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Seleção de Conteúdos de Ciências

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Os Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos do Ensino de Ciências servem para nortear o professor em sua prática educativa, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. 

A importância da definição de uma metodologia objetiva para a seleção dos conteúdos é fundamental para alcançar os objetivos do ensino de ciências. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) definiram três referenciais para os conteúdos da aprendizagem em ciências. Com base nesses referenciais foram estabelecidos os critérios para a seleção dos conteúdos de ciências. Nesse texto vamos identificar quais são os referenciais que o documento elegeu.

Algumas questões estão relacionados com o tema:

  • Quais são os critérios de seleção dos conteúdos?
  • Dentre os critérios de seleção dos conteúdos a serem ensinados quais são os mais eficientes?
  • são critérios para seleção de conteúdos validade utilidade
  • Como fazer a seleção e organização de conteúdos históricos?
  • Quais são as melhores formas de seleção e organização dos conhecimentos escolares.
  • Quais são os elementos constitutivos dos conteúdos escolares?

Seleção de Conteúdos de Ciências: Referenciais e Critérios..

Para a seleção dos conteúdos de ciências os Parâmetros Curriculares Nacionais na área de Ciências Naturais apontam alguns referenciais.

Primeiro referencial para seleção de conteúdos de ciências


1  -  Os conceitos da área de Ciências Naturais (ciências da natureza), que são conhecimentos desenvolvidos pelas diferentes ciências e aqueles relacionados às tecnologias, são um primeiro referencial para os conteúdos do aprendizado. Estão organizados em teorias científicas, ou em conhecimentos tecnológicos, que não são definidos, mas se transformam continuamente, conforme já discutido no documento.
A grande variedade de conteúdos teóricos das disciplinas científicas, como a Astronomia, a Biologia, a Física, as Geociências e a Química, assim como dos conhecimentos tecnológicos, deve ser considerada pelo professor em seu planejamento e, por certo, em seu plano de aula.

Critérios de Seleção dos Conteúdos de Ciências
by Pixabay - Planejamento


Segundo referencial para seleção de conteúdos de ciências 


2 - A compreensão integrada dos fenômenos naturais, uma perspectiva interdisciplinar, depende do estabelecimento de vínculos conceituais entre as diferentes ciências. Os conceitos de energia, matéria, espaço, tempo, transformação, sistema, equilíbrio, variação, ciclo, fluxo, relação, interação e vida estão presentes em diferentes campos e ciências, com significados particulares ou comuns, mas sempre contribuindo para conceituações gerais. Por isso, adotou-se como segundo referencial esse conjunto de conceitos centrais, para compreender os fenômenos naturais e os conhecimentos tecnológicos em mútua relação.

Terceiro referencial para seleção de conteúdos de ciências


 3 - Um terceiro referencial para os conteúdos nas Ciências Naturais são as explicações intuitivas, de senso comum, acerca da natureza e da tecnologia. São conceitos que importam e interferem no aprendizado científico.



Referências: 

Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : disponível em: 1997.http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf acessado em 11/2016, Pág. 33.



Por Blog Caderno de Educação - CDEDU


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