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Orientações da OMS para manter Saúde mental no Surto de COVID-19

Orientações da OMS para manter Saúde mental no Surto de COVID-19


Orientações da OMS para manter Saúde mental no Surto de COVID-19


A OMS - Organização Mundial de Saúde divulgou documento com orientações sobre Saúde mental e considerações psicossociais durante o Surto de COVID-19. 

Destacamos aqui alguns pontos

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de um novo coronavírus COVID-19, para ser uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A OMS declarou que existe um alto risco de o COVID-19 se espalhar para outros países ao redor do mundo. 

Em março de 2020,
A OMS avaliou que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia.
A OMS e as autoridades de saúde pública de todo o mundo estão agindo para conter o surto de COVID-19.

No entanto, este momento de crise está gerando estresse em toda a população. 

As considerações apresentados no documento foram desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Mental da OMS para ser usada como uma série de mensagens que podem ser usadas nas comunicações para apoiar problemas mentais e bem-estar psicossocial em diferentes grupos-alvo durante o surto.


Mensagens para a população geral


1. O COVID-19 afetou e é provável que afete pessoas de muitos países, em muitas localizações geográficas.
Ao se referir a pessoas com COVID-19, não associe a doença a nenhuma etnia ou
nacionalidade. Seja empático com todos aqueles que são afetados, em e de qualquer país. Pessoas que são afetados pelo COVID-19 não fizeram nada de errado e merecem nosso apoio, compaixão e bondade.

2. Não se refira às pessoas com a doença como “casos COVID-19”, “vítimas”, “famílias COVID-19” ou "Os doentes". Eles são “pessoas que têm COVID-19”, “pessoas que estão sendo tratadas por COVID-19 "ou" pessoas que estão se recuperando do COVID-19 "e depois de se recuperarem do COVID-19 sua vida continuará com seus empregos, famílias e entes queridos. É importante separar uma pessoa de ter uma identidade definida pelo COVID-19, a fim de reduzir o estigma.

3. Minimize assistindo, lendo ou ouvindo notícias sobre o COVID-19 que fazem você se sentir ansioso ou angustiado; procure informações somente de fontes confiáveis ​​e principalmente para que você possa praticar etapas para preparar seus planos e proteger a si e a seus entes queridos. Procure atualizações de informações em horários específicos durante o dia, uma ou duas vezes. O repentino e quase constante fluxo de notícias
sobre um surto pode fazer com que alguém se sinta preocupado. Obtenha os fatos; não rumores e desinformação. Reunir informações regularmente a partir do site da OMS e da saúde local plataformas de autoridade para ajudá-lo a distinguir fatos de rumores. Os fatos podem ajudar a minimizar medos.

4. Proteja-se e seja solidário com os outros. Ajudar outras pessoas no momento de necessidade pode se beneficiar tanto a pessoa que recebe apoio quanto o ajudante. Por exemplo, verifique por telefone nos vizinhos ou pessoas da sua comunidade que precisam de assistência extra. Trabalhando juntos como um comunidade pode ajudar a criar solidariedade ao abordar o COVID-19 juntos.

5. Encontre oportunidades para amplificar histórias positivas e esperançosas e imagens positivas de pessoas locais que experimentaram COVID-19. Por exemplo, histórias de pessoas que se recuperaram ou que apoiaram um ente querido e está disposto a compartilhar sua experiência.

6. Honre os prestadores de cuidados e os profissionais de saúde que apoiam as pessoas afetadas pelo COVID-19 comunidade. Reconheça o papel que eles desempenham em salvar vidas e manter seus entes queridos em segurança. 


Mensagens para profissionais de saúde


7. Sentir-se pressionado é uma experiência provável para você e muitos de seus colegas. É bastante normal estar se sentindo assim na situação atual. O estresse e os sentimentos associados a ele são de modo algum uma reflexão de que você não pode fazer seu trabalho. Gerenciando sua mental saúde e bem-estar psicossocial durante esse período é tão importante quanto gerenciar seus saúde.

8. Cuide-se neste momento. Tente usar estratégias úteis de enfrentamento, como garantir recursos suficientes descansar durante o trabalho ou entre turnos, comer alimentos suficientes e saudáveis, participar de atividades físicas atividade e mantenha contato com familiares e amigos. Evite usar estratégias inúteis de enfrentamento, como uso de tabaco, álcool ou outras drogas. A longo prazo, isso pode piorar seus problemas mentais e físicos e bem-estar. O surto de COVID-19 é um cenário único e sem precedentes para muitos trabalhadores, particularmente se eles não estiveram envolvidos em respostas semelhantes. Mesmo assim, usando estratégias que tenham trabalhou para você no passado para gerenciar momentos de estresse pode beneficiá-lo agora. Você é a pessoa mais provavelmente saberá como você pode aliviar o estresse e não deve hesitar em se manter psicologicamente bem. Este não é um sprint; é uma maratona.

9. Alguns profissionais de saúde podem, infelizmente, experimentar evitar a família ou a comunidade devido ao estigma ou medo. Isso pode tornar uma situação já desafiadora muito mais difícil. Se possível, permanecer conectado com seus entes queridos, inclusive através de métodos digitais, é uma maneira de manter contato. Volte para seus colegas, seu gerente ou outras pessoas confiáveis ​​para obter suporte social - seu colegas podem estar tendo experiências semelhantes a você.

10. Use maneiras compreensíveis de compartilhar mensagens com pessoas com deficiência intelectual, cognitiva e deficiências psicossociais. Sempre que possível, inclua formas de comunicação que não dependam apenas de informação escrita.

11. Saiba como fornecer suporte às pessoas afetadas pelo COVID-19 e saiba como vincular com recursos disponíveis. Isso é especialmente importante para quem precisa de saúde mental e apoio psicossocial. O estigma associado a problemas de saúde mental pode causar relutância em procurar apoio tanto para o COVID-19 quanto para as condições de saúde mental. O  mhGAP Humanitarian Intervention Guide é O Guia de Intervenção inclui orientação clínica para tratar de condições prioritárias de saúde mental e é projetado para uso por profissionais de saúde em geral.


Mensagens para líderes de equipe ou gerentes em unidades de saúde


12. Manter todo o pessoal protegido contra estresse crônico e problemas de saúde mental durante essa resposta significa que eles terão uma capacidade melhor para cumprir seus papéis . Lembre-se de que a atual situação não vai desaparecer da noite para o dia e você deve se concentrar na capacidade ocupacional de longo prazo em vez de repetidas respostas a crises de curto prazo.

13. Garantir que uma comunicação de boa qualidade e atualizações precisas de informações sejam fornecidas a todos funcionários. Gire os trabalhadores das funções de maior estresse para menos estresse. Trabalhadores inexperientes parceiros com seus colegas mais experientes. O sistema de amigos ajuda a fornecer suporte, monitorar o estresse e reforçar os procedimentos de segurança. Assegure-se de que o pessoal de extensão entre na comunidade em pares. Iniciar, incentivar e monitorar as interrupções do trabalho. Implementar horários flexíveis para os trabalhadores que estão
impactado diretamente ou ter um membro da família afetado por um evento estressante. Certifique-se de construir em tempo para os colegas oferecerem apoio social um ao outro.

14. Garantir que os funcionários estejam cientes de onde e como podem acessar a saúde mental e os aspectos psicossociais e serviços de apoio e facilitar o acesso a esses serviços. Gerentes e líderes de equipe estão enfrentando problemas semelhantes enfatiza seu pessoal e pode sofrer pressão adicional relacionada às responsabilidades de suas funções. É importante que as disposições e estratégias acima estejam em vigor para trabalhadores e gerentes e que eles podem ser modelos para estratégias de autocuidado para mitigar o estresse.

15. Oriente todos os respondentes, incluindo enfermeiros, motoristas de ambulância, voluntários, identificadores de caso, professores e líderes comunitários e trabalhadores em quarentena, sobre como fornecer informações emocionais e apoio prático às pessoas afetadas usando primeiros socorros psicológicos.

16. Gerenciar problemas de saúde mental e neurológicos urgentes (por exemplo, delírio, psicose, ansiedade ou depressão) em unidades de saúde de emergência ou gerais. Treinamento apropriado e pessoal qualificado pode precisar ser destacado para esses locais quando o tempo permitir e a capacidade de equipe de saúde geral de fornecer saúde mental e apoio psicossocial deve ser aumentado (consulte o Guia de Intervenção Humanitária mhGAP) .

17. Garantir a disponibilidade de medicamentos psicotrópicos genéricos essenciais em todos os níveis de assistência à saúde. As pessoas que vivem com condições de saúde mental a longo prazo ou convulsões epilépticas precisarão ininterruptamente acesso ao medicamento e a interrupção repentina deve ser evitada.

Mensagens para cuidadores de crianças

18. Ajude as crianças a encontrar maneiras positivas de expressar sentimentos como medo e tristeza. Toda criança tem seu ou sua própria maneira de expressar emoções. Às vezes, participar de uma atividade criativa, como brincar ou desenho pode facilitar esse processo. As crianças sentem-se aliviadas se puderem expressar e se comunicar seus sentimentos em um ambiente seguro e solidário.

19. Mantenha as crianças próximas aos pais e à família, se consideradas seguras, e evite separar as crianças, tanto quanto possível. Se uma criança precisar ser separada de seu principal cuidador, garantir que sejam oferecidos cuidados alternativos adequados e que um assistente social ou equivalente acompanhar regularmente a criança. Além disso, garanta que durante os períodos de separação, contato regular com os pais e responsáveis, como telefonemas ou videochamadas agendadas duas vezes ao dia ou
outra comunicação apropriada à idade (por exemplo, mídias sociais).

20. Mantenha rotinas familiares na vida diária, tanto quanto possível, ou crie novas rotinas, especialmente se as crianças devem ficar em casa. Proporcionar atividades apropriadas para a idade das crianças, incluindo atividades para a sua aprendizagem. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e socializando com os outros, mesmo que apenas dentro da família, quando aconselhados a restringir o contato social.

21. Em tempos de estresse e crise, é comum que as crianças busquem mais apego e sejam mais exigente para os pais. Discuta o COVID-19 com seus filhos de maneira honesta e apropriada para a idade maneira. Se seus filhos tiverem preocupações, abordá-los juntos pode aliviar sua ansiedade. As crianças vão observar o comportamento e as emoções dos adultos para obter dicas sobre como gerenciar suas próprias emoções durante
tempos difíceis. Conselhos adicionais estão disponíveis aqui.


Mensagens para idosos, pessoas com problemas de saúde subjacentes e seus cuidadores


22. Os idosos, especialmente isolados e com declínio cognitivo / demência, podem se tornar mais ansioso, irritado, estressado, agitado e retraído durante o surto ou em quarentena.
Fornecer apoio prático e emocional através de redes informais (famílias) e serviços de saúde profissionais.

23. Compartilhe fatos simples sobre o que está acontecendo e forneça informações claras sobre como reduzir o risco de infecção em palavras que pessoas idosas com / sem comprometimento cognitivo podem entender. Repita o informações sempre que necessário. As instruções precisam ser comunicadas de forma clara, concisa e maneira respeitosa e paciente. Também pode ser útil que as informações sejam exibidas por escrito ou
As fotos. Envolver os membros da família e outras redes de apoio no fornecimento de informações e na ajuda pessoas a praticar medidas de prevenção (por exemplo, lavagem das mãos, etc.).

24. Se você tem uma condição de saúde subjacente, certifique-se de ter acesso a qualquer medicamento que você está usando atualmente. Ative seus contatos sociais para fornecer assistência, se necessário.

25. Esteja preparado e saiba com antecedência onde e como obter ajuda prática, se necessário, como chamar uma táxi, entrega de comida e solicitação de assistência médica. Certifique-se de ter até duas semanas de tudo seus medicamentos regulares que você pode precisar.

26. Aprenda exercícios físicos diários simples para realizar em casa, em quarentena ou isolamento, para que você possa manter a mobilidade e reduzir o tédio.

27. Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível ou ajude a criar novos em um novo ambiente, incluindo exercícios regulares, limpeza, tarefas diárias, canto, pintura ou outros Atividades. Mantenha contato regular com os entes queridos (por exemplo, por telefone, e-mail, mídia social ou vídeo conferência).


Mensagens para pessoas isoladas


28. Mantenha-se conectado e mantenha suas redes sociais. Tente o máximo possível para manter seu rotinas diárias pessoais ou criar novas rotinas se as circunstâncias mudarem. Se as autoridades de saúde tiverem recomendado limitar seu contato social físico para conter o surto, você pode permanecer conectado via telefone, e-mail, mídia social ou videoconferência.

29. Durante os períodos de estresse, preste atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Envolver-se em saúde atividades que você gosta e acha relaxante. Faça exercícios regularmente, mantenha rotinas regulares de sono e coma comida saudável. Manter as coisas em perspectiva. Agências de saúde pública e especialistas em todos os países são trabalhando no surto para garantir a disponibilidade dos melhores cuidados às pessoas afetadas

30. Um fluxo quase constante de notícias sobre um surto pode fazer com que alguém se sinta ansioso ou angustiado. Procure atualizações de informações e orientações práticas em horários específicos durante o dia profissionais de saúde e o site da OMS e evite ouvir ou seguir rumores que o façam sinta-se desconfortável.

Mantenha-se informado

Encontre as informações mais recentes da OMS sobre onde o COVID-19 está se espalhando:
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/

Conselho e orientação da OMS sobre COVID-19:
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
https://www.epi-win.com/

Abordando o estigma social:
https://www.epi-win.com/sites/epiwin/files/content/attachments/2020-02-
24 / COVID19% 20Stigma% 20Guide% 2024022020_1.pdf

Nota informativa sobre os aspectos de saúde mental e psicossociais do COVID-19:
https://interagencystandingcommittee.org/other/interim-briefing-note-addressing-mental-health-andpsychosocial-aspects-covid-19-outbreak

Fonte: Organização Mundial da Saúde 2020


Por Blog Caderno de Educação


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