99 Boas Práticas que um Bom Professor deve Aplicar
- Organiza o espaço disponível, materiais e / ou equipamentos para facilitar a aprendizagem
- Os móveis são dispostos para facilitar o movimento do professor e dos alunos.
- A disposição da sala é funcional para as atividades observadas.
- Materiais, equipamentos e ajudas foram organizados e prontos para uso.
- A pré-organização por parte do professor é evidente.
- O espaço da sala de aula é organizado para acomodar uma variedade de atividades.
- Promove um clima de aprendizagem positivo
- Os alunos parecem estar confortáveis e à vontade com o professor.
- A assistência é fornecida a TODOS os alunos.
- Os padrões acadêmicos são altos. (Os alunos sabem o que se espera deles.)
- Incentivos verbais e não verbais são dados aos alunos.
- A confiança em TODOS os alunos é evidente.
- Todos os alunos são tratados de forma justa, igual e consistente.
- Gerencia rotinas e transições de maneira oportuna
- A aula começou prontamente.
- As rotinas para o início da aula, o final da aula, a conclusão de tarefas, distribuição de materiais, etc. são bem estabelecidas e continuamente reforçadas.
- Nenhum tempo perdido quando as atividades mudam.
- Os alunos estão ativamente envolvidos em atividades de aprendizagem durante todo o período da aula.
- Gerencia e / ou ajusta o tempo alocado para atividades planejadas
- Atividades fornecidas para os primeiros colocados.
- Gerencia interrupções com perda mínima de tempo
- Minimiza ou redireciona as digressões dos alunos.
- Minimiza o tempo que os alunos passam esperando sem nada para fazer.
- O ritmo da aula é apropriado para o nível da série.
- Estabelece expectativas para o comportamento do aluno
- Estabeleceu e manteve altas expectativas comportamentais.
- Os procedimentos e regras são claramente estabelecidos e reforçados.
- As consequências do comportamento inaceitável estão bem estabelecidas.
- A atenção constante do professor é dada a altos padrões e expectativas
- Usa técnicas de monitoramento para facilitar a aprendizagem
- O comportamento inaceitável é interrompido e redirecionado
- As consequências do comportamento inaceitável são razoáveis
- Monitora a adesão dos alunos às regras
- Usa medidas preventivas para evitar que os problemas ocorram
- Usa técnicas que desenvolvem os objetivos da lição
- Os alunos são informados dos propósitos / justificativas / objetivos da aula.
- Uma variedade de métodos de ensino e atividades de aprendizagem é usada.
- A atenção de todos os alunos é assegurada antes do início de cada atividade.
- A lição começa com uma atividade que concentra a atenção dos alunos . (motivação)
- As atividades do professor e do aluno são usadas para desenvolver as objetividades.
- Os objetivos das atividades escolhidas são claramente indicados.
- Aula de sequências para promover a aprendizagem
- Relaciona a lição com as lições passadas e futuras
- As atividades se concentram em aprender novos conceitos ou habilidades
- A prática guiada é monitorada pelo professor para a compreensão do aluno
- Oferece oportunidades para a prática independente de conceitos e habilidades recém-aprendidos
- A lição inclui uma revisão
- A aula inclui um encerramento formal
- O monitoramento é feito continuamente ao longo da lição
- O feedback é fornecido sobre o desempenho acadêmico dos alunos
- A lição é desenvolvida em uma seqüência lógica; o conteúdo é bem organizado.
- Usa materiais didáticos / auxiliares disponíveis para atingir os objetivos da lição
- Uma variedade de ajudas e materiais são usados para manter o interesse do aluno e fornecer variedade no ensino.
- Auxílios e materiais são usados para desenvolver objetivos.
- Auxílios e materiais são usados para acomodar diferenças individuais
- Auxílios e materiais são usados para enriquecimento, remediação e conceitos de extensão.
- Ajusta a lição quando apropriado
- Ajusta o tempo para atividades, quando necessário. (Use NÃO = Não observável, se este atributo não for observado e não for necessário.)
- O professor integra a tecnologia à instrução
- O professor integra a tecnologia à lição que está sendo ensinada?
- Uso de tecnologia pelo professor para apresentação - aceitável
- Uso da tecnologia pelo aluno - alvo
- Informações precisas e atualizadas são apresentadas
- Ajusta para materiais desatualizados usando recursos adicionais
- Relaciona exemplos relevantes, situações inesperadas ou eventos atuais
- O conteúdo está relacionado a experiências de vida e eventos atuais
- Ensina aplicações de conhecimentos e habilidades na vida real
- Acomoda diferenças individuais:
- Usa diferentes atividades, materiais, prazos, objetivos e métodos de avaliação para:
- Acomoda vários estilos de aprendizagem (visual, auditivo, tátil, impresso)
- Acomoda diferentes taxas de aprendizagem.
- Acomoda diferentes níveis de habilidade dos alunos. (Enriquecimento, remediação)
- Acomoda diferentes níveis de maturação dos alunos.
- Acomoda diferentes interesses dos alunos.
- Demonstra capacidade de comunicação eficaz com os alunos
- Usa comunicação oral e escrita correta.
- Dá instruções claras; dá exemplos de como concluir atribuições e identifica as etapas necessárias para concluir a tarefa.
- Usa vocabulário apropriado para o nível da série
- Observa estudantes ' ‘ linguagem corporal ’ (comunicação não-verbal)
- Usa as ideias e respostas dos alunos
- Estimula e incentiva o pensamento de alta ordem nos níveis de desenvolvimento apropriados
- As perguntas requerem o uso de habilidades de pensamento de alto nível.
- Fornece “ tempo de espera ” para a resposta do aluno
- Uso de perguntas únicas em vez de perguntas múltiplas
- Faz perguntas de sondagem
- Oferece atividades que estimulam o pensamento de alta ordem (muitas vezes requer trabalho cooperativo ou colaborativo entre os alunos)
- Oferece atividades que requerem resolução de problemas ou tomada de decisão
- Incentiva a participação do aluno
- Incentiva TODOS os alunos a participarem, incluindo os não voluntários
- Usa as ideias e respostas dos alunos para estimular a interação
- Monitora consistentemente o desempenho contínuo dos alunos durante a aula que está sendo observada
- Faz perguntas de ordem superior para verificar a compreensão do aluno
- Move-se pela sala para verificar a compreensão do aluno.
- Solicita aos alunos demonstrações do que foi ensinado e aprendido.
- Incentiva os alunos a fazerem perguntas
- Usa técnicas de avaliação adequadas e eficazes
- Fornece feedback oportuno aos alunos
- Organização
- Promove a auto-avaliação
Por Blog Caderno de Educação



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