Publicidade

12 Características dos ótimos Planos de Aula

12 Características dos ótimos Planos de Aula 


PROFESSORES EFICAZES ... 
Conheça o conteúdo
Entenda o desenvolvimento do aluno
Valorize a diversidade dos alunos
Use várias avaliações para avaliar o progresso
 
Crie um ambiente de aprendizagem adequado
Adaptar e modificar a instrução
Use uma comunicação eficaz
Colabore com todos os membros da comunidade de aprendizagem
Envolva-se em experiências de crescimento profissional sustentado


Estratégias para um Plano de Aula Eficaz

Os planos são desenvolvidos para fornecer aos alunos experiências de aprendizagem significativas
Planos se conectam a oportunidades de aprendizagem relacionadas
O ensino é baseado em estratégias de ensino que enfocam as melhores práticas e pesquisas
O ensino é apoiado por estratégias que estimulam o interesse e o progresso

POLÍTICA GERAL 

Os planos são um documento legal
Normalmente exigido regularmente para o supervisão
Planos de livros (distritos, adquiridos, cadernos feitos por você mesmo)
Planos substitutos

Deve incluir
Objetivos
Materiais necessários
Procedimentos
Conclusão


BOM PLANEJAMENTO 

Mantém o professor e os alunos no caminho certo
Alcança os objetivos
Ajuda os professores a evitar surpresas “desagradáveis”
Fornece o roteiro e recursos visuais em uma sequência lógica
Fornece orientação para um substituto
Incentiva a reflexão, o refinamento e a melhoria
Melhora o desempenho do aluno


PLANEJAMENTO RUIM

Frustração para o professor e o aluno
Vagando sem rumo
Objetivos não cumpridos
Sem conexões com aprendizagens anteriores
Desorganização
Falta de materiais necessários
Uma perda de tempo
Má administração

 Um Bom Plano de Aula Inclui


1. O formato de uma aula

Dê um passo de cada vez 
Um plano de aula eficaz é um conjunto de planos para construir algo - ele “ constrói ” o aprendizado.
Quanto maior a estrutura de uma aula e mais precisas as instruções sobre o que deve ser realizado, maior será a taxa de aproveitamento. 

2. OBJETIVOS 
Uma descrição do que o aluno será capaz de fazer no final da aula
Fornece alinhamento com as metas
Use verbos comportamentais para descrever os resultados esperados (AÇÃO)


3. AQUECIMENTO E INTRODUÇÃO 

Chame a atenção dos alunos
Defina o tom da lição conectada ao objetivo
Uma pergunta
Uma história
Um ditado
Uma atividade
Um iniciador de discussão
 

4.SEJA CRIATIVO mPRÉ-AVALIAÇÃO 

Quais são as características dos alunos da classe?
O que os alunos já sabem e entendem?
Como meus alunos aprendem melhor?
Que modificações na instrução eu preciso fazer?


5. PROCEDIMENTOS E APRESENTAÇÃO 


Estabelece um plano passo a passo
Fornece uma revisão rápida do aprendizado anterior
Oferece atividades específicas para auxiliar os alunos no desenvolvimento de novos conhecimentos
Fornece modelagem de uma nova habilidade
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Eu faço, nós fazemos, você faz!


6. MATERIAIS 
Plano! Preparar! Tenha em mãos!
Visualize suas necessidades.
Liste todos os recursos.
Tenha materiais manipuláveis ​​suficientes (quando necessário) para grupos ou indivíduos.


7. PRATICAR APLICANDO O QUE É APRENDIDO 


Fornece várias atividades de aprendizagem
Prática guiada (controlada pelo professor)
Use uma variedade de estratégias de questionamento para determinar o nível de compreensão
Registro no diário, conferência
Prática independente
A prática pode ser diferenciada


8. CONSTRUA NO SUCESSO APRENDENDO ATIVIDADES 


Organizadores gráficos
Jogo criativo
Apresentando colegas
Performances
Interpretação de papéis
Debates
Criação de jogos
Projetos
 
Grupos cooperativos
Aprendizagem por investigação
Instrução direta
Diferenciação
Instrução Direta

Conclusão da lição: deixe os alunos com uma impressão do que foi abordado na lição .
Os alunos resumem os conceitos principais
    Mostra o conhecimento do aluno internalizado

O professor recapitula os pontos principais
O professor prepara o terreno para a próxima fase de aprendizagem


9. AVALIAÇÃO 
Avalie a aprendizagem-rubrica
Professor fez teste
Na classe ou trabalhos de casa atribuições
Projeto para aplicar o aprendizado em situações da vida real
Recitações e resumos
Avaliações de desempenho
Uso de rubricas
Portfólios
Diários
Avaliação informal


10. REFLEXÃO 

O que deu certo na aula?
Que problemas eu experimentei?
Existem coisas que eu poderia ter feito de forma diferente?
Como posso desenvolver esta lição para tornar as lições futuras bem-sucedidas?



11. HABILIDADES

Habilidades de pensamento crítico
Características de uma boa aula
Responsabilidades do professor
Use diariamente no questionamento para desenvolver uma ordem superior de habilidades de pensamento ... habilidades de pensamento crítico.


CONHECIMENTO 
COMPREENSÃO
INSCRIÇÃO
ANÁLISE
SÍNTESE
AVALIAÇÃO
 
 
CONHECIMENTO

memorizar;
reconhecendo;
recordando a identificação e
recordação de informação
Quem, o quê, quando, onde, como ...?
Descrever
 
 
COMPREENSÃO

interpretação;
traduzir de um meio para outro;
descrever com as próprias palavras;
organização e seleção de fatos e ideias
Recontar ...


ANÁLISE

subdividir algo para mostrar como é montado;
encontrar a estrutura subjacente de uma comunicação;
identificando motivos;
separação de um todo em partes componentes


Quais são as peças ou características de ...?
Classifique ... de acordo com ...
Esboço / diagrama ...
Como ... comparar / contrastar com ...?
Que evidências você pode listar para ...?
 
SÍNTESE

criar um produto único e original que pode estar na forma verbal ou pode ser um objeto físico;
combinação de ideias para formar um novo todo
O que você preveria / inferiria de ...?
Que ideias você pode adicionar ...?
Como você criaria / projetaria um novo ...?
O que pode acontecer se você combinar ...?
Que soluções você sugeriria para ...?
 
AVALIAÇÃO

tomar decisões de valor sobre questões;
resolver controvérsias ou diferenças de opinião;
desenvolvimento de opiniões, julgamentos ou decisões
Você concorda...?
O que você pensa sobre...?
Qual é o mais importante ...?
Coloque o seguinte em ordem de prioridade ...
Como você decidiria sobre ...?
Que critérios você usaria para avaliar ...?


O GRANDE ENSINO começa com GRANDE PLANEJAMENTO 
 

12. Engajamento


Instruções, explicações, prazos, expectativas e avaliações claras
Interativo; atividades manuais
Envolvente e DIVERTIDO!
Permita que os alunos tenham uma sensação de exploração e descoberta compartilhadas
Dê escolhas aos alunos
 
Alunos engajados e motivados 

Divida as atribuições em pequenos pedaços
Manipuladores práticos
Faça perguntas abertas
Torne a lição relevante
Permita que os alunos desenvolvam suas próprias perguntas para pesquisar
Integrar diversas estratégias de ensino
Fale em um nível apropriado
Hábitos Fundamentais 

Seja explícito
Modelo 
Reforçar 
METAS do Estudante  
Chaves às grandes definição de metas 

Rotina regular - " mini metas " - foco em pequenas, imediatas, orientadas para a ação 
Ações muito específicas - o quê, quando, como ??
Nível apropriado
Seguido de reflexão - os alunos precisam avaliar - leva ao sentimento de realização e ao estabelecimento de metas futuras

12 Características dos ótimos Planos de Aula



As 5 coisas mais importantes que você pode fazer por seus alunos 
CUIDADO
DEFINIR ALTAS EXPECTATIVAS
CRIAR SALA DE AULA ORDENAMENTE E ESTRUTURADA
GANHE RESPEITO - mantenha a calma, exercite o autocontrole
TRATAR CADA ESTUDANTE COM
     CORTESIA E RESPEITO


Resumo da preparação do PLANO DE AULA   : 

Opcional / preferencial:  
Indique ... 

Trabalho de casa
Experiências de aprendizagem de campo
Apresentações de convidados
Destacar atividades interdisciplinares
Aprendizagem auxiliada por vídeo e atividade de acompanhamento (reflexiva)
Créditos 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo trabalho conjugado e cooperativo dos seus professores no planejamento e na execução dos planos de ensino



Fonte: 1 http://www.sisd.net/cms/lib/TX01001452/Centricity/Domain/1292/effective%20lesson%20planning.ppt


Caderno de Educação

Confira 5 cursos sugeridos pelo site:

👉 Curso de Educação Infantil
👉 Curso de Jardinagem e Paisagismo
👉 Curso de Psicoterapia
👉 Curso de Escrita e Redação
👉 Curso de Empreendedorismo




Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar