12 Características dos ótimos Planos de Aula
PROFESSORES EFICAZES ...
Conheça o conteúdo
Entenda o desenvolvimento do aluno
Valorize a diversidade dos alunos
Use várias avaliações para avaliar o progresso
Crie um ambiente de aprendizagem adequado
Adaptar e modificar a instrução
Use uma comunicação eficaz
Colabore com todos os membros da comunidade de aprendizagem
Envolva-se em experiências de crescimento profissional sustentado
Estratégias para um Plano de Aula Eficaz
Os planos são desenvolvidos para fornecer aos alunos experiências de aprendizagem significativas
Planos se conectam a oportunidades de aprendizagem relacionadas
O ensino é baseado em estratégias de ensino que enfocam as melhores práticas e pesquisas
O ensino é apoiado por estratégias que estimulam o interesse e o progresso
POLÍTICA GERAL
Os planos são um documento legal
Normalmente exigido regularmente para o supervisão
Planos de livros (distritos, adquiridos, cadernos feitos por você mesmo)
Planos substitutos
Deve incluir
Objetivos
Materiais necessários
Procedimentos
Conclusão
BOM PLANEJAMENTO
Mantém o professor e os alunos no caminho certo
Alcança os objetivos
Ajuda os professores a evitar surpresas “desagradáveis”
Fornece o roteiro e recursos visuais em uma sequência lógica
Fornece orientação para um substituto
Incentiva a reflexão, o refinamento e a melhoria
Melhora o desempenho do aluno
PLANEJAMENTO RUIM
Frustração para o professor e o aluno
Vagando sem rumo
Objetivos não cumpridos
Sem conexões com aprendizagens anteriores
Desorganização
Falta de materiais necessários
Uma perda de tempo
Má administração
Um Bom Plano de Aula Inclui
1. O formato de uma aula
Dê um passo de cada vezUm plano de aula eficaz é um conjunto de planos para construir algo - ele “ constrói ” o aprendizado.
Quanto maior a estrutura de uma aula e mais precisas as instruções sobre o que deve ser realizado, maior será a taxa de aproveitamento.
2. OBJETIVOS
Uma descrição do que o aluno será capaz de fazer no final da aula
Fornece alinhamento com as metas
Use verbos comportamentais para descrever os resultados esperados (AÇÃO)
3. AQUECIMENTO E INTRODUÇÃO
Chame a atenção dos alunos
Defina o tom da lição conectada ao objetivo
Uma pergunta
Uma história
Um ditado
Uma atividade
Um iniciador de discussão
4.SEJA CRIATIVO mPRÉ-AVALIAÇÃO
Quais são as características dos alunos da classe?O que os alunos já sabem e entendem?
Como meus alunos aprendem melhor?
Que modificações na instrução eu preciso fazer?
5. PROCEDIMENTOS E APRESENTAÇÃO
Estabelece um plano passo a passo
Fornece uma revisão rápida do aprendizado anterior
Oferece atividades específicas para auxiliar os alunos no desenvolvimento de novos conhecimentos
Fornece modelagem de uma nova habilidade
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Eu faço, nós fazemos, você faz!
6. MATERIAIS
Plano! Preparar! Tenha em mãos!
Visualize suas necessidades.
Liste todos os recursos.
Tenha materiais manipuláveis suficientes (quando necessário) para grupos ou indivíduos.
7. PRATICAR APLICANDO O QUE É APRENDIDO
Fornece várias atividades de aprendizagem
Prática guiada (controlada pelo professor)
Use uma variedade de estratégias de questionamento para determinar o nível de compreensão
Registro no diário, conferência
Prática independente
A prática pode ser diferenciada
8. CONSTRUA NO SUCESSO APRENDENDO ATIVIDADES
Organizadores gráficos
Jogo criativo
Apresentando colegas
Performances
Interpretação de papéis
Debates
Criação de jogos
Projetos
Grupos cooperativos
Aprendizagem por investigação
Instrução direta
Diferenciação
Instrução Direta
Conclusão da lição: deixe os alunos com uma impressão do que foi abordado na lição .
Os alunos resumem os conceitos principais
Mostra o conhecimento do aluno internalizado
O professor recapitula os pontos principais
O professor prepara o terreno para a próxima fase de aprendizagem
9. AVALIAÇÃO
Avalie a aprendizagem-rubrica
Professor fez teste
Na classe ou trabalhos de casa atribuições
Projeto para aplicar o aprendizado em situações da vida real
Recitações e resumos
Avaliações de desempenho
Uso de rubricas
Portfólios
Diários
Avaliação informal
10. REFLEXÃO
O que deu certo na aula?Que problemas eu experimentei?
Existem coisas que eu poderia ter feito de forma diferente?
Como posso desenvolver esta lição para tornar as lições futuras bem-sucedidas?
11. HABILIDADES
Habilidades de pensamento críticoCaracterísticas de uma boa aula
Responsabilidades do professor
Use diariamente no questionamento para desenvolver uma ordem superior de habilidades de pensamento ... habilidades de pensamento crítico.
CONHECIMENTO
COMPREENSÃO
INSCRIÇÃO
ANÁLISE
SÍNTESE
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO
memorizar;
reconhecendo;
recordando a identificação e
recordação de informação
Quem, o quê, quando, onde, como ...?
Descrever
COMPREENSÃO
interpretação;
traduzir de um meio para outro;
descrever com as próprias palavras;
organização e seleção de fatos e ideias
Recontar ...
ANÁLISE
subdividir algo para mostrar como é montado;
encontrar a estrutura subjacente de uma comunicação;
identificando motivos;
separação de um todo em partes componentes
Quais são as peças ou características de ...?
Classifique ... de acordo com ...
Esboço / diagrama ...
Como ... comparar / contrastar com ...?
Que evidências você pode listar para ...?
SÍNTESE
criar um produto único e original que pode estar na forma verbal ou pode ser um objeto físico;
combinação de ideias para formar um novo todo
O que você preveria / inferiria de ...?
Que ideias você pode adicionar ...?
Como você criaria / projetaria um novo ...?
O que pode acontecer se você combinar ...?
Que soluções você sugeriria para ...?
AVALIAÇÃO
tomar decisões de valor sobre questões;
resolver controvérsias ou diferenças de opinião;
desenvolvimento de opiniões, julgamentos ou decisões
Você concorda...?
O que você pensa sobre...?
Qual é o mais importante ...?
Coloque o seguinte em ordem de prioridade ...
Como você decidiria sobre ...?
Que critérios você usaria para avaliar ...?
O GRANDE ENSINO começa com GRANDE PLANEJAMENTO
12. Engajamento
Instruções, explicações, prazos, expectativas e avaliações claras
Interativo; atividades manuais
Envolvente e DIVERTIDO!
Permita que os alunos tenham uma sensação de exploração e descoberta compartilhadas
Dê escolhas aos alunos
Alunos engajados e motivados
Divida as atribuições em pequenos pedaços
Manipuladores práticos
Faça perguntas abertas
Torne a lição relevante
Permita que os alunos desenvolvam suas próprias perguntas para pesquisar
Integrar diversas estratégias de ensino
Fale em um nível apropriado
Hábitos Fundamentais
Seja explícito
Modelo
Reforçar
METAS do Estudante
Chaves às grandes definição de metas
Rotina regular - " mini metas " - foco em pequenas, imediatas, orientadas para a ação
Ações muito específicas - o quê, quando, como ??
Nível apropriado
Seguido de reflexão - os alunos precisam avaliar - leva ao sentimento de realização e ao estabelecimento de metas futuras
As 5 coisas mais importantes que você pode fazer por seus alunos
CUIDADO
DEFINIR ALTAS EXPECTATIVAS
CRIAR SALA DE AULA ORDENAMENTE E ESTRUTURADA
GANHE RESPEITO - mantenha a calma, exercite o autocontrole
TRATAR CADA ESTUDANTE COM
CORTESIA E RESPEITO
Resumo da preparação do PLANO DE AULA :
Opcional / preferencial:
Indique ...
Trabalho de casa
Experiências de aprendizagem de campo
Apresentações de convidados
Destacar atividades interdisciplinares
Aprendizagem auxiliada por vídeo e atividade de acompanhamento (reflexiva)
Créditos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo trabalho conjugado e cooperativo dos seus professores no planejamento e na execução dos planos de ensino
Fonte: 1 http://www.sisd.net/cms/lib/TX01001452/Centricity/Domain/1292/effective%20lesson%20planning.ppt
Caderno de Educação



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