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Sete passos para Eco-escolas

 Sete passos para Eco-escolas 


Estabelecimento do Comitê Eco-Escolar :

       O núcleo do processo Eco-Escolas é uma Comissão que organiza e dirige as atividades escolares e é constituída pelos atores do ambiente escolar, nomeadamente alunos, professores, guardas, encarregados de educação, pais e ainda representantes da comunidade.


2. Revisão Ambiental :

   O trabalho começa com uma revisão ou avaliação do impacto ambiental da escola. Os alunos estão envolvidos neste trabalho, desde a avaliação do nível de lixo nas dependências da escola até a verificação de ineficiências na infraestrutura.


3. Plano de ação :  

As informações da revisão são usadas para identificar áreas prioritárias e criar um plano de ação, estabelecendo metas e prazos alcançáveis ​​e realistas para melhorar o desempenho ambiental em questões específicas.


4. Monitoramento e Avaliação  

- Acompanhamento de metas de progresso

- Fazendo possíveis mudanças no plano de ação

- Comemorando conquistas 

Além disso, garante que a educação e o cuidado ambiental sejam um processo contínuo na escola.

5 . Trabalho curricular : 

Tópicos:

Mudanças climáticas, gestão de energia, água e resíduos, biodiversidade, ... iniciativas práticas: economia de água, reciclagem de materiais e redução do lixo. 

Meio ambiente, educação sustentável e reciclagem devem fazer parte do currículo nacional e regional.

6. Informar e envolver :  

Trazer a Agenda 21 local para as escolas: (pais, autoridades locais, empresas e a comunidade em geral) os laços com organizações externas devem ser feitos (montanhistas, caçadores, pescadores, escuteiros, ...) para se beneficiar de sua experiência e expertise, incentivo para considerar a comunidade mais ampla ao preparar planos de ação.

Sete passos para Eco-escolas


7. Eco-código: 

Visão da escola EDS : Cada escola produz seu próprio 'Eco-código', uma declaração de valores e objetivos, delineando o que os alunos estão se esforçando para alcançar. 

Deve ser assinado por alunos, diretor, professor –coordenadores de eco-escolas ou ESD-escolas, pais, autoridades locais e o prefeito.


Por Blog Caderno de Educação


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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

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