Questões sobre o Parnasianismo, com gabarito
Questões de múltipla escolha, com nível intermediário, cada uma com cinco alternativas, sobre o Parnasianismo — movimento literário essencialmente poético que surgiu como reação ao sentimentalismo romântico. Ao final, você encontrará o gabarito com explicações por extenso.
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA – PARNASIANISMO
1. O Parnasianismo é um movimento literário que surgiu como reação ao:
A) Naturalismo
B) Modernismo
C) Romantismo
D) Realismo
E) Simbolismo
2. Uma das principais características da poesia parnasiana é:
A) A musicalidade livre dos versos
B) A expressão de sentimentos intensos
C) O culto à forma e à perfeição estética
D) O uso de metáforas espirituais
E) O engajamento político
3. O lema mais associado ao Parnasianismo é:
A) "A arte pela emoção"
B) "A arte pela fé"
C) "A arte pela arte"
D) "A arte pela liberdade"
E) "A arte pelo povo"
4. O Parnasianismo teve maior desenvolvimento no seguinte gênero:
A) Crônica
B) Romance
C) Ensaio
D) Poesia
E) Teatro
5. O principal recurso estilístico valorizado pelos parnasianos é:
A) O verso livre
B) A rima toante
C) A métrica rígida e a rima perfeita
D) O subjetivismo
E) A linguagem popular
6. Qual dos autores abaixo é considerado um dos maiores representantes do Parnasianismo brasileiro?
A) Castro Alves
B) Olavo Bilac
C) Álvares de Azevedo
D) Mário de Andrade
E) José de Alencar
7. O Parnasianismo valoriza sobretudo:
A) A intuição
B) O nacionalismo
C) A forma perfeita e a impessoalidade
D) A crítica social
E) A religiosidade
8. A impessoalidade da poesia parnasiana significa:
A) Que os poemas não têm autor definido
B) Que os autores são ateus
C) Que o "eu lírico" evita emoções e opiniões pessoais
D) Que os temas são sempre religiosos
E) Que a linguagem é informal
9. Entre os parnasianos brasileiros, o autor conhecido como “príncipe dos poetas” foi:
A) Raimundo Correia
B) Alberto de Oliveira
C) Olavo Bilac
D) Machado de Assis
E) Cruz e Sousa
10. O Parnasianismo brasileiro se desenvolveu principalmente:
A) No século XVIII
B) Na primeira metade do século XIX
C) No final do século XIX e início do século XX
D) Durante a Ditadura Militar
E) No século XXI
11. Assinale a opção que representa uma característica da estética parnasiana:
A) Engajamento político-social
B) Liberdade formal e emocional
C) Objetividade e descrição minuciosa
D) Introspecção filosófica
E) Linguagem coloquial
12. A linguagem utilizada pelos poetas parnasianos é geralmente:
A) Vulgar e popular
B) Simples e informal
C) Rústica e rural
D) Culta, precisa e rebuscada
E) Espontânea e emocional
13. Qual dos temas a seguir é típico da poesia parnasiana?
A) Amor espiritualizado
B) Questões sociais
C) A natureza idealizada
D) Objetos artísticos e mitologia clássica
E) A fé cristã
14. Os parnasianos preferem o soneto por ser:
A) Um gênero novo e revolucionário
B) Uma forma de protesto político
C) Um formato rígido que permite o domínio da forma
D) Um tipo de texto livre e criativo
E) Um poema de origem oral
15. Em relação ao conteúdo, os poemas parnasianos costumam evitar:
A) Descrições objetivas
B) Emoções subjetivas
C) Cenas mitológicas
D) Cenários urbanos
E) Referências artísticas
16. A escola literária que sucedeu o Parnasianismo no Brasil foi:
A) Realismo
B) Romantismo
C) Naturalismo
D) Simbolismo
E) Barroco
17. O Parnasianismo teve forte influência da cultura:
A) Egípcia
B) Africana
C) Oriental
D) Grega e romana
E) Celta
18. A tríade parnasiana brasileira é composta por:
A) Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Olavo Bilac
B) Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia
C) Gonçalves Dias, Castro Alves e Fagundes Varela
D) Augusto dos Anjos, Mário de Andrade e Cecília Meireles
E) Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e João da Cruz
19. Um dos lemas dos parnasianos que se relaciona ao rigor formal é:
A) “Forma sem conteúdo”
B) “Sentimento sem medida”
C) “Forma é tudo”
D) “Arte é emoção”
E) “Liberdade de expressão”
20. O Parnasianismo, em oposição ao Romantismo, rejeita:
A) A razão e o intelecto
B) O uso da métrica
C) A lógica e a clareza
D) O sentimentalismo e o excesso de subjetividade
E) O apuro linguístico
Veja também
GABARITO COM EXPLICAÇÕES POR EXTENSO
- C – O Parnasianismo surgiu como reação ao sentimentalismo do Romantismo.
- C – Os parnasianos buscavam a perfeição formal, com foco na estética.
- C – “A arte pela arte” resume a visão de que a arte deve existir por si, sem função moral ou política.
- D – O Parnasianismo foi essencialmente um movimento poético.
- C – Valorizava a métrica rigorosa e a rima rica e perfeita.
- B – Olavo Bilac é o mais conhecido dos parnasianos brasileiros.
- C – Impessoalidade e perfeição formal são marcas do Parnasianismo.
- C – A impessoalidade é a ausência de emoção ou subjetividade evidente.
- C – Olavo Bilac foi chamado de “príncipe dos poetas” no Brasil.
- C – Desenvolveu-se no final do século XIX e início do XX.
- C – A objetividade e a descrição detalhada substituem o lirismo.
- D – A linguagem é culta, sofisticada e cuidadosamente elaborada.
- D – Mitologia, escultura e arte são temas comuns.
- C – O soneto oferece estrutura rígida para demonstrar domínio técnico.
- B – Evitam emoções exageradas e subjetividade, ao contrário do Romantismo.
- D – O Simbolismo veio logo após o Parnasianismo, com maior subjetividade.
- D – Há grande influência da cultura clássica (Grécia e Roma).
- B – A tríade é composta por Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
- C – “Forma é tudo” enfatiza o rigor da construção poética.
- D – Rejeitam o sentimentalismo exacerbado do Romantismo
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