


3. (São José 2015/ FEPESE) Os Estados Unidos representam a grande força política, econômica, militar e cultural da atualidade. É a maior população e o segundo maior país em área do continente americano.Sobre os Estados Unidos, é correto afirmar:

1. O território dos Estados Unidos é o quarto maior do mundo.
2. Nas regiões que correspondem ao norte e ao centro da costa leste, desenvolveram-se colônias de exploração.
3. Atualmente os Estados Unidos estão dividido sem 50 Estados e dois deles não se encontram em terras contínuas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

4. Assinale a alternativa que indica corretamente o maior país do continente americano em relação aotamanho territorial de sua área.

a. ( X ) Canadá
b. ( ) Alasca
c. ( ) Brasil
d. ( ) México
e. ( ) Estados Unidos

5. (São José 2015/ FEPESE) O continente americano se destaca pela grande extensão latitudinal e grande variedade de solos, cli-mas e formações vegetais. Acerca do continente americano, é correto afirmar:

1. A América foi colonizada pelos europeus deforma pacífica que juntaram-se aos milhares de nativos que viviam na região.
2. Inicialmente as terras foram chamadas de Novo Mundo e começaram a ser povoadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI como Espanha,Portugal, Inglaterra, Holanda e França.
3. A América do Sul corresponde a 43% do continente e tem terras nos dois hemisférios, por ser cortada pelo paralelo de Greenwich.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( X ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3


6.(Brusque 2009) América do Sul é correto afirmar:

a( ) Localiza-se inteiramente nos hemisférios meridional e ocidental, sendo atravessado tanto pela linha do Equador quanto pelo Trópico de Capricórnio.
b( X ) Apresenta uma população absoluta de aproximadamente 350 milhões de pessoas, marcada por uma forte diversidade étnica, concentrada especialmente nas áreas próximas ao litoral,fator que pode ser explicado pelo processo de colonização ocorrido na região.
c( ) Apesar da grande população e do nível de desenvolvimento observado em países como Brasil e Argentina, possui uma população pre-ponderantemente rural, o que explica a pre-dominância da economia no setor primário.
d( ) Tem como limites naturais o mar do Caribe, o oceano Atlântico e o oceano Pacífico, sendo todos os países da região banhados por um destes, o que contribui fortemente para o escoamento dos produtos em direção aos mercados asiáticos e europeus.
e( ) A baixa desigualdade econômica e o respeito à diversidade cultural podem ser explicados pela composição heterogênia da população da região, composta especialmente por grupos indígenas, descendentes de europeus e africanos.


7. (RERIUTABA 2014/Fonoaudiólogo) O continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima do mundo, desde os climas mais frios do Polo Norte e da Patagônia, na América do Sul, com poucas espécies vegetais e animais, até o clima árido com paisagem desértica, onde predominam plantas xerófitas. Essa variedade de climas no continente se deve à sua grande extensão territorial, no sentido norte-sul, além das suas cordilheiras. Em que
alternativa a relação clima-latitude está corretamente expressa?

xa) Quanto maior a latitude menor a temperatura.
b) Ao se aproximar dos polos, a latitude diminui e a temperatura aumenta.
c)O continente americano é cortado ao norte pelo Círculo Polar Antártico.


d) Na maior parte da América do Norte, predomina o clima equatorial.



Veja também: Egito Antigo: A Vida ao longo do Nilo

Exercícios de História para o Ensino Fundamental


01. Kwame Nkrumah era o líder do Bloco de Casablanca (capital do Reino de Marrocos) – onde se realizou a primeira reunião dos Chefes dos Estados africanos – que dava primazia à libertação da África e à construção da unidade do continente africano.
Também integraram este bloco:
xA) Sekou Touré, Modibo Keita, Julius Nyerere.
B) Leopold Senghor, Mamadou Dia, Sekou Touré.
C) Frantz Fanon, Sekou Touré, Felix Houphouet Boigny.
D) Felix Houphouet Boigny, Hailé Selasié, Sekou Touré.
E) Sekou Touré, Cheikh Antah Diop, Leopold Senghor.


02. (IF/PB 2014)Tradicionalmente, a civilização egípcia foi situada por pesquisadores e historiadores no chamado Oriente Próximo, em um esforço para identificá-la mais com povos levantinos e mesopotâmicos do que com povos do continente africano. Com relação a tais povos da Antiguidade, assinale (V) para
Verdadeiro ou (F) para Falso:
( ) O Egito mantinha relações com povos da região da Núbia que viviam ao sul da primeira catarata do Nilo, região que era conhecida como “o país do ouro”.
( ) O reino de Kush reforçou sua autonomia política frente ao Egito faraônico devido à invasão dos hicsos, durante o final do Antigo Império.
( ) Os assírios invadiram o Egito durante o período de declínio do Novo Império, mas sua suserania foi eliminada pelos próprios egípcios, que os venceram posteriormente.
( ) O reino de Kush enfraqueceu-se bastante por volta do século III, tornando-se alvo da conquista de povos vizinhos.
A sequência CORRETA é:
a) V F V F
b) F F V V
c) V V F F
d) F V F V
Xe) V F V V

03. A Mesopotâmia foi o espaço geográfico que na Antiguidade abrigou as primeiras civilizações de que se tem conhecimento: Primeiro os sumérios e na sequência os acádios, os amoritas (amorritas), assírios e os caldeus. Sobre tais civilizações mesopotâmicas, são apresentados os itens a seguir, que podem ser
verdadeiros ou falsos. Leia-os atentamente e responda ao que se pede.
I – Os povos mesopotâmicos tiveram que fazer frente às condições naturais da região, como as inundações nos vales e o clima seco, para propiciar a garantia de suas necessidades de sobrevivência. Diques e barragens foram construídos, bem como canais de irrigação para levar água de rios como o Tigre, o Eufrates, o Jordão e o Indo, para lugares mais distantes, destinados ao cultivo agrícola.
II – Durante o Domínio babilônio, no governo do rei Hamurábi, consagrou-se a divisão da sociedade em três grandes categorias: awilum, muschkenum e escravos. A categoria dos mushkenum era representada pelos homens livres de média posição, que trabalhavam como servidores nos palácios, artesãos ou pequenos comerciantes.
III – O domínio neobabilônico (assírio) sobre a Mesopotâmia não durou muito tempo. Em 1509 a.C. os babilônios (acádios), conquistaram as cidades-estados, integrando-as ao seu império.
IV – O artesanato e o comércio mesopotâmicos atingiram um alto grau de desenvolvimento, com seus negociantes organizando caravanas que iam do norte da África para o sudoeste da Europa, buscando ou levando produtos, como lã, tecidos, cevada e minerais, entre outras mercadorias.
V – Para alcançar as vantagens terrenas, os mesopotâmicos submetiam-se aos rituais religiosos, comandados pelos sacerdotes, os quais faziam dos templos o centro de toda religiosidade. Estes Templos podiam abrigar também o celeiro e as oficinas, integrando, inclusive, a torre do zigurate.

Assinale a alternativa:
a) Se somente o item I for verdadeiro.
Xb) Se somente os itens II e V forem verdadeiros.
c) Se os itens II, III, IV e V forem verdadeiros.
d) Se somente o item V for verdadeiro.
e) Se os itens I, II e V forem falsos. 


04. (Itajái UNISOCIESC 2017) No século XX, em um contexto que abrangeu situações como a Primeira Guerra Mundial, a Crise de 1929, a Segunda Guerra Mundial, juntamente com a Guerra Fria contribuíram para o fim dos impérios coloniais na Ásia e na África. Sobre o processo de independência das áreas coloniais, é INCORRETO afirmar que:
(A) Na Índia o processo teve início na década de 1920, pelo Partido do Congresso e as lideranças de Mahatma Gandhi e Jawarhalal Nerhu.
X(B) Na década de 1950 iniciaram os movimentos separatistas em Angola, Moçambique e Guiné portuguesa, contexto de criação do MPLA, FNLA e UNITA. Mediante o Acordo de Alvor em 1975 e reconhecimento de independência por Portugal, os grupos militantes uniram-se para estabelecer o governo local.
(C) Sukarno conduziu o movimento de independência da Indonésia; a Holanda reconheceu a independência em 1949.
(D) Na Indochina, como resistência à ocupação japonesa, em 1941 formou-se um movimento nacionalista liderado por Ho Chi Minh. Após a derrota japonesa e a proclamação de independência da República Democrática do Vietnã, os franceses tentaram recolonizar a região, originando a Guerra da Indochina.

(E) O domínio inglês sobre o Egito (seu protetorado) terminou em 1936, embora o Canal de Suez continuasse sob controle britânico.


Fontes:
Pravas de Concursos FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos http://novosite.fepese.org.br/
MÉDIO ORIENTE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=M%C3%A9dio_Oriente&oldid=52917217>. Acesso em: 16 ago. 2018. 

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar