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99 Boas Práticas que um Bom Professor Aplica

 

99 Boas Práticas que um Bom Professor deve Aplicar

99 Boas Práticas que um Bom Professor Aplica


  1. Organiza o espaço disponível, materiais e / ou equipamentos para facilitar a aprendizagem
  2. Os móveis são dispostos para facilitar o movimento do professor e dos alunos.
  3. A disposição da sala é funcional para as atividades observadas.
  4. Materiais, equipamentos e ajudas foram organizados e prontos para uso.
  5. A pré-organização por parte do professor é evidente.
  6. O espaço da sala de aula é organizado para acomodar uma variedade de atividades.
  7. Promove um clima de aprendizagem positivo
  8. Os alunos parecem estar confortáveis ​​e à vontade com o professor.
  9. A assistência é fornecida a TODOS os alunos.
  10. Os padrões acadêmicos são altos. (Os alunos sabem o que se espera deles.)
  11. Incentivos verbais e não verbais são dados aos alunos.
  12. A confiança em TODOS os alunos é evidente.
  13. Todos os alunos são tratados de forma justa, igual e consistente.
  14. Gerencia rotinas e transições de maneira oportuna  
  15. A aula começou prontamente.
  16. As rotinas para o início da aula, o final da aula, a conclusão de tarefas, distribuição de materiais, etc. são bem estabelecidas e continuamente reforçadas.
  17. Nenhum tempo perdido quando as atividades mudam.
  18. Os alunos estão ativamente envolvidos em atividades de aprendizagem durante todo o período da aula.
  19. Gerencia e / ou ajusta o tempo alocado para atividades planejadas
  20. Atividades fornecidas para os primeiros colocados.
  21. Gerencia interrupções com perda mínima de tempo
  22. Minimiza ou redireciona as digressões dos alunos.
  23. Minimiza o tempo que os alunos passam esperando sem nada para fazer.
  24. O ritmo da aula é apropriado para o nível da série.
  25. Estabelece expectativas para o comportamento do aluno
  26. Estabeleceu e manteve altas expectativas comportamentais.
  27. Os procedimentos e regras são claramente estabelecidos e reforçados.
  28. As consequências do comportamento inaceitável estão bem estabelecidas.
  29. A atenção constante do professor é dada a altos padrões e expectativas
  30. Usa técnicas de monitoramento para facilitar a aprendizagem
  31. O comportamento inaceitável é interrompido e redirecionado
  32. As consequências do comportamento inaceitável são razoáveis
  33. Monitora a adesão dos alunos às regras
  34. Usa medidas preventivas para evitar que os problemas ocorram
  35. Usa técnicas que desenvolvem os objetivos da lição
  36. Os alunos são informados dos propósitos / justificativas / objetivos da aula.
  37. Uma variedade de métodos de ensino e atividades de aprendizagem é usada.
  38. A atenção de todos os alunos é assegurada antes do início de cada atividade.
  39. A lição começa com uma atividade que concentra a atenção dos alunos . (motivação)
  40. As atividades do professor e do aluno são usadas para desenvolver as objetividades.
  41. Os objetivos das atividades escolhidas são claramente indicados.
  42. Aula de sequências para promover a aprendizagem
  43. Relaciona a lição com as lições passadas e futuras
  44. As atividades se concentram em aprender novos conceitos ou habilidades
  45. A prática guiada é monitorada pelo professor para a compreensão do aluno
  46. Oferece oportunidades para a prática independente de conceitos e habilidades recém-aprendidos
  47. A lição inclui uma revisão
  48. A aula inclui um encerramento formal
  49. O monitoramento é feito continuamente ao longo da lição
  50. O feedback é fornecido sobre o desempenho acadêmico dos alunos
  51. A lição é desenvolvida em uma seqüência lógica; o conteúdo é bem organizado.
  52. Usa materiais didáticos / auxiliares disponíveis para atingir os objetivos da lição
  53. Uma variedade de ajudas e materiais são usados ​​para manter o interesse do aluno e fornecer variedade no ensino.
  54. Auxílios e materiais são usados ​​para desenvolver objetivos.
  55. Auxílios e materiais são usados ​​para acomodar diferenças individuais
  56. Auxílios e materiais são usados ​​para enriquecimento, remediação e conceitos de extensão.
  57. Ajusta a lição quando apropriado
  58. Ajusta o tempo para atividades, quando necessário. (Use NÃO = Não observável, se este atributo não for observado e não for necessário.)
  59. O professor integra a tecnologia à instrução
  60. O professor integra a tecnologia à lição que está sendo ensinada?
  61. Uso de tecnologia pelo professor para apresentação - aceitável
  62. Uso da tecnologia pelo aluno - alvo
  63. Informações precisas e atualizadas são apresentadas
  64. Ajusta para materiais desatualizados usando recursos adicionais
  65. Relaciona exemplos relevantes, situações inesperadas ou eventos atuais
  66. O conteúdo está relacionado a experiências de vida e eventos atuais
  67. Ensina aplicações de conhecimentos e habilidades na vida real
  68. Acomoda diferenças individuais: 
  69. Usa diferentes atividades, materiais, prazos, objetivos e métodos de avaliação para:
  70. Acomoda vários estilos de aprendizagem (visual, auditivo, tátil, impresso)
  71. Acomoda diferentes taxas de aprendizagem.
  72. Acomoda diferentes níveis de habilidade dos alunos. (Enriquecimento, remediação)
  73. Acomoda diferentes níveis de maturação dos alunos.
  74. Acomoda diferentes interesses dos alunos.
  75. Demonstra capacidade de comunicação eficaz com os alunos
  76. Usa comunicação oral e escrita correta.
  77. Dá instruções claras; dá exemplos de como concluir atribuições e identifica as etapas necessárias para concluir a tarefa.
  78. Usa vocabulário apropriado para o nível da série
  79. Observa estudantes ' ‘ linguagem corporal ’ (comunicação não-verbal)
  80. Usa as ideias e respostas dos alunos
  81. Estimula e incentiva o pensamento de alta ordem nos níveis de desenvolvimento apropriados
  82. As perguntas requerem o uso de habilidades de pensamento de alto nível.
  83. Fornece “ tempo de espera ” para a resposta do aluno
  84. Uso de perguntas únicas em vez de perguntas múltiplas
  85. Faz perguntas de sondagem
  86. Oferece atividades que estimulam o pensamento de alta ordem (muitas vezes requer trabalho cooperativo ou colaborativo entre os alunos)
  87. Oferece atividades que requerem resolução de problemas ou tomada de decisão
  88. Incentiva a participação do aluno
  89. Incentiva TODOS os alunos a participarem, incluindo os não voluntários
  90. Usa as ideias e respostas dos alunos para estimular a interação
  91. Monitora consistentemente o desempenho contínuo dos alunos durante a aula que está sendo observada
  92. Faz perguntas de ordem superior para verificar a compreensão do aluno
  93. Move-se pela sala para verificar a compreensão do aluno.
  94. Solicita aos alunos demonstrações do que foi ensinado e aprendido.
  95. Incentiva os alunos a fazerem perguntas
  96. Usa técnicas de avaliação adequadas e eficazes
  97. Fornece feedback oportuno aos alunos 
  98. Organização
  99. Promove a auto-avaliação


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