Publicidade

A República é incontestável Joaquim Nabuco

Baixar
Título:    A República é incontestável


Autor:    Joaquim Nabuco   

Categoria:    História

Idioma:    Português


A República é incontestável Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Recife, 19 de agosto de 1849 – Washington, 17 de janeiro de 1910) foi um político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife em 19 de agosto de1849, quarto filho de José Tomás Nabuco de Araújo e de Ana Benigna de Sá Barreto. Seupai, de origem baiana, se estabelecera em Pernambuco, onde se tornou juiz e casou com asobrinha do poderoso marquês do Recife, aliando-se à oligarquia conservadora da provínciada qual fazia parte a família da esposa, os Pais Barreto. Dois dias antes do nascimento de Joaquim, presidiu o júri que condenou à prisão perpétua os principais chefes da Revolução Liberal de 1848.

 Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Na data de seu nascimento, 19 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Historiador.[Wikipedia]

Foi um dos grandes diplomatas do Império do Brasil (1822-1889), além de orador, poeta e memorialista. Além de O Abolicionismo, Minha Formação figura como uma importante obra de memórias, onde se percebe o paradoxo de quem foi educado por uma família escravocrata, mas optou pela luta em favor dos escravos. Nabuco diz sentir "saudade do escravo" pela generosidade deles, num contraponto ao egoísmo do senhor. "A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil", sentenciou

http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/1%20Verbetes%20letra%20N.pdf



Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar