Publicidade

10 principais erros no planejamento da aprendizagem

 10 principais para o planejamento da aprendizagem


1. O que eu quero que meus alunos aprendam? Erros comuns:

O que eu quero que meus alunos façam hoje
Falta de especificidade e clareza
Muito conteúdo  exagerado
Muito poucas oportunidades para práticas variadas
Foco pouco claro - deixando para os alunos descobrirem em que prestar atenção 


2. Como saberei quando o aprendizado ocorreu? Erros comuns:

Somente avaliação quantitativa
Eu só saberei quando acontecer 
Eu posso acompanhar quem pode e quem não pode 
Eu ofereço oportunidades de aprendizagem, mas não posso controlar se eles aprendem 
 

3. O que meus alunos farão e dirão para apoiar seu aprendizado? Erros comuns:

Planejando uma série de atividades não relacionadas ou desconectadas 
Planejamento para 'atividades de preenchimento' 
Oportunidades limitadas para prática variada
Correndo de uma atividade para outra  


4. O que vou dizer e fazer para apoiar a aprendizagem do aluno? Erros comuns:

Muito, muito frequentemente, muito aleatório e apenas um modo de comunicação
Uso da linguagem sem apoiá-la 
Seguindo em frente muito cedo 
Motivando apenas feedback
Feedback impreciso
Foco interno apenas 


5. Como vou criar grandes oportunidades para uma prática autêntica, significativa e variada? Erros comuns:

Poucas oportunidades para praticar
Falta de oportunidades de prática variadas 
Não considerando todas as variáveis ​​que podem ser variadas 
Praticar apenas em um ambiente fechado  


6. Como vou tornar o conteúdo relevante e significativo para meus alunos? Erros comuns:

Atenção limitada dada à identificação de estratégias para ajudar os alunos a fazer conexões com o conteúdo
Não tendo tempo para ativar o conhecimento prévio 


7. O que farei se alguns alunos já podem e outros ainda não podem? Erros comuns:

Atenção limitada dada ao planejamento e preparação para variações
Planejamento de toda a classe em oposição ao planejamento individual do aluno 
 

8. Como vou promover o aprendizado de alto nível, a solução de problemas e a colaboração? Erros:

Muito aprendizado de baixo nível - relembrar, identificar, definir
Sem perder tempo planejando perguntas 
Supondo que os alunos não possam lidar com isso - sem diferenciar e apoiar 
Entre ou siga em frente muito rápido 


9. Como vou chamar a atenção dos alunos? Erros:

Esperar que os alunos saibam em que prestar atenção
Lembretes limitados 
Usando apenas um modo ou um sentido 
Instrução explícita de habilidades de autorregulação 

10 principais erros no planejamento da aprendizagem


10. Como vou manter um ambiente seguro? Erros:

Considerando apenas a segurança física

Ref.: 1

 BNCC tem por objetivo assegurar a clareza, a precisão e a explicitação do que se espera que todos os alunos aprendam


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.