50 Exercícios de Geografia, com gabarito.

Exercícios de Geografia para Ensino Médio e Fundamental, com gabarito. Questões objetivas e discursivas sobre globalização, perguntas relacionadas a exercícios com conteúdo de geografia de acordo com o planejamento e plano de aula. Sugeridas para estudo para concursos, ENEM, vestibular, provas escolares, testes e simulados

Exercícios de Geografia para Ensino Médio e Fundamental, com gabarito. 



  1. Exercícios de Geografia sobre Economia
  2. Exercícios de Geografia sobre a Formação do Território Brasileiro - Formação do Brasil
  3. Exercícios de Geografia Física
  4. Exercícios de Geografia Clima
  5. Exercícios de Geografia sobre a Globalização
  6. Exercícios de Geografia sobre Blocos Econômicos

1. Questões objetivas de geografia sobre economia


1. Recentemente a agência de classificação de risco Standard &Poor’s rebaixou a nota de crédito soberano do Brasil, mas manteve o país com “grau de investimento”.
Assinale a alternativa que indica o significado desta expressão.
a. ( ) Assim são classificadas as economias dos paí-ses em desenvolvimento. Garante-lhes livre acesso a empréstimos dos bancos mundiais e de fomento.
b. ( ) Assim são classificados os países com inflação alta, moeda instável e contas públicas apresentando altos déficits.
c. ( X ) É a classificação dada a países e empresas com histórico de pagamentos em dia e condições financeiras sólidas.
d. ( ) Denominam-se desta maneira os países e as empresas que passam por sérias dificuldades financeiras, mas que pagam juros muito altos, compensando os riscos dos investimentos.
e. ( ) É a classificação dada a países e empresas com histórico de pequenos atrasos, não superiores a 6 meses, nos pagamentos de suas obrigações.
2. Sobre o Mercosul (Mercado Comum do Sul), é correto afirmar:
1. O Mercosul começou sua configuração por volta de 1985, quando Brasil e Argentina iniciaram uma aproximação econômica, demonstrando vontade de estabelecer uma integração bilateral.
2. A aproximação entre os dois maiores e mais populosos países sul-americanos – Brasil e México – desencadeou um processo de integração na região, possibilitando a criação do Mercosul em março de 1991.
3. O Mercosul é um bloco econômico que conta atualmente com Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador e México como países membros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que estão corretas.
a. ( X ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas somente as afirmativas 1 e 2.
e. ( ) São corretas somente as afirmativas 2 e 3

3. Sobre a União Europeia (UE), é correto afirmar:
1. A UE começou a surgir logo após a Segunda Guerra Mundial quando a Europa estava dilacerada e grande parte de seu setor produtivo estava destruído.
2. Os objetivos iniciais da UE eram recuperar a economia dos países-membros, enfraquecidos econômica e politicamente por causa da guerra, espantar o fantasma do comunismo e, simultaneamente, impedir o crescente avanço da influência dos EUA (Estados Unidos da América).
3. O bloco econômico europeu, por ser o mais antigo, serviu também de modelo para a formação dos demais blocos econômicos que hoje atuam no cenário geopolítico mundial, como por exemplo o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a Apec
(Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que são corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) Estão corretas apenas as 1 e 2.
d. ( ) Estão corretas apenas as 1 e 3.
e. ( X ) Estão corretas as 1, 2 e 3.

4. Nas últimas décadas do século XX, o mundo começou a vivenciar mais intensamente um processo conhecido como globalização da economia.
Analise as afirmativas abaixo acerca da economia global:
1. Uma decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta pode provocar reações em cadeia.
2. Há uma rápida expansão dos fluxos financeiros graças ao uso de computadores e satélites, investimentos em bolsas de valores ou pagamentos
por mercadorias ou serviços.
3. A partir da segunda metade do século XX, as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços começaram a instalar filiais em vários países, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

5. O noticiário econômico revela, a cada dia, uma preocupação muito grande do governo e dos empresários brasileiros com a desvalorização da moeda
norte-americana (dólar).
Assinale a alternativa que registra uma das razões dessa preocupação.
a. ( ) A desvalorização do dólar favorece a exportação das mercadorias brasileiras e cria dificuldades para a importação.
b. ( ) A desvalorização do dólar aumenta o custo das viagens dos brasileiros ao exterior, fazendo com que passem a visitar mais os destinos dentro do país.
c. ( X ) A desvalorização do dólar favorece a importação e cria dificuldades para as exportações brasileiras.
d. ( ) A desvalorização da moeda dos Estados Unidos torna mais caros produtos como o bacalhau, o salmão, perfumes e roupas importados.
e. ( ) A queda do valor do dólar tem como consequência o aumento das exportações, o que diminui a oferta de alimentos e bens no Brasil, causando um aumento dos preços das mercadorias e inflação.

2. Questões objetivas de geografia sobre a formação do território brasileiro



1) No que se refere ao Início da Colonização brasileiro assinale a alternativa INCORRETA

A) No início, após a descoberta do Brasil, o governo português não se entusiasmou pela
sua colônia.
B) Quando outros países europeus começaram a cobiçar as riquezas brasileiras surgiu o interesse de Portugal 30 anos após a conquista.
C) Fatores de ordem econômica também contribuíram para que Portugal resolvesse dar início à colonização do Brasil.
xD) Desde a descoberta Portugal se dedicou a exploração da Colônia o que foi primordial para a formação do território brasileiro.

2) Com relação a formação do Brasil analise os seguintes itens.
I – Quando o comércio português no Oriente começava a entrar em declínio Portugal necessitava de novas alternativas comerciais,
II – Em busca de alternativas ao declínio do comércio no Oriente Portugal passou a ver o Brasil como opção.

A) Somente o item I está correto
xB) Os itens I e II estão corretos
C) Somente o item II está corretos
D) I e II estão errados

3) Foram características do período de Colônia de Exploração na formação do Brasil, Exceto

A) cabia à colônia fornecer matéria-prima para as atividades manufatureiras localizadas nas
metrópoles.
B) Esta exploração que teve início por volta de 1500,
C) O Brasil fornecia matéria-prima como colônia de exploração até o início do século XIX.
xD) As cidades brasileiras se desenvolviam neste período com formação de centros urbanos

4) No que diz respeito a formação do território brasileiro marque (V) se verdadeiro ou (F) se falso

( ) Até aproximadamente 1530, o chamado de período pré-colonial, a única atividade
econômica sistemática exercida no Brasil foi a exploração de pau-brasil.
( ) O Pau-brasil era utilizado para a fabricação de tinturas.
( ) No século XVII , não havia mais pau-brasil.
( ) No século XVIII a situação de Portugal não era confortável o que aumentou a exploração do Pau-brasil

xA) V, V, V, F
B) V, F, V, F
C) V, V, F, F
D) V, V, V, V

5) Assinale a alternativa que não caracteriza aspecto da formação do território brasileiro

A) Após o Sec XVII a exploração do Brasil foi apoiada inicialmente na produção de açúcar para abastecer a Europa,
B) A produção açucareira era realizada em grandes propriedades rurais (latifúndios), e no trabalho do negro africano.
C) A descoberta das primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais provocou conflitos, guerras, mudanças profundas na vida da colônia.
xD) Com a descoberta do ouro o Brasil ficou rico e ainda pode ajudar Portugal a pagar suas dívidas com a Inglaterra.

6) Como fatores que influenciaram o Povoamento do Litoral na formação do território brasileiro temos:

xA) Economia agroexportadora de produtos primários para Portugal
B) Preferência da classe média pelas praias litorâneas
C) Favorecimento do solo para plantações
D) Infraestrutura privilegiada


7) Com relação a formação do Brasil assinale a alternativa incorreta

A) O espaço agrário no Brasil foi organizado dentro de um contexto de poder e concentração nas mãos de poucos.
B) A formação étnica da população brasileira também sofreu os efeitos da colonização.
C) Para serem utilizados como mão de obra, os negros africanos foram trazidos, contra sua
vontade, para o Brasil, resultando na participação da etnia negra no conjunto da nossa
população.
xD) Com o fim da escravidão os negros foram absorvidos na força de trabalho o que impediu uma grande imigração de populações estrangeiras para o Brasileiro

8) Sobre a Exploração de Minerais e a Expansão do Território Brasileiro analise os seguintes itens
I - No início da colonização a área do Brasil que cabia a coroa portuguesa era menos de 33% da área do Brasil atual.
II - A necessidade de conhecer as possibilidades minerais da colônia levou os bandeirantes a avançarem para o interior, rumo ao oeste, que acabaram estendendo os domínios portugueses para além do Meridiano de Tordesilhas.
III - No final do século XVII, descobriu-se ouro na região de Minas Gerais. No século XVIII, a extração de ouro já abrangia as terras onde hoje são os estados de Goiás e Mato Grosso,
IV - A cafeicultura forneceu a condições para dar impulso ao início da industrialização no Brasil .

Quantos itens estão corretos?

A) 1
B) 2
C) 3
xD) 4


Exercícios de Geografia Física para Ensino Fundamental, com respostas

3. Questões objetivas de geografia física


1. Adaptada a ambientes climáticos secos, com baixos índices pluviométricos, como as cactáceas dos desertos e a catinga do sertão do Nordeste brasileiro é a vegetação:

Xa) Xerófila. 
b) Tropófila. 
c) Hidrófila. 
d) Higrófila.

2. País da América do Sul que não é banhado nem pelo Oceano Atlântico e nem pelo Pacífico:

a) Uruguai. 
b) Peru. 
c) Argentina. 
xd) Paraguai.



3. Os mares interiores também podem ser chamados de:
a) Mares fechados. 
b) Mares abertos.
xc) Mares mediterrãneos. 
d) Mares intermitentes.


4. Placa tectônica que abrange boa parte do oceano índico e da Oceania:
a) Placa Euroasiática. 
b) Placa Antártica.
c) Placa Africana. 
xd) Placa Indo-australiana.

5. É uma vegetação típica de ambientes salinos, como os manguezais, onde se tem a presença de água salobra:

a) Mesófila. b) Xerófila. c) Tropófila. xd) Halófila.


6. Qual o ponto mais elevado da Ásia?
a) Monte Elbro. 
b) Monte Vinson.
xc) Monte Kilimanjaro. 
d) Monte Everest.

7. Considerando a extensão, são três os principais oceanos por ordem do maior para o menor:
a) Atlântico – Índico – Pacífico. 
b) Índico - Pacífico – Atlântico.
c) Atlântico – Pacífico – Índico. 
xd) Pacífico – Atlântico – Índico.



8. São frequentes nas altas montanhas onde os obstáculos formados por detritos dão origem a barragens. Estamos falando dos lagos:
a) De origem marinha. 
b) De origem tectônica.
xc) De barragem. 
d) De origem vulcânica.

9. O rio se divide em partes, não é uma delas:
a) Nascente. 
b) Curso. 
c) Foz. 
xd) Dormente.


10. (Nova Olinda CE/2015)Esse clima tem sua área de ocorrência na maior parte de Minas Gerais, trechos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Trata-se do clima:
a) Subtropical. 
b) Semi-árido. 
c) Equatorial. 
xd) Tropical de altitude.

11. Qual a capital mais elevada das Américas?
a) Medelin. 
b) Caracas. 
xc) La Paz. 
d) Bogotá.



12. (Serrita PE/2015) Carlos é um náufrago que está em um bote e possui um aparelho GPS que marca seu ponto exato no Globo: Latitude: 55.2º e Longitude: -103.5º. Com essas informações, assinale em quais hemisférios ele se encontra:
xa) Setentrional e ocidental 
b) Boreal e oriental

c) Austral e ocidental 
d) Austral e meridional

13. (Serrita PE/2015) Com uma cadeia de montanhas, eventualmente algumas massas de ar não conseguem passar por essas montanhas, que “rebatem” esse ar para outros lugares e ocasionam chuvas nas regiões próximas. O tipo de chuva oriundo desse processo é conhecido por:

xa) Orográfico 
b) Regional 
c) Sazonal 
d) Montanhoso


4. Questões objetivas de geografia sobre Clima


1. Os domínios morfoclimáticos foram assim classificados por Aziz Ab’Saber a fim de identificar os domínios paisagísticos de nosso país. O domínio de araucárias ocupa cerca de 400 mil quilômetros quadrados nos planaltos ondulados do Brasil meridional, submetidos ao clima:

a. ( ) Subtropical.
b. ( ) Equatorial.
c. ( ) Mediterrâneo.
d. ( ) Tropical
e. ( ) Tropical de altitude


2. A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo. Ocupa grande parte do hemisfério setentrional da América do Sul, correspondendo a parte brasileira a 42% do território nacional.
Estende-se das margens do Oceano Atlântico, no Leste, até o sopé da Cordilheira dos Andes, no Oeste. Analise as afirmativas abaixo, acerca da região amazônica e da região Norte do Brasil:

1. Para romper o ciclo de devastação e desigualdade social da região Norte, será preciso o desenvolvimento de políticas territoriais que valorizem as comunidades locais e preservarem a biodiversidade.
2. Colonizada inicialmente pelos espanhóis e cobiçada por ingleses, franceses e holandeses, a bacia amazônica foi ocupada pelos portugueses, o que garantiu a posse ao império brasileiro.
3. A construção de rodovias foi fundamental para a inserção da região amazônica nos fluxos e circuitos econômicos brasileiros.
4. Belém e Manaus são os dois centros urbanos que polarizam a rede urbana regional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que estão corretas.

a. ( ) São corretas somente as afirmativas 1 e 3.
b. ( ) São corretas somente as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) São corretas somente as afirmativas 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
3. Contando com grande variedade de vida, alta densidade e com árvores que podem ter de 600 a 1000 anos de existência, a Floresta Amazônica
abrange uma área de oito milhões de quilômetros quadrados, sendo metade dessa área em território brasileiro.
Acerca da Floresta Amazônica, é correto afirmar:

1. A Floresta Amazônica é perene.
2. A presença de extensa rede hidrográfica da Bacia Amazônica e as variações do relevo, solo e clima são responsáveis pela existência de florestas fluviais alagadas e florestas de terra firme.
3. A mata de igapó se desenvolve em áreas de maiores altitudes, livres de inundação. 

Assinale a alternativa que indica as afirmativas consideradas corretas.
a. ( ) É correta apenas a 1.
b. ( ) É correta apenas a 3.
c. ( ) Estão corretas apenas 1 e 2.
d. ( ) Estão corretas apenas 2 e 3.
e. ( ) Estão corretas apenas 1, 2 e 3

4. A localização da maior parte do extenso território brasileiro em áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, e a inexistência de altas cadeias de montanhas fazem com que no Brasil ocorram climas quentes como o equatorial e que prevaleça o clima tropical.
Analise as afirmações abaixo, acerca da classificação climática brasileira:

1. O clima tropical semiárido predomina em grande parte do Nordeste e Sudeste brasileiro.
2. O clima tropical predomina na maior parte do país, em grande parte das regiões CentroOeste, Sudeste e Sul.
3. O clima equatorial úmido abrange a maior parte da Amazônia.
4. O clima subtropical úmido ocorre em toda a Região Sul e na porção austral dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Assinale a alternativa que indicar as afirmativas são corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 4.
d. ( ) São consideradas corretas somente as afirmativas 1 e 4.
e. ( ) São consideradas corretas somente as afirmativas 2 e 3.


5. Acerca da Região Sul e suas peculiaridades, analise os itens abaixo:

1. Na Região Sul temos variação sazonal de luminosidade, o que constitui o principal elemento das paisagens naturais sulistas.
2. A Região Sul é caracterizada pela presença de colinas e terras baixas, ou seja, trata-se de uma área de planícies.
3. Os rios da região são aproveitados para navegação, irrigação de áreas de agricultura, abastecimento urbano e geração de energia.
4. Uma pequena parte da cobertura vegetal foi destruída para dar lugar a pastos, lavouras e cidades.

Assinale a alternativa que indica aquelas os itens que estiverem corretos.
a. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 3.
b. ( ) São corretos apenas os itens 1 e 4.
c. ( ) São corretos apenas os itens 2 e 3.
d. ( ) São corretos apenas os itens 2 e 4.
e. ( ) São corretos apenas os itens 3 e 4.


6 Os domínios morfoclimatobotânicos são áreas diferenciadas que apresentam relativa homogeneidade, considerando-se alguns aspectos naturais como estrutura geológica, relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos. Apesar de haver diferença entre uma paisagem e outra, seis porções são relativamente distintas, segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber. Na área de encontro entre eles existem as faixas de transição.
Sobre o tema, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1
1. Domínio Amazônico
2. Domínio das Araucárias
3. Domínio do Cerrado
4. Domínio da Caatinga
5. Domínio dos Mares de Morros
6. Domínio das Pradarias

Coluna 2
( ) Seus solos são pobres em matéria orgânica e pedregosos. O rio São Francisco atravessa
esse domínio, possibilitando aproveitamento hidrelétrico e projetos de irrigação para produção de frutas como melão, manga, goiaba e uva, além do extrativismo vegetal.
( ) A vegetação desse domínio se encontra quase totalmente devastada pela ocupação agrícola do café e da soja, e pela exploração da madeira. Aparecem manchas de terra roxa em algumas áreas.
( ) Apresenta um relevo característico de Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste ou de escarpas que separam os planaltos da planície litorânea. Apresenta uma topografia de morros arredondados.
( ) Apresenta um relevo de planícies, depressões e baixos planaltos, clima equatorial e uma extensa rede hidrográfica. Apresenta grande biodiversidade e grave problema de degradação ambiental.
( ) Predomínio de baixas altitudes com colinas ou ondulações do terreno denominadas coxilhas. Sua vegetação é herbácea. A pecuária extensiva e a agricultura marcam a presença do homem nesse domínio ameaçado pela erosão e pela diminuição da fertilidade dos solos.
( ) Apresenta um relevo de extensos planaltos, chapadas sedimentares e depressões com clima tropical alternadamente úmido e seco. Seus solos são ácidos e necessitam de correção para a agricultura em expansão.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) 1 – 5 – 3 – 6 – 4 – 2
b. ( ) 3 – 1 – 6 – 2 – 5 – 4
c. ( ) 4 – 1 – 5 – 3 – 2 – 6
d. ( ) 4 – 2 – 5 – 1 – 6 – 3
e. ( ) 6 – 2 – 1 – 4 – 5 – 3

7. Levando-se em conta a grande extensão territorial e a variedade climática do Brasil, a vegetação natural, apesar de muito devastada, ainda é um elemento marcante na paisagem.
Acerca da paisagem brasileira Mata Atlântica, podemos dizer que:
a. ( ) Possui uma formação vegetal subtropical de coníferas, a mata de araucárias, sendo conhecida
também como mata dos pinhais.
b. ( ) Também é chamada de floresta latifoliada tropical úmida de encosta, por possuir vegetação
de folhas largas e desenvolver-se em clima tropical úmido.
c. ( ) É constituída de arbustos e de pequenas árvores retorcidas e dispersas e de um estrato
inferior, formado de gramíneas.
d. ( ) É também conhecida como pampa ou campanha, e se sobressai em relevos ondulados e
suaves, as coxilhas.
e. ( ) É um ecossistema de áreas costeiras, localizada em solo salino e lodoso, ou em sedimentos
arenosos, sujeitos a variações da maré


8. Também é chamada de floresta latifoliada tropical úmida de encosta por possuir vegetação de folhas largas e por se desenvolver em clima tropical úmido, principalmente em escarpas voltadas para o mar e nas planícies costeiras. A umidade vinda do mar se condensa e precipita em áreas mais altas.
O trecho do texto acima se refere à:

a. ( ) Caatinga.
b. ( ) Mata Atlântica.
c. ( ) Mata dos Cocais.
d. ( ) Mata das Araucárias.
e. ( ) Floresta Amazônica.

9. As características apresentadas nas alternativas abaixo, dizem respeito a climas brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta a característica do clima Subtropical úmido.
a. ( ) Nordeste brasileiro e Norte de Minas Gerais, poucas chuvas e temperaturas altas.
b. ( ) Predomina na maior parte do país, temperaturas altas, estação seca no inverno e chuvosa no verão.
c. ( ) Região Sul e parte meridional de São Paulo e Mato Grosso, latitudes mais altas, estações mais definidas.
d. ( ) Terras altas do Sudeste, invernos rigorosos sob influência da massa polar atlântica (Pa), verões brandos.
e. ( ) Maior índice pluviométrico, grande parte da Amazônia, temperaturas elevadas e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.


10. Observe o quadro abaixo:

1. Desenvolve-se em clima tropical com verão úmido e inverno seco. As principais causas da devastação foram a pecuária, as queimadas e a agricultura comercial (soja, milho).

2. Desenvolve-se em terrenos baixos e alagados durante um período do ano. Clima quente e úmido no verão e seco no inverno. Pecuária, expansão do agronegócio, pesca e caça predatórias, garimpo, turismo descontrolado e crescimento da população são alguns dos problemas dessa formação vegetal.
Identifique as formações vegetais representadas pelos números 1 e 2.
a. ( ) 1. Cerrado ; 2. Pantanal
b. ( ) 1. Caatinga ; 2. Campos
c. ( ) 1. Mangue ; 2. Mata dos Cocais
d. ( ) 1. Campos ; 2. Vegetação Litorânea
e. ( ) 1. Pantanal ; 2. Floresta Amazônica.


Gabarito das questões de geografia sobre clima


1 A
2 E
3 C
4 B
5 A
6 D
7 B
8 B
9 C
10 A

Confira no Blog do Ensino de ciências Exercícios sobre Translação e Rotação para 6º Ano


5. Questões objetivas de geografia sobre globalização


1. Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos transportes favorecem o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países.
Analise as afirmativas abaixo em relação à globalização e aos avanços tecnológicos.
1. Atualmente o mundo forma um sistema integrado no qual países, cidades, empresas e universidades, por exemplo, encontram-se
interligados.
2. São poucas as transformações no espaço geográfico, em decorrência da globalização da economia.
3. Na economia global, as atividades desenvolvidas pelos mais variados tipos de trabalhadores exigem cada vez menos criatividade e
qualificação.
4. A grande circulação de informações, mercadorias e pessoas fez surgir uma sociedade em que determinados valores são globais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


2. A primeira metade do século XX foi marcada por devastadoras guerras entre Estados.
Acerca dos conflitos regionais na ordem global e globalização, analise as afirmativas abaixo:
1. Na globalização, os fluxos de mercadorias, capitais e informações têm caráter regional.
2. A existência de guerra civil em um país desestimula os investimentos internos e estrangeiros, provocando fuga de capitais e reduzindo o crescimento.
3. Entre as áreas de tensão internacional, destacam-se o Grande Oriente Médio, o Leste Europeu e a Federação Russa e o Continente Africano.
4. De modo geral as guerras civis decorrem da fragilidade política dos Estados, incapazes de conter as tensões entre os grupos nacionais, prover segurança ou defender o seu território.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

3. Atualmente vivemos no auge da globalização da economia e das comunicações, numa época marcada pelas contradições, pelo individualismo e pelas mudanças. Dentro desse cenário pós-moderno, as escolas devem atuar impondo novos desafios para os educadores.
Acerca do ensino da Geografia, analise as afirmativas abaixo.
1. Antigamente a Geografia fazia parte apenas dos livros didáticos, como se fosse feita para ficar no papel, tendo somente uma utilidade:
servir a interesses militares. Hoje a Geografia, em contrapartida, leva informações também de cunho político às populações que a vêem de uma maneira crítica.
2. A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que se perceba como participante do espaço que estuda onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens que estão inseridos num processo de desenvolvimento.
3. Hoje, o objeto de estudo da Geografia na escola é o espaço geográfico, entendido como espaço social, concreto e em movimento
dinâmico e possível de sucessivas mudanças, à medida que a sociedade também se modifica continuamente.
4. A Geografia na atualidade se preocupa com o meio ambiente, com o aumento populacional, com o fenômeno da urbanização, com a pobreza e a marginalização e com todo o espaço mundial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

4. A globalização contemporânea é produto de um longo processo de formação de uma economia de dimensões planetárias. As Grandes Navegações e o colonialismo, as revoluções industriais e a revolução da informação foram momentos cruciais no processo de integração entre países, regiões e lugares do mundo. Analise as afirmativas abaixo em relação à globalização e à economia global.
1. A expansão colonial iniciada no século XVI corresponde a uma etapa importante da formação da economia global, à medida que conecta a Europa e a América e estabelece uma primeira divisão internacional do trabalho.
2. As Grandes Navegações, ocorridas entre os séculos XV e XVI, foram um momento crucial para o início do processo de globalização que se iniciava. Nessa época, a expansão comercial impulsionou potências como Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, França e Holanda para a busca de matérias-primas fora dos limites do
mundo conhecido.
3. O ciclo de inovações tecnológicas, iniciado na Primeira Revolução Industrial, gerou uma nova busca por mercados e matérias-primas,
integrando regiões africanas e asiáticas nos circuitos da produção industrial.
4. A Revolução Informacional, iniciada nas últimas décadas do século XX, intensificou os laços de dependência e integração entre as economias que fundamentam a globalização contemporânea.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

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5. Os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia são as principais potências Industriais na atualidade. Em cada uma delas, a herança das velhas aglomerações industriais e o impacto das mudanças tecnológicas produziram paisagens industriais características.
A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e a China, que também vêm se firmando como grandes exportadores de produtos industrializados, integram-se ao mercado mundial a partir de trajetórias muito diferentes.
Acerca da industrialização e globalização desses mercados, analise as afirmativas abaixo:
1. A industrialização estadunidense começou na porção nordeste do país, onde se desenvolveram as indústrias de consumo da Nova Inglaterra, impulsionadas pelos centros comerciais e bancários do Atlântico, como Nova York e Boston.
2. Desde as últimas décadas do século XIX, a expansão industrial no Japão foi fortemente concentrada nas cidades da costa do Atlântico.
3. A Europa foi o berço das primeiras grandes aglomerações industriais do planeta, na maioria polarizadas pela presença de complexos siderúrgicos.
4. A China se tornou uma potência industrial e exportadora nos últimos decênios. A política de liberalização e abertura econômica abriu o país para os investimentos estrangeiros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.



6. A globalização se manifesta em sentidos múltiplos e contrários, levando riqueza a algumas regiões do mundo e explorando outras ao extremo.
Analise as afirmativas abaixo acerca do tema:
1. A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta, causando uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países.
2. A Revolução Industrial iniciada na Alemanha e espalhada depois para outros países europeus e pelos Estados Unidos, marcou uma nova fase da globalização.
3. O geógrafo Milton Santos chama o período da globalização de mundo interligado (inovações tecnológicas como os celulares e os microcomputadores, além da vasta rede de tecnologias integradas a eles) de técnico-científico-informacional.
4. A globalização partiu de um movimento que chamávamos na época de Grandes Navegações, no século XVI, que abriu aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo, principalmente na América.
5. A corrida armamentista e a corrida espacial promovidas durante a I Guerra Mundial resultaram em avanços tecnológicos largamente aplicados ao mundo moderno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

7. Nas últimas décadas do século XX, o mundo começou a vivenciar mais intensamente um processo conhecido como globalização da economia.
Analise as afirmativas abaixo acerca da economia global:
1. Uma decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta pode provocar reações em cadeia.
2. Há uma rápida expansão dos fluxos financeiros graças ao uso de computadores e satélites, investimentos em bolsas de valores ou pagamentos por mercadorias ou serviços.
3. A partir da segunda metade do século XX, as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços começaram a instalar filiais em
vários países, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.


8. A globalização tem várias faces. A face histórica, em que, ao longo dos séculos, os povos entraram em contato pacífico ou hostil entre si, por via terrestre ou por meio das navegações; a econômica, movida pela expansão do comércio entre várias regiões; e a das trocas culturais, em que as línguas, religiões e tradições de diversas partes do planeta tomaram contato umas com as outras.
Acerca do fenômeno conhecido como globalização, é correto afirmar:
1. O processo resultou em fusões, intercâmbios enriquecedores e também em conflitos, expostos cotidianamente pela imprensa.
2. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra e espalhada para outros países europeus e para os Estados Unidos, marcou uma nova fase da globalização.
3. A partir dos anos 1970, teve início a revolução técnico-científica informacional, baseada na indústria de microeletrônica, na informática e na tecnologia da informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.
c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.


9. O comércio internacional tem sido um dos principais impulsionadores da globalização, fundamental para o aumento da interdependência entre os países.
Acerca da globalização e dos fenômenos decorrentes desse processo, assinale a alternativa correta:
a. ( ) Ao redor do mundo, o que tem acontecido é uma diminuição entre a diferença de salários de todos os setores econômicos.
b. ( ) A globalização equiparou classes sociais, diminuindo as desigualdades entre elas.
c. ( ) Com a globalização, tem diminuído consideravelmente o número de desfavorecidos ao longo de todos os continentes.
d. ( ) A globalização tem aumentado a diferença entre a renda dos países ricos e a dos pobres, aprofundando as desigualdades entre os países e no interior desses.
e. ( ) A lógica da produção do mundo globalizado está na total equiparação dos países ricos e industrializados com os países menos favorecidos pelo sistema.


10.  Nos dias atuais, com a globalização, a expressão “Fábrica Global” busca sintetizar os novos processos de ordenamento do território fabril, cuja característica principal é:
xa) o processo produtivo de bens em diferentes lugares, tendo como suporte de realização as redes técnicas de informação, financiamento e comercialização.
b) a produção de bens em grandes unidades fabris para administrar melhor as relações de trabalho.
c) o processo produtivo em um único ponto do território, para evitar a divisão técnica do trabalho e impedir o desperdício de energia.
d) a produção especializada de bens e serviços em megaempresas, com o objetivo de fortalecer o domínio do mercado interno.

Gabarito das questões de geografia sobre globalização


1 - B
2 - E
3 - E
4 - D
5 - C
6 - C
7 - E
8 - E
9 - D
10. A


6. Exercícios de geografia sobre blocos econômicos. 


Questões objetivas sobre Blocos Econômicos


1. (São José 2017) Especialistas afirmam que os blocos econômicos surgiram na esteira da globalização, com vistas a facilitar o comércio entre os países que deles fazem parte.

O Brasil é membro efetivo de qual bloco econômico?

a. ( ) UE, União Europeia.
b. ( X ) Mercosul, Mercado Comum do Sul.
c. ( ) MCCA, Mercado Comum Centro-Americano.
d. ( ) NAFTA, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
e. ( ) APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.


2. (Florianópolis 2012) O BRICS, grupo de cinco países classificados como em via-desenvolvimento ou emergentes, é composto
por:
a. ( X ) China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.
b. ( ) China, Brasil, Rússia, Índia e Arábia Saudita.
c. ( ) China, Brasil, Rússia, Indonésia e Arábia Saudita.
d. ( ) Coreia do Sul, Brasil, Rússia, Indonésia e África do Sul.
e. ( ) Coreia do Sul, Brasil, República Dominicana e Andorra.

3. (Tijucas 2011) Os mercados mundiais receberam com muita apreensão notícias de certos problemas na chamada “Zona do Euro”.
Assinale a alternativa que indica a razão dessa preocupação.
a. ( ) Os Estados Unidos, em virtude de seus graves problemas internos, deixaram de honrar o pagamento de títulos da sua dívida soberana em poder dos governos da Irlanda, Grécia e Espanha, causando sérios problemas para as
contas púbicas desses países.
b. ( ) Alemanha, França, Itália e Rússia tiveram grandes dificuldades para negociar seus títulos da sua dívida pública no mercado mundial em virtude da expansão incontrolada da sua economia e dos grandes déficits públicos que
vêm acumulando.
c. ( ) Alemanha, França, Itália, Rússia, Portugal e Espanha ameaçaram abandonar a zona do euro e adotar o dólar norte-americano como moeda, caso o Banco Central Europeu não determine a valorização imediata da moeda europeia, tornando os produtos do velho continente mais baratos no mercado externo.
d. ( ) Grécia, Espanha e Portugal lideraram um grupo de países que, em função de seus grandes superávits comerciais e pagamento antecipado das suas dívidas públicas, se tornaram os grandes investidores da zona do euro, desbancando países como a Alemanha e França.
e. ( X ) Grécia, Espanha e Portugal tiveram dificuldades para negociar seus títulos no mercado europeu em virtude da fragilidade das suas economias e de grandes déficits públicos que vêm acumulando.


4. (Camboriú 2015) Na VI Cúpula, realizada em Fortaleza no mês de julho de 2014), foram assinados os acordos constitutivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reservas (ACR) destinado
a prover apoio mútuo aos membros em cenários de flutuações no balanço de pagamentos.
Assinale a alternativa que identifica o mecanismo inter-regional a que se referem as informações acima e os países que dele fazem parte.
a. ( ) IBAS: Índia, Brasil, Argentina e África do Sul.
b. ( X ) BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
c. ( ) CPLP: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
d. ( ) MERCOSUL: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países da América do Sul.
e. ( ) UNASUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.


Fontes:
Pravas de Concursos FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos http://novosite.fepese.org.br/

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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.