Publicidade

Como atrair a atenção do seu Aluno?

Como atrair a atenção do seu Aluno?

O aluno deve mostrar interesse no material a ser aprendido.

1. Como você pode descobrir o que não lhe interessa?

2. Obtenha e mantenha a atenção e o interesse dos seus alunos. Não tente ensinar sem a atenção deles.

3. Os alunos devem fixar sua atenção e interesse no assunto ou material a ser aprendido.

4. O interesse é a atenção. Interesse significa direcionar ou focar a atenção em algum objeto (interno ou externo).

a) Quanto mais velho o aluno, maior a capacidade de atenção.

b) Do concreto ao abstrato - Quanto mais velho o aluno, mais o abstrato é compreendido (como causa, efeito, consequência).

5. Existem dois tipos de atenção: “passiva” (exercida, pouco esforço de vontade) e “ativa” (agir de acordo, esforço concentrado de vontade). Atenção ativa (labuta mental e esforço) é encontrada em todos os alunos bem-sucedidos.

6. O interesse (atenção) é prejudicado por duas coisas: apatia e distração.

7. O interesse (atenção) leva ao pensamento; pensar leva à aprendizagem. (O conhecimento não pode ser passado de professor para aluno como um objeto material.)

8. A ação mental é proporcional ao estímulo que a motiva. O estímulo é fornecido pelos cinco sentidos (olho, ouvido, ruído, tato, paladar). Quanto mais sentidos são usados, mais ação mental.

C. Conquistando a atenção do aluno

1. Iniciando e Parando - Comece a lição depois que a atenção da classe tiver sido assegurada. Faça uma pausa e espere durante a aula para recuperar a atenção da classe caso ela tenha sido interrompida ou perdida. Pare a aula assim que aparecerem sinais de fadiga. Ensinar alunos quando não há atenção é como ensinar sem ninguém na sala.

2. Adaptar - A duração da aula deve ser adaptada à idade dos alunos; quanto mais jovens são os alunos, mais breve é ​​a lição. O tipo de atividades em sala de aula deve ser adaptado às idades dos alunos; quanto mais jovens são os alunos, mais concretas (uso dos cinco sentidos) são as atividades.

3. Despertar - Varie sua apresentação quando necessário para despertar e manter um alto nível de interesse e atenção. Faça uso de ilustrações, aplicações de vida, questões instigantes, solução de problemas, recursos visuais, interação, atividades, músicas, contato visual, movimentos corporais e gestos, etc. Lembre-se de quatro coisas sobre dispositivos que chamam a atenção: primeiro, não permita que estes planejem se tornar tão proeminente que eles desviam da lição central em vista; segundo, mantenha esses dispositivos diretamente relacionados à lição central; terceiro, faça com que esses dispositivos correspondam às idades e realizações dos alunos; e quarto, prepare esses dispositivos com antecedência e coloque-os no lugar antes do início da aula.

4.Olhe - esteja atento a qualquer fonte de distração (ruído ou movimento desnecessário) e reduza-a ao mínimo. Observe a “linguagem corporal” dos alunos para detectar quaisquer sinais de apatia ou distração.

Como não ter a atenção dos alunos

1. Começar a lição antes que a atenção seja assegurada ou continuar a lição depois que a atenção for perdida.

2. Forçar os alunos a prestarem atenção após o esgotamento do poder de atenção.

3. Tentar ensinar uma lição sem saber a lição e ensinar um aluno sem conhecer o aluno.

Sugestões.

1. Precisa de mais atenção do professor? Você mata o poder da atenção de seus alunos ao deixar de usar novas idéias, afirmações interessantes ou atividades estimulantes? Não continue trabalhando como se fosse rotina. O ensino desinteressante gera alunos desinteressantes.

2.Precisa de mais atenção pessoal dos alunos? Trabalhe para estabelecer o interesse pessoal de cada aluno antes, durante e depois da aula. Você conhece bem cada aluno?

3. Precisa de mais atenção externa? Trabalho na decoração do quarto. A sala de recursos possui materiais para isso. Quão atraente é sua sala de aula?

Como atrair atenção do seu Aluno?


Conclusão

A. “O aluno deve mostrar interesse no material a ser aprendido.”

B. Os alunos bem-sucedidos são separados dos demais por seu interesse e atenção. Eles pagaram o alto preço da "atenção ativa".

C. Os alunos bem-sucedidos foram ensinados por professores que dominam a arte de ganhar e manter a atenção.


Fonte: Chris Reeves 3 de junho de 1996


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar