Informações sobre a Prova Brasil - SAEB

O que é a Prova Brasil?

De acordo com o site do Ministério da Educação a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). 


Qual é a finalidade da Prova Brasil? SAEB

Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.


O que avalia a Prova Brasil?

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.


O que é o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)?


As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Informações sobre a Prova Brasil - SAEB


Quais são os sistemas de avaliação do Governo?

Desde 1990, quando foi criado, o Saeb teve algumas reestruturações. Em 2005, passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas.

Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Em 2017, não só as escolas públicas do ensino fundamental, mas também as de ensino médio, públicas e privadas, passaram a ter resultados no Saeb e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2019, as siglas ANA, Aneb e Anresc deixarão de existir e todas as avaliações passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. As aplicações se concentrarão nos anos ímpares e a divulgação dos resultados, nos anos pares. Um dos destaques da reestruturação é a afirmação de dimensões da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes cognitivos. As condições de acesso e oferta das instituições de Educação Infantil passarão a ser avaliadas. Mesmo com as alterações, o sistema não perderá a comparabilidade entre edições.

Confira o histórico no site do INEP



De acordo com o Portal do INEP quanto a participação:


  • 1. As secretarias de Educação são a ligação do Inep/MEC com todas as escolas avaliadas – sejam estaduais ou municipais - e ajudam a articular a aplicação da prova em cada unidade da federação.
  • 2. As escolas não são obrigadas a participar do SAEB. A participação no Saeb é voluntária. 
  • 3. As escolas públicas não precisam fazer adesão, pois a adesão é somente para escolas privadas que possuam 3ª ou 4ª série do Ensino Médio.
  • 4. Para a divulgação dos resultados de desempenho de cada escola é estabelecido o critério de participação mínima de 80% de participantes nas provas de Leitura e Matemática, em relação ao número de matrículas declaradas ao Censo Escolar.
  • 5. Em 2017 o critério foi de pelo menos 10 alunos para participação, e os resultados só são divulgados para escolas que possuam 80% de alunos presentes no momento da aplicação, que é realizada em papel impresso.  Informações sobre o cálculo do IDEB, favor consultar http://portal.inep.gov.br/web/guest/ideb


Instrumentos de avaliação

Segundo o INEP o Saeb é composto por testes cognitivos e questionários contextuais. Em conjunto, eles fornecem subsídios para  a avaliação da qualidade da educação básica.


Testes Cognitivos

Os testes cognitivos de Matemática e de Língua Portuguesa do Saeb (Aneb/Anresc) são aplicados aos estudantes de todas as séries avaliadas. As questões são de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta, sendo apenas uma correta. Durante o preenchimento do formulário de respostas, o aluno deve assinalar um "X" na alternativa desejada.

Questionários Contextuais Saeb (Aneb/Anresc)


As avaliações do Saeb (Aneb/Anresc) são acompanhadas de questionários contextuais. Eles são aplicados aos alunos, professores e diretores. Também há um questionário que deve ser preenchido pelos aplicadores, com informações sobre a escola.


  • Os questionários dos alunos são instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico e do capital social e cultural.
  • Os questionários dos  professores de Língua Portuguesa e de Matemática, e dos diretores das escolas, possibilitam conhecer a formação, as práticas pedagógicas, o nível socioeconômico e cultural, os estilos de liderança e as formas de gestão do profissional. Professores e diretores recebem os questionários antes da realização do teste e eles são recolhidos ao final.
  • Os questionários da escola, preenchidos pelos aplicadores, abordam questões sobre as condições de infraestrutura, segurança e recursos pedagógicos disponíveis.


O levantamento desses dados é fundamental. Informações relevantes possibilitam a construção de políticas públicas educacionais para melhoria da qualidade do ensino ofertado.



Saeb (ANA)

Para a coleta de informações a respeito das condições de oferta, são aplicados questionários voltados aos professores e gestores das Instituições de Ensino que atendem ao Ciclo de Alfabetização. O foco desses questionários é aferir informações sobre as condições de infraestrutura; formação de professores; gestão da unidade escolar e organização do trabalho pedagógico, entre outras.



Resultados

O Inep divulga a cada edição do Saeb, resultados agregados para os estratos Brasil, Unidades da Federação e Regiões, desagregados por dependência administrativa e localização. A partir de 2005, com a criação da Prova Brasil, municípios e escolas também passaram a ter seus resultados divulgados. A disponibilização dos resultados variou ao longo das edições entre relatórios consolidados, sistemas de acesso a resultados ou boletins de desempenho. O acesso a esses instrumentos de divulgação pode ser consultado aqui


Atualizado em 29/09/2018

Obs.: Verifique no site do INEP as atualizações e alterações sobre a Prova Brasil e Saeb. Este blog não tem vínculo com o Ministério da Educação e não se responsabiliza por alterações posteriores.




Por blog caderno de educação


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