Questões sobre Castro Alves, com gabarito
20 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sobre Castro Alves, um dos principais poetas da Terceira Geração do Romantismo brasileiro, também chamada de Romantismo Condoreiro ou social. Ao final, você encontrará o gabarito com explicações por extenso.
QUESTÕES – CASTRO ALVES
1. Castro Alves pertence a qual geração do Romantismo brasileiro?
A) Primeira geração
B) Segunda geração
C) Terceira geração
D) Pré-modernismo
E) Parnasianismo
2. A principal causa social defendida por Castro Alves foi:
A) Independência do Brasil
B) Direitos das mulheres
C) Libertação dos escravos
D) Separação Igreja-Estado
E) Liberdade de imprensa
3. Como ficou conhecido o estilo literário de Castro Alves dentro do Romantismo?
A) Ultrarromantismo
B) Regionalismo
C) Indianismo
D) Condoreirismo
E) Simbolismo
4. Qual é a principal obra de Castro Alves voltada à temática abolicionista?
A) Vozes d’África
B) Lira dos Vinte Anos
C) Espumas Flutuantes
D) O Navio Negreiro
E) Os Escravos
5. A imagem do "condor" em sua poesia representa:
A) A liberdade e a elevação moral do poeta
B) A morte e a melancolia
C) O amor inatingível
D) A luta do índio pela terra
E) A submissão à religião
6. O poema “O Navio Negreiro” trata principalmente de:
A) A travessia de migrantes europeus
B) A viagem de um herói pelo mar
C) A dor dos escravizados trazidos da África
D) A colonização portuguesa no Brasil
E) A chegada da Família Real
7. O poema “Vozes d’África” é um exemplo de:
A) Um épico nacionalista
B) Um poema de amor
C) Um soneto religioso
D) Um poema social com tom dramático e reflexivo
E) Uma sátira política
8. Além de poesia social, Castro Alves também escreveu sobre:
A) Guerra e heroísmo
B) Misticismo e fé
C) Amores idealizados e sensuais
D) Natureza e regionalismo
E) Filosofia existencialista
9. O estilo de Castro Alves é marcado por:
A) Linguagem contida e simbólica
B) Simplicidade e introspecção
C) Figuras de linguagem e tom declamatório
D) Formalismo rígido e métrica fixa
E) Fragmentação e livre associação
10. Qual é a obra publicada em vida por Castro Alves?
A) Os Escravos
B) Vozes d’África
C) Espumas Flutuantes
D) Hinos do Equador
E) Poemas Escolhidos
11. Castro Alves nasceu em qual estado brasileiro?
A) Pernambuco
B) Bahia
C) Rio de Janeiro
D) Maranhão
E) Minas Gerais
12. A morte prematura de Castro Alves se deu por:
A) Assassinato
B) Tuberculose
C) Afogamento
D) Ferimentos de guerra
E) Doença cardíaca
13. Castro Alves faleceu com apenas:
A) 21 anos
B) 23 anos
C) 24 anos
D) 25 anos
E) 26 anos
14. A poesia social de Castro Alves influenciou:
A) O movimento barroco
B) Os modernistas
C) A campanha abolicionista no Brasil
D) A fundação da ABL
E) Os cronistas do Império
15. O tom predominante da poesia condoreira é:
A) Melancólico e intimista
B) Racional e científico
C) Heróico, retórico e libertário
D) Didático e pedagógico
E) Realista e sarcástico
16. No poema “O Navio Negreiro”, o eu lírico denuncia:
A) A insalubridade das embarcações
B) A exploração dos trabalhadores portuários
C) A violência da escravidão transatlântica
D) O tráfico de armas e munições
E) O abandono da cultura africana
17. A relação entre Castro Alves e a causa abolicionista pode ser vista como:
A) Um engajamento teórico e filosófico apenas
B) Um nacionalismo romântico
C) Uma militância poética e ideológica
D) Uma crítica literária isolada
E) Um esforço do governo imperial
18. Castro Alves também ficou conhecido como:
A) Poeta da Revolução
B) Poeta da Saudade
C) Poeta dos Escravos
D) Poeta do Sertão
E) Poeta da Fé
19. O uso de linguagem hiperbólica e vocabulário grandioso em sua poesia está associado:
A) Ao estilo barroco
B) À poesia mística
C) À influência grega
D) Ao tom oratório do Condoreirismo
E) À objetividade parnasiana
20. Qual dos autores abaixo também pertence à Terceira Geração Romântica?
A) Gonçalves Dias
B) Álvares de Azevedo
C) Sousândrade
D) Casimiro de Abreu
E) Tobias Barreto
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GABARITO COM EXPLICAÇÕES POR EXTENSO
1 C – Terceira geração
Castro Alves integra a Terceira Geração Romântica, também chamada condoreira, marcada pelo engajamento social.
2 C – Libertação dos escravos
Ele foi um defensor da causa abolicionista, dedicando muitos de seus versos à crítica da escravidão.
3 D – Condoreirismo
Seu estilo é chamado de Condoreirismo, pela grandiosidade do tom e pela luta por liberdade.
4 D – O Navio Negreiro
Este poema é seu símbolo máximo de denúncia da escravidão e um dos mais conhecidos da literatura brasileira.
5 A – A liberdade e a elevação moral do poeta
O condor representa elevação espiritual, liberdade e visão crítica da sociedade.
6 C – A dor dos escravizados trazidos da África
O Navio Negreiro descreve a dor, sofrimento e desumanização dos africanos traficados.
7 D – Um poema social com tom dramático e reflexivo
Em Vozes d’África, há um tom dramático, onde a África clama por seus filhos escravizados.
8 C – Amores idealizados e sensuais
Apesar do engajamento, Castro Alves também cultivava temas amorosos, alguns com sensualidade incomum no Romantismo.
9 C – Figuras de linguagem e tom declamatório
Seus poemas são ricos em imagens poéticas, com vocabulário enfático e tom de discurso público.
10 C – Espumas Flutuantes
Foi a única obra publicada em vida, em 1870. Outras foram publicadas postumamente.
11 B – Bahia
Nasceu na cidade de Cachoeira, Bahia, em 1847.
12 B – Tuberculose
Assim como outros românticos, morreu jovem, vítima da tuberculose.
13 C – 24 anos
Faleceu aos 24 anos, o que realça ainda mais o valor de sua produção intensa e precoce.
14 C – A campanha abolicionista no Brasil
Seus versos alimentaram o espírito da luta contra a escravidão, antes da abolição formal em 1888.
15 C – Heróico, retórico e libertário
A poesia condoreira é retórica, grandiosa e voltada à liberdade.
16 C – A violência da escravidão transatlântica
O poema denuncia a desumanidade do tráfico de escravos, com imagens fortes.
17 C – Uma militância poética e ideológica
Castro Alves associava-se aos ideais da liberdade, usando a poesia como instrumento de denúncia.
18 C – Poeta dos Escravos
Ganhou esse título pela intensidade e consistência de seus poemas abolicionistas.
19 D – Ao tom oratório do Condoreirismo
O estilo condoreiro é cheio de metáforas, hipérboles e discursos inflamados, como num comício.
20 C – Sousândrade
Joaquim de Sousa Andrade, o Sousândrade, também integrou a geração condoreira, com poesia de cunho político.
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