Como ensinar a Ler?
Embora seja uma questão aparentemente simplista, quase nunca questionamos o processo de leitura.
Frequentemente, tomamos como certo que nossos alunos podem “ ler ” da mesma maneira que nós, membros do corpo docente.
Atenção cuidadosa ao vocabulário
- Para permitir a aprendizagem acidental de novo vocabulário, mantenha a proporção de ~ 95% de palavras conhecidas / desconhecidas
- Concentre-se no vocabulário antes, durante e depois da leitura
- Fornece vários encontros em diferentes contextos
- Integrar vocabulário em todas as atividades
Atividades para desenvolver a consciência fonêmica na sala de aula
Atividade com palavras de rima
1. Use famílias de palavras.
2. Jogos práticos.
3. Usando palavras no contexto.
4. Escreva palavras com um padrão de rima.
Atividade Fonêmica
Mistura de som
Contagem de som
Correspondência de som
Troca de som
Contagem de sílabas
Atividades para criar leitores fluentes
Leitura emparelhada
Dois leram juntos o texto.
Os alunos monitoram a leitura
Leituras repetidas.
Repetição de padrões de palavras ortográficas.
Tempo para prática independente.
Experiências de leitura compartilhada
Leitura coral
Leitura compartilhada
Leia em voz alta
Exponha os alunos aos textos em torno deles
1. rotular os itens na sala.
2. concentre a atenção na impressão.
3. gerenciar aspectos do cotidiano em sala de aula por escrito.
4. estabelecer um local regular para postar anúncios ou mensagens.
5. registre as discussões da classe em um papel gráfico.
6. criar áreas na sala para fins específicos de alfabetização.
Sequência de leitura guiada
Apresente o texto - discuta a capa e o título
Leia a sinopse - preveja o que eles acham que acontecerá no texto. É aqui que as crianças precisam tirar ideias do título e das fotos da capa.
As crianças devem ler individualmente enquanto o professor escuta, concentrando-se em uma criança por vez com um objetivo específico em mente.
O feedback é dado à criança
Outros grupos estão concluindo atividades baseadas em leitura
Os cinco componentes essenciais da leitura
Consciência fonêmica - reconhecer e usar sons individuais para criar palavras .
Fônica– Compreender as relações entre letras escritas e sons falados .
Fluência de leitura - desenvolver a capacidade de ler um texto com precisão e rapidez .
Desenvolvimento de vocabulário - Aprendendo o significado e a pronúncia das palavras .
Estratégias de compreensão de leitura - Adquirir estratégias para entender, lembrar e comunicar o que é lido.
Contextos diferentes criam leitores diferentes.
Hoje, mais do que nunca, precisamos ensinar nossos alunos a ler de maneiras diferentes. Como Wolf sugere, as coisas estão mudando rapidamente e precisamos nos manter atualizados com esses novos letramentos.
“ A leitura pode ser aprendido apenas por causa do cérebro, e quando a leitura ocorre, que o cérebro individual é mudado para sempre, tanto fisiologicamente e intelectualmente. ”A leitura pode mudar a forma como pensamos e, portanto, quem somos.
Pirâmide de comportamentos de leitura Wolf, 2007
A primeira e melhor forma de preparar os alunos para que se tornem leitores críticos e analíticos é desenvolver tarefas claras e concisas.
Desenvolva rubricas de leitura e avaliação: diga aos alunos para procurar coisas específicas. Seja o mais concreto e conciso possível.
Desenvolva objetivos de aprendizagem! Diga aos alunos por que estão lendo e quais metas você espera que alcancem em cada tarefa de leitura.
Referências
https://ell.tamucc.edu/files/module_3.ppt
http://spaces.isu.edu.tw/upload/18518/9601/TEFL/Reading.ppt
http://www.valenceprimaryschool.com/images/PDF/HelpAndDocuments/KS1%20Parent%20Reading%20meeting.ppt
https://www2.ed.gov/parents/read/resources/guide/reading-parents.ppt
Por Blog Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário