Questões sobre Oswald de Andrade, com gabarito
20 questões de múltipla escolha (nível intermediário), com cinco alternativas e com o gabarito ao final, acompanhado de explicações por extenso, sobre Oswald de Andrade, um dos principais nomes do Modernismo brasileiro, especialmente ligado ao movimento antropofágico e à Semana de Arte Moderna de 1922.
QUESTÕES – OSWALD DE ANDRADE
1. Oswald de Andrade foi um dos principais nomes de qual fase do Modernismo?
A) Primeira fase
B) Segunda fase
C) Terceira fase
D) Pós-modernismo
E) Pré-modernismo
2. Qual foi a importância de Oswald de Andrade na Semana de Arte Moderna de 1922?
A) Foi o único representante do teatro
B) Atuou apenas como espectador
C) Foi um dos organizadores e protagonistas
D) Criticou o movimento como retrógrado
E) Escreveu um manifesto contra a arte moderna
3. O Manifesto Antropofágico, de 1928, foi publicado em qual revista?
A) Klaxon
B) Pau-Brasil
C) Verde
D) Revista de Antropologia
E) Revista de Anta
4. O termo “antropofagia” no contexto oswaldiano significa:
A) Canibalismo ritual indígena literal
B) Recusa à cultura estrangeira
C) Devoção aos padrões europeus
D) Apropriação crítica da cultura estrangeira
E) Eliminação da influência cultural africana
5. Qual das obras abaixo é de autoria de Oswald de Andrade?
A) Macunaíma
B) Serafim Ponte Grande
C) Capitães da Areia
D) Dom Casmurro
E) O Quinze
6. O Manifesto Pau-Brasil propunha uma:
A) Literatura popular, sem crítica social
B) Poesia exclusivamente francesa
C) Arte voltada para o exotismo folclórico
D) Literatura brasileira autêntica, exportável e com humor
E) Retomada da estética clássica
7. A frase “Tupi or not Tupi, that is the question” é um exemplo de:
A) Regionalismo conservador
B) Crítica ao romantismo
C) Nacionalismo xenófobo
D) Intertextualidade irônica com Shakespeare
E) Elogio à cultura europeia
8. Oswald rompeu com o modelo de literatura:
A) Romântica e parnasiana
B) Realista e crítica
C) Contemporânea e experimental
D) Modernista e marginal
E) Popular e nordestina
9. Em suas obras, é comum encontrar:
A) Linguagem erudita e academicista
B) Narrativas regionais do sertão
C) Humor, ironia e crítica social
D) Poemas épicos tradicionais
E) Temas religiosos com devoção
10. A peça teatral O Rei da Vela foi escrita por Oswald, mas somente ganhou notoriedade após:
A) A Semana de 1922
B) A Revolução de 1930
C) O golpe de 1964
D) Sua morte, na década de 1960
E) A publicação de “Serafim Ponte Grande”
11. A obra Serafim Ponte Grande pode ser classificada como:
A) Um romance regionalista
B) Um conto autobiográfico
C) Um romance experimental e modernista
D) Uma peça realista do século XIX
E) Um tratado filosófico
12. Oswald defendia uma arte:
A) Que imitasse os clássicos europeus
B) Sem crítica social
C) Inovadora, brasileira e crítica
D) De conteúdo exclusivamente religioso
E) Escrita em latim
13. O Movimento Antropofágico, segundo Oswald, pretendia:
A) Imitar os franceses
B) Destruir a literatura brasileira
C) Assimilar e transformar influências estrangeiras
D) Rejeitar toda forma de cultura
E) Restaurar a tradição barroca
14. Oswald de Andrade nasceu em:
A) Recife
B) São Paulo
C) Belo Horizonte
D) Salvador
E) Rio de Janeiro
15. No campo da linguagem, Oswald valorizava:
A) Palavras rebuscadas e arcaicas
B) Expressões da oralidade e o coloquialismo
C) Poemas alexandrinos
D) Gramática normativa rigorosa
E) Figuras mitológicas greco-romanas
16. Qual artista visual influenciou diretamente o Movimento Antropofágico?
A) Di Cavalcanti
B) Anita Malfatti
C) Tarsila do Amaral
D) Portinari
E) Almeida Júnior
17. Tarsila do Amaral foi:
A) Amiga e colaboradora de Oswald
B) Crítica do movimento antropofágico
C) Esposa de Mário de Andrade
D) Escritora parnasiana
E) Educadora religiosa
18. O estilo de Oswald de Andrade pode ser definido como:
A) Formal e conservador
B) Regionalista e tradicional
C) Experimental, satírico e iconoclasta
D) Místico e introspectivo
E) Histórico e acadêmico
19. A crítica de Oswald aos modelos europeus visava:
A) Reforçar o academicismo
B) Enaltecer a cultura lusitana
C) Libertar a literatura brasileira da dependência estrangeira
D) Promover o retorno ao classicismo
E) Proteger a cultura portuguesa
20. O conceito de “deglutição cultural”, presente no Manifesto Antropofágico, sugere:
A) Uma alimentação ritual
B) Um elogio ao canibalismo
C) A digestão simbólica de elementos culturais estrangeiros
D) A rejeição de tudo que é europeu
E) A fusão entre ciência e religião
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GABARITO COM EXPLICAÇÕES POR EXTENSO
1. A – Primeira fase
Oswald atuou na primeira geração modernista, sendo figura central da Semana de 22.
2. C – Foi um dos organizadores e protagonistas
Ele foi um dos idealizadores do evento, ao lado de Mário de Andrade e outros.
3. B – Pau-Brasil
O Manifesto Antropofágico foi publicado em 1928, na Revista de Antropofagia, originada da fase Pau-Brasil.
4. D – Apropriação crítica da cultura estrangeira
Para Oswald, o Brasil deveria "devorar" as influências estrangeiras e criar algo novo e original.
5. B – Serafim Ponte Grande
É um de seus romances mais importantes, marcado pela linguagem fragmentada e crítica social.
6. D – Literatura brasileira autêntica, exportável e com humor
O Manifesto Pau-Brasil defendia uma arte acessível, irônica e libertadora.
7. D – Intertextualidade irônica com Shakespeare
A frase brinca com "To be or not to be" de Shakespeare, valorizando a cultura indígena.
8. A – Romântica e parnasiana
Ele rompeu com os padrões formais e estéticos do século XIX.
9. C – Humor, ironia e crítica social
Esses elementos são marcas de seu estilo inovador e debochado.
10. D – Sua morte, na década de 1960
A peça foi redescoberta pelo grupo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.
11. C – Um romance experimental e modernista
É fragmentado, não linear e satiriza instituições sociais e culturais.
12. C – Inovadora, brasileira e crítica
Ele acreditava em uma arte engajada e transformadora.
13. C – Assimilar e transformar influências estrangeiras
A proposta era absorver a cultura estrangeira de forma crítica e criativa.
14. B – São Paulo
Nasceu em 1890, em uma família tradicional da elite paulista.
15. B – Expressões da oralidade e o coloquialismo
Sua escrita valoriza o falar popular e a desconstrução da linguagem formal.
16. C – Tarsila do Amaral
Criadora da obra “Abaporu”, que inspirou o Manifesto Antropofágico.
17. A – Amiga e colaboradora de Oswald
Além de parceira artística, foi esposa de Oswald por alguns anos.
18. C – Experimental, satírico e iconoclasta
Desafiava normas estéticas, culturais e sociais com irreverência.
19. C – Libertar a literatura brasileira da dependência estrangeira
Oswald propunha uma literatura verdadeiramente brasileira, sem submissão à Europa.
20. C – A digestão simbólica de elementos culturais estrangeiros
A metáfora da antropofagia representa a transformação criativa da cultura importada.
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