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Como ser um excelente Professor OnLine?

O aprendizado online está cada vez mais ligado ao futuro da educação. A Pandemia do novo Coronavírus - COVID-19 trouxe um grande desafio para educação (sistema, professores e alunos).

As grandes vantagens, eficiências, oportunidades e empoderamentos que o uso de computadores, softwares, redes, bibliotecas digitais e acesso à Internet trazem para o processo educacional e sua gestão motivam uma parte crescente da comunidade educacional a embarcar em projetos tecnológicos e despertar o interesse dos o resto

O ensino virtual se tornou uma realidade.

Como ser um excelente Professor no ensino virtual?

O que um ensino virtual deve oferecer?

Aulas em vídeo, problemas interativos, laboratórios online e um fórum de discussão.

Conjunto de vídeos, lançados regularmente; narrado pelo instrutor líder, com média de menos de 10 minutos cada, composto por ilustrações, texto e equações

Exercícios online para permitirem que os alunos pratiquem os conceitos abordados nos vídeos

Tutoriais semelhantes a recitações em pequenos grupos que costumam acompanhar os cursos de palestras;

Livro didático acessível eletronicamente

Fórum de discussão onde os alunos podem ter perguntas respondidas por outros alunos ou assistentes de ensino.

5 Dicas para ser um professor eficiente

Dica 1: Na educação OnLine "conexão" é fundamental

Trabalho com parcerias e / ou pequenos grupos, aprendam os nomes uns dos outros (pelo menos em grupos de trabalho - construa linhas de vida).

Utilize quebra - gelos para criar conexões "humanas" em um mundo virtual.

Lembre aos alunos que você é uma pessoa real!

Grave uma breve introdução em vídeo de 2 a 3 minutos sobre você. Conte aos alunos sobre seus interesses de pesquisa, recreação e ensino. Isso ajuda a personalizar o conteúdo online.

Seja claro quando e como (e-mail, zoom etc.) você está disponível / horário comercial.

Dica 2: concentre-se na aprendizagem 'ativa'

Vários meios de envolvimento aumentam a conexão do aluno com o conteúdo do curso.

Aproveite uma variedade de métodos e ferramentas pedagógicas práticas.

Estratégias de instrução online:

Discussões em grupos grandes e pequenos, colaborações ponto a ponto, exercícios práticos de aprendizagem, o uso de recursos visuais / gráficos e breves aulas interativas em vídeo gravadas online (10-15 minutos no máximo).

Aulas em vídeo que incorporam tarefas instrucionais ou a conclusão de uma tarefa / peça criativa apoiam e promovem o envolvimento online.

Para instrução síncrona online e híbrida, inclua intervalos de cérebro e alongamento. Peça aos alunos que se levantem / movam e se envolvam ativamente.

Compartilhe voz e ciberespaço - peça aos alunos que conduzam exercícios curtos para promover a comunidade e a participação na classe.

 

Dica 3: estabeleça e articule resultados de aprendizagem no ensino virtual

Detalhamento - Identifique o essencial:

O que você deseja que os alunos sejam capazes de fazer?

Por quê? (o propósito / relevância)

Como você deseja que os alunos realizem o quê?

Como você sabe que os alunos demonstraram e / ou articularam adequadamente o quê? (avaliações formativas e / ou somativas etc.)

Para as tarefas principais, forneça instruções escritas e gravadas em vídeo que expliquem claramente o quê, por quê, como e os critérios de avaliação.

Quando apropriado e com permissão, compartilhe exemplos de trabalhos exemplares de alunos.

  

Dica 4: Antecipar para maximizar

Estabeleça estruturas regulares, defina expectativas claras, configure sistemas de comunicação e mantenha as lições atualizadas e relevantes.

Incentive os alunos a criarem um espaço de trabalho dedicado.

Envolva os alunos com tarefas / projetos significativos que sejam relevantes para suas vidas.

Seja flexível ao permitir que os alunos levem a tarefa em outra direção e expressem seus pontos de vista, interesses e sentimentos.

Permita a voz e escolha do aluno.

Ao se envolver no trabalho de estúdio como uma classe, dê aos alunos tempo para criarem (sozinhos, em pares ou em grupos) enquanto você está disponível para perguntas e feedback.

Ofereça feedback valioso e oportuno, não se concentre excessivamente nas notas.

Mostre o trabalho e as realizações dos alunos.

Foco na aprendizagem socioemocional. Priorize o bem-estar do aluno.

Desenvolva documentos / vídeos visualmente interessantes com conteúdo simplificado e sucinto.

 

Dica 5: Vídeos de alta qualidade e aulas de zoom 

Comece com uma boa qualidade de vídeo - considere enquadramento, iluminação, plano de fundo. Sua estação de trabalho pode não ser sua estação de vídeo.

Áudio ruim é pior do que vídeo ruim. Elimine o ruído de fundo o máximo possível e considere o uso de fones de ouvido com microfone ou fique perto do microfone do computador.

Ao assistir a vídeos, forneça um link com antecedência ou, se assistir durante a aula, faça uma pausa e deixe que todos assistam por conta própria para evitar problemas de áudio sincronizado.


Como deve agir um excelente professor online?

Descobrir se os alunos têm acesso suficiente e interesse em usar ferramentas de aprendizagem online

Estimula os alunos para que adquiram o hábito de usar seus sites e sistemas de aula online, garantindo que eles os utilizem desde o primeiro dia.

Modelando-se como um aluno / participante online no ambiente de aprendizagem online.

Perceber quando os alunos estão optando por continuar seu  aprendizado online e / ou estão contribuindo ativamente para as  discussões online e fornecendo feedback positivo  para incentivá-los.

Buscar feedback dos alunos sobre o que está  funcionando bem, que outros tipos de recursos eles  
gostariam de ter em seu ambiente de aprendizagem online   e, se não estiverem usando o   ambiente de aprendizagem online, por que não.
 
Compreender as diferenças entre ensino presencial e online e poder implementá-las de forma eficaz no desenvolvimento e facilitação de aulas online .

Está comprometido com essa forma de ensino e usar o ambiente online a seu favor ao ministrar uma aula online.

Ser capaz de estabelecer presença no início do curso e incentivar os alunos a fazerem o mesmo.

Está altamente motivado e, por sua vez, é um bom motivador para os alunos.

Compreender a importância da construção da comunidade e dedica tempo no início da aula a essa função.

Promover a interatividade entre os alunos através do desenvolvimento de boas questões para discussão que os envolvam e incentivem a buscar material de resposta por conta própria.

Incorporar trabalho colaborativo no design e entrega de uma aula online.

Respeitar os alunos como parceiros no processo de aprendizagem .

Ser ativo e engajado durante todo o curso, fornecendo feedback oportuno e construtivo durante todo o curso .

Ser aberto, flexível, compassivo, responsivo e lidera pelo exemplo .

Ministram cursos de forma independente e colaboram de forma intermitente para planejar currículos ou estabelecer procedimentos de avaliação e credenciamento.


O excelente professor online:

Atua como Pedagogo: Criando Desenhos para o Ensino

Atua como Pesquisador: Gerando Conhecimento para o Ensino em Equipe

Atua como palestrante: Trabalhando com grandes grupos

Atua como Líder da Discussão: Promovendo a Aprendizagem dos Alunos em Grupos

Atua como Mentor: Facilitando o crescimento cognitivo e afetivo fora da classe

Atua como Integrador: Ligando Experiências Curriculares e Co-curriculares

Atua como avaliador: avaliando o desempenho do aluno.

 

Como ser um excelente Professor OnLine?


O excelente professor online cria Comunidades Virtuais de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem é o veículo por meio do qual a aprendizagem ocorre online.

Os alunos online aprendem uns com os outros.

Os facilitadores ajudam os alunos a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem por meio de investigação, colaboração e autorreflexão.

Interação ativa envolvendo o conteúdo do curso e comunicação pessoal;

Aprendizagem colaborativa aluno-a-aluno;

Significado socialmente construído;

Compartilhamento de recursos entre os alunos; e

Alunos apoiando e avaliando o trabalho de outros.

A incorporação da colaboração na aprendizagem online é realizada por meio de várias técnicas:

Desenvolvendo uma meta compartilhada de aprendizagem

Negociando as diretrizes do curso envolvendo o grupo na discussão

Publicação de introduções e expectativas de aprendizagem

Comentários encorajadores nas apresentações

Facilitando o diálogo entre os alunos

Incentivando o questionamento expansivo

Promover feedback

Permitindo que os alunos compartilhem recursos

Permitindo que os alunos escrevam colaborativamente

É necessário focar na criação de comunidade, seja em virtude ou apesar da tecnologia.

 

Referências a recursos citados:


https://www.finearts.utah.edu/images/pdfs-doc/CFA-Workshop_Online-Teaching-Tips.ppt.

O excelente instrutor online, R. Palloff e K. Pratt RM Palloff e K. Pratt, The Excellent Online Instructor: Strategies for Professional Development , Jossey-Bass, 2011.

RM Palloff e K. Pratt, “ The Excellent Online Instructor, ” Podcast, outubro de 2010. URL: http://www.onlineteachingandlearning.com/podcast-palloff-pratt/

JL Bess and Associates, Teaching Alone, Teaching Together: Transforming the Structure of Teams for Teaching , Jossey-Bass, 2000.

DT Rover, " Taking Our Own Advice: Team Teaching, " Academic Bookshelf, ASEE Journal of Engineering Education , julho de 2002, pp. 265-266. URL: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2168-9830.2002.tb00702.x/abstract

 RM Palloff e K. Pratt, Building Learning Communities in Cyberspace: Effective Strategies for the Online Classroom, Jossey-Bass, 1999.

DT Rover, “ Closing the Distance, ” Academic Bookshelf, ASEE Journal of Engineering Education , abril de 2006, pp. 175-176. URL: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2168-9830.2006.tb00888.x/abstract

Construindo Comunidades de Aprendizagem Online: Estratégias Eficazes para a Sala de Aula Virtual , 2007 (revisão atualizada)

RM Palloff e K. Pratt, Collaborating Online: Learning Together in Community, Jossey-Bass, 2004.

Peer Instruction, J. Spacco, J. Parris e B. Simon J. Spacco, J. Parris e B. Simon, " How We Teach Impacts Student Learning: Peer Instruction vs. Lecture in CS0, " Proceeding of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE '13), 2013, pp 41-46. URL: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2445196.2445215

http://www.onlineteachingandlearning.com/tip-defining-excellent-online-instructor/

http://www.cs.ucr.edu/~vahid/asee2013/asee2013_Research_rover.ppt


Por Blog Caderno de Educação


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