Publicidade

Os Termos Italianos e o Ritmo na Notação Musical

Os Termos Italianos e o Ritmo na Notação Musical

Tempo (latim: tempus - "tempo") é a taxa (ou velocidade relativa) na qual o pulso flui através do tempo. Isso é determinado por vários métodos.

Basicamente, o Tempo na música é a taxa na qual nós percebemos o pulso a tempo. 

Ele é indicado pelo metrônomo com marcações, valor de pulso e termos.

Metrônomo
Metronomo - by Pixabay



Por volta do século XVII (aproximadamente!), Termos italianos passaram a ser usados ​​para indicar o ritmo. Esses termos eram descritivos e, portanto, bastante interpretado livremente quanto ao andamento exato. 

Esses termos indicam uma estreita “Faixa” de velocidades metronômicas. Por exemplo, o termo Andante significa "Indo" ou "um ritmo de caminhada". Isso geralmente equivale a cerca de 76 batidas por minuto, mas pode ser interpretado em um pouco mais rápido ou um pouco ritmo mais lento.

Na tentativa de refinar esses termos, para torná-los mais precisos, diminutivos foram adicionados: Andantino indica um ritmo ligeiramente mais rápido do que Andante. 


Partitura


Outros modificadores também entraram na prática comum. Para, Por exemplo, Andante con moto (“indo, com movimento”) é autoexplicativo. 

A partir do século XIX, os compositores costumavam usar tempo equivalente e descrições de desempenho em seus idiomas nativos, ou mistos Termos italianizados e termos vernáculos na mesma peça.

É importante entender que o uso destes termos ultrapassou meras indicações de velocidade relativa. 

Muitas vezes, eles também carregam a conotação de estilo ou prática de desempenho. Por exemplo, Allegro conbrio ("animado, com fogo ou brilho") implica uma forma estilística de desempenho, não apenas uma taxa na qual o pulso progride através do Tempo. 


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar