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Questionário sobre Literatura Brasileira


+50 Exercícios sobre Literatura Brasileira
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Exercícios de Literatura Brasileira: 

Questões discursivas

1) Informe o período do Quinhentismo no Brasil e suas principais características.
Século XVI - Representa a fase inicial da literatura brasileira e ocorreu no começo da colonização caracterizando a Literatura Jesuíta ou de Catequese.

2) Cite um autor quinhentista da literatura brasileira.

Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos.

3) Caracterize o período Barroco

Marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco destacando-se a angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.

4) Como eram as obras no período Barroco?

Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período.

5) Disserte sobre o Neoclassicismo ou Arcadismo

O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

6) Relacione os principais autores e obras do Romantismo no Brasil

O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

7) Quais são as principais características das obras no Realismo - Naturalismo

Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade

8) Quais eram os objetivos dos autores no Parnasianismo?

Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

9) O Pré-Modernismo ocorre aproximadamente entre 1902 até 1922 quais foram os principais autores?

Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.

10) Caracterize o Modernismo.

Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.

Futurismo

11) Na literatura brasileira o que marca o início do futurismo?
Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944) no jornal francês Le Figaro.


12) Quais são as características do texto futurista na literatura brasileira?
O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseada na velocidade, encara a guerra como forma de “higienizar” o mundo.


13) Cite algumas obras do futurismo:
Manifestos entre 1909 a 1916 – poucas obras.


14) Em quais regiões este movimento se destacou?
O movimento tem grande repercussão, principalmente na França e na Itália, onde muitos artistas se identificam com o fascismo nascente.


15) Qual é a influência do futurismo no Brasil?
No Brasil, o futurismo aparece no início do modernismo, que dominou as artes a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas e discutem as idéias do futurismo, mas rejeitam o rótulo, identificado como fascista.

Simbolismo no Brasil.

16)  Embora haja discussões sobre o tema o que marca o início do SIMBOLISMO na literatura brasileira?
"Missal" (prosa) e "Broquéis" (poesia), de Cruz e Sousa até 1922, quando se realizou a Semana de Arte Moderna.

17) Cite dois expoentes do SIMBOLISMO.
 Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães.


18) Como ficou conhecido o escritor Cruz e Sousa?
"cisne negro" ou "Dante negro".


19) Qual foi a obra de Cruz e Souza que caracteriza o SIMBOLISMO?
Broquéis


20) Quais foram as características das obras de Alphonsus de Guimarães?
 Misticismo, amor e morte. 


Indianismo

21) Cite três características da literatura brasileira que marca o indianismo.
elementos pitorescos (os habitantes do Novo Mundo) 
mitologia romântica européia (a teoria do bom selvagem), 
visão idealizada (os índios são falsos e, às vezes, inverossímeis)

22) Qual é a importância das referências etnográficas no Indianismo? 
deveriam conferir um tom "verdadeiro" às obras (roupagens, armas, costumes, etc.). 

23) O que pode ser considera como o principal objetivo do Indianismo na literatura brasileira? 
Elaboração de um herói mítico brasileiro, de um antepassado glorioso do qual a nação pudesse se orgulhar.

24) Em que a literatura regional maranhense se destaca no Indianismo?
* maior conhecimento da vida aborígine;
* uso épico e lírico de um índio ainda não de culturado pelo homem branco;
* esplêndido domínio estilístico, sobretudo na questão do ritmo e da estrutura melódica.

25) Quais são os principais poemas no indianismo brasileiro?
Marabá, O canto do piaga, Leito de folhas verdes e, principalmente, I-Juca Pirama.

26. Quais eventos podem ser considerados como marco inaugural do arcadismo no Brasil?
Aqui o marco inaugural do arcadismo deu-se em 1768 com a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica, e a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa. 

27. No século XVIII um acontecimento político de repercussão ocorreu em Vila Rica Minas Gerais. Estabeleça a relação deste movimento com o arcadismo no Brasil.
O acontecimento político mais importante será a Inconfidência Mineira, tentativa mal-sucedida de libertar a província das Minas Gerais do domínio colonial português. A politização do movimento apresentou-se através dos poetas árcades brasileiros, participantes da Conjuração.

28. Fale Sobre as características do arcadismo no Brasil  Colônia
 a colocação da colônia em segundo plano em relação aos colonizadores

29. Indique uma obra para cada um dos a Autores abaixo:
a) Santa Rita Durão: Caramuru.
b) Cláudio Manuel da Costa: Obras Poéticas e Villa Rica.
c) Basílio da Gama: O Uraguai.
d) Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.


30) Caracterize o Futurismo.
Fruto da publicação do Manisfesto futurista pelo poeta Filippo Marinetti, é considerado um movimento artístico e literário.  No Brasil, circula desde 1912, teve uma conotação de uma coisa confusa, caótica ou um absurdo no sentido pejorativo

31) Como foi o Expressionismo?
Ocorreu na Alemanha, sendo contemporâneo do Futurismo italiano e do Cubismo Frânces.
Caracteriza-se pela valorização dos sonhos, ilógico e pelo impacto da expressão, obscuro e alógico.

32) De que maneira se expressou o Cubismo?
Representantes como Pablo Picasso e Georges Braque, entre os anos de 1907 e 1914. Naturalismo por figuras geométricas.

33) Quais foram as fases do Cubismo?
Fase cezannista ou cezaniana, Fase analítica ou hermética, Fase sintética

34) Fale sobre o Dadaísmo.
Movimento que se inciou em Zurich, através do primeiro manifesto de Tristan Tzara, em 1916, com sete manifestos Dadá.
Oposição a qualquer tipo de equilíbrio, ceticismo absoluto e improvisação.

35. Caracterize o CARAMURU e O URAGUAI :
Poemas épicos – poemas sobre acontecimentos históricos de grande relevância

36. CARAMURU e O URAGUAI , são respectivamente , poemas de: 
Santa Rita Durão e Basílio da Gama 

37. Explique o nome arcadismo da escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825.
O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética

38. Caracterize a obra de José de Anchieta
Obras que seguem que tipo de tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista com preocupação de Anchieta, além de catequizar os índios.

39. Quem foi José de Anchieta?
José de Anchieta foi um dos maiores representantes do quinhentismo no Brasil. escreveu poemas, autos, sermões cartas e hinos.

40. Relacione algumas formas de atuação do Barroco brasileiro.

arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos ou para culto privado.

Questionários, exercícios e perguntas objetivas com gabarito e respostas sobre Literatura do Brasil, características de cada período, principais autores e obras, estilos e linguagens. Sugerido para  alunos do ensino fundamental e médio, vestibular e ENEM.

15 Questões de Literatura Brasileira, com Gabarito


Questões objetivas sobre Literatura:


1) Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Um conto é uma narrativa geralmente curta, que apresenta elementos como tempo, personagens e espaço.
B) Um poema contém elementos como versos, estrofes, ritmo e, ás vezes, rimas.
C) Um romance tradicional apresenta personagens elaborados, enredo e tempo.
D) Uma crônica literária se distingue de uma crônica jornalística por retratar temas insólitos. 

2) Não é um Famoso sonetistas
a) Tancredo Neves,
b) Gregório de Matos,
c) Augusto dos Anjos,
d) Vinícius de Moraes.

3. Assinale a alaternativa.correta que indica alguns exemplos de textos literários.
a.( ) Poema, conto, fábula.
b.( ) Receita, convite, cartão.
c.( ) Desenho animado, charge.
d.( ) Jornal, quadrinho, folder de propaganda.

4. (Pref. Castro) O teatro no Brasil surgiu no século XVI, visando a integração dos portugueses, índios e espanhóis. A obra Auto de São Lourenço foi escrito em Tupi-Guarani, Português e Espanhol, exemplificando esse objetivo. Porém, o principal motivo do seu surgimento, segundo registros históricos, referiu-se a necessidade de:
a) Incentivar a Corte Portuguesa a investir em teatro no Brasil.
b) Propagar a fé religiosa.
c) Demonstrar para os Europeus a cultura indígena.
d) Demonstrar para os indígenas a Literatura Europeia.

5) (Casc.Rico.2016)  O Realismo e o Naturalismo, estilos de época contemporâneos na literatura brasileira, têm características que os aproximam e características que os distinguem.
Das opções abaixo, há uma que não é verdadeira. Isso ocorre em:
a) Os autores realistas e naturalistas preferem retratar, em suas obras, a vida contemporânea, a sua época, a retratar o passado;
b) O Naturalismo considera o homem uma máquina guiada pela ação das
leis químicas e físicas e pela hereditariedade;
c) Enquanto o Realismo tende para uma visão biológica do homem, o
Naturalismo tem uma acentuada tendência e preferência por temas da
patologia social;
d) Os personagens, tanto das obras realistas, quanto das obras naturalistas, são tipos concretos,
vivos, frutos da observação. 

6) (Casc.Rico.2016) São características do Modernismo:
I – Libertação da estética
II – Quebra com o Tradicionalismo
III – Linguagem com humor
IV - Valorização do cotidiano
Marque a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas, I, III e IV estão corretas;
b) Apenas as afirmativas, II, III e IV estão corretas;
c) Apenas as afirmativas, I, II e III estão corretas;
d) Todas as afirmativas estão corretas.

7) (Casc.Rico.2016) São características do Classicismo, exceto:
a) Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão;
b) Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação
universal) passaram a ser privilegiadas;
c) Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e
preocupação;
d) Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. 

8) A Estrutura poética fixa clássica é composta de
a) 14 versos, dividido em quatro estrofes
b) 24 versos, dividido em duas estrofes
c) 14 versos, dividido em três estrofes
d) 10 versos, dividido em cinco estrofes

9. De acordo com o tema principal, na literatura brasileira, os romances podem ser classificados como:
a) indianistas, 
b) urbanos ou históricos e 
c) regionalistas.
d) escravagistas

10. Considerando o Romantismo no Brasil, no romance indianista, NÃO se pode afirmar que:
a) o índio era o foco da literatura, pois era considerado uma autêntica expressão da nacionalidade
b) o índio era um símbolo da pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade,
c)  o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos históricos.
d)  o escritor no romantismo indianista procurava diferencias os índios dos heróis medievais, fortes e éticos.

11. Com relação ao Romantismo no Brasil, analise os itens:
I. Os romances urbanos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. 
II. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.

Está(ão) correto(s)

a) Apenas I
b) Apenas II
c) I e II
d) nenhum

12. (INESRJ2009) A visão mais determinante da vida do homem, que é observado na sua condição animal e analisado pela ótica da ciência, de forma objetiva e impessoal, é característica do
a) Parnasianismo.
b) Romantismo.
c) Realismo.
d) Naturalismo.
e) Simbolismo. 

13. Sobre o simbolismo no Brasil, não é correto afirmar:

a) Seus poetas buscavam transcender seus mestres para reconquistar o sentimento de totalidade que parecia perdido desde a crise do romantismo.
b) O Simbolismo e o Romantismo exprimem o desgosto das soluções racionalistas e mecânicas e nestas reconhecem o correlato da burguesia industrial em ascensão.
c) O Simbolismo surge para o uso de intelectuais, das religiões positivas; e a liturgia nele reaparece em analogias sensórias e espirituais.
d) O indício da pobreza cultural e insensibilidade às angustias do próprio tempo são características simbolistas.

14. Sobre Carlos Drummond de Andrade é INCORRETO afirmar que:
a) foi um poeta e contista 
b) foi um cronista brasileiro,
c) foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.
d) foi um expoente romantista regionalista

15. Carlos Drummond de Andrade fundou
a)  "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.
b) "A Revista", para divulgar o romantismo no Brasil.
c) "A Hora da Verdade", para divulgar o comunismo no Brasil.

d) "A Hora da Verdade", para divulgar o modernismo no Brasil.
15 Questões de Literatura Brasileira, com Gabarito



GABARITO Exercícios sobre Literatura Brasileira

1 A
2 A
3. A
4.B
5.B
6. D
7.D
8.A
9.D
10.D
11. C
12. D
13. D
14. D
15. A

Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito


Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito



1. A defesa de que o estudante aprende ao realizar alguma tarefa em colaboração com parceiros mais experientes é feita por:
a. ( ) Freud.
b. ( ) Pavlov.
c. ( ) Skinner.
d. ( ) Vigotski.
e. ( ) Durkheim

2 - (Matosinhos/UFPR/2019)  A Lei nº 13.146/2015 assegura educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Levando em consideração os preceitos dessa Lei, assinale a alternativa correta.
a) A educação de qualidade é dever somente do Estado e da Família, isentando todas as outras instâncias sociais.
b) A garantia de uma educação de qualidade é obrigação restrita da família e da comunidade escolar, por possuírem a primazia dessa finalidade.
c) É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade como um todo garantir educação de qualidade e segurança a todas as pessoas com deficiência, indiscriminadamente.
d) Promover a educação é responsabilidade da comunidade escolar, com o apoio da família, cabendo ao Estado promover meios de cuidados e proteção contra qualquer forma de violência, negligência ou discriminação.
e) A educação e a proteção de pessoas com deficiência são de responsabilidade somente da família, cabendo ao Estado vigiar e punir eventuais descumprimentos dos direitos assegurados pela Lei.

3 - O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005) foi sancionado em 2014, com vigência de 10 anos. Com relação às diretrizes dessa lei, considere os seguintes itens:
1. Melhoria da qualidade da educação.
2. Erradicação do analfabetismo.
3. Expansão do ensino integral.
4. Implantação do ensino bilíngue.
São diretrizes dessa lei:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4 apenas.
c) 2 e 3 apenas.
d) 3 e 4 apenas.
e) 1 e 2 apenas.

4 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A Lei nº 10.639, de 2003, altera a LDB (9.394/96), acrescentando o artigo 26A, que torna obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira na Educação Básica. Sobre a educação das relações étnico-raciais, considere as seguintes afirmativas:
1. Seu objetivo é a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
2. Seu objetivo é o estudo da cultura africana, sobretudo por meio da ênfase nos estudos históricos sobre a escravidão negra no Brasil.
3. A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, troca de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.
4. Consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidades e de direitos e combate ao racismo e discriminações são princípios da educação das relações étnico-raciais.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

5 (FEPESE/Florianópolis/2018) A gestão democrática implica primeiramente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva (VEIGA, 2001, p. 18). Os mecanismos de participação democrática na escola, referendados pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, são:
a. (  ) Conhecimento das leis que regulamentam o sistema de ensino e sua estrutura organizacional, bem como a ação dos agentes públicos na construção de uma proposta de gestão autônoma do espaço escolar.
b. ( ) Garantia de participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, além da participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares
ou equivalentes.
c. (  ) Participação da comunidade escolar no processo de organização e gestão das instâncias
educativas e a municipalização das escolas de Ensino Fundamental a partir da solidariedade dos entes federativos.
d. (  ) Criação e manutenção de órgãos colegiados legitimados pela comunidade educativa e
garantia de autonomia dos estudantes para se organizarem livremente através de grêmios estudantis participativos e críticos.
e. (  ) Atuação do conselho de pais e alunos na elaboração dos planejamentos de aula de modo a garantir a presença efetiva nos processos decisórios da instituição, possibilitando o desenvolvimento de uma verdadeira ação educativa.

6) (FUNDATEC/S.P.Serra/2019) Segundo BOYNTON e BOYNTON, com relação ao desenvolvimento do orgulho positivo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(---) O orgulho que os alunos desenvolvem ajuda a formar sua identidade, que, por sua vez, conduz seus comportamentos. 
(---) Demonstrar que você se preocupa com os alunos é uma das mais poderosas formas de construir relacionamentos negativos com eles. 
a) C - C. 
b) E - C. 
c) C - E. 
d) E - E. 

7. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Moura (2010) apresenta um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação, promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental. Esse meio de trabalho é 
(A) o construtivismo. 
(B) a aprendizagem conceitual. 
(C) a formação globalizada. 
(D) a pedagogia de projetos. 
(E) a interdisciplinaridade. 

8. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo Lerner (2002), ao pensar a transformação do ensino da leitura e da escrita, o desafio é formar 
(A) sujeitos que possam “decifrar” o sistema da escrita. 
(B) leitores que saberão escolher material escrito adequado para buscar a solução de problemas. 
(C) alunos capazes de oralizar um texto selecionado por outro. 
(D) seres humanos que assumam a posição do autor que leem sem questioná-la. 
(E) indivíduos dependentes da letra do texto e da autoridade de outros. 

9 (FUNDATEC/S.P.Serra/2019) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A inclusão refere-se à vida social e educativa, em que todos os alunos ___________ ser inclusos na escola regular, ___________ do seu desenvolvimento cognitivo. 
a) devem - independentemente 
b) não devem - independentemente 
c) devem - dependendo 
d) não devem - dependendo 

10. (VUNESP/SERTÃOZINHO/2018) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (volume 7), é correto afirmar, sobre a inclusão da educação física nas escolas, que 
(A) ela se deu, no Estado de São Paulo, entre outros, sob o nome de desporto recreativo. 
(B) a educação física que se ensinava no início do século XIX era baseada nos métodos europeus. 
(C) na década de 1930, ganham força ideias que associam a miscigenação de raças à educação física. 
(D) sua inserção no currículo enfim garantiu a implementação na prática, principalmente nas escolas primárias. 
(E) no final da década de 1930, foi inserida no currículo como prática educativa obrigatória em todas as escolas brasileiras.

Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito

Gabarito Simulado de Fundamentos da Educação para Professor, com Gabarito



1.D
2.C
3.E
4.D
5.B
6.C
7.D
8.B
9.A
10.E


[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito

[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito



1 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Com relação ao processo histórico de construção dos conceitos de criança e infância, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os conceitos referentes à criança e à infância se complementam e são culturalmente determinados e historicamente construídos.
( ) O sentimento de infância, segundo Ariés, era ausente até o século XVI na Europa, havendo um desinteresse por uma
fase da vida que se mostrava tão instável e, ao mesmo tempo, representativa.
( ) A infância foi uma invenção da modernidade (a partir do século XVIII), marcada por uma busca da moralidade na base da educação das crianças, por um interesse psicológico, juntando a razão das ações a certa docilidade.
( ) No século XIX, as crianças passam a ser tratadas como adultos em miniatura, e, no século XX, com a influência de psicólogos e de educadores, elas passam a ser vistas como seres de direitos e em fase de desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – F – V – V.
c) F – V – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – F – V – F.

2 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Sobre o Ensino Fundamental, regulamentado na LDB 9.394/96, assinale a alternativa correta.
a) Será ministrado em língua portuguesa, sendo proibido às comunidades a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
b) O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de 9 anos, iniciando-se, obrigatoriamente, aos 5 anos de idade.
c) É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos.
d) O Ensino Fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critérios dos sistemas de ensino.
e) O Ensino Fundamental integra a Educação Básica, com duração de 8 anos.

3 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência, é incumbência do poder público com relação ao direito à educação:
a) oferta do ensino de Libras, verificando a disponibilidade do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistida.
b) garantia da dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda sua fase adulta.
c) formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
d) oferta de currículo diferenciado, com conteúdos e programas distintos do ensino regular.
e) comunicação, à autoridade competente, de qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

4 -  (Matosinhos/UFPR/2019) O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, garantindo-lhes todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Os dispositivos contidos no capítulo II estipulam os direitos relativos à liberdade, ao respeito e à dignidade. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as
seguintes afirmativas:
( ) Considerando o direito que a criança e o adolescente têm de serem educados e cuidados, é possível que pais e responsáveis façam uso de castigos físicos, desde que tenham por finalidade garantir comportamentos adequados socialmente.
( ) É dever restrito à família cuidar da dignidade da criança e do adolescente, protegendo-os de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
( ) O ECA estabelece que toda criança e adolescente têm direito a emitir opinião, a se expressar, ter crenças, participar de culto religioso, da vida familiar e comunitária sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
( ) Humilhações, ameaças graves e ridicularizações são entendidos no ECA como tratamento cruel ou degradante, e diante de situações dessa natureza a Lei dispõe de mecanismos de proteção integral à criança e ao adolescente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V.
b) F – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) V – F – V – F.
e) V – V – V – F.

5 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, é correto afirmar:
a) O Ensino Fundamental passa a ter duração de 9 anos, abrangendo a população de 5 a 14 anos de idade.
b) É facultativa a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
c) As crianças que completarem 6 anos após 31 de março deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).
d) A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 700 horas-relógio, distribuídas em, pelo menos, 200
dias de efetivo trabalho escolar.
e) O Ensino Religioso, de matrícula obrigatória ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental.

6 -  (Matosinhos/UFPR/2019) As Leis Municipais nº 1.786/2015 e nº 1.862/2016 instituem o Plano Municipal de Educação de Matinhos e estabelecem as diretrizes, metas e estratégias para o interstício de 2015 a 2024. Com relação ao assunto e com base no conteúdo das leis
supracitadas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tendo como meta a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, uma das estratégias é a promoção, com o apoio da União, de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos estudantes na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 horas diárias durante todo o ano letivo.
( ) A fim de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, uma das estratégias visa à implementação e oferta de formação continuada para professores, de forma a combinar a articulação dos conteúdos formais com as atividades esportivas, culturais e tecnológicas.
( ) Com relação à educação ambiental, o plano prevê o estabelecimento de ações que digam respeito ao desenvolvimento de projetos dessa natureza que envolvam alunos, profissionais da educação, associações e comunidade do entorno escolar.
( ) Em se tratando dos princípios do respeito aos direitos humanos e às diferenças culturais, há de se promover ações pedagógicas e culturais que visem, entre outras questões: sensibilizar a sociedade civil no que se refere a eliminar qualquer forma de discriminação religiosa; desenvolver atividades a respeito da Lei Maria da Penha; promover estudos e ações com relação ao bullying, sexismo, misoginia e racismo; e desenvolver atividades relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) V – V – F – F.
c) F – F – V – F.
d) F – F – F – V.
e) V – V – V – V.

7 -  (Matosinhos/UFPR/2019) O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi criado em 2012 pelo Governo Federal. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Tem como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam alfabetizadas plenamente.
( ) O Pacto articula a participação entre a União e os Estados.
( ) Promover a formação continuada de professores alfabetizadores é um dos eixos de atuação do PNAIC.
( ) A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Provinha Brasil contribuem com dados para avaliação sobre a alfabetização nas escolas e atualização de dados para o PNAIC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – V.
b) V – V – V – F.
c) F – F – F – V.
d) V – V – V – V.
e) F – F – V – F.

8 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A Base Nacional Comum Curricular é apresentada como “um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos têm direito” (BNCC, 2017). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Esse documento tem caráter normativo, sendo uma referência obrigatória para as propostas pedagógicas, elaboração e adequação de currículos de instituições educacionais públicas e particulares do Brasil.
2. Os fundamentos pedagógicos da BNCC estão focados no desenvolvimento de competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica.
3. Nesse documento, o Ensino Religioso não foi contemplado como área do conhecimento por respeito à diversidade religiosa das famílias brasileiras.
4. Visando ao desenvolvimento das competências específicas, na BNCC, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades relacionadas a diferentes objetos de conhecimentos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

9 -  (Matosinhos/UFPR/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileiras. A sua finalidade é nortear a elaboração de currículos, garantindo o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Levando em consideração a versão final desse documento, assinale a alternativa correta.
a) A BNCC apresenta uma divisão estruturada em três grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática e Ciências (subdivididas em Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
b) A BNCC está estruturada a serviço do desenvolvimento de competências, dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada área do conhecimento apresenta uma competência específica, delimitando o que deve ser trabalhado.
c) Conforme organização da BNCC, os componentes curriculares apresentam-se de forma transdisciplinar, diluídos em dois grandes eixos temáticos: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, e Artes, História e Geografia) e Habilidades Lógicomatemáticas (Matemática, Ciências Naturais).
d) A BNCC está dividida em quatro Unidades Temáticas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Ciências Naturais), cada uma delas apresentando dez habilidades gerais, articuladas entre si, que devem garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.
e) A inovação da BNCC está relacionada ao desenvolvimento de habilidades específicas, mantendo para isso a divisão em disciplinas que devem ser trabalhadas isoladamente.

10 -  (Matosinhos/UFPR/2019) Sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), assinale a alternativa correta.
a) A construção do PPP faz parte das atribuições do professor, servindo como instrumento de estudos e reflexões.
b) O PPP surge no contexto da década de 1960 no Brasil, quando são discutidas questões modernas de gestão escolar democrática.
c) A identificação das problemáticas escolares para composição do PPP é de responsabilidade do município, cabendo aos professores somente acatá-las e implementá-las.
d) O PPP configura-se como documento burocrático, de organização e gestão da escola.
e) O PPP é um documento construído pelos pedagogos da escola para regulamentar suas funções com os alunos.

[UFPR] Questões da Área da Educação para Concursos, com Gabarito

Gabarito Questões da Área da Educação para Concursos


1.D
2.D
3.C
4.A
5.D
6.E
7.B
8.C
9.B
10.A

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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

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