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Programação Java: Primeiros Passos

 Programação Java: Primeiros Passos

 
Vocabulário: 
Máquina virtual Java (JVM) 
Compilação just-in-time (JIT) 
Painel
Painéis
Parâmetro 
Código fonte 
Demonstração 
Interface de E / S de terminal  
Variável


1 Por que Java? 

Java é a linguagem de programação que mais cresce no mundo.
Java é uma linguagem de programação moderna orientada a objetos. 
Java se beneficiou ao aprender com os recursos menos desejáveis ​​das primeiras linguagens de programação orientadas a objetos. 
Java é ideal para aplicativos distribuídos e baseados em rede.
Seguro: sistemas livres de vírus e adulteração.
Robusto: oferece suporte ao desenvolvimento de programas que não sobrescrevem a memória.
Portátil: produz programas que podem ser executados em diferentes tipos de computador.
Java é ideal para desenvolver aplicativos distribuídos e baseados em rede porque:
Permite a construção de sistemas livres de vírus e adulteração (segurança)
Suporta o desenvolvimento de programas que não sobrescrevem a memória (robusto)
Produz programas que podem ser executados em diferentes tipos de computadores sem alterações (portátil)
Java oferece suporte a conceitos de programação avançados, como threads.
Um thread é um processo que pode ser executado simultaneamente com outros processos.
Java se assemelha ao C ++, a linguagem de programação de força industrial mais popular do mundo.
Java, entretanto, é executado mais lentamente do que a maioria das linguagens de programação modernas porque é interpretado.


2 A Máquina Virtual Java e Código de Byte 


Os compiladores Java traduzem Java em linguagem pseudo-máquina chamada código de bytes java .
Para executar o código de bytes java em um determinado computador, uma máquina virtual Java   (JVM) deve ser instalada. 
Uma máquina virtual Java é um programa executado como um computador. É chamado de intérprete . 
Desvantagem:
Funciona mais lentamente do que um computador real
Para combater o processamento mais lento, algumas JVMs traduzem o código quando são encontradas pela primeira vez. Isso é conhecido como compilação just-in-time (JIT) .

Vantagens:
Portabilidade. Qualquer computador pode executar um intérprete. 
Isso torna o código de byte portátil. 
Applets.  Applets são pequenos programas Java já traduzidos em código de bytes.
Applets executados em uma JVM incorporada em um navegador da web
Os miniaplicativos podem ser decorativos (como personagens animados em uma página da web).
Os miniaplicativos podem ser práticos (como fluxos contínuos de cotações do mercado de ações).
Segurança. É possível limitar os recursos de um programa Java, pois ele é executado dentro de uma 

Vantagens:
JVMs estão ficando mais rápidos. 
Usando compilações JIT (just-in-time), que traduzem o código de byte em linguagem de máquina.

3 Escolha de um estilo de interface do usuário 


Existem dois tipos de interfaces de usuário disponíveis para uso na criação de programas Java.
Interface gráfica do usuário (GUI)
Interface de E / S de terminal

Interface gráfica do usuário
(GUI)

Interface de usuário do Terminal I / O

Existem 3 razões para começar com o terminal I / O:
É mais fácil de implementar do que uma GUI 
Existem situações de programação que requerem E / S de terminal
Os programas orientados a terminais são semelhantes em estrutura aos programas que processam arquivos de dados organizados sequencialmente. (O que é aprendido aqui é facilmente transferido para esse ambiente.)


4 HelloWorld 

Um programa é uma sequência de instruções para um computador.

Exemplos:
System.out é um objeto que exibe caracteres em uma janela de terminal.
println é a mensagem enviada ao objeto.
As citações indicam o que deve ser exibido.
O ponto-e-vírgula marca o final de cada afirmação.
Os caracteres entre parênteses são os parâmetros.
O ponto (.) É o operador do seletor de método.  
 
O envio de mensagens para objetos sempre assume a seguinte forma:

<nome do objeto>. <nome da mensagem> (<parâmetros> )

A estrutura maior:

O programa deve ser incorporado em várias linhas de código, como: 
Os comentários do programa estão em verde, as palavras reservadas em azul e o código em preto.

5 Editar,  


O programador usa um processador de texto ou editor para inserir o código-fonte.
Salve-o como um arquivo de texto com a extensão .java.
Compilar
O programador invoca o compilador da linguagem Java.
Traduz o código-fonte em código de bytes Java.
Executar
O programador instrui a JVM a carregar o código de bytes na memória e executar.
O usuário e o programa agora podem interagir.

Ambientes de desenvolvimento:
Unix
editor de texto padrão
ativação de linha de comando do compilador e JVM
DOS, usando o sistema operacional Microsoft Windows e NT
editor de texto notepad
ativação de linha de comando do compilador e JVM a partir de uma janela DOS
Ambiente de desenvolvimento integrado, usando Windows, NT ou MAC OS
Exemplos: Visual Café da Symantec, Visual J ++ da Microsoft, NetBeans ou J Builder da Borland 
 
Unix ou Linux 
Editor de texto padrão 
Livre 
Microsoft Windows 
Bloco de notas e janela DOS 
Livre 
Ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) 

BlueJ, Eclipse ou JGrasp 

Não é gratuito, mas combina editor, compilador, depurador e JVM


Preparando seu ambiente de desenvolvimento:
Crie um diretório, abra uma janela de terminal, use o comando cd para mover para o seu novo diretório 
Abra o bloco de notas, crie o arquivo HelloWorld.java, digite as linhas de código
Salve o arquivo, volte para a janela do terminal, compile o programa
Execute o programa

O programa foi digitado no Bloco de Notas


Erros de tempo de compilação:

Os erros detectados pelo compilador são chamados de erros de sintaxe ou erros de tempo de compilação.
Erros de digitação feitos durante a edição.
O compilador imprime uma lista de erros na janela do terminal.

Legibilidade:
Os programas podem ser mantidos por outras pessoas.
O layout afeta a legibilidade.
Use recuo, linhas em branco e espaços.

6 Conversão de Temperatura 

Veja o código-fonte do programa:
 
import java.util.Scanner;

public class Convert

{

      public static void main (String [] args)

      {

            Leitor do scanner = novo Scanner (System.in); // Isso permite ao usuário

                                    // para inserir dados de

                                    // o teclado

          duplo fahrenheit;         // A temperatura em // Fahrenheit

          duplo celsius;    // A temperatura em // Celsius

          System.out.print (“Insira graus Fahrenheit:”);

          fahrenheit = reader.readDouble ();

          celsius = (Fahrenheit - 32,0) * 5,0 / 9,0;

          System.out.print (“O equivalente em Celsius é”);

          System.out.println (celsius);

  }

}

A seguir está uma explicação do código do programa:
Declaração de importação
Instancie ou crie um objeto
Declare as variáveis
Posicione o cursor após “Inserir graus Fahrenheit”
Operadores de atribuição
As declarações de atribuição são avaliadas
Imprimir texto (e posicionar o cursor)
Imprime o valor da variável
Instrução para evitar que a janela do terminal desapareça da tela (opcional, necessário apenas com determinados ambientes de desenvolvimento)

O programa de conversão de temperatura lê a entrada do usuário e realiza cálculos.
A primeira linha de código é uma instrução de importação.
Variáveis ​​para Fahrenheit e Celsius.
As instruções de atribuição usam um operador como *, /, + e -. 
Variáveis ​​e objetos usados ​​no programa de conversão.


7 Gráficos e GUIs: janelas e painéis 


Uma janela de aplicativo simples:
Os programas gráficos e de GUI em Java podem ser aplicativos independentes ou miniaplicativos.
Recursos consistentes:
Barra de título com controles (maximizar, zoom, etc.)
A largura e a altura podem ser redimensionadas
O código para janelas de aplicativos está na classe Jframe.
O JFrame responde às mensagens para definir a barra de título e o tamanho da janela.
2.7 Gráficos e GUIs: janelas e painéis 

Alguns métodos JFrame comumente usados


Painéis e cores:

Um Jframe tem um contêiner ou painel para preencher com objetos.
Um painel é um retângulo usado para exibir objetos como formas e imagens.
Painéis são painéis que contêm objetos relacionados, como imagens e widgets.
As cores na maioria dos sistemas de computador usam RGB.
Vermelho, verde, azul
Valores 0-255

Gerenciadores de layout e painéis múltiplos:

Cada objeto container usa um gerenciador de layout para controlar o posicionamento do painel.
A classe BorderLayout permite a organização de até cinco objetos.
Norte, sul, leste, oeste, centro
GridLayout usa linhas e colunas para organizar objetos.
Neste capítulo, você aprendeu:

Java é a linguagem de programação que mais cresce no mundo. É seguro, robusto e portátil. Também é semelhante ao C ++, a linguagem de programação mais popular do mundo.
Programação Java: Primeiros Passos


 
Resumo

O compilador Java traduz Java em uma linguagem de pseudo-máquina chamada código de bytes Java. O código de byte pode ser executado em qualquer computador que tenha uma máquina virtual Java instalada. A máquina virtual Java (JVM) é um programa que se comporta como um computador - um intérprete.
Os programas Java incluem variáveis, expressões aritméticas, instruções, objetos, mensagens e métodos.

Três etapas básicas no processo de codificação são editar, compilar e executar um programa usando um ambiente de desenvolvimento Java. Os programadores devem prestar atenção ao formato do programa para garantir a legibilidade.

Os programas Java realizam muitas tarefas enviando mensagens a objetos. Os exemplos são o envio de texto à janela do terminal para saída e o recebimento de dados de entrada do teclado.
Existem vários estilos de interface de usuário, entre eles baseados em terminal e baseados em gráficos. 

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Fonte:

https://www.acschools.org/cms/lib/PA01916405/Centricity/Domain/369/Java%20Chapter%202%20Overview.ppt


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