Publicidade

A natureza do Movimento Melódico

A natureza do Movimento Melódico

Movimento Melódico

Outro conjunto de termos úteis descreve a rapidez com que uma melodia sobe e desce. 

Há melodias que sobem e descem lentamente, com apenas pequenas mudanças de tom entre uma nota e a próxima. 

Outras melodias  melodias que sobem e descem rapidamente, com grandes intervalos entre uma nota e a próxima. Também se pode falar de "saltos" na melodia. 

Muitas melodias são uma mistura desses dois tipos de movimentos. Veja na figura abaixo os três exemplos, respectivamente.


Melodia

Uma melodia pode mostrar movimento conjugal, com pequenas mudanças no tom de uma nota para a próximo, ou movimento com grandes saltos. Muitas melodias são uma mistura interessante e bastante equilibrada.


Frases Melódicas


As melodias são frequentemente descritas como compostas de frases. 

Uma frase musical é na verdade muito parecida com um frase gramatical. Uma frase em uma frase (por exemplo, "nas profundezas da floresta escura" ou "sob aquela pesada
livro ") é um grupo de palavras que fazem sentido juntas e expressam uma ideia definida, mas a frase não é uma frase completa por si só. 

Uma frase melódica é um grupo de notas que fazem sentido juntas e expressam um
"ideia" melódica definida, mas é preciso mais de uma frase para fazer uma melodia completa.

Como você identifica uma frase em uma melodia? 

Assim como você costuma fazer uma pausa entre as diferentes seções em um
frase (por exemplo, quando você diz, "onde quer que você vá, lá está você"), a melodia geralmente pausa ligeiramente no final de cada frase. 

É claro que as melodias nem sempre se dividem em frases claras e separadas. Muitas vezes, as frases em uma melodia irão se chocar, se encurtar ou se sobrepor. Esta é uma das coisas que mantém uma melodia interessante


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar