Publicidade

A Melhor maneira de Falar e o Aluno entender

A Melhor maneira de Falar e o aluno entender

A linguagem usada no ensino deve ser comum para o professor e o aluno.

1. A linguagem é "o veículo, o instrumento e o depósito do pensamento". Evite intrigar ou confundir os alunos com palavras sem significado. Evite falar sons que não tenham significado (ou sejam distorcidos) na outra extremidade. Lembre-se de que muitas palavras têm mais de um significado no idioma inglês (por exemplo, “post”).

2. Use palavras que você e seus alunos entendam da mesma maneira. Use uma linguagem clara e vívida. A linguagem utilizada no ensino deve ser clara, simples e facilmente compreendida pelo professor e pelo aluno. (Ilust. Foi dito que uma pergunta bem feita já foi respondida pela metade.)

3. O vocabulário do professor pode ser muitas vezes maior do que o do aluno. Portanto, o professor, para ser compreendido, deve ter certeza de que suas palavras estão dentro do alcance do vocabulário do aluno.

4. Quanto maior o número de palavras desconhecidas, menos eficaz será o ensino.

Falando de forma clara e objetiva

1.Observação - Estude cuidadosamente a linguagem dos alunos para aprender quais palavras eles usam e o significado que atribuem a elas. Que ideias os alunos têm sobre o assunto em questão e como as expressam?

2. Expressão - Na medida do possível, use a linguagem dos alunos. Use a mais simples e a menor quantidade possível de palavras para expressar seu significado. Palavras desnecessárias aumentam a possibilidade de mal-entendidos. Use frases curtas e simples. Sentenças longas aumentam a possibilidade de mal-entendidos.

3. Correção - Quaisquer significados incorretos que os alunos lerem em suas palavras devem ser corrigidos.

4. Repetição - Se os alunos não conseguirem entendê-lo, repita seu pensamento em outras palavras mais simples.

5. Ilustração - ajude os alunos a entender o seu significado com ilustrações. De preferência, essas ilustrações devem ser tiradas das próprias experiências dos alunos.

6. Explicação - Todas as palavras novas devem ser explicadas com definições ou ilustrações simples.

7. Adição - Aumentar o vocabulário dos alunos e esclarecer o significado de cada nova palavra. Incentive os alunos a usar as novas palavras (com seus significados) durante o período de aula. Prossiga devagar, no entanto. Cada nova palavra deve ser dominada antes que outras sejam adicionadas. Revise e teste com frequência para ter certeza de que os alunos entenderam o significado de todas as palavras novas.

Problemas na linguagem

1. Assumindo que os alunos entendem a linguagem do professor porque parecem estar interessados. Os alunos muitas vezes observam os movimentos do professor, mas não estão ouvindo ou entendendo as palavras do professor. Pare periodicamente e teste os alunos quanto à compreensão das palavras. Não presuma que eles entendem.

2. Assumindo que os alunos irão sempre pedir definições ou explicações. Freqüentemente, não perguntam por muitos motivos.

3. Tentar encobrir sua própria ignorância da lição com uma nuvem de verborragia.

4.Ignorar o fato de que muitos tópicos estudados estão fora do cotidiano e da linguagem dos alunos. Portanto, o professor não consegue explicar adequadamente o significado de cada nova palavra, conceito ou tópico.

5.Ignorar o fato de que muitas palavras utilizadas e compreendidas pelo professor não são utilizadas e compreendidas pelos alunos. Conseqüentemente, o professor parece impressionante, mas os alunos não estão aprendendo.

Sugestões.

1.Precisa de ajuda com as palavras da lição? Escolha todas as palavras usadas na lição com antecedência e defina-as ou escolha outras palavras que sejam fáceis de entender.

2.Precisa de ajuda com as definições em inglês? Incentive os alunos a usar um dicionário de inglês em sala de aula para definir certas palavras usadas na lição.

A Melhor maneira de Falar e o Aluno entender


Conclusão

A. “A linguagem usada no ensino deve ser comum para o professor e o aluno.”

B. Os alunos observando o professor não é importante. Alunos que entendem o professor é.

C. O quão bem o professor soa não é importante. O quão bem o professor é compreendido é.


Fonte: C. Reeves 4 de junho de 1996


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar