Publicidade

15 Atividades para Incentivar crianças na Matemática


15 Atividades para Incentivar seus filhos em Matemática


Muitos pais e professores da educação infantil se concentram na leitura com as crianças, mas para incentivar mais as tarefas domésticas com atividades de matemática, tente o seguinte:

1. Conte tudo

Conte o número de passos até o carro, o número de brinquedos em uma caixa, o número de doces em uma jarra.  Mais tarde, apresente a estimativa das mesmas quantidades. 

2. Conte de várias maneiras

Conforme a idade apropriada, passe da contagem de 1 para a contagem de 2, 10, 5 e depois para a contagem de 1 6, 7, 8 e 9. Contar para frente e para trás. Contagem começando em números diferentes, como começando a contagem em 4 ou 5. 

3. Rotinas diárias

Abra rotinas diárias e experiências para atividades baseadas em matemática. Use matemática específica termos, por exemplo: "Faltam cinco minutos para a chegada do ônibus?" ou "A temperatura aqui parece baixo, você pode ler o termostato para mim?

Apontar a matemática em seu ambiente. Há números por toda parte: em casas, em termômetros, ônibus, sinais de limite de velocidade, números de telefone. Discuta o que esses números significam.

4. Cozinhe juntos

Deixe seu filho se familiarizar com o objetivo de medir, as várias medidas
(miligrama, grama, litro) e uma compreensão da quantidade. Em estágios posteriores, deixe-os trabalhar quantidades naturalmente, como dobrar ou reduzir pela metade uma receita.

5. Use jogo imaginativo

Realize situações da vida real, como a criação de uma loja, uma cafeteria ou um restaurante. Use dinheiro de brincadeira ou dinheiro real para as transações. Comece de maneira simples e trabalhe até valores monetários que são adequados para a nota ou o nível de maturidade do seu filho.

6. Planeje um evento

Peça ao seu filho para ajudá-lo a planejar uma festa de aniversário ou outro evento apropriado. Seu filho estará praticando correspondência individual enquanto calculam o número de salgados ou
docinhos para cada pessoa.

7. Incentive a medição em casa

Deixe seu filho fazer medições úteis e significativas, por exemplo: “Qual deve ser a altura
da casa de cachorro para o nosso novo cachorro? Use as duas medidas padrão (por exemplo, centímetros, metros, etc.) e fora do padrão (por exemplo, passos, blocos ou cubos de crianças).

8. Incentivar a medição nas atividades diárias

Ir caminhar. Indique quando você andou aproximadamente um quilômetro. Preveja e meça quanto tempo leva para correr 20 metros.

9. Brinque com perímetro e área

Aponte e meça o perímetro e a área ao construir ou montar um jardim, por exemplo.
É divertido e fácil ilustrar usando espaços reais: o perímetro é igual à distância ao redor do
fora de alguma coisa; area é igual ao número de formas de tamanho consistente que cobrem alguma coisa.
As medições podem ser feitas com ferramentas padrão, como uma fita métrica, ou usando
medidas não padronizadas, como contar passos em torno de um perímetro.

10. Apontar frações

Corte os alimentos em pedaços iguais. Saliente 1 / 2 , 1 / 3 , 1 / 4 , etc. ajudar a estabelecer o conceito de que 1 / 4 de um pedaço de uma barra de chocolate é menor do que 1 / 2 de uma peça.
15 Atividades para Incentivar seus filhos em Matemática

11. Defina um tempo de leitura matemática

Separe um tempo toda semana para ler uma história matemática, em vez de uma história tradicional. Certifique-se de que São histórias interessantes que envolvem o leitor e provocam o pensamento matemático. Perguntas sobre contar, comparar, encontrar totais e diferenças, observar padrões ou
formas, etc.

12. Crie uma noite de matemática em família

Designe uma noite como Noite da Família. Jogue jogos de tabuleiro e outros jogos que usam cubos numéricos (dados), jogos de cartas, dominó, quebra-cabeças, tangrams (quebra-cabeça chinês), pentominós, etc.

13. Pedir comida à noite

Se a sua família às vezes pedir comida para levar, mantenha os menus à mão e peça
criança calcular os valores necessários e o custo total. Se os valores estiverem além do seu filho
compreensão matemática, ajude-os a usar uma calculadora simples.

14. Faça uma caça às formas

Procure formas em sua casa, bairro, parque infantil etc. (por exemplo, nossa casa possui um porta; nossas janelas são quadradas). Use termos que serão introduzidos na escola (por exemplo, nossa casa é em forma de prisma retangular - lados quadrados ou retangulares; nosso telhado tem a forma de um triangular prisma - formas triangulares nas extremidades, mas quadrados ou retângulos nas laterais).

15. Tarefas domésticas

Faça uma estimativa do tempo necessário para limpar um quarto ou caixa de brinquedos. Então faça um timing preciso e compare.



Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar