10 principais para o planejamento da aprendizagem
1. O que eu quero que meus alunos aprendam? Erros comuns:
O que eu quero que meus alunos façam hoje
Falta de especificidade e clareza
Muito conteúdo exagerado
Muito poucas oportunidades para práticas variadas
Foco pouco claro - deixando para os alunos descobrirem em que prestar atenção
2. Como saberei quando o aprendizado ocorreu? Erros comuns:
Somente avaliação quantitativa
Eu só saberei quando acontecer
Eu posso acompanhar quem pode e quem não pode
Eu ofereço oportunidades de aprendizagem, mas não posso controlar se eles aprendem
3. O que meus alunos farão e dirão para apoiar seu aprendizado? Erros comuns:
Planejando uma série de atividades não relacionadas ou desconectadas
Planejamento para 'atividades de preenchimento'
Oportunidades limitadas para prática variada
Correndo de uma atividade para outra
4. O que vou dizer e fazer para apoiar a aprendizagem do aluno? Erros comuns:
Muito, muito frequentemente, muito aleatório e apenas um modo de comunicação
Uso da linguagem sem apoiá-la
Seguindo em frente muito cedo
Motivando apenas feedback
Feedback impreciso
Foco interno apenas
5. Como vou criar grandes oportunidades para uma prática autêntica, significativa e variada? Erros comuns:
Poucas oportunidades para praticar
Falta de oportunidades de prática variadas
Não considerando todas as variáveis que podem ser variadas
Praticar apenas em um ambiente fechado
6. Como vou tornar o conteúdo relevante e significativo para meus alunos? Erros comuns:
Atenção limitada dada à identificação de estratégias para ajudar os alunos a fazer conexões com o conteúdo
Não tendo tempo para ativar o conhecimento prévio
7. O que farei se alguns alunos já podem e outros ainda não podem? Erros comuns:
Atenção limitada dada ao planejamento e preparação para variações
Planejamento de toda a classe em oposição ao planejamento individual do aluno
8. Como vou promover o aprendizado de alto nível, a solução de problemas e a colaboração? Erros:
Muito aprendizado de baixo nível - relembrar, identificar, definir
Sem perder tempo planejando perguntas
Supondo que os alunos não possam lidar com isso - sem diferenciar e apoiar
Entre ou siga em frente muito rápido
9. Como vou chamar a atenção dos alunos? Erros:
Esperar que os alunos saibam em que prestar atenção
Lembretes limitados
Usando apenas um modo ou um sentido
Instrução explícita de habilidades de autorregulação
Considerando apenas a segurança física
Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário