Publicidade

Como compreender o que está lendo?

 Melhorando a compreensão do texto.

A compreensão da leitura requer motivação, estruturas mentais para manter ideias, concentração e boas técnicas de estudo. Aqui estão algumas sugestões.

Desenvolva uma ampla experiência. Amplie seu conhecimento de base lendo jornais, revistas e livros para ajudá-lo a comprrender diversos assuntos. 

Leia tudo. Os principais argumentos e evidências importam mais do que os detalhes. Compreender a estrutura do todo é mais importante do que lendo cada palavra.

Decida quanto tempo você vai gastar. O tempo do mundo real é limitado. Se você sabe exatamente quanto tempo você pode realmente gastar lendo, você pode planejar quanto tempo para se dedicar a cada item. Tenha um propósito e uma estratégia. Você vai gostar de ler mais e se lembrar melhor, se você sabe exatamente por que você está lendo. 

Conheça a estrutura dos parágrafos. Bons escritores constroem parágrafos que têm começo, meio e fim. Muitas vezes, a primeira frase irá fornecer uma visão geral . Além disso, procure palavras de transição, frases ou parágrafos que mudam o assunto para focar sua compreensão dotexto.

Construa um bom vocabulário. Para a maioria das pessoas instruídas, este é um projeto para a vida toda. A melhor maneira de melhorar seu vocabulário é usar um dicionário regularmente. Você pode carregar um dicionário de bolso e usá-lo para procurar novas palavras. Ou, você pode manter uma lista de palavras para consultar no final do dia. Concentre-se nas raízes, prefixos e terminações.

Identifique o tipo de raciocínio. O autor usa raciocínio de causa e efeito, hipótese, construção de modelo, indução ou dedução. Às vezes você não vai entender um texto porque o assunt oé novo para você, com terminologia e siglas desconhecidas.

Antecipe e preveja. Leitores realmente espertos tentam antecipar o autor e prever ideias e perguntas futuras. Se você está certo, isso reforça sua compreensão. Se você estiver errado, você faz ajustes mais rapidamente.

Como compreender o que está lendo?


Preste atenção às dicas de apoio. Estude imagens, gráficos e títulos. Leia o primeiro e o último parágrafo de um capítulo ou a primeira frase em cada seção.

Procure o método de organização. O material é organizado em ordem cronológica, serial, lógica, funcional, espacial ou hierárquica? Vejo seção 10 para mais exemplos de organização.

Crie motivação e interesse. Visualize o material, faça perguntas, discuta ideias com os colegas. Quanto mais forte for o seu interesse, maior sua compreensão.

Leia ativamente. Nunca confie apenas nas estruturas do autor. Mover-se em o texto, seguindo seus próprios objetivo

Destaque, resuma e reveja. Ler um livro apenas uma vez não é suficiente. Para desenvolver uma compreensão mais profunda, você deve destacar, resumir e revisar ideias importantes.




Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.