Publicidade

Como escrever um mini-ensaio?

 Os componentes de um mini-ensaio 


Um Mini-ensaio é composto por um parágrafo.

Existem quatro partes para um Mini-ensaio. (Isso não quer dizer que um Mini-ensaio tenha apenas quatro sentenças.)

As quatro partes de um Mini-ensaio incluem:

I. A Declaração da Tese.


Isso também é conhecido como a frase de tópico. Esta frase informa ao leitor de seu Mini-ensaio a ideia principal . Esta frase deve ser clara e direta.

Se houver termos ou palavras do vocabulário em sua declaração de tese que precisam de uma definição ou explicação, você deve colocar essa definição na frase de declaração de tese.

A declaração de tese é a parte em que você faz uma inferência ou uma declaração que diz que você descobriu algo. (Quando você infere, você simplesmente descobre algo com base em evidências, observações e lógica.)
 

II. Detalhes de apoio.


Essas sentenças fornecem evidências que apóiam a ideia principal ou declaração de tese.

A evidência deve vir de artigos, livros, notas, etc., que você leu em sala de aula ou por conta própria. Você deve poder voltar a essas evidências para verificar as informações ou ter certeza de que são informações verdadeiras.

Esta é a parte em que você age como um detetive. Você encontra e apresenta todas as informações que apóiam a inferência inicial, ou ideia principal.

A parte de Detalhes de Apoio de seu Mini-ensaio deve consistir em pelo menos duas ou mais sentenças que mostram evidências que apóiam a Tese Principal.

 
 

III. Síntese.


Esta frase diz ao leitor que a evidência que você acabou de declarar realmente apóia sua declaração de tese, ou seja, que realmente apóia sua inferência inicial, ou ideia principal.

Esta é a parte em que você age como um advogado que está diante de um júri dizendo a eles que as evidências que você acabou de declarar são realmente bons exemplos, que, sim, na verdade, elas apóiam sua ideia principal ou declaração de tese .

 
Como escrever um  mini-ensaio?

 

IV Conclusão. 

   Esta é a frase que diz ao leitor que, uma vez que todas as evidências são um exemplo tão grande da Ideia Principal que nós (o autor e o leitor do Mini-ensaio) podemos, portanto, inferir corretamente, descobrir , que a Declaração de Tese, ou Ideia Principal, do Mini-ensaio deve ser verdade!

 Uma conclusão geralmente reafirma a ideia principal para o leitor. Só que desta vez, você declara a Ideia Principal novamente para que se ele (o leitor) não pegou a Ideia Principal da primeira vez, pode entendê-la agora. Diz que a inferência inicial, ou Declaração de Tese , estava correta e foi bem apoiada pelos exemplos que você deu.

 Decida o seu tópico .
  • Prepare um esboço ou diagrama de suas idéias .
  • Escreva sua declaração de tese .
  • Escreva o corpo .
  • Escreva os pontos principais.
  • Escreva os subpontos.
  • Elabore sobre os subpontos.
  • Escreva a introdução .
  • Escreva a conclusão .
  • Adicione os toques finais .

Liste os pontos principais:

Se você está tentando persuadir, deve escrever seus melhores argumentos.
Se você está tentando explicar um processo, você deseja escrever as etapas que devem ser seguidas.  
(agrupe-os em categorias. Tente usar o começo, o meio e o fim.)
Se você está tentando informar, você deseja escrever as categorias principais nas quais suas informações podem ser divididas.
Escreva os fatos ou informações que apóiam essa ideia principal.
 
Existem palavras de transição para procurar em um Mini-ensaio:

Parte de detalhes de suporte:

As evidências para essas inferências vêm em dois (ou mais) lugares: primeiro, na página ... ( forneça a página, ou parágrafo, e o fato ).

Segunda página ... (declare a página ou parágrafo e fato).

Se você tiver uma terceira evidência, use-a!

Terceira página ... (indique a página ou parágrafo e o fato).

 
 
Parte de síntese: 
    Uma pessoa ( ou o que quer que você esteja falando ) que, ( ou isso, ou o que - tudo depende do que você está falando ) ... e uma pessoa que ... são ambos exemplos de uma pessoa que ...

 
 
Parte de conclusão:

Uma vez que ambas ( ou todas ) essas ações são exemplos de ... , podemos inferir corretamente que ... (a declaração de tese está correta). 

 


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar