Publicidade

Questões sobre Oswald de Andrade, com gabarito

 Questões sobre Oswald de Andrade, com gabarito

20 questões de múltipla escolha (nível intermediário), com cinco alternativas e com o gabarito ao final, acompanhado de explicações por extenso, sobre Oswald de Andrade, um dos principais nomes do Modernismo brasileiro, especialmente ligado ao movimento antropofágico e à Semana de Arte Moderna de 1922.

Publicidade

  QUESTÕES – OSWALD DE ANDRADE

1. Oswald de Andrade foi um dos principais nomes de qual fase do Modernismo?

A) Primeira fase

B) Segunda fase

C) Terceira fase

D) Pós-modernismo

E) Pré-modernismo

2. Qual foi a importância de Oswald de Andrade na Semana de Arte Moderna de 1922?

A) Foi o único representante do teatro

B) Atuou apenas como espectador

C) Foi um dos organizadores e protagonistas

D) Criticou o movimento como retrógrado

E) Escreveu um manifesto contra a arte moderna

3. O Manifesto Antropofágico, de 1928, foi publicado em qual revista?

A) Klaxon

B) Pau-Brasil

C) Verde

D) Revista de Antropologia

E) Revista de Anta

4. O termo “antropofagia” no contexto oswaldiano significa:

A) Canibalismo ritual indígena literal

B) Recusa à cultura estrangeira

C) Devoção aos padrões europeus

D) Apropriação crítica da cultura estrangeira

E) Eliminação da influência cultural africana

5. Qual das obras abaixo é de autoria de Oswald de Andrade?

A) Macunaíma

B) Serafim Ponte Grande

C) Capitães da Areia

D) Dom Casmurro

E) O Quinze

6. O Manifesto Pau-Brasil propunha uma:

A) Literatura popular, sem crítica social

B) Poesia exclusivamente francesa

C) Arte voltada para o exotismo folclórico

D) Literatura brasileira autêntica, exportável e com humor

E) Retomada da estética clássica

7. A frase “Tupi or not Tupi, that is the question” é um exemplo de:

A) Regionalismo conservador

B) Crítica ao romantismo

C) Nacionalismo xenófobo

D) Intertextualidade irônica com Shakespeare

E) Elogio à cultura europeia

8. Oswald rompeu com o modelo de literatura:

A) Romântica e parnasiana

B) Realista e crítica

C) Contemporânea e experimental

D) Modernista e marginal

E) Popular e nordestina

9. Em suas obras, é comum encontrar:

A) Linguagem erudita e academicista

B) Narrativas regionais do sertão

C) Humor, ironia e crítica social

D) Poemas épicos tradicionais

E) Temas religiosos com devoção

10. A peça teatral O Rei da Vela foi escrita por Oswald, mas somente ganhou notoriedade após:

A) A Semana de 1922

B) A Revolução de 1930

C) O golpe de 1964

D) Sua morte, na década de 1960

E) A publicação de “Serafim Ponte Grande”

11. A obra Serafim Ponte Grande pode ser classificada como:

A) Um romance regionalista

B) Um conto autobiográfico

C) Um romance experimental e modernista

D) Uma peça realista do século XIX

E) Um tratado filosófico

12. Oswald defendia uma arte:

A) Que imitasse os clássicos europeus

B) Sem crítica social

C) Inovadora, brasileira e crítica

D) De conteúdo exclusivamente religioso

E) Escrita em latim

13. O Movimento Antropofágico, segundo Oswald, pretendia:

A) Imitar os franceses

B) Destruir a literatura brasileira

C) Assimilar e transformar influências estrangeiras

D) Rejeitar toda forma de cultura

E) Restaurar a tradição barroca

14. Oswald de Andrade nasceu em:

A) Recife

B) São Paulo

C) Belo Horizonte

D) Salvador

E) Rio de Janeiro

15. No campo da linguagem, Oswald valorizava:

A) Palavras rebuscadas e arcaicas

B) Expressões da oralidade e o coloquialismo

C) Poemas alexandrinos

D) Gramática normativa rigorosa

E) Figuras mitológicas greco-romanas

16. Qual artista visual influenciou diretamente o Movimento Antropofágico?

A) Di Cavalcanti

B) Anita Malfatti

C) Tarsila do Amaral

D) Portinari

E) Almeida Júnior

17. Tarsila do Amaral foi:

A) Amiga e colaboradora de Oswald

B) Crítica do movimento antropofágico

C) Esposa de Mário de Andrade

D) Escritora parnasiana

E) Educadora religiosa

18. O estilo de Oswald de Andrade pode ser definido como:

A) Formal e conservador

B) Regionalista e tradicional

C) Experimental, satírico e iconoclasta

D) Místico e introspectivo

E) Histórico e acadêmico

19. A crítica de Oswald aos modelos europeus visava:

A) Reforçar o academicismo

B) Enaltecer a cultura lusitana

C) Libertar a literatura brasileira da dependência estrangeira

D) Promover o retorno ao classicismo

E) Proteger a cultura portuguesa

20. O conceito de “deglutição cultural”, presente no Manifesto Antropofágico, sugere:

A) Uma alimentação ritual

B) Um elogio ao canibalismo

C) A digestão simbólica de elementos culturais estrangeiros

D) A rejeição de tudo que é europeu

E) A fusão entre ciência e religião

Questões sobre Oswald de Andrade, com gabarito

 GABARITO COM EXPLICAÇÕES POR EXTENSO

    1. A – Primeira fase

Oswald atuou na primeira geração modernista, sendo figura central da Semana de 22.

    2. C – Foi um dos organizadores e protagonistas

Ele foi um dos idealizadores do evento, ao lado de Mário de Andrade e outros.

    3. B – Pau-Brasil

O Manifesto Antropofágico foi publicado em 1928, na Revista de Antropofagia, originada da fase Pau-Brasil.

    4. D – Apropriação crítica da cultura estrangeira

Para Oswald, o Brasil deveria "devorar" as influências estrangeiras e criar algo novo e original.

    5. B – Serafim Ponte Grande

É um de seus romances mais importantes, marcado pela linguagem fragmentada e crítica social.

    6. D – Literatura brasileira autêntica, exportável e com humor

O Manifesto Pau-Brasil defendia uma arte acessível, irônica e libertadora.

    7. D – Intertextualidade irônica com Shakespeare

A frase brinca com "To be or not to be" de Shakespeare, valorizando a cultura indígena.

    8. A – Romântica e parnasiana

Ele rompeu com os padrões formais e estéticos do século XIX.

    9. C – Humor, ironia e crítica social

Esses elementos são marcas de seu estilo inovador e debochado.

    10. D – Sua morte, na década de 1960

A peça foi redescoberta pelo grupo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.

    11. C – Um romance experimental e modernista

É fragmentado, não linear e satiriza instituições sociais e culturais.

    12. C – Inovadora, brasileira e crítica

Ele acreditava em uma arte engajada e transformadora.

    13. C – Assimilar e transformar influências estrangeiras

A proposta era absorver a cultura estrangeira de forma crítica e criativa.

    14. B – São Paulo

Nasceu em 1890, em uma família tradicional da elite paulista.

    15. B – Expressões da oralidade e o coloquialismo

Sua escrita valoriza o falar popular e a desconstrução da linguagem formal.

    16. C – Tarsila do Amaral

Criadora da obra “Abaporu”, que inspirou o Manifesto Antropofágico.

    17. A – Amiga e colaboradora de Oswald

Além de parceira artística, foi esposa de Oswald por alguns anos.

    18. C – Experimental, satírico e iconoclasta

Desafiava normas estéticas, culturais e sociais com irreverência.

    19. C – Libertar a literatura brasileira da dependência estrangeira

Oswald propunha uma literatura verdadeiramente brasileira, sem submissão à Europa.

    20. C – A digestão simbólica de elementos culturais estrangeiros

A metáfora da antropofagia representa a transformação criativa da cultura importada.



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.