Publicidade

10 Mitos sobre a Educação Virtual - Ensino Online.

10 Mitos sobre a Educação Virtual - Ensino Online.

A Aprendizagem a Distância e a Educação Virtual fortalecem o papel do educador. A educação virtual tornam mais fácil obter uma educação personalizada sem sacrificar a aprendizagem coletiva e pode exigir muito mais tempo e esforço do que a educação presencial.

Mito 1: O aprendizado online oferece uma experiência de aprendizado impessoal.

Realidade 

Todos os educadores acham que uma sala de aula online oferece uma experiência de aprendizado impessoal e limitada, mas esse ponto de vista pode se aplicar igualmente à experiência em sala de aula presencial se o educador for funcional, prático e antisséptico na entrega.

Os alunos costumam dizer que raramente participam de suas aulas do mundo real como fazem no espaço online.

Eles estão mais confiantes para escrever textos e falar, mais dispostos a correr riscos no conforto de suas casas e mais dispostos a compartilhar o aprendizado pessoal e profissional em seus fóruns de discussão devido à familiaridade do local.

 

Mito 2  Eles estão trocando mensagens de texto, pesquisando no Google e sabe Deus o que mais. É impossível aprender nesse ambiente.


Realidade 

Em uma sala de aula física, o instrutor não tem o hábito de convidar os alunos para baterem um papo com os vizinhos ou passar notas - atrapalham o aprendizado - os alunos se distraem.

A sala de aula virtual não tem notas em si, mas tem textos, bate-papos e outros recursos, que parecem distrair - transformam essas distrações em ferramentas de aprendizagem - encorajando o bate-papo por texto e usando o feedback instantâneo dos alunos acelera o aprendizado.


Mito 3 Cria um ambiente especial e não poderia fazer online o que faço em uma sala de aula real.


Realidade 

Os cursos online oferecem muitas ferramentas para a sala de aula virtual: blogs, fóruns de discussão, wikis, caixas de entrada, pesquisas, chat e ferramentas de grupo de trabalho, para citar alguns.

O corpo docente deve compreender como funcionam, como configurá-los, como gerenciá-los - e por que são necessários.

Por exemplo, um fórum de discussão pode desenvolver habilidades em defesa de direitos, influência e análise. O conteúdo do fórum deve ser projetado para se basear nas discussões em sala de aula e nas trocas de blogs, mas sem se tornar redundante.

O uso estratégico dessas ferramentas requer planejamento, design e ajustes substanciais - antes que a sala de aula virtual seja aberta - para garantir que os alunos aprendam.

Boas aulas online podem ser mais interativas do que F2F e permitem que alunos mais tímidos, mulheres, alunos negros e alunos de segunda língua participem com mais frequência do que de outra forma.


Mito 4 Ensinar online vai economizar tempo, já que não preciso estar na aula 3 horas por semana.


Realidade 

Dar uma aula online pela primeira vez pode levar até 40% mais tempo do que uma aula presencial (F2F).

Os cursos online não são conversões de classe - eles exigem muito tempo, reflexão e novas abordagens para transformar uma classe online em uma experiência de aprendizagem significativa para os alunos.

Mito 5 Os fóruns de discussão são apenas mais um exercício para matar o tempo


Realidade 

Uma entrada de blog semanal em que o aluno deve aplicar o aprendizado da semana a uma situação existente, integrar seu conhecimento anterior e, em seguida, integrar o aprendizado e os aplicativos de semana a semana durante o curso, fornece uma visão poderosa e em tempo real da profundidade e amplitude da experiência de aprendizagem e do crescimento do aluno.

Os blogs também facilitam a capacidade do educador de adaptar as aulas das semanas seguintes para abordar as lacunas ou estender o aprendizado com base no conteúdo do blog.

Realidade 

Uma oportunidade única de expandir o aprendizado em sala de aula de duas maneiras:

Um fórum de discussão bem construído pode definir o cenário e envolver os alunos antes da aula. Ele fornece uma oportunidade de fornecer o aprendizado básico inicial sobre um caso ou tópicos específicos que podem dar um salto inicial na exploração do assunto pela classe.

O fórum de discussão pode ser usado após a aula para estender o aprendizado.

O fórum de discussão não é sobre o número de postagens, mas sobre o ímpeto das ideias, onde os alunos são obcecados por ideias e verificam o fórum para postagens tão obsessivamente quanto emails ou texto.

Mito 6 Projetos de grupo online são impossíveis porque o "grupo" está espalhado pela Internet e questionável porque um ou dois alunos podem carregar o grupo.


Realidade 

Parece problemático, mas - alunos organizados em um grupo com uma tarefa específica - exige que eles se reportem a toda a classe em um período de tempo definido.

Surge um senso de urgência de aprendizagem - navegue em seus relacionamentos virtuais.

No mundo dos negócios globais - exija as mesmas habilidades - resolvendo um problema com uma equipe virtual sob pressão de tempo.


Mito 7 Problemas tecnológicos irão atrapalhar meu ensino e prejudicar a experiência de aprendizagem do aluno.


Realidade 

A falha tecnológica atrapalha o aprendizado - tira um tempo precioso da sessão.

Felizmente, as ferramentas online oferecem caminhos para reparar a situação.

Por exemplo, o instrutor pode adicionar um fórum de discussão pós-aula ou blog para facilitar o ensino do conteúdo perdido durante a aula interrompida.

Mito 8 Não sei html (ou como fazer páginas da Web), então nunca poderei ensinar online.


Realidade 

Com programas como o Goole Classroom, você não precisa ser um programador de computador para criar uma aula online.

Além disso, aproveite a experiência de sua equipe de tecnologia acadêmica e os diversos recursos online para ajudá-lo.

Aprenda conforme você avança. É mais efetivo

Mito 9 Os alunos em um curso online não aprendem tanto quanto os alunos em sala.


Realidade 

NÃO! A sala de aula virtual oferece novos caminhos para a aprendizagem que exigem uma entrega de ensino para aquele local.

Os instrutores precisam usar essas ferramentas de maneira diferente e explorar as qualidades virtuais da experiência de aprendizagem.

A sala de aula virtual se torna um lugar mais seguro para assumir riscos criativos.

A pesquisa confirma que é quase o mesmo quando a aula online usa abordagens de aprendizagem colaborativa, prompts de pensamento crítico e fóruns de discussão.

As seguintes características são necessárias para os alunos online: altamente motivados, autodisciplinados, boas habilidades de gerenciamento do tempo, aprender de forma independente, expressar-se por escrito, tolerar eventuais falhas técnicas e não se frustrar facilmente.

Ajudando uns aos outros a aprender

10 Mitos sobre a Educação Virtual - Ensino Online.


Mito 10 Depois de desenvolver meu curso totalmente online, o trabalho está feito. No futuro, basta adicionar alunos.


Realidade 

Um ótimo curso online requer a participação contínua do instrutor para orientar e fornecer feedback aos alunos.



Referência:

Prof Fatima Suleman. Prêmio Distinto Professor UKZN 2010


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar