Publicidade

Ensino Hibrido na Educação Infantil

Ensino Hibrido na Educação Infantil

Na última década, o uso do aprendizado online, incluindo o ensino híbrido aumentou rapidamente e isso acelerou ainda mais em resposta a Pandemia Coronavírus (COVID-19). Muito desse crescimento na aprendizagem online ocorreu no ensino superior, no entanto, tem ocorrido aumentos notáveis ​​no Ensino Hibrido na Educação Infantil

 O que é aprendizado híbrido?

A aprendizagem híbrida combina o ensino presencial e on-line em um ensino coeso. Uma parte das aulas são na escola, enquanto a outra parte tem alunos trabalhando online. Embora isso possa soar como uma fórmula simples, muito planejamento é necessário para garantir que o híbrido funcione bem, permitindo que seus dois formatos capitalizem os pontos fortes um do outro.

No Ensino Hibrido na Educação Infantil, dada sua peculiaridade, nessa modalidade o planejamento deve ser abordado com cuidado. Os professores precisam estarem familiarizados não apenas com os pontos fortes do ensino online e presencial, mas também como eles podem se alimentar mutuamente no longo prazo.

Plataformas Interativas no Ensino Hibrido na Educação Infantil

• Use uma lista de reprodução (PlayList) de streaming de vídeo não listada (acessível apenas para os pais) para postar atividades musicais infantis.

• Ao usar uma função de transmissão / vídeo ao vivo, forneça sugestões e orientações aos familiares por meio da função de bate-papo

• Para ajudar as crianças a se sentirem conectadas umas com as outras, defina a exibição de videoconferência (Zoom, Meeting) para que as crianças possam ver umas as outras

• Considere usar um aplicativo ou serviço para compartilhar fotos e aprender com as famílias

• Educadores / profissionais podem usar a sala de aula / plataforma digital para alunos / famílias para fornecer links para aplicativos, sites e vídeos curtos gravados em um só lugar.

Lista de benefícios do Ensino Hibrido na Educação Infantil

(Digital Chalk, 2014): Lista os benefícios e desafios de criar cursos e programas Ensino Hibrido na Educação Infantil em qualquer estabelecimento educacional: Os benefícios podem incluir:

• oportunidades de aprendizagem colaborativa: espaços de aprendizagem online podem oferecer experiências de colaboração maiores e mais envolventes entre alunos e professores. Essas oportunidades incluem ferramentas colaborativas, como fórum online, discussões, wikis, blogs, chat, etc. Por meio dessas ferramentas, conexões estão disponíveis dentro ou fora da sala de aula online

• melhoria da comunicação: os professores podem se comunicar a meio período ou período integral com os alunos através de uma variedade de canais de comunicação. A equipe pode escolher e-mail, chat, notícias, fóruns, espaços de atribuição, etc

• estratégias de avaliação : avaliações dos alunos tanto formativa quanto somativa e o feedback pode, quando apropriado, ser mais detalhado e frequente por meio online com relatórios

O desenvolvimento de modelos de aprendizagem híbrida combina muitos dos desafios da aprendizagem remota (adoção do aluno, envolvimento e equidade) com novos desafios, 

  • alocar deficiências de capacidade do professor quanto ao domínio das ferramentas
  • deficiência da infraestrutura
  • dificuldades de comunicação equitativa entre os alunos, 
  • gerenciamento da complexidade operacional crescente e mudando os modelos de instrução remota para presencial.


Quais partes do processo de ensino e aprendizagem devem ser reservadas para a aprendizagem presencial? Segundo a UNESCO  vários modelos são possíveis de responder esta questão: modelo de dever de casa (instrução na escola, prática assíncrona em casa); sala de aula invertida (vídeo-instrução em casa, prática na escola);ao vivo síncrono (remoto e presencial simultaneamente por videoconferência); e híbrido assíncrono (mistura de atividades de aprendizagem presenciais e por meio de plataforma assíncrona em casa)

Ilustra como os formuladores de políticas e educadores podem:

1. Feche a divisão digital
2. Fortalecer a aprendizagem à distância e combinada
3. Avalie o que os alunos precisam
4. Garantir suporte para aprendizagem social e emocional
5. Redesenhar escolas para relacionamentos mais fortes
6. Enfatize a aprendizagem autêntica e culturalmente responsiva
7. Fornece tempo de aprendizagem expandido

8. Estabelecer escolas comunitárias e apoios envolventes
9. Prepare educadores para reinventar as escolas
10. Alavancar financiamento escolar mais adequado e equitativo


Como você preencherá as lacunas no aprendizado dos alunos no Ensino Hibrido na Educação Infantil?

Enquanto os alunos estão envolvidos no aprendizado presencial, eles trabalharão no nível da série, do conteúdo e habilidades para receber feedback imediato de seus professores.

Quando os alunos estão envolvidos no ensino à distância, o professor estará fornecendo pequenos grupos de crianças com instruções personalizadas para atender às suas necessidades. Isso poderia incluir apoio à intervenção, instrução contínua ao nível da série e / ou extensões para a aprendizagem do aluno. 

É por meio desses métodos de pequenos grupos que os professores terão melhores maneiras de preencher lacunas na aprendizagem dos alunos

Dê atenção especial à aprendizagem na primeira infância. 

• modelar tudo o que está sendo ensinado;

• falar diretamente com os cuidadores sobre como eles podem apoiar seus jovens alunos;

• garantir a equidade adaptando as tarefas e apoios às necessidades e capacidades das famílias; e

• criar uma comunidade colaborativa entre as famílias que fazem parte da classe.

A primeira infância e as primeiras séries são um período de desenvolvimento único que requer uma abordagem diferente ao conceituar e apoiar o ensino à distância do que os graus superiores.

A pandemia deu origem a novas necessidades logísticas, tecnológicas, profissionais e socioemocionais para educadores e outros membros da equipe escolar. Essas necessidades tornaram-se claras durante o planejamento do Ensino Hibrido na Educação Infantil. A configuração de rotinas de instrução para formatos de aprendizagem híbridos ou remotos requer uma abordagem, com os professores oferecendo apoio mútuo e buscando a aprendizagem profissional contínua.

Ensino Hibrido na Educação Infantil


Os alunos devem se sentir seguros e equipados para aprender

Muitos alunos estarão voltando para a escola com algum grau de estresse. Alguns terão perdido algum membro da família. Outros podem estar lidando com as dificuldades de ter seus pais perdendo o emprego. 

Além de serem expostos a avisos sobre o vírus, os alunos estão tornando-se mais consciente do racismo sistêmico, da mudança climática, e outros problemas que podem adicionar a um estado de ansiedade. 

Embora seja importante avaliar o status acadêmico dos alunos e tentar recuperar as perdas na aprendizagem, os educadores devem se concentrar primeiro na reconstrução de relacionamentos e um senso de comunidade. 


Referências

https://www.codlearningtech.org/PDF/hybridteachingworkbook.pdf

https://learningpolicyinstitute.org/sites/default/files/product-files/Restart_Reinvent_Schools_COVID_Priority2_Distance_Learning.pdf

https://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/Industries/Public%20and%20Social%20Sector/Our%20Insights/Back%20to%20school%20A%20framework%20for%20remote%20and%20hybrid%20learning%20amid%20COVID%2019/Back-to-school-A-framework-for-remote-and-hybrid-learning-amid-COVID-19-vF.pdf



Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.