Publicidade

Resumo sobre o Keynesianismo

 Resumo sobre o Keynesianismo

Quem foi Keynes?

O economista britânico John Maynard Keynes. A economia keynesiana recebe seu nome, teorias e princípios do economista britânico John Maynard Keynes(1883-1946), que é considerado o fundador da moderno da macroeconomia.  

Liderou uma revolução no pensamento econômico que derrubou o então predominante de que os mercados livres forneceriam automaticamente pleno emprego - isto é, todos os que desejam um emprego teriam um, desde que os trabalhadores fossem flexíveis em seus salários exigências. 

Publicidade

O que diz a teoria keynesiana?

A base principal da teoria de Keynes, que passou a levar seu nome, é a afirmação de que o agregado demanda—medida como a soma dos gastos das famílias, empresas e o governo - é a mais importante força motriz de uma economia.   Economistas keynesianos justificam que o governo deve fazer intervenção por meio de políticas públicas que visam atingir o pleno emprego e estabilidade de preços.

Os keynesianos acreditam que, como os preços são um tanto rígidos, as flutuações em qualquer componente do gasto – consumo, investimento ou gastos do governo com investimentos — fazem com que a produção mude. 

Para os seguidores se governo-aumenta de gastos com alimentação, por exemplo, e todos os outros gastos componentes permanecem constantes, então a produção aumentará. Os modelos keynesianos de atividade econômica também incluem uma efeito tiplier; isto é, a saída muda por algum múltiplo do aumento ou diminuição nos gastos que causaram a mudança. Se o multiplicador fiscal é maior que um, então um dólar de aumento nos gastos do governo resultaria em um aumento na produção superior a um dólar.

Keynes afirmou ainda que mercados livres não têm mecanismos de auto-equilíbrio que levem a pleno emprego. 


Quais foram as obras famosas de Keynes?

Sua obra mais famosa, A Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda , foi publicada em 1936. Mas seu precursor de 1930, A Treatise on Money é muitas vezes considerado mais importante para a economia.

John Maynard Keynes (1883-1946) completou a Teoria Geral do Emprego, Juros,e Money  em dezembro de 1935, em plena Grande Depressão. 

Em que, milhões de trabalhadores nos Estados Unidos e na Europa estavam desempregados há anos, e a ortodoxia econômica não poderia explicar essa situação “anômala”.  A teoria geral tenta resolver exatamente esse problema. 

Keynes rejeitou as teorias clássicas baseadas na ideia de que a produção cria sua própria demanda, ou seja, que a economia sempre se recupera para pleno emprego após um choque. Portanto, Keynes chamou seu tratado de Teoria Geral porque ele concebeu a doutrina clássica apenas como um caso especial de uma abordagem mais completa.

As ideias de Keynes eram simples e baseadas na premissa de que a teoria clássica predominante, embora talvez adequado como um guia para o longo prazo, não era valioso para os formuladores de políticas que não podiam se dar ao luxo de operar nesse prazo. Keynes disse isso quando sugeriu: "A longo prazo, estaremos todos mortos". Para Keynes, A Grande Depressão exigiu uma reavaliação dos pressupostos do modelo clássico. 

  • Onde Clássicos economistas estavam focados em preços flexíveis, Keynes focado em preços inflexíveis. 
  • Onde os economistas clássicos focaram a atenção exclusivamente na oferta agregada e no longo prazo , Keynes focou na demanda agregada e o curto prazo . 
  • Onde os economistas clássicos presumiam que os mercados funcionavam com eficiência e rapidamente eliminar quaisquer desequilíbrios, Keynes reconheceu que os mercados às vezes se movem muito lentamente para eliminar desequilíbrios

Qual é a importância de Keynes no cenário mundial?

A  As Consequências Econômicas da Paz de 1919, Keynes previu que o desastre o Tratado de paz de Versalhes para a Alemanha. A Primeira Guerra levaria a outra guerra européia. Lembrou-se das lições de Versalhes e da Grande Depressão, quando liderou a delegação britânicana conferência de Bretton Woods de 1944 - que estabeleceu regras para garantir a estabilidade do sistema financeiro internacional e facilitou a reconstrução de nações devastadas pela Segunda Guerra Mundial. 

Junto com o funcionário do Tesouro dos EUA, HarryDexter White, Keynes é considerado o fundador intelectual pai do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, que foram criados em Bretton Woodssão

O que é o Estado keynesiano?


O termo “keynesiano” deriva do nome do economista John Maynard Keynes
Keynes desenvolveu uma teoria econômica do estado de planejamento para intervenção ativa do governo. Mesmo quando os formuladores de políticas não eram conscientemente keynesianos, sua teoria dominou a política por 30 anos.
Como as políticas keynesianas falharam no final dos anos 1960, tanto o estado keynesiano quanto suas teorias entraram em crise.

“Estado” geralmente entendido como “estado-nação” ou seja, governo nacional
Mas “estado” pode ser entendido de forma mais ampla governos, mais
conjunto de todas as instituições que organizam uma determinada ordem social
O “estado” keynesiano existe em vários níveis:

  • subnacional (regional, municipal)
  • nacional
  • supra nacional

Preocupações dos formuladores de políticas dos EUA, durante e após a Segunda Guerra Mundial 

O planejamento para a reconstrução da ordem mundial começou durante a Segunda Guerra Mundial,
Antes que a resolução da guerra fosse clara
A base era o keynesianismo em vez do nazismo ou stalinismo (assumindo que os Aliados venceram)
Objetivo Primário: Estabilidade para comércio e investimento

Resumo sobre o Keynesianismo

O Fim do Keynesianismo?

A economia keynesiana dominou a teoria econômica e política após a Segunda Guerra Mundial até a década de 1970, quando muitas economias avançadas sofreram tanto com a inflação quanto com o lento crescimento, uma condição apelidada de “estagflação”. Keynesiano o-a popularidade da teoria diminuiu então porque não tinha  resposta política para a estagflação. economistas monetaristas duvidavam da capacidade dos governos de regular os negócios.

A crise financeira global de 2007-08 causou um ressurgimento do pensamento keynesiano. Foi a base teórica de políticas econômicas em resposta à crise por muitos governos e intervenções, inclusive nos Estados Unidos e no Reino Unido

Fontes
https://web.uri.edu/acmead/files/1930sB.compressed.pdf
https://arxiv.org/pdf/1708.07509
https://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2014/09/pdf/basics.pdf


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.