Publicidade

O que um bom Professor precisa saber?

O que um bom Professor precisa saber?


“O professor deve saber o que ele ou ela ensina.”

1. Esta frase parece muito simples. No entanto, muitas vezes é esquecido. Como algo pode vir do nada? Como você pode ensinar o que não sabe?

2. O que o professor sabe que vai ensinar.

3. Saiba completamente e esteja bem familiarizado com a lição que deseja ensinar - ensine com a mente plena e com um entendimento claro.

4.O excelente professor deve estar equipado com os conhecimentos que deseja comunicar.

5. Existem graus de conhecimento. O que queremos dizer com “saber” ou “conhecimento”? Reconhecimento fraco? Rememoração ou descrição geral? O poder de explicar, provar ou ilustrar? Compreensão e aplicação? A última forma de conhecimento listada aqui deve estar presente em todos os professores.

6. Conhecimento imperfeito leva a ensino imperfeito.

7. O conhecimento profundo do professor dá confiança aos alunos. O aluno acompanhará com expectativa e encantará o professor que possui um conhecimento profundo da lição que está sendo ministrada. Um professor desconhecido como um cego guiando outro cego com apenas uma lâmpada vazia para mostrar o caminho.

8. O conhecimento aprofundado do professor permite que ele dedique mais tempo à observação da aula e menos tempo ao exame da própria lição.

9. O domínio completo de algumas coisas é melhor do que um conhecimento superficial ineficaz de muitas coisas.

O Professor e a preparação da aula

1. Preparação - Prepare cada lição com um novo estudo . O conhecimento antigo tende a desaparecer de nós. Nosso melhor trabalho vem de novos conhecimentos.

2. Horário - Estude a lição com antecedência. Se você se preparar com antecedência, haverá mais tempo para reunir mais aprendizado, interesse e ilustrações entre o estudo e o ensino.

3. Plano - Tenha um plano de estudo. A melhor abordagem é perguntar e responder a estas perguntas sobre cada lição: Quem? O que? Quando? Por quê? Onde? Como?

4. Auxílios de estudo - Use gratuitamente todos os auxílios de estudo que o ajudarão a estimular o pensamento e a compreensão do assunto.

5. Ilustração - Ao ensinar um novo material, encontre analogias (ilustrações) com fatos e princípios mais familiares já ensinados / aprendidos.

6. Clareza - Estude a lição até que ela se torne o produto de pensamento claro e discurso claro.

7. Ordem - Encontre a ordem natural de cada etapa da lição. Cada assunto tem um caminho natural das ideias mais simples às mais complexas.

8.Aplicação prática - Encontre e declare a relação da aula com a vida dos alunos. Vincule os fatos detalhados da lição

D. O Professor não deve:

1. Contar com a ignorância dos alunos para sobreviver sem uma preparação adequada.

2. Supondo que seja trabalho dos alunos, e não do professor, estudar a lição.

3. Planejar examinar rapidamente o material e, em seguida, preencher o tempo da aula com um pouco de ensino e muitas atividades mal escolhidas.

4. Usar a lição como mera estrutura sobre a qual estabelecer alguma agenda pessoal.

5. Usar frases estridentes ou banalidades solenes em um tom sábio para esconder a ignorância preguiçosa e a falta de conhecimento.

Sugestões.

1.Precisa de mais tempo? Com o ensino em equipe, um professor pode ensinar a cada dois períodos de aula. Isso lhe dará uma semana para preparar sua aula. Reserve um tempo para estudar todos os dias da semana. Não faça toda a sua preparação no dia anterior, ou no dia do seu compromisso de ensino.

2.Precisa de mais ajudas de estudo? Utilize os materiais de recursos na sala de recursos. Solicite os auxílios de estudo necessários para preparar sua lição.

O que um bom Professor precisa saber?


Conclusão

A. “O professor deve saber o que ele ou ela ensina.”

B. Não pratique o ensino parcialmente preparado ou totalmente despreparado.

C. Não seja um mensageiro sem uma mensagem.

D. Não falte zelo e entusiasmo necessários para produzir um desejo sincero de um conhecimento completo da lição. O entusiasmo é contagioso. Os professores que desejam saber mais inspirarão seus alunos a querer saber mais.

Fonte: Chris Reeves 3 de junho de 1996


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.