Publicidade

Saiba Como Orientar os Alunos para Pesquisa na Internet.

Saiba Como Orientar os Alunos na Pesquisa Online.

Há uma riqueza de informações de baixa qualidade na WWW - inúmeros exemplos de informações que são imprecisas, inacessíveis, inválidas, incompletas, desatualizadas, ilegíveis ou simplesmente irrelevantes. 

Os alunos (e professores) precisam de um conjunto de habilidades de avaliação além das exigidas para a mídia impressa. 

Lembre-se de que praticamente qualquer pessoa pode publicar praticamente qualquer coisa na WWW; autores cometem erros, assumem personas, exageram, fazem afirmações falsas e simplesmente mentem. 

Então, o que precisamos considerar? 

1. Fonte (autor / autoridade / afiliação)

Fonte (autor / autoridade / afiliação) 

Quem escreveu o material?

Quais são suas credenciais neste assunto? [Um PhD em física não garante autoridade em AIDS, política ou teologia] 

Quais são suas afiliações profissionais? Eles podem ser verificados de forma independente? [E eles são iguais ao site ou o site é uma "página pessoal" de um serviço comercial?] 



2. Conteúdo (precisão / objetividade), 

As fontes de todas as informações factuais, incluindo gráficos e diagramas, são citadas? 

As fontes citadas podem ser localizadas? 

O material é bem escrito (comparável a um livro didático)? 

Existe evidência de preconceito ou um ponto de vista particular sobre um assunto controverso?  

Os links fornecidos são relevantes, imparciais e abrangentes? 

O site está livre de publicidade? Se não, o anunciante tem interesse pessoal no tópico? [como uma página pró-fumo apoiada por uma empresa de tabaco] 


3. Informações e Finalidade do site. 

É um assunto que muda rapidamente em curtos períodos de tempo? 

É fornecida uma data de publicação / data da última revisão? 

Se os dados dependem do tempo, as datas são fornecidas? 

Está claro por que o autor escreveu o material? O autor é afiliado a uma instituição educacional (.edu), uma organização sem fins lucrativos (.org), ao governo (.gov) ou a um empreendimento comercial (.com)? 

[É importante observar que alguns domínios podem ser comprados por praticamente qualquer pessoa e, de qualquer forma, você confiaria nos sites .gov de todos os países?] Em outras palavras, verifique a fonte  

O propósito da organização patrocinadora é claro?

A organização pode ser localizada independentemente da WWW (endereço físico, endereço para correspondência, telefone / fax)?


Fonte:

 http://www.mongroupsydney1.com/Day8Session1.ppt


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar