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13 Estratégias para Melhorar a Aula no Ensino Fundamental

13 Estratégias para Melhorar a Aula no Ensino Fundamental

1. Organizar o espaço disponível, materiais e / ou equipamentos para facilitar a aprendizagem

Os móveis são dispostos para facilitar o movimento do professor e dos alunos.
A disposição da sala é funcional para as atividades observadas.
Materiais, equipamentos e ajudas foram organizados e prontos para uso.
A pré-organização por parte do professor é evidente.
O espaço da sala de aula é organizado para acomodar uma variedade de atividades.

2. Promover um clima de aprendizagem positivo

Os alunos parecem estar confortáveis ​​e à vontade com o professor.
A assistência é fornecida a TODOS os alunos.
Os padrões acadêmicos são altos. (Os alunos sabem o que se espera deles.)
Incentivos verbais e não verbais são dados aos alunos.
A confiança em TODOS os alunos é evidente.
Todos os alunos são tratados de forma justa, igual e consistente.

3. Gerenciar rotinas e transições de maneira oportuna  

A aula começou prontamente.
As rotinas para o início da aula, final da aula, conclusão de tarefas, distribuição de materiais, etc. são bem estabelecidas e continuamente reforçadas.
Nenhum tempo perdido quando as atividades mudam.
Os alunos estão ativamente envolvidos em atividades de aprendizagem durante todo o período da aula.

4. Gerenciar e / ou ajusta o tempo alocado para atividades planejadas

Atividades fornecidas para os primeiros colocados.
Gerencia interrupções com perda mínima de tempo
Minimiza ou redireciona as digressões dos alunos.
Minimiza o tempo que os alunos passam esperando sem nada para fazer.
O ritmo da aula é apropriado para o nível da série.

5. Estabelecer expectativas para o comportamento do aluno

Estabeleceu e manteve altas expectativas comportamentais.
Os procedimentos e regras são claramente estabelecidos e reforçados.
As consequências do comportamento inaceitável estão bem estabelecidas.
A atenção constante do professor é dada a altos padrões e expectativas

6. Usar técnicas de monitoramento para facilitar a aprendizagem

O comportamento inaceitável é interrompido e redirecionado
As consequências do comportamento inaceitável são razoáveis
Monitora a adesão dos alunos às regras
Usa medidas preventivas para evitar que os problemas ocorram

7. Usar técnicas que desenvolvem os objetivos da lição

Os alunos são informados dos propósitos / justificativas / objetivos da aula.
Uma variedade de métodos de ensino e atividades de aprendizagem é usada.
A atenção de todos os alunos é assegurada antes do início de cada atividade.
A lição começa com uma atividade que concentra a atenção dos alunos . (motivação)
As atividades do professor e do aluno são usadas para desenvolver as objetividades.
Os objetivos das atividades escolhidas são claramente indicados.
Aula de sequências para promover a aprendizagem
Relaciona a lição com as lições passadas e futuras
As atividades se concentram em aprender novos conceitos ou habilidades
A prática guiada é monitorada pelo professor para a compreensão do aluno
Oferece oportunidades para a prática independente de conceitos e habilidades recém-aprendidos
A lição inclui uma revisão
A aula inclui um encerramento formal
O monitoramento é feito continuamente ao longo da lição
O feedback é fornecido sobre o desempenho acadêmico dos alunos
A lição é desenvolvida em uma seqüência lógica; o conteúdo é bem organizado.

8. Usar materiais didáticos / auxiliares disponíveis para atingir os objetivos da lição

Uma variedade de ajudas e materiais são usados ​​para manter o interesse do aluno e fornecer variedade no ensino.
Auxílios e materiais são usados ​​para desenvolver objetivos.
Auxílios e materiais são usados ​​para acomodar diferenças individuais
Auxílios e materiais são usados ​​para enriquecimento, remediação e conceitos de extensão.

9. Ajustar a lição quando apropriado

O re-ensino é feito, se necessário.
Aproveita os “ momentos de ensino ” .
Ajusta o tempo para atividades, quando necessário. (Use NÃO = Não observável, se este atributo não for observado e não for necessário.)
O professor integra a tecnologia à instrução
O professor integra a tecnologia à lição que está sendo ensinada?
Uso de tecnologia pelo professor para apresentação - aceitável (2)
Uso da tecnologia pelo aluno - alvo (3)
Apresenta o assunto preciso
Informações precisas e atualizadas são apresentadas
Ajusta para materiais desatualizados usando recursos adicionais
Relaciona exemplos relevantes, situações inesperadas ou eventos atuais
O conteúdo está relacionado a experiências de vida e eventos atuais
Ensina aplicações de conhecimentos e habilidades na vida real

10. Acomodar diferenças individuais: 

Usa diferentes atividades, materiais, prazos, objetivos e métodos de avaliação para:
Acomoda vários estilos de aprendizagem (visual, auditivo, tátil, impresso)
Acomoda diferentes taxas de aprendizagem.
Acomoda diferentes níveis de habilidade dos alunos. (Enriquecimento, remediação)
Acomoda diferentes níveis de maturação dos alunos.
Acomoda diferentes interesses dos alunos.

11. Demonstrar capacidade de comunicação eficaz com os alunos

Usa comunicação oral e escrita correta.
Dá instruções claras; dá exemplos de como concluir atribuições e identifica as etapas necessárias para concluir a tarefa.
Usa vocabulário apropriado para o nível da série
Observa estudantes ' ‘ linguagem corporal ’ (comunicação não-verbal)
Usa as ideias e respostas dos alunos

12. Estimular e incentivar o pensamento de alta ordem nos níveis de desenvolvimento apropriados

As perguntas requerem o uso de habilidades de pensamento de alto nível.
Fornece “ tempo de espera ” para a resposta do aluno
Uso de perguntas únicas em vez de perguntas múltiplas
Faz perguntas de sondagem
Oferece atividades que estimulam o pensamento de alta ordem (muitas vezes requer trabalho cooperativo ou colaborativo entre os alunos)
Oferece atividades que requerem resolução de problemas ou tomada de decisão
Incentiva a participação do aluno
Incentiva TODOS os alunos a participarem, incluindo os não voluntários
Usa as ideias e respostas dos alunos para estimular a interação
Monitora consistentemente o desempenho contínuo dos alunos durante a aula que está sendo observada
Faz perguntas de ordem superior para verificar a compreensão do aluno
Move-se pela sala para verificar a compreensão do aluno.
Solicita aos alunos demonstrações do que foi ensinado e aprendido.
Incentiva os alunos a fazerem perguntas
Usa técnicas de avaliação adequadas e eficazes
Fornece feedback oportuno aos alunos 

13 Estratégias para Melhorar a Aula no Ensino Fundamental


13. Organização

Planos de aula Inclui uma cópia de todos os planos de aula em formato ULM
Artefatos Inclui apostilas, planilhas, etc. usadas durante cada lição
Logs de atividades Atualizado e contém as iniciais do supervisor de sala de aula para cada semana até o momento
Deve haver uma rotina diária para os alunos ao entrarem na classe.
É útil ter uma agenda no quadro para que os alunos saibam o que vai acontecer naquele dia e mantém você concentrado.
Tenha algo para os alunos fazerem assim que entrarem, para que você possa fazer a rolagem silenciosamente.
Agora que você tem a sua atenção, estado e / ou ponto para o objetivo para a lição.
Tenha um sinal físico que você use para chamar a atenção dos alunos .
Ao implementar atividades, diga aos alunos quais são suas expectativas para a atividade, por exemplo, grupos de aprendizagem cooperativa, jogos.
Não permita que um aluno passivo ou não engajado desapareça na sala de aula.
Ajude alunos menos engajados, tímidos, passivos e alunos lentos a ter sucesso em sua classe, atraindo-os com perguntas ou tarefas fáceis até que você possa, eventualmente, dar-lhes questões e tarefas mais desafiadoras.
Aprenda os nomes dos alunos o mais rápido possível, para que você possa chamá-los, responder a perguntas e se envolver.
Planeje e faça perguntas abertas, provocantes, de pensamento crítico ou de alto nível de raciocínio em todas as aulas.
Faça uma pesquisa sobre o pensamento crítico e cultive essa estratégia para você mesmo.
Use o tempo de espera


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