Publicidade

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães | Baixar Grátis

Título:    A Escrava Isaura

Autor:    Bernardo Guimarães

Categoria:    Literatura

Idioma:    Português

*Ler Online no Final da Página
A Escrava Isaura Bernardo Guimarães



A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

A Escrava Isaura é um romance escrito por Bernardo Guimarães em 1875 e publicado no mesmo ano pela B.L. Garnier, Rio de Janeiro. Com o romance, Bernardo Guimarães obteve fama, sendo reconhecido até pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II (Wikipedia).

O romance mais popular "A Escrava Isaura", publicado em 1875, foi reproduzido para a televisão, com grande sucesso e levado para mais de 150 países. O romance conta o amor de Isaura, uma escrava branca, e Álvaro um jovem abolicionista e republicano

Assim, o livro pertencente ao movimento literário romântico brasileiro, A Escrava Isaura, do escritor Bernardo Guimarães, que traz em seu bojo, a história de uma escrava branca, filha de uma ex-escrava, Juliana e Miguel que era trabalhador do dono da fazenda situada em campo dos Goitacazes, Rio de Janeiro e a narrativa se dá no século XIX, na época do reinado de D. Pedro II.

Isaura, escrava de pele branca, foi criada como filha na família em que serve. 

Foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta. Entretanto, esse último desejo não foi satisfeito e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que por ela se interessa, apesar de casado.
A beleza da jovem cativa desperta paixões em vários dos personagens, além de Leôncio, o jardineiro Belchior, o feitor da fazenda e até o irmão de Malvina, esposa de Leôncio, fazem propostas à moça”.

O livro trata da história de uma escrava que possuía uma condição um poucodiferente da maioria dos outros escravos daquela sociedade. 

Dia 13 de Maio é símbolo da escravidão no Brasil. Memória da abolição dos escravos (escravismo, escravatura). Hoje ainda se discute em nossa sociedade a discriminação.


Temas relacionados
  • etnocentrismo
  • cultura popular
  • patrimonio historico
  • zumbi dos palmares 
  • negros
  • afro
  • cultura africana
  • afrodescendente



Ler Online




Recomendados:

1 - A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo 
2 - Os Lusíadas Luís Vaz de Camões
3 - Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar