Publicidade

O que é Alfabetização Musical?

O que é Alfabetização Musical?

A Alfabetização musical  é a capacidade de identificar ingredientes musicais, seguir o seu progresso e dar sentido a eles dentro do contexto de uma composição. (1

Os benefícios de se tornar musicalmente alfabetizado são vastos. 

1. Ter uma melhor compreensão, bem como uma melhor apreciação de música. 
2. Ser capaz de compreender e comunicar através da linguagem da música, sua habilidade de tocar e expressão vai melhorar.

Alfabetização musical não significa necessariamente conhecer suas escalas, regras padrão para harmônicos progressão, convenções formais e todos os outros assuntos técnicos que encontramos em livros teóricos que são usados para levar os alunos ao padrão do exame. Embora parte desse conhecimento possa ser útil e de alguma relevância em certos tipos de música, geralmente se aplica mais a trabalhos escolares e livros de exercícios do que para desenvolver habilidades de escuta. 

O auge da alfabetização musical também se expressa na composição. 

É um patamar que tende a ser mais focado na leitura de música e habilidades para ler o que está passando na pauta, mas menos foco na criação, escrita e composição. 

Tal como acontece com o modelo comum de alfabetização, a alfabetização musical é atribuída a uma pessoa que pode ler ou escrever notação musical para desempenho ou avaliação musical. 

Você sabia que desde o primeiro desenvolvimento da música da Europa Ocidental em suas igrejas, a notação musical documentou a música tocada nos templos? 

Como acontece com a alfabetização comum, a capacidade de ler e interpretar música criou classes de pessoas, aqueles que podiam e detinham. Até a invenção da imprensa em 1400 e o desenvolvimento da notação musical nos anos 1500, apenas o clero instruído e rico era o literato musical, a classe privilegiada. Foi o período do Renascimento da Europa Ocidental que anunciou a disseminação da linguagem escrita e da música para pessoas mais comuns e aumento da alfabetização nesta classe de pessoas (2
O que é Alfabetização Musical?

4 formas de ter sucesso na alfabetização musical

• Parceria - O músico estuda em um dueto onde cada um oferece capacidades que se combinam em um conhecimento musical.
• Familiaridade - Assim como um instrumento, a prática diária é crucial. Leva tempo para aprender o que você pode fazer musicalmente e tempo para ouvir como outros músicos o usam.
• Desafio - Quando há um equilíbrio entre habilidades e desafios, há um envolvimento profundo.Conforme as habilidades aumentam, novos desafios surgirão para manter o músico totalmente engajado.

Fontes:
https://www.janvriend.co.uk/wp-content/uploads/2010/06/Musical-Literacy.pdf
https://encompass.eku.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1660&context=honors_theses


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar